Economia
Imersão Negócio Real oferece capacitação para mulheres empreendedoras na Capital

Mulheres empreendedoras de Palmas terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de negócios e impulsionar suas iniciativas empreendedoras com a chegada de mais uma edição da capacitação “Negócio Real”. A iniciativa visa capacitar mulheres empreendedoras através de uma série de oficinas abrangentes focadas em Marketing, Administração e Finanças.
As inscrições têm início no próximo domingo, 03, e a capacitação acontece no dia 23 de Março, sendo 8 horas-aula. Interessadas em participar, devem se inscrever pelo telefone (63) 99214‑9501. As aulas serão ministradas pela consultora em finanças e gestão de negócios Luzia Rica, a produtora de conteúdos Ianka Melo e a estrategista de marketing Adryele França.
As aulas serão ofertadas nas modalidades teóricas e práticas e, além disso, as participantes terão acesso a uma comunidade exclusiva de empreendedoras para o compartilhamento de experiências. Serão tratados assunto como sobre como ter Instagram apresentável para vendas, como gerar transformação na vida do cliente, como vender por whatsapp, como ter uma agenda organizada, como fazer vídeos profissionais usando celular, como constituir um CNPJ, ter conta bancária empresarial, fazer contratações, como definir metas e estratégias, finanças, princípios e valores do seu negócio, canais de venda, como perder o medo de vender seu negócio no digital e muito mais.
De acordo com Luzia Rica, a iniciativa é projetada para oferecer uma abordagem prática e acessível para mulheres que buscam alavancar seus negócios. “Com a crescente presença de mulheres no mundo dos negócios, a Imersão Negócio Real se apresenta como uma oportunidade valiosa para aprimorar habilidades essenciais e desenvolver estratégias eficazes”, descreve a consultora em finanças e gestão de negócios.
As oficinas abordarão uma variedade de tópicos fundamentais, incluindo Marketing Estratégico sobre a exploração de técnicas modernas de marketing para promover produtos e serviços; Administração Empresarial com aprendizado dos princípios básicos da gestão empresarial, incluindo planejamento, organização, liderança e controle, para garantir a eficiência operacional e o crescimento sustentável do negócio; Finanças para Empreendedores incluindo o desenvolvimento de habilidades financeiras vitais para gerenciar as finanças do negócio.
Os participantes terão a oportunidade de interagir com instrutores experientes e especialistas em cada área, além de se conectar com outras mulheres empreendedoras da região. Através de uma abordagem prática e colaborativa, a capacitação “Negócio Real” visa fornecer ferramentas e conhecimentos essenciais para impulsionar o sucesso empresarial das participantes. “Estamos entusiasmados em oferecer a capacitação ‘Negócio Real’ como uma plataforma para capacitar mulheres empreendedoras em nossa comunidade”, complementa a produtora de conteúdo Ianka Melo, acrescentando que investir no desenvolvimento dessas habilidades é fundamental para fortalecer nossa economia local e promover a igualdade de oportunidades no mundo dos negócios.
Já a estrategista de Marketing Adryele França ressalta que o objetivo é de quebrar barreiras e oferecer conhecimentos práticos para mulheres empreendedoras, especialmente de micros e pequenos negócios. “É uma imersão para quem está com dificuldade no crescimento de seus negócios e precisam alavancar. O objetivo é entregar de fato o que funciona e o que precisa de fato saber o que fazer para seu negócio seja lucrativo e de sucesso”, conclui a consultora financeira.
Serviço
O quê – Imersão Negócio Real
Inscrições – A partir de domingo, 03
Capacitação – Dia 23 de Março, sendo 8 horas-aula
Como se inscrever – (63) 99214‑9501
Agronegócio
bp bioenergy reduz em 30% os incêndios em Tocantins com tecnologia e gestão integrada
Unidade Pedro Afonso registra avanço no combate a este tipo de ocorrência com estrutura do Programa Brigada 4.0, no qual a empresa já investiu mais de R$80 milhões

Em um período marcado pelo recorde de incêndios que afetou o setor sucroenergético em 2024, a bp bioenergy, uma das líderes brasileiras em açúcar, etanol e bioeletricidade, apresenta resultados positivos em Tocantins no enfrentamento a este que é um problema histórico no segmento, sobretudo nos períodos mais secos do ano. Um balanço da companhia, referente ao período de 2019 a 2024, registrou uma redução de 30% na incidência deste tipo de ocorrência em áreas próximas à sua unidade em Pedro Afonso, no Centro-Norte do estado. Além disso, o volume de área queimada nessa localidade também diminuiu, passando de mais de 5 mil hectares em 2019, para cerca de 1,7 mil em 2024, totalizando uma redução de 66%.
Em um cenário mais amplo, considerando todas as 11 unidades da companhia, em cinco estados brasileiros, os indicadores seguem relevantes e apontam para uma diminuição de 46,5% na incidência de incêndios no mesmo intervalo, além de uma redução de 66% no tempo de resposta a acontecimentos desta natureza.
“Esses avanços são motivo de orgulho para nós, especialmente considerando os desafios do último ano. Pedro Afonso, assim como outras áreas do Tocantins localizadas no Cerrado, têm alta vulnerabilidade a incêndios na estação seca, o que torna essencial atuarmos na região com estratégia, agilidade e prevenção”, comenta Rogério Bremm, diretor agrícola da companhia.
Programa Brigada 4.0: estratégia integrada e tecnologia fortalecem prevenção e resposta ágil
Os resultados alcançados pela empresa são fruto do Programa Brigada 4.0, criado em 2019 com o objetivo de prevenir, detectar e combater incêndios de forma ágil, inteligente e integrada. Com foco na proteção de vidas, na preservação ambiental e na manutenção da eficiência operacional, a iniciativa vem se consolidando como uma importante estratégia da companhia no enfrentamento às diferentes causas que contribuem para o avanço das queimadas no campo, como as mudanças climáticas.
Os investimentos da bp bioenergy no programa já superam R$ 80 milhões, somando recursos em frentes como aquisição de equipamentos, treinamentos, práticas preventivas e soluções tecnológicas. Uma das inovações de destaque é o projeto de transformação digital em parceria com a TIM, que está levando conectividade 4G para 3 milhões de hectares, por meio da instalação de 98 torres nas regiões onde a companhia atua.
Essa infraestrutura ampliou o alcance de soluções de ponta adotadas no programa, como é o caso do Pantera – um sistema de inteligência artificial desenvolvido pela startup brasileira umgrauemeio. A ferramenta opera com câmeras térmicas de alta definição, instaladas em torres de monitoramento em cada uma das 11 unidades, que são capazes de identificar focos de incêndio em apenas alguns segundos.
O sistema também se beneficia do uso de dados de satélite, que permitem antecipar condições propícias à ocorrência de incêndios e atuar de forma preventiva. Outro destaque é a integração com tecnologias como o GPS da frota das brigadas de combate, possibilitando localizar os recursos mais próximos do foco e indicar a equipe mais adequada para o atendimento.
“Esses recursos se integram com outras iniciativas internas, como estudos de inteligência logística e geotecnologia, colaborando para a redução do tempo de resposta às ocorrências”, comenta o diretor agrícola.
Todas as informações obtidas a partir dos recursos tecnológicos convergem para o SmartHub, uma central de gestão logística integrada, instalada no escritório da empresa em São José do Rio Preto (SP), que monitora em tempo real, 24 horas por dia, as atividades no campo – do plantio à colheita. A partir desse ambiente único e conectado, as brigadas de combate são acionadas imediatamente, o que reduz o tempo de resposta e minimiza os impactos ambientais e operacionais de cada ocorrência.
Vale mencionar ainda que, para garantir a atuação em campo, a estrutura de combate do Programa Brigada 4.0 inclui 97 caminhões-bombeiro com jatos de água automatizados, 16 caminhões-pipa, 12 caminhões-tanque e um time com mais de 1.050 brigadistas treinados. As ações são reforçadas ainda por campanhas internas e externas de conscientização, especialmente durante os meses mais secos do ano, envolvendo comunidades próximas e colaboradores em práticas preventivas.
“Nosso compromisso vai muito além de combater incêndios visando assegurar um bom ambiente para nossas operações. É sobre antecipar riscos, proteger vidas e atuar de forma responsável nas regiões onde estamos presentes. Os resultados que alcançamos até aqui mostram que é possível aliar inovação e sustentabilidade em benefício das pessoas, do campo e do meio ambiente. O cenário de 2024 foi desafiador e nós o enfrentamos com preparo, agilidade e visão de longo prazo. A Brigada 4.0 é fruto dessa estratégia, e seguirá sendo um pilar essencial da nossa operação”, finaliza Bremm.
Sobre a bp bioenergy
A bp bioenergy é uma das maiores empresas de bioenergia do Brasil, com capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Criada a partir da aquisição pela bp da totalidade da joint-venture BP Bunge Bioenergia, em outubro de 2024, a companhia possui mais de 9.500 colaboradores distribuídos em 11 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros, que são responsáveis pela produção de etanol, açúcar e bioeletricidade por meio da cana-de-açúcar. Com um time e parceiros de negócio comprometidos com a segurança, ética e sustentabilidade, a bp bioenergy está pronta para atender à crescente demanda por combustíveis mais limpos e com baixo teor de carbono.
Economia
PUFV completa 30 anos e alcança mais de 5,3 milhões de estudantes reforçando compromisso com uma educação transformadora e colaborativa
Iniciativa do Sicredi chega a 30 anos reforçando a parceria com escolas públicas e promovendo a transformação de comunidades tocantinenses por meio da educação

Sebrae
Empreendedora reconhecida pela Forbes palestra em Porto Nacional com apoio do Sebrae Tocantins
Empreendedora Carla Sarni, fundadora da Sorridents, compartilha trajetória de superação e reforça o papel do Empretec na formação de empreendedores no Estado

-
Turismo3 dias atrás
Mirante Janela do Sol é inaugurado em Palmas
-
Moda e Estilo4 dias atrás
Looks da Loja Peara para show Henrique & Juliano
-
Social3 dias atrás
Kátia Chaves celebra aniversário
-
Palmas3 dias atrás
Publicada lista de pratos selecionados para o Festival Gastronômico de Taquaruçu
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Por Todas as Marias 2025: Tocantins reforça combate à violência contra a mulher