conecte-se conosco

Educação

Herbário promove “Café com Botânica” para falar sobre a importância das plantas para a vida na Terra

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Evento acontece no Complexo de Ciências Agrárias, no dia 17, em comemoração ao Dia Nacional da Botânica
 
Ruy Bucar – Dicom Unitins – 14 de abril de 2023
 

O Herbário da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promove, no próximo dia 17, o “Café com Botânica”, um bate-papo sobre a importância das plantas para a vida na terra. O evento, em comemoração ao Dia Nacional da Botânica, será composto por uma breve explanação e diálogos sobre essa data comemorativa e a importância dessa área de conhecimento.

O evento é direcionado a pesquisadores, estudantes e técnicos administrativos e o público em geral, e acontecerá a partir das 8h, no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, que integra a estrutura do Centro Agrotecnológico de Palmas, onde acontece a Agrotins.

Os organizadores ressaltam que a data serve para lembrar toda a humanidade sobre a importância das plantas e de estudos a seu respeito. “Estamos propondo um momento de reflexão sobre essa área do conhecimento por meio de um bate-papo, destacando o quanto as plantas são fundamentais para a vida do ser humano e para toda forma de vida na Terra”, diz a mensagem do convite.

Para o coordenador do Herbário, o professor mestre em Botânica, Eduardo Ribeiro, não é difícil compreender a importância da botânica, pois, segundo ele, as plantas participam da vida humana das mais diversas formas, desde a oferta de fontes de alimentos e de medicamentos, por exemplo, até os benefícios gerados pelos serviços ambientais.

O professor explica que, na Unitins, diversas pesquisas são desenvolvidas com o uso ou manejos de plantas, que vão desde descobertas de novas espécies de plantas nativas, até o desenvolvimento de novas cultivares de arroz, importante para a alimentação da humanidade. “Assim, como dinâmica do evento, pesquisadores da Unitins que têm as plantas como objeto de investigação científica irão abordar a importância dessas, seja pelos diversos tipos de usos que elas proporcionam, ou pelos serviços ambientais que elas desempenham para a manutenção da vida na Terra”, explica o pesquisador.

Huto

O Herbário da Universidade Estadual do Tocantins (Huto) foi fundado em 2005 e, no ano seguinte, foi integrado à Rede Brasileira de Herbários (RBH) ligada à Sociedade de Botânica do Brasil (SBB). Em 2011 aderiu ao projeto Herbário Virtual da Flora e Fungos do Brasil (INCT), coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e financiado pelo CNPq. Em 2012, por meio da INCT passou a disponibilizar os seus dados e imagens através da rede Spcieslink. Em 2015 é registrado no Index Herbariorum (IH), gerenciado pelo New York Botanical Garden (NYBG), no Estados Unidos.

O acervo possui mais de oito mil exemplares da nossa flora e pode ser acessado no sítio www.splink.org.br. O Huto está instalado no Complexo de Ciências Agrárias (CCA/Unitins) e está aberto à visitações monitoradas de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Escolas, pesquisadores e comunidade em geral podem agendar visita pelos telefones: (63) 3218- 2900 ou (63) 3218- 2907.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *