Governo do Tocantins
HGP inicia Campanha de Multivacinação e testes rápidos para servidores
Serão disponibilizadas as vacinas contra difteria, tétano, influenza, covid, hepatite B, febre amarela e tríplice viral, além de testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C.
O Hospital Geral de Palmas (HGP) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (.), realiza de 05 a 07 de dezembro, a 2ª Campanha Interna de Multivacinação dos servidores da unidade hospitalar. A ação é coordenada pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) e disponibilizará as vacinas de difteria, tétano, influenza, covid, hepatite B, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
A vacinação acontece no auditório do 3º piso, das 8h às 12h e das 14h às 18h, sendo imprescindível a apresentação do cartão de vacina do servidor.
A coordenadora do NASST, Sandra Maria Leitão, destacou que “é a oportunidade de atualizarmos nossos cartões de vacina, rápido, fácil e sem precisar sair da unidade. Estamos oferecendo a testagem rápida para sífilis, HIV, hepatite B e C, em alusão ao Dezembro Vermelho”.
A servidora Joelma Gomes Pereira, auxiliar de enfermagem do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, compareceu para tomar a vacina antitetânica. “Tive um acidente recentemente e acabei pisando em um prego, quando vi que a vacina estava disponível no HGP, não pensei duas vezes e vim assim que começou, economizou o meu tempo e o trabalho de ir em uma UBS”.
Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho é o mês dedicado à conscientização sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Pensando nisso o NASST em parceria com a Semus, ofertou na terça-feira 5, testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C. A testagem é feita por demanda espontânea e acontece no 2º piso da Unidade, no período da manhã, tarde e noite.
A testagem rápida é realizada a partir de uma gota de sangue e o resultado é divulgado em aproximadamente 30 minutos. Em caso positivo, o paciente é encaminhado para uma nova testagem de confirmação e posteriormente para o tratamento necessário.
A servidora do pronto-socorro infantil, Soraia Coelho, fez a testagem rápida. “Já tinha feito esse teste na Henfil, há alguns anos e resolvi fazer hoje novamente, principalmente devido ao contato que a gente acaba tendo com sangue de pacientes ou em casos de acidentes com agulha e é muito bom ter a facilidade de acesso no nosso ambiente de trabalho e cuidar da saúde”.
Durante todo o ano, os testes rápidos podem ser feitos gratuitamente no Núcleo de Assistência Henfil, e também nas Unidades de Saúde da Família (USFs).