conecte-se conosco

Tocantins

IBGE divulga dados do Censo 2022 sobre as principais características das pessoas e domicílios quilombolas

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
A população quilombola do Tocantins, que foi contabilizada em 13.077 no ano de 2022, teve divulgação sobre as principais características das pessoas e por domicílios nas situações urbana e rural coletadas no Censo.
Na divisão espacial, a pesquisa mostrou que predomina no estado a vivência dessas pessoas na zona urbana, com 66,1% (8.645) nestes locais. Os quilombolas que viviam na área rural eram 33,9% (4.432) do total. No montante do país, foi a situação contrária. Dos 1,3 milhão de quilombolas, 61,7% residiam na zona rural e 38,3% na urbana.
A divisão por sexo ficou equilibrada, sendo que a maioria da população quilombola do estado levantada durante o Censo 2022 era composta por homens, sendo 6.662 (50,9%) ante 6.415 (49,1%) de mulheres. A maior diferença quanto à distribuição no Tocantins se deu em zonas rurais, onde os homens eram 2.406 e as mulheres 2.026 nesses locais.
Quanto à classificação por faixa de idade, os quilombolas têm uma população jovem no Tocantins, sendo que a maior proporção de habitantes foi a de pessoas que tinham entre 15 a 19 anos, representando 10,1% do total. Em seguida, vieram quilombolas de 10 a 14 anos (8,94%) e 5 a 9 anos (8,40%). Contando apenas a população de 0 a 24 anos, eles formavam 43,0%, ou seja, quase metade dos quilombolas no estado. Os idosos, acima de 60 anos, somaram, juntos, apenas 14,2% do percentual total.
A idade mediana dos quilombolas do Tocantins foi de 29 anos, sendo mais jovem que a média nacional, de 31 anos. O índice de envelhecimento total dos idosos de 60 anos ou mais foi de 56,99, enquanto o do Brasil foi 54,98.
Mais de 83% dos quilombolas tocantinenses são alfabetizados
Ao representar o percentual de pessoas com 15 anos ou mais que sabem ler ou escrever um bilhete simples, o Tocantins teve 83,4% dos quilombolas nesta categoria, ou seja, 8.193 pessoas dos 9.822 nessa faixa de idade.
Ao separar pela localização dos municípios, em territórios quilombolas, das 997 pessoas, 723 (72,5%) são alfabetizadas e 274 (27,5%), não. O mesmo espectro também é visto fora desses territórios, sendo que dos 8.825 cidadãos, 7.470 (84,6%) eram alfabetizados, enquanto 1.355 (15,4%) estavam na taxa de analfabetismo.
Apenas seis crianças quilombolas não tinham registro de nascimento no estado em 2022
Uma pergunta feita durante a coleta do Censo questionava sobre a existência de registro de nascimento dos moradores com até cinco anos de idade. No Tocantins, 1.172 crianças tinham registro em cartório, o que representou 99,1% do total. Somente seis crianças não foram declaradas como registradas e, no caso de quatro moradores com até 5 anos, o informante alegou não saber da existência de documentos a respeito. Todos os que não tinham o registro residiam fora de territórios quilombolas.
Média de moradores quilombolas por domicílio é de 3,22 no Tocantins
A média de moradores em domicílios com pelo menos um morador quilombola foi de 3,22 pessoas. Em territórios quilombolas, foi de 3,31 e, fora deles, 3,21 habitantes em cada domicílio. Quanto à média de somente moradores quilombolas em que houve a existência de pelo menos um quilombola nos domicílios, eram 2,73 pessoas na média geral, 3,18 em territórios quilombolas e 2,68 fora deles.
Cerca de 87% dos domicílios ocupados por quilombolas no estado não tinham esgotamento sanitário adequado
No Tocantins, 50,1% dos moradores têm acesso a esgotamento sanitário da rede geral ou pluvial, ou fossa séptica, ou fossa filtro. O valor estadual é maior do que o encontrado em domicílios com moradores quilombolas, sendo que apenas 13,1% dos moradores tem o esgotamento com esse destino e 86,9% possui como forma fossa rudimentar, buraco, vala, rio, córrego, mar ou outra forma, ou sem esgotamento devido a inexistência de banheiro ou sanitário.
O percentual visto ao separar por zona rural e urbana mostrou que 93,9% dos moradores quilombolas na zona rural não tinham acesso à maneira adequada de destino do esgotamento sanitário no Tocantins, enquanto 6,1%, sim.
Quase metade da população quilombola do Tocantins não tem água encanada até em casa
Mais de 84,4% dos tocantinenses tinham, durante o Censo 2022, como principal forma de abastecimento de água a rede geral de distribuição, poço, fonte, nascente ou mina encanada até dentro do domicílio. Em domicílios de moradores quilombolas permanentes ocupados, a taxa cai para 54,8%, sendo que os outros 45,2% ficaram na categoria “outros”, que engloba rede geral de distribuição, poço, fonte, nascente ou mina encanada até o terreno ou não chega encanada, ou aqueles em que, com ou sem encanamento, a água utilizada é proveniente de carro-pipa, água da chuva armazenada, rios, açudes, córregos, lagos, igarapés ou de outras formas não listadas anteriormente.
O Censo 2022  investigou, ainda, sobre o destino do lixo. A pesquisa mostrou que 73,8% dos moradores quilombolas possuíam coleta no domicílio por serviço de limpeza ou depositado em caçamba de serviço de limpeza. Dentro de territórios quilombolas, a maioria da destinação dos resíduos era queimada na propriedade, enterrada na propriedade, jogada em terreno baldio, encosta ou área pública, ou outro destino era 53,8% do total.
No Tocantins, 61,1% dos domicílios com pelo menos uma pessoa quilombola têm presença de responsável e cônjuge
Em 2022, havia 4.791 unidades domésticas com pelo menos uma pessoa quilombola. Como “unidades domésticas” entendem-se domicílios ocupados, sejam permanentes ou improvisados. No estado, apenas quatro domicílios particulares improvisados têm presença quilombola. Sobre o pertencimento étnico da pessoa responsável pelo domicílio, 13,3% (638 pessoas) não eram quilombolas, enquanto 86,7% (4.149), sim.
A maioria dos domicílios com pelo menos uma pessoa quilombola tem presença de responsável e cônjuge (61,1%) de sexo diferente, uma reduzidíssima presença de cônjuge do mesmo sexo, sendo apenas seis casos (0,12%). A ausência de cônjuge encontra-se com 38,8%, tendo tido 1.859 registros.
Quanto à composição, a maioria é de unidades domésticas compostas por uma pessoa responsável, cônjuge e filho(as) de ambos, 29,9% (1.435 domicílios). Em seguida, estão domicílios com outros tipos de composição (21,3%), domicílio com responsável, cônjuge e sem filho(s) (18,8%), domicílios com responsável sem cônjuge com filhos(s) e/ou enteado(s) (17,7%,) e domicílios com responsável e cônjuge com pelo menos um filho somente do responsável ou somente do cônjuge (12,3%).
Óbitos informados
Entre agosto de 2021 e julho de 2022, foram contabilizados 97 óbitos em domicílios particulares com pelo menos um morador quilombola. Destes, 65,9% eram moradores com 60 anos ou mais de idade e, 3,09%, pessoas entre 0 e 4 anos. A maioria das mortes no período foram de homens, sendo 57 registros.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Governo do Tocantins

Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Comprometido com a sustentabilidade, Governador Laurez Moreira participa do lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil na COP30 - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
Comprometido com a sustentabilidade, Governador Laurez Moreira participa do lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil na COP30 - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins

O governador Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30 em Belém, participando do lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Plano Amazônia 2050.

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta terça-feira, 11, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), do lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Instituído pelo Decreto nº 12.652/2025, o plano é um instrumento de gestão de riscos de desastres no Brasil, estabelecendo diretrizes, estratégias e metas para um gerenciamento integrado entre União, estados e municípios. O documento abrange ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução, com instruções específicas para orientar os governos em todos os níveis.

Governador Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente e secretários de Estado, visitam o estande do Japão na COP30 e conhecem tecnologias voltadas à inovação e sustentabilidade - Bruno Maia/Governo do Tocantins

Governador Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente e secretários de Estado, visitam o estande do Japão na COP30 e conhecem tecnologias voltadas à inovação e sustentabilidade – Bruno Maia/Governo do Tocantins

Laurez Moreira reforça o compromisso do Tocantins

Durante o evento, o governador Laurez Moreira destacou a importância da iniciativa e o alinhamento do Tocantins às ações nacionais de sustentabilidade. “O Tocantins participa da COP30 com o compromisso de contribuir para as soluções globais frente às mudanças climáticas e de fortalecer as políticas locais de prevenção e gestão de riscos. O Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil é um marco para o país, e estamos aprimorando nossas estruturas e o diálogo com os municípios. Fazemos parte da Amazônia Legal e temos o desafio de crescer com sustentabilidade, unindo inovação, produção e proteção ambiental”, afirmou.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anfitrião do evento, também ressaltou a importância da medida. “O plano lançado hoje reafirma o nosso compromisso de lutar contra os impactos dos desastres sobre os mais vulneráveis”, declarou.

Plano Amazônia 2050 e a participação do Tocantins

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, representou o Tocantins no lançamento da Estratégia Amazônia 2050, realizada no Hub Amazônia, espaço criado pelos nove governadores da Amazônia Legal. O plano estruturante consolida a visão conjunta dos estados amazônicos para o futuro da região, com metas até 2050, focadas em desenvolvimento sustentável e valorização da floresta.

“O planejamento para o desenvolvimento da Amazônia Legal até 2050 é essencial para que governos e sociedade enfrentem as mudanças climáticas e promovam a preservação da biodiversidade e o fortalecimento da bioeconomia”, afirmou Divaldo Rezende.

Inovação e tecnologia ambiental

Durante a COP30, o secretário acompanhou também o lançamento da Plataforma CAL2050, ferramenta que reúne dados geoespaciais, painéis dinâmicos e informações legais dos nove estados amazônicos. A plataforma amplia a transparência e fortalece a governança de dados, permitindo o planejamento integrado até 2050.

O encerramento da programação contou com a exibição do Termômetro Amazônico, motion interativo que apresentou as contribuições da região às metas climáticas nacionais e os esforços de conservação em curso desde 1985.

Parcerias internacionais e tecnologia verde

O governador Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama e desembargadora Ângela Prudente, visitou o estande do Japão, onde foi recebido por representantes do Ministério do Meio Ambiente japonês. No local, conheceu tecnologias de gestão de resíduos sólidos, monitoramento por satélite e geração de hidrogênio verde a partir de energias renováveis.

Também foi discutida a possibilidade de parceria entre o Tocantins e o governo japonês para promover intercâmbios acadêmicos e projetos de inovação sustentável. “Queremos ampliar nossa cooperação internacional e levar o Tocantins ao protagonismo na agenda climática e tecnológica”, ressaltou o governador.

Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de uma parceria institucional entre o Tocantins e o governo japonês, com foco em intercâmbios acadêmicos, transferência de tecnologia e cooperação científica voltada à sustentabilidade.

“O Tocantins quer ser um exemplo de equilíbrio entre desenvolvimento e preservação. A COP30 mostra que o futuro será construído com base na inovação e na responsabilidade ambiental. Nosso Estado está pronto para ser protagonista dessa agenda”, finalizou o governador.

Mais notícias

Continue lendo

Governo do Tocantins

Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira dama e desembargadora, Ângela Prudente, da secretária da Sepot, Narubia Werreria e do secretário da Semarh, Divaldo Rezende - Bruno Maia/Governo do Tocantins

Governador Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belém e reforça o papel do Tocantins na agenda climática da Amazônia Legal.

Belém (PA) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado pela primeira-dama e desembargadora Ângela Prudente, participou nesta segunda-feira, 10 de novembro, da abertura oficial da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O evento, realizado pela primeira vez na Amazônia, reforça o papel do Tocantins na agenda climática da Amazônia Legal e na busca por soluções sustentáveis para o planeta.

Hub Amazônia celebra cooperação entre estados

No primeiro dia da conferência, o Tocantins marcou presença na abertura do Hub Amazônia, instalado na Zona Azul (Blue Zone), espaço que celebra a cooperação entre os estados que compõem a Amazônia Legal. O encontro reuniu os nove governadores da região, que apresentaram compromissos conjuntos voltados ao desenvolvimento sustentável e à preservação dos biomas.

Durante o evento, o governador Laurez Moreira destacou a importância da troca de experiências e parcerias internacionais. “A nossa participação na COP30 tem como objetivo estabelecer contato com investidores interessados na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. Queremos mostrar que é possível crescer e conservar, transformando o Tocantins em exemplo de equilíbrio entre produção e natureza”, ressaltou.

Modelo tocantinense de desenvolvimento sustentável

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, reforçou o compromisso do governo em adotar práticas de baixa emissão de carbono. “No Tocantins, priorizamos um modelo de desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa, com foco no Programa Agricultura de Baixo Carbono, que já nos colocou entre os estados que mais acessaram recursos federais para ações sustentáveis”, destacou.

Rezende ainda salientou que o combate aos incêndios florestais é um dos grandes desafios da gestão. “É um trabalho que exige investimento, capacitação, planejamento e educação ambiental. Estamos preparados para atuar com seriedade e resultados”, completou.

Agenda global e espaços da COP30

Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para debater ações concretas de enfrentamento à crise climática. A programação segue até o dia 21 de novembro, dividida em dois espaços: a Zona Azul e a Zona Verde.

Na Zona Azul, países, empresas e entidades credenciadas dialogam sobre políticas e estratégias de mitigação das mudanças climáticas. Já a Zona Verde é aberta ao público e reúne sociedade civil, instituições, movimentos sociais e empresas em um ambiente de exposições, oficinas, debates e apresentações culturais.

Hub Amazônia e as pautas prioritárias

Durante o evento, o Hub Amazônia se consolida como um dos principais pontos de encontro da COP30, com mais de 100 painéis e reuniões bilaterais. O espaço reúne lideranças políticas, instituições internacionais e pesquisadores, discutindo temas como governança florestal, inovação tecnológica, saúde pública, soluções climáticas e mercado de carbono.

O Tocantins integra o grupo de nove estados da Amazônia Legal — Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins — que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), entidade voltada à cooperação e fortalecimento de políticas ambientais.

Comitiva tocantinense

A comitiva tocantinense é formada por gestores e técnicos das principais pastas ambientais e estratégicas do Estado, incluindo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende; a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria; o presidente da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias, Aleandro Lacerda; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Cledson da Rocha Lima; o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Paulo Ricardo Silva Machado; e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Vitor Teles, além de técnicos da área ambiental e administrativa, totalizando 16 participantes.

Mais notícias do Tocantins






Continue lendo

Tocantins

TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

cinthia ribeiro

Tribunal de Contas do Tocantins aprova por unanimidade as contas de 2023 da gestão de Cinthia Ribeiro, com superávit de R$ 98,8 milhões e equilíbrio fiscal.

Palmas (TO) — O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) aprovou, por unanimidade, as contas consolidadas do exercício de 2023 da Prefeitura de Palmas, referentes à gestão da então prefeita Cinthia Ribeiro. O parecer prévio nº 111/2025, emitido pela Segunda Câmara da Corte, destacou o cumprimento integral dos limites constitucionais e legais e a saudável situação fiscal do município, que encerrou o período com superávit orçamentário de R$ 98,8 milhões e superávit financeiro em todas as fontes de recursos.

Equilíbrio fiscal e responsabilidade na gestão

De acordo com o relatório do relator, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, as demonstrações contábeis apresentadas pela gestão representam adequadamente a posição financeira, orçamentária e patrimonial da administração municipal até 31 de dezembro de 2023. O parecer reconhece, ainda, o pleno atendimento às exigências constitucionais na aplicação de recursos em áreas essenciais, como saúde e educação — 18,91% e 25,98%, respectivamente, acima dos mínimos legais.

Investimentos e valorização profissional

O relatório também registrou que 79,70% dos recursos do Fundeb foram aplicados na valorização dos profissionais da educação, conforme determina a legislação federal. O gasto total com pessoal ficou dentro do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, representando 52,46% da Receita Corrente Líquida.

“Essa aprovação é o reconhecimento do zelo e da responsabilidade com que conduzimos o dinheiro público, sempre com foco em resultados concretos para a população de Palmas. Encerramos a gestão com equilíbrio fiscal, obras entregues, investimentos em todas as áreas e, acima de tudo, com as contas em ordem”, afirmou a ex-prefeita Cinthia Ribeiro, atual presidente nacional do PSDB Mulher.

Aprovação unânime e transparência

A aprovação foi unânime, com a presença dos conselheiros Severiano José Costandrade de Aguiar (relator e presidente da sessão), José Wagner Praxedes e André Luiz de Matos Gonçalves, e acompanhada pelo procurador de contas José Roberto Torres Gomes.

O resultado reforça a transparência e a boa gestão fiscal da administração municipal de 2023, que manteve os compromissos legais e garantiu a continuidade de investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento de Palmas.

Mais notícias de Palmas






Continue lendo
Propaganda
Palmas lidera geração de empregos no Tocantins
Cidade de Palmas2 horas atrás

Palmas lança programa Palmas Mais Empregos

carol mumbuca
Social3 horas atrás

Parabéns, Carol Fleury Betelli!

Comprometido com a sustentabilidade, Governador Laurez Moreira participa do lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil na COP30 - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins5 horas atrás

Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém

Créditos da imagem: Amanda Germiniani/Ascom Presidência
ALETO6 horas atrás

Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra

“Assembleia Legislativa
ALETO6 horas atrás

Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública

Descerramento da placa inaugura da nova Base Comunitária da Guarda Metropolitana, na Praia da Graciosa – Foto: Lia Mara
Cidade de Palmas13 horas atrás

Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana

Governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira dama e desembargadora, Ângela Prudente, da secretária da Sepot, Narubia Werreria e do secretário da Semarh, Divaldo Rezende - Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé

arvore de natal
Energisa1 dia atrás

Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos

: O som do Cerrado ecoa pelo Brasil: Tocantins em Concerto encerra turnê nacional e emociona mais de mil pessoas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Cultura1 dia atrás

Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho

cinthia ribeiro
Tocantins1 dia atrás

TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023

Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30, integrando a comitiva do Sistema CNA/SENAR em Belém. Foto: Divulgação/SENat
Faet e Senar1 dia atrás

Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30

Fernanda França celebra a vida
Social1 dia atrás

Fernanda França celebra a vida

Presidente Amélio Cayres recebe representantes da Anatel na Aleto para discutir ampliação da conectividade. Foto: Koro Rocha/Aleto.
ALETO1 dia atrás

Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins

Evanuelly Nesello
Social1 dia atrás

Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa

iva de oliveira
Social1 dia atrás

Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida

Munyque Fernandes, comunicadora admirada por sua credibilidade e sensibilidade. Foto: Portal Jaciara Barros.
Social1 dia atrás

Feliz aniversário Munyque Fernandes

Marcia Mascanhes sentada em um piano
Social2 dias atrás

Márcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo

Laurez moreira
Governo do Tocantins2 dias atrás

Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30

COP 30 - Divulgação
Entretenimento2 dias atrás

Declaração de Belém une 44 países na COP30

Em 8 de maio de 2025, o Papa Leão XIV, em sua primeira aparição da Sala das Bênçãos, saúda os peregrinos que chegaram à Praça São Pedro
Conteúdo Religioso3 dias atrás

Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão

Palmas lidera geração de empregos no Tocantins
Cidade de Palmas2 horas atrás

Palmas lança programa Palmas Mais Empregos

carol mumbuca
Social3 horas atrás

Parabéns, Carol Fleury Betelli!

Comprometido com a sustentabilidade, Governador Laurez Moreira participa do lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil na COP30 - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins5 horas atrás

Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém

Créditos da imagem: Amanda Germiniani/Ascom Presidência
ALETO6 horas atrás

Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra

“Assembleia Legislativa
ALETO6 horas atrás

Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública

Descerramento da placa inaugura da nova Base Comunitária da Guarda Metropolitana, na Praia da Graciosa – Foto: Lia Mara
Cidade de Palmas13 horas atrás

Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana

Governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira dama e desembargadora, Ângela Prudente, da secretária da Sepot, Narubia Werreria e do secretário da Semarh, Divaldo Rezende - Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé

arvore de natal
Energisa1 dia atrás

Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos

: O som do Cerrado ecoa pelo Brasil: Tocantins em Concerto encerra turnê nacional e emociona mais de mil pessoas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Cultura1 dia atrás

Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho

cinthia ribeiro
Tocantins1 dia atrás

TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023

Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30, integrando a comitiva do Sistema CNA/SENAR em Belém. Foto: Divulgação/SENat
Faet e Senar1 dia atrás

Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30

Fernanda França celebra a vida
Social1 dia atrás

Fernanda França celebra a vida

Presidente Amélio Cayres recebe representantes da Anatel na Aleto para discutir ampliação da conectividade. Foto: Koro Rocha/Aleto.
ALETO1 dia atrás

Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins

Evanuelly Nesello
Social1 dia atrás

Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa

iva de oliveira
Social1 dia atrás

Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida

Munyque Fernandes, comunicadora admirada por sua credibilidade e sensibilidade. Foto: Portal Jaciara Barros.
Social1 dia atrás

Feliz aniversário Munyque Fernandes

Marcia Mascanhes sentada em um piano
Social2 dias atrás

Márcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo

Laurez moreira
Governo do Tocantins2 dias atrás

Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30

COP 30 - Divulgação
Entretenimento2 dias atrás

Declaração de Belém une 44 países na COP30

Em 8 de maio de 2025, o Papa Leão XIV, em sua primeira aparição da Sala das Bênçãos, saúda os peregrinos que chegaram à Praça São Pedro
Conteúdo Religioso3 dias atrás

Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão

Palmas lidera geração de empregos no Tocantins
Cidade de Palmas2 horas atrás

Palmas lança programa Palmas Mais Empregos

carol mumbuca
Social3 horas atrás

Parabéns, Carol Fleury Betelli!

Comprometido com a sustentabilidade, Governador Laurez Moreira participa do lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil na COP30 - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins5 horas atrás

Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém

Créditos da imagem: Amanda Germiniani/Ascom Presidência
ALETO6 horas atrás

Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra

“Assembleia Legislativa
ALETO6 horas atrás

Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública

Descerramento da placa inaugura da nova Base Comunitária da Guarda Metropolitana, na Praia da Graciosa – Foto: Lia Mara
Cidade de Palmas13 horas atrás

Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana

Governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira dama e desembargadora, Ângela Prudente, da secretária da Sepot, Narubia Werreria e do secretário da Semarh, Divaldo Rezende - Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé

arvore de natal
Energisa1 dia atrás

Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos

: O som do Cerrado ecoa pelo Brasil: Tocantins em Concerto encerra turnê nacional e emociona mais de mil pessoas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Cultura1 dia atrás

Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho

cinthia ribeiro
Tocantins1 dia atrás

TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023

Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30, integrando a comitiva do Sistema CNA/SENAR em Belém. Foto: Divulgação/SENat
Faet e Senar1 dia atrás

Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30

Fernanda França celebra a vida
Social1 dia atrás

Fernanda França celebra a vida

Presidente Amélio Cayres recebe representantes da Anatel na Aleto para discutir ampliação da conectividade. Foto: Koro Rocha/Aleto.
ALETO1 dia atrás

Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins

Evanuelly Nesello
Social1 dia atrás

Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa

iva de oliveira
Social1 dia atrás

Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida

Munyque Fernandes, comunicadora admirada por sua credibilidade e sensibilidade. Foto: Portal Jaciara Barros.
Social1 dia atrás

Feliz aniversário Munyque Fernandes

Marcia Mascanhes sentada em um piano
Social2 dias atrás

Márcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo

Laurez moreira
Governo do Tocantins2 dias atrás

Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30

COP 30 - Divulgação
Entretenimento2 dias atrás

Declaração de Belém une 44 países na COP30

Em 8 de maio de 2025, o Papa Leão XIV, em sua primeira aparição da Sala das Bênçãos, saúda os peregrinos que chegaram à Praça São Pedro
Conteúdo Religioso3 dias atrás

Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão

DESTAQUES