Entretenimento
GT Imuniza articula ações para ampliar vacinação no TO
Governo do Tocantins reúne órgãos de saúde, educação e justiça para fortalecer a vacinação nos 139 municípios com o GT Imuniza Tocantins.

ncontro intersetorial reúne Saúde, Educação, Justiça e MP para ampliar cobertura vacinal nos 139 municípios tocantinenses
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu, nesta terça-feira, 15, em Palmas, uma reunião estratégica do Grupo de Trabalho (GT) Imuniza Tocantins. O encontro, realizado no Anexo I da Pasta, reuniu gestores e profissionais da saúde, representantes do Ministério Público do Tocantins (MPE-TO), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), com o objetivo de fortalecer a articulação interinstitucional em prol da ampliação da cobertura vacinal em todo o estado.
Criado no final de 2022, o GT Imuniza Tocantins visa integrar esforços entre diferentes órgãos e setores para garantir uma abordagem mais coordenada, sustentável e eficaz das estratégias de imunização. A iniciativa busca enfrentar a queda na adesão às vacinas e combater a desinformação que compromete a confiança da população.
Vacinação como prioridade coletiva
A gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES-TO, Diandra Sena, ressaltou a importância do grupo como ferramenta estratégica para a saúde pública. “O objetivo desse GT intersetorial é garantir uma abordagem mais abrangente e eficaz sobre o programa de imunização, resultando em maiores coberturas vacinais, redução de doenças imunopreveníveis e melhoria da saúde pública como um todo”, explicou.
Para o enfermeiro Gustavo Henrique Mendes da Cruz, da Área Técnica da Imunização da SES-TO, o trabalho em rede é essencial. “Reunimos instituições parceiras para alinhar metas, compartilhar responsabilidades e definir estratégias conjuntas. A prioridade é ampliar o acesso às vacinas e garantir que as ações cheguem, principalmente, a crianças e adolescentes”, destacou.
Escolas como aliadas da saúde pública
A presença da Secretaria da Educação (Seduc) no GT reforça o papel das escolas como espaço privilegiado na promoção da cultura vacinal. Renata Acácio, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE/Seduc), frisou o compromisso da educação com a saúde. “A escola é um elo essencial para fortalecer a cultura da vacinação. É também um ambiente de combate à desinformação, onde podemos promover o diálogo com estudantes e famílias de forma confiável e acessível”, afirmou.
Renata ainda destacou que a construção da confiança na vacinação depende de ações coordenadas com empatia, escuta ativa e valorização da ciência. “Precisamos garantir que todos tenham acesso a conteúdos confiáveis e compreensíveis”, completou.
Integração e foco nos municípios
O GT Imuniza Tocantins tem como foco atuar diretamente nos 139 municípios tocantinenses, promovendo alinhamento técnico, apoio às equipes de vacinação locais e construção de campanhas que valorizem a imunização como um direito e uma responsabilidade coletiva.
A reunião reforçou o compromisso do Governo do Tocantins com a promoção da saúde preventiva, por meio de estratégias integradas e sustentáveis, que alcancem a população de forma ampla, segura e eficiente.