Turismo
Grupo Executivo para criação do primeiro corredor ecoturístico do Tocantins realiza reunião nesta terça

Jalapão, Serras Gerais, Chapada dos Veadeiros e Chapada das Mesas comporão o Corredor Ecoturístico
Na manhã desta terça-feria,19, os membros do grupo do executivo estiveram reunidos para discutir sobre o projeto de criação do corredor ecoturístico de interligação das regiões do Jalapão (TO), das Serras Gerais (TO), da Chapada dos Veadeiros (GO) e da Chapada das Mesas (MA).
Na pauta, o Decreto nº 6.605 de 23 de março de 2023, de autoria do Governo do Tocantins que autoriza a criação do Corredor Ecoturístico de Interligação das Regiões do Jalapão, das Serras Gerais, da Chapada dos Veadeiros e Chapada das Mesas, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), foi apresentado aos membros.
Durante o encontro, ficou definido que os técnicos de cada pasta irão compor os Grupos de Trabalho para a elaboração de estudo e projetos para a formatação do plano de execução do corredor ecoturístico.
Certo de que o projeto será um sucesso, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lélis, destacou que é importante considerar o ordenamento ambiental nessas localidades para evitar um impacto negativo em todas as áreas das comunidades.
O diretor de Gestão de Projetos da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), Edson Cabral de Oliveira, ressaltou que a pasta está pronta para apoiar a iniciativa e que tem aparato legal para regularizar os imóveis das regiões alcançadas pelo corredor turístico bem como linhas de crédito, oficinas e workshops. “Trabalho que já vem sendo realizado em 100 municípios do Estado”, observou.
O secretário executivo da Agência Tocantinense de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Roberval França, pontuou que a pasta está à disposição, com a intermediação da rede de energia elétrica por meio de convênios que já estão levando energia às aldeias indígenas, fazendo a manutenção e entregando energia ao povoado quilombola Kalunga, próximo a Cavalcante (GO), mas pertencente ao Tocantins.
Entusiasmado com a iniciativa do governador Wanderlei Barbosa, o gestor da Setur, Hercy Filho, ressaltou a importância da integração do turismo, enfatizando que é de suma importância a sustentação desse segmento. “Unindo forças, vamos construir esse corredor ecoturístico, observando todos os critérios e avaliando projetos exitosos de outros estados. Temos a convicção do envolvimento de todos os segmentos, bem como dos estados que compõem o corredor, a exemplo de Goiás e Maranhão”, concluiu.
Participantes
Participaram da reunião representantes das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, secretário Marcelo Lélis e o técnico, Célio de Oliveira; Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Campos de Abreu, Wilson de Sousa e Anderson Pereira; da Agência Tocantinense de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Roberval França; e da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), Edson Cabral de Oliveria e Anna Karla.
Representantes do Sebrae, Wolney Nóbrega e Walbênia Lemos e do Sesc, Fátima Miranda, também estiveram presentes.
A secretária executiva da Setur, Jocélia Costa, a superintendente de Turismo, Fernanda Tainã, além de técnicos do turismo e das demais pastas envolvidas no projeto também participaram da reunião.
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO4 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Entretenimento4 dias atrás
“Memórias, Ritmos e Melodias da Melhor Idade” encanta idosos em Palmas com música, dança e emoção