Cultura
Inclusão, resistência e superação é foco de espetáculo que será apresentado nesta quarta-feira, 29, no Circo Os Kaco
O Circo Os Kaco tem o prazer de anunciar a apresentação única do espetáculo “Muros e Grades são Invenções Humanas”, que acontecerá na próxima quarta-feira, 29 de maio, às 17 horas, na sede do Circo em Taquaruçu. A classificação é livre e a entrada é franca.
O espetáculo é gratuito e integra o projeto de formação de Arte Educadores Multiplicadores do Circo Social,
A produção promete encantar o público com uma combinação envolvente de humor e uma inspiradora história de superação. A atração principal do espetáculo é Ariadne Antico, conhecida no mundo circense como Palhaça Birita. No enredo do espetáculo ela nasceu com um tipo de paralisia cerebral que, segundo os médicos, a impediria de andar e falar. No entanto, desafiando todas as expectativas, ela não só superou essas limitações como também se tornou uma artista talentosa e inspiradora.
De acordo com a artista circense, “Muros e Grades são Invenções Humanas” explora temas de inclusão, resistência e a força do espírito humano. “Através do humor característico da Palhaça Birita, o espetáculo nos leva a refletir sobre as barreiras que a sociedade impõe e como a determinação e a arte podem derrubar essas fronteiras. Cada ato é um testemunho da resiliência de Ariadne, mostrando que os únicos limites que existem são aqueles que permitimos que nos aprisionem”, declara.
Trata-se de um projeto voltado para palestra-espetáculo, voltado para professores, educadores, comunidade e aberto a toda comunidade. A proposta é destacar o olhar das pessoas em geral para pessoas com deficiência no ambiente escolar.
Sinopse
Um dia a menor máscara do mundo entrou em sua vida, ou melhor, no seu nariz e através da palhaça “Birita”, aprendeu a transformar limitações (reais e impostas) em arte e ferramentas de luta anticapacitista. Agora, ela anda por aí contando suas aventuras e desventuras nessa vida, incentivando a não superproteção da criança/pessoa com deficiência e enfatizando a importância da arte como agente transformador.
Projeto
A iniciativa é resultado do projeto Arte e Cidadania no Circo, que acontece há 11 anos no distrito de Taquaruçu, neste ano de 2024 fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Circo. A realização é da Associação Companhia Os Kaco e conta com a parceria do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da PROEX/UFT que irá certificar os participantes ao final do Curso, além das parcerias com a Rede Circo do Mundo Brasil e a Federação de Artes Cênicas do Estado do Tocantins (Fetac).
Informações: (63) 99241-1203
Serviço:
Data: Quarta, 29 de maio
Horário: 17 horas
Local: Circo Os Kaco
Informações: (63) 99241-1203