Economia
Indústria de sorvete cresceu mais de 21% nos últimos dois anos no Tocantins

Comemorado no dia 23 de setembro, o Dia do Sorvete se dá um dia após o início da primavera, época em que a temperatura começa a se elevar e as pessoas veem no produto, uma oportunidade de refrescância em forma de sabor. No Tocantins, a primeira indústria do segmento foi aberta em 1989 e hoje o estado conta com cerca de 38 fábricas, distribuídas em Palmas (09), Araguaína (08), Paraíso (06) e Gurupi (04). Todos os empreendimentos catalogados se classificam como micro e pequenas empresas.
Catiane Munaretto é proprietária da gelateria Andrea Vogt, em Palmas, onde comercializa e fabrica gelatos, açaí e picolés há quase três anos. “No início da gestão do comércio procuramos o Sebrae e fomos muito bem assessorados, traçamos projetos, buscamos soluções e novas ideias e isso nos ajudou na evolução da gelateria. Hoje seguimos com os pés no chão, mas estamos consolidados, firmes e seguros”, detalha.
O analista técnico do Sebrae, Francisco Ramos, explica que além das fábricas, os produtos são vendidos pelo comércio e por vendedores ambulantes. “Moramos em um estado que o clima é totalmente favorável para o consumo de iguarias geladas. Os pequenos negócios devem tentar se destacar em um ambiente competitivo por meio da inovação, preparar uma apresentação de produto diferenciada, isso vale tanto para o conteúdo quanto para a embalagem. E o Sebrae oferece oficinas e consultorias tecnológicas voltadas para esta questão”, frisa
“Os dados destacam o crescimento nos serviços, e isso significa o aumento no consumo, o que traz novas oportunidades para quem deseja investir na área. O Sebrae pode ajudar este empresário desde o plano de negócio, o qual deve ser pensado de forma estratégica, pois é necessário estudar o público que ele deseja atingir para ter sucesso nas vendas até na orientação para crédito”, finaliza o analista.
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Cenário alarmante para julho. No primeiro fim de semana desse mês, três acidentes com postes já foram registrados no Tocantins

Sebrae
Diretores da Região Norte assumem protagonismo na nova gestão da Abase
Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia

-
Palmas3 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional1 dia atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
ALETO3 dias atrás
Amélio Cayres valoriza cultura em Recursolândia e Goiatins
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows