Ses TO contratará empresa especializada para higienização do HGP

Governo do Tocantins reforça limpeza e higienização do Hospital Geral de Palmas

Ses TO contratará empresa especializada para higienização do HGP

A medida assegura a continuidade dos serviços de higienização do HGP enquanto a Secretaria de Estado da Saúde conclui o processo licitatório definitivo.

Após estudos e dada à urgência na solução definitiva para os serviços de higienização do Hospital Geral de Palmas (HGP), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está contratando uma empresa especializada. A iniciativa tem como finalidade garantir um ambiente mais acolhedor para pacientes, acompanhantes e servidores da unidade hospitalar, conforme alinhamento estratégico com a Procuradoria Geral do Estado (PGE-TO).

Há meses, a SES-TO conduz dois processos paralelos para assegurar a manutenção adequada da higienização: um voltado para a licitação e outro para um contrato emergencial. Ambos haviam sido interrompidos durante a gestão interina, e agora são retomados para suprir a necessidade operacional da unidade. A pasta trabalha na publicação de uma portaria no Diário Oficial do Estado (DOE-TO), que permitirá a contratação imediata da empresa especializada.

“Além dessas ações, temos um chamamento público em aberto, que infelizmente não teve adesão suficiente para suprir a demanda. Por isso, estamos seguindo para a contratação direta, que garantirá o atendimento até a conclusão da licitação. Tudo isso está sendo executado com orientação da PGE, garantindo segurança jurídica, eficiência e agilidade nas decisões que impactam diretamente a saúde pública”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

Atualmente, o trabalho de higienização no HGP é realizado por auxiliares de serviços gerais contratados pela própria SES-TO. Desde o ano passado, o chamamento público permitiu a contratação de mais de 160 profissionais, além dos que já atuavam na unidade. Entretanto, pouco mais de 100 permanecem na ativa, devido às desistências registradas ao longo do processo.

Segundo o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, esse cenário torna o serviço vulnerável. “A desistência de profissionais compromete o funcionamento da higienização. Para manter a organização, realizamos escalas com os colaboradores disponíveis e adequamos as atividades conforme os fluxos da unidade”, explicou.

A contratação da empresa especializada representa uma medida de transição fundamental para garantir estabilidade nos serviços, mantendo condições adequadas de atendimento enquanto o processo licitatório definitivo é concluído pelo Governo do Tocantins.

Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!



 

Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui