Educação
Herbário promove “Café com Botânica” para falar sobre a importância das plantas para a vida na Terra
O Herbário da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promove, no próximo dia 17, o “Café com Botânica”, um bate-papo sobre a importância das plantas para a vida na terra. O evento, em comemoração ao Dia Nacional da Botânica, será composto por uma breve explanação e diálogos sobre essa data comemorativa e a importância dessa área de conhecimento.
O evento é direcionado a pesquisadores, estudantes e técnicos administrativos e o público em geral, e acontecerá a partir das 8h, no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, que integra a estrutura do Centro Agrotecnológico de Palmas, onde acontece a Agrotins.
Os organizadores ressaltam que a data serve para lembrar toda a humanidade sobre a importância das plantas e de estudos a seu respeito. “Estamos propondo um momento de reflexão sobre essa área do conhecimento por meio de um bate-papo, destacando o quanto as plantas são fundamentais para a vida do ser humano e para toda forma de vida na Terra”, diz a mensagem do convite.
Para o coordenador do Herbário, o professor mestre em Botânica, Eduardo Ribeiro, não é difícil compreender a importância da botânica, pois, segundo ele, as plantas participam da vida humana das mais diversas formas, desde a oferta de fontes de alimentos e de medicamentos, por exemplo, até os benefícios gerados pelos serviços ambientais.
O professor explica que, na Unitins, diversas pesquisas são desenvolvidas com o uso ou manejos de plantas, que vão desde descobertas de novas espécies de plantas nativas, até o desenvolvimento de novas cultivares de arroz, importante para a alimentação da humanidade. “Assim, como dinâmica do evento, pesquisadores da Unitins que têm as plantas como objeto de investigação científica irão abordar a importância dessas, seja pelos diversos tipos de usos que elas proporcionam, ou pelos serviços ambientais que elas desempenham para a manutenção da vida na Terra”, explica o pesquisador.
Huto
O Herbário da Universidade Estadual do Tocantins (Huto) foi fundado em 2005 e, no ano seguinte, foi integrado à Rede Brasileira de Herbários (RBH) ligada à Sociedade de Botânica do Brasil (SBB). Em 2011 aderiu ao projeto Herbário Virtual da Flora e Fungos do Brasil (INCT), coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e financiado pelo CNPq. Em 2012, por meio da INCT passou a disponibilizar os seus dados e imagens através da rede Spcieslink. Em 2015 é registrado no Index Herbariorum (IH), gerenciado pelo New York Botanical Garden (NYBG), no Estados Unidos.
O acervo possui mais de oito mil exemplares da nossa flora e pode ser acessado no sítio www.splink.org.br. O Huto está instalado no Complexo de Ciências Agrárias (CCA/Unitins) e está aberto à visitações monitoradas de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Escolas, pesquisadores e comunidade em geral podem agendar visita pelos telefones: (63) 3218- 2900 ou (63) 3218- 2907.
—