Governo do Tocantins
Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos completa 24 anos na quarta-feira, 21

A unidade é referência em alta complexidade para todo o Estado do Tocantins, no atendimento de gestantes e bebês
O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), maior maternidade pública do Tocantins, completa na quarta-feira, 21, 24 anos, sendo referência em alta complexidade. A unidade foi criada a partir da descentralização dos serviços de obstetrícia, ginecologia e pediatria do Hospital Referência de Palmas, em junho de 1999. Atualmente o hospital conta com 85 leitos gerais, 29 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), neonatais.
“O Dona Regina é uma unidade conhecida e querida por todos os tocantinenses e isto graças à dedicação de toda equipe que reconhece esse hospital como uma segunda casa”, afirmou o diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa de Araújo, acrescentando que “neste dia temos muitas conquistas, mas as principais são as milhares de vidas que foram impactadas nestes 24 anos”.
A vendedora Silvete Viturino, teve seus dois filhos na maternidade e conta que o atendimento recebido foi muito importante no momento do nascimento das crianças. “O Mateus tem 13 e a Laila seis. Os dois nasceram de parto cesariana no Dona Regina e eu só tenho a agradecer por todo cuidado comigo e com meus filhos. Os funcionários nas duas vezes me trataram muito bem e quero parabenizar a todos pelo aniversário”.
Para a servidora Elisiane Ferrari, que atua na unidade Canguru, trabalhar no HMDR é um privilégio. A servidora foi uma das profissionais que auxiliou nas transferências dos bebês que estavam no Hospital Referência de Palmas para o Dona Regina. “Em quis vir para o hospital, trabalhar com os bebês e graças a Deus consegui. Amo o que eu faço e a recompensa é receber o carinho dos pais e ver o desenvolvimento dos bebês. Cada um que passa aqui deixa uma marca em minha história de vida”.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva de Santana, nos próximos anos, com a construção da nova sede do hospital o atendimento será ampliado. “Neste ano o hospital já ganhou presente, pois os trâmites para a construção do novo prédio da unidade estão avançando. É uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa e isso proporcionará mais conforto para os pacientes e colaboradores, a quem agradeço pelos esforços no atendimento da população e parabenizo pelas vidas transformadas a partir das suas atuações”.
Unidade e atendimentos
O hospital foi criado em 1999 e desde então houve muitas conquistas. Em 2002, o HMDR inaugurou o Banco de Leite Humano e conquistou o título de Hospital Amigo da Criança. Em 2008, o hospital foi ampliado e em 2010, passou a oferecer às parturientes o direito de acompanhante de livre escolha na hora do parto e recebeu a certificação do Método Canguru. Em 2011, a unidade hospitalar aderiu ao programa Rede Cegonha e implantou o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS). Já em 2014 foi criada a ‘Casa de Dona Regina’ uma residência que recebe gestantes, recém-nascidos e puérperas em situação de risco.
Em 2022, a unidade realizou 5.170 partos, entre normais e cesáreos, e em 2023 já foram 2.159. A unidade em 2022 ofertou 34.902 atendimentos e neste ano já foram 13.403, entre partos normais, cesáreos, laqueaduras, histerectomia e outros.
Já o Banco de Leite, em 2022, realizou 27.568 atendimentos individuais, 3.679 visitas domiciliares e 2.548,6 litros de leite humano coletado e 1.624,6 litros de leite distribuídos. Em 2023, já foram 6.919 atendimentos individuais, 774 visitas domiciliares, 598 doadoras, 474 bebês atendidos (receptores), 595,7 litros de leite humano coletado e 370,2 litros de leite distribuídos.
No SAVIS, somente em 2022, foram realizados 2.157 atendimentos entre emergencial e ambulatorial, a pessoas vítimas de violências.
Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira participa da passagem de comando do Corpo de Bombeiros

O governador Laurez Moreira participou, nessa segunda-feira, 13, da passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizada no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Palmas. O ato foi acompanhado por representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados e demais autoridades, que acompanharam o rito militar em que o coronel Peterson Queiroz de Ornelas passou o comando ao coronel Thiago Franco Santana.
Na ocasião, o governador Laurez Moreira foi homenageado pela corporação e aproveitou para agradecer ao coronel Peterson Queiroz de Ornelas pelo trabalho à frente do CBMTO e reafirmou a confiança na liderança e gestão do novo comandante, coronel Thiago Franco Santana.
“É motivo de muita satisfação participar deste momento em que o coronel Franco assume o comando. Tive o prazer de trabalhar com ele quando era prefeito de Gurupi, ocasião em que foi implantado o primeiro núcleo do Programa Educacional Bombeiro Mirim, um exemplo que queremos ampliar para outras localidades do estado”, destacou o governador, ressaltando a importância da disciplina e da formação cidadã para os jovens.
Ao elogiar o Corpo de Bombeiros, o governador Laurez Moreira pontuou que a corporação é uma instituição essencial para a segurança pública, atuando na proteção da vida, prevenção e combate a incêndios, socorro em emergências e proteção ambiental, além de ser de referência para todo o país. “É uma instituição muito respeitada pela maneira como atua. Hoje, os Bombeiros do Tocantins são referência para diversos estados, e precisamos continuar investindo no aperfeiçoamento e fortalecimento da nossa corporação”, enfatizou.
O novo comandante-geral da corporação, coronel Thiago Franco Santana, agradeceu ao governador Laurez Moreira pela confiança e destacou a honra e a responsabilidade de assumir o comando, garantindo a continuidade das atividades já desenvolvidas. “É uma grande honra ser escolhido pelo governador Laurez Moreira para comandar o Corpo de Bombeiros do Tocantins. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade enorme, pois é uma instituição de alta credibilidade em nosso estado, reconhecida como a melhor avaliada do Brasil. Nosso compromisso é prestar o melhor serviço possível à sociedade tocantinense, mantendo e aperfeiçoando as ações desenvolvidas ao longo dos anos”, afirmou.
A solenidade, que formalizou a transferência de liderança do CBMTO teve início com apresentação à tropa e execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Tocantins. Posteriormente foi realizado o deslocamento do Pavilhão Nacional e a transferência do comando ao comandante substituto. O evento foi encerrado com um desfile da tropa em continência ao comandante-geral e ao governador.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins lança nova identidade visual
Com foco em gestão eficiente e transparência, a nova identidade visual do Governo do Tocantins simboliza confiança, resultados e compromisso com um futuro melhor para todos.

Com o slogan Um novo futuro para todos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), divulgou, nessa terça-feira, 14, a nova identidade visual e as estratégias de comunicação do governo estadual, que marcam uma nova fase de governança pautada pela transparência, responsabilidade e compromisso com o futuro do estado e do cidadão tocantinense.
O governador Laurez Moreira destaca que a nova identidade visual do Governo do Tocantins marca o início de um novo tempo, uma transformação importante para expressar os princípios da governança pública. “Este é um novo tempo. Um tempo de clareza, eficiência e presença real em cada canto do nosso estado. Estamos aqui para fazer o governo acontecer de verdade, com decisões técnicas, transparência e resultados que fazem diferença na vida de cada tocantinense. O futuro que sonhamos para o Tocantins não nasce de discursos, mas do trabalho diário, sério e comprometido de quem acredita neste lugar e nas pessoas que vivem aqui”, ressalta.
Como parte dessa nova etapa, ganha destaque a Quinta Frente de Desenvolvimento, que representa um novo impulso para o Tocantins, com foco na industrialização, na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida. É uma estratégia que prioriza o que realmente importa, apresentar soluções concretas capazes de consolidar o estado entre as maiores economias do país, tornando-o referência nacional em prosperidade e transformação.
“Mais que uma mudança estética, a nova identidade visual traduz o propósito do governo, comunicar com clareza, ética e foco nas pessoas. Cada elemento foi pensado para refletir confiança, propósito e o compromisso de construir, dia após dia, um Tocantins melhor”, enfatiza a secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha.
A representação visual será aplicada em todas as comunicações oficiais, fortalecendo a imagem institucional e garantindo a integração entre todas as ações governamentais.
Conceito
O slogan Um novo futuro para todos marca o início de uma nova etapa, em que o governo se propõe a reorganizar o estado e devolver confiança à população com trabalho e compromisso. Inspirado na própria história do povo tocantinense, que um dia decidiu escrever o seu próprio futuro, o governo revisita os fundamentos que deram origem ao estado para refletir sobre a trajetória percorrida, corrigir rumos e reafirmar os caminhos que deseja trilhar.
Assim, governo e população se unem em uma mesma direção, juntos em um caminho de transformação e esperança, pautado no compromisso, transparência, responsabilidade e resultados concretos para um futuro melhor para todos.
Identidade visual
Inspirada na força e na origem do Tocantins, a nova identidade visual manifesta a energia e o espírito do povo que construiu o Estado. É um convite para olhar para trás sem nostalgia, mas com propósito para que, ao retornar às origens, seja possível encontrar clareza e força para seguir adiante.
A paleta de cores e os símbolos reafirmam o sentimento de pertencimento e traduzem a essência tocantinense nas cores da bandeira. Os tons principais evocam a luz do sol que nasce sobre o estado, representando renovação, vitalidade e esperança.
O emblema central reflete movimento e progresso, simbolizando um Tocantins em constante evolução, um Estado que cresce com equilíbrio, harmonia e confiança no futuro. “Cada traço foi pensado para transmitir credibilidade e reforçar os valores que definem esse novo momento do Governo do Tocantins, unidade, compromisso e transformação” afirma Luiza Rocha.
Três elementos simbólicos estruturam o novo modelo e fortalecem a identidade do Executivo Estadual. A asna ou chevrão, símbolo heráldico em formato de “V” invertido encontrado no brasão do estado, remete à ideia de sustentação, proteção e realização de grandes obras. O sol, presente na bandeira e no brasão, representa a riqueza do solo e o ciclo do ouro, projetando um futuro promissor. Já o caminho simboliza os novos trajetos que o governo se propõe a trilhar, traduzindo a busca por avanços, oportunidades e um novo futuro para todos que vivem aqui.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins apoia 15ª Conferência Estadual de Assistência Social
Conferência Estadual de Assistência Social reúne 500 participantes em Palmas entre 14 e 16 de outubro para discutir os 20 anos do Suas.

A 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Tocantins será realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, em Palmas, reunindo representantes do poder público, conselhos, sociedade civil e gestores municipais. O evento é uma iniciativa do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).
Com o tema “20 Anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas): Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência tem como objetivo avaliar as políticas públicas de assistência social e propor diretrizes para o fortalecimento do Suas.
O encontro reunirá cerca de 500 participantes, entre conselheiros, gestores estaduais, municipais e federais, além de representantes da sociedade civil organizada. A proposta é construir coletivamente ações que aprimorem a rede de proteção social e ampliem a efetividade das políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.
As Conferências têm os objetivos de avaliar a política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Suas, proporcionam espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias, reunindo governo, sociedade civil organizada e beneficiários da política de Assistência Social.
A presidente do Ceas, Nágila Práigida, explica que a Conferência de Assistência Social envolve três etapas, municipais, estaduais e a nacional. As etapas municipais já ocorreram; a estadual ocorrerá de 14 a 16 de outubro; e a Nacional está prevista para dezembro.
Segundo a titular da Setas, Ana Carina Souto, as conferências são um importante instrumento de gestão compartilhada. “Nada melhor que reunir todos os envolvidos na política pública de assistência social para pensá-la e aprimorá-la. O Governo do Tocantins apoia e participa dessa inciativa”, completa a gestora.
🗓️ Programação da conferência
A abertura oficial acontecerá no dia 14 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório do Colégio Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso, em Palmas.
📅 Programação geral
15 de outubro (quarta-feira): 8h às 12h e 14h às 18h
16 de outubro (quinta-feira): 8h às 12h
A conferência estadual também é etapa preparatória para a fase nacional, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2025, em Brasília (DF).
Conselho
O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada. No Tocantins, é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.
- Tocantins4 dias atrás
Barroso nega Habeas Corpus de Wanderlei Barbosa antes de se aposentar
- Palmas1 dia atrás
Reforma administrativa em Palmas busca equilibrar contas públicas
- Tocantins4 dias atrás
Sindjus debate o futuro do trabalho com ministros do TST em Palmas
- Governo do Tocantins5 dias atrás
Tocantins assina carta pela inclusão do COP Cerrados na agenda climática internacional
- Entretenimento4 dias atrás
Resenha do Cabeça celebra o samba de raiz em Palmas