Educação
Início das obras do Câmpus Dianópolis inaugura momento de expansão da Unitins na região Sudeste
Com investimento de R$ 22 milhões, sede própria tem capacidade para dobrar número de alunos e abrigar mais cursos.

Na véspera do aniversário de 35 anos do Estado do Tocantins, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) inaugura um novo momento: sua expansão na região Sudeste do Estado a partir da construção da sua própria em Dianópolis. Na manhã desta terça-feira, foram iniciadas as obras, a partir da assinatura da ordem de serviços pelo governador Wanderlei Barbosa.
A assinatura aconteceu com a presença de lideranças políticas e comunidade acadêmica, no local onde será construído o Câmpus da Unitins. Em um terreno de 15 mil metros quadrados com 6 mil metros quadrados de área construída, a sede própria está localizada na Gleba 3, no setor Industrial, na saída para o município de Rio da Conceição.
Com a assinatura, o Governo do Tocantins autoriza a construtora Coceno a iniciar as obras, com previsão de conclusão em janeiro de 2025 e investimento de R$ 22 milhões do Governo do Estado. A construção do Câmpus Dianópolis é sinônimo de oportunidade e garantia de expansão do ensino superior na região Sudeste.
Transformação Social
Durante a solenidade, o acadêmico do curso de Direito do Câmpus Dianópolis Aldemir dos Santos Dias, que mora em Ponta Alta do Bom Jesus e percorre 160 quilômetros todos os dias para ter acesso ao ensino superior, falou do orgulho de ser Unitins e representar a comunidade acadêmica no evento. “A educação transforma e hoje vivemos essa transformação na região Sudeste por meio da Unitins. A nossa região já foi caracterizada como o ‘corredor da miséria’, mas, com a presença da Unitins, essa realidade hoje é outra, pois essa mudança econômica e social chegou. Tenho imenso orgulho em fazer parte desta história de desenvolvimento da Unitins no Sudeste, em Dianópolis. Estou no 8° período de Direito e certamente não desfrutarei das novas instalações do Câmpus, mas muito me orgulha saber que meus familiares e amigos poderão contar com uma estrutura de ponta. Tenho orgulho de ser Unitins, uma Universidade que abre portas, que investe no ensino, na pesquisa, uma Universidade que traz oportunidades para o negro, para a filha da merendeira, para o quilombola, para o filho do sertanejo, do analfabeto, para todos”, enfatizou.
Líder da juventude dianopolina e formador de opinião na região, o jovem Sólon Póvoa esteve presente na solenidade e fez questão de destacar que “a construção da sede própria da Unitins em Dianópolis representa mais desenvolvimento para todo o Sudeste. São milhares de famílias que terão mais oportunidades de acesso ao ensino superior. A Unitins se consolida na nossa região e reduz as barreiras de acesso ao ensino superior com novas oportunidades de cursos e ampliação ao ensino e à pesquisa. Só temos que agradecer a Unitins por acreditar no Sudeste”, pontuou.
Professor no curso de Direito do Câmpus Dianópolis, Tenner Aires Rodrigues destacou a importância da Unitins na região, apontando o cenário de oportunidades que ela oferece por meio de ensino superior e pesquisa. “A Unitins é um marco no desenvolvimento da região Sudeste. As lideranças aqui presentes entendem a importância do investimento na educação superior, sobretudo no ensino público. Essa obra é a consolidação da interiorização da Universidade pública. Estamos orgulhosos da trajetória. Sabemos que valeu a pena sonhar. Dianópolis sonhou por muito tempo com esse dia. E hoje podemos dizer que acordamos em uma realidade que é nossa. Nosso muito obrigado ao Governo do Tocantins, ao nosso reitor e a toda Unitins por acreditar na região Sudeste e por oferecer oportunidade para milhares de famílias da região”, disse emocionado.
A diretora do Câmpus, Ana Felícia Cavalcanti Pires “Naninha”, declarou que “é um sonho a gente estar aqui hoje e acompanhar toda luta da Unitins para consolidar uma obra que representa um marco na história educacional de todo Sudeste. Nossa gratidão ao governador, ao reitor Augusto Rezende, toda comunidade acadêmica, prefeito de Dianópolis e todas as lideranças que se empenharam para que hoje pudéssemos estar aqui para comemorar essa conquista que é de toda região Sudeste. Um dia de muita felicidade”, declarou.
O terreno onde será construída a sede própria da Unitins em Dianópolis foi doado pela Prefeitura com anuência da Câmara de Vereadores. “Essa conquista é da comunidade dianopolina e de todo o Sudeste. Dianópolis se consolida cada vez mais como referência em toda região. A educação é uma das mais importantes ferramentas na construção de uma sociedade democrática. Temos orgulho em participar e fazer parte deste novo capítulo da Unitins no Sudeste. Parabenizo o prefeito José Salomão e o governador Wanderlei Barbosa pelo compromisso com a nossa região. Continuamos juntos neste trabalho de união pelo desenvolvimento de Dianópolis, do Sudeste e das Serras Gerais”, enfatizou o vereador Marcelo Rodrigues, representando a presidência da Casa.
O prefeito de Dianópolis, José Salomão, fez questão de enfatizar o compromisso da gestão com a educação superior e confirmou a doação de mais um terreno para a Unitins. “Um dia memorável não só para Dianópolis, mas para todo o Sudeste do Tocantins. Quando recebi a visita do reitor Augusto Rezende, para tratarmos sobre a doação do terreno, pontuei sobre o efeito multiplicador da Unitins para o nosso município que é incalculável e sabemos que Dianópolis vai prosperar ainda mais com a construção do Câmpus da Unitins. O reitor nos sinalizou a intenção de ampliação da área para construção de um centro esportivo. E nesta oportunidade, confirmo juntamente com a Câmara, que vamos tratar da documentação para posterior liberação. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa pelo compromisso com a nossa região”, destacou o prefeito.
Representatividade
Defensores da Unitins na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL) e Câmara dos Deputados, em Brasília, os deputados Gutierres Torquato (Estadual) e Ricardo Ayres (Federal) falaram de seus compromissos com a Instituição. “A Unitins é pública e para todos. Enquanto representante da sociedade na AL temos esse compromisso com a Unitins, de garantir que sejam aprovadas e liberadas emendas de valorização e consolidação da Unitins em todas as regiões do Tocantins. Parabenizar toda comunidade acadêmica, a região Sudeste e Dianópolis que recebe um investimento que representa mais oportunidade por meio do ensino superior de qualidade”, disse Gutierres Torquato.
Egresso e com sua trajetória política ligada aos movimentos estudantes da Unitins, o deputado federal Ricardo Ayres declarou que “foram muitas as lutas para consolidarmos a Unitins. Hoje, nas vésperas do aniversário do Tocantins, junto com outras lideranças políticas, fazemos uma retrospectiva de quando criamos a Unitins em Paraíso, com o curso de Direito, abrimos Medicina na Unitins, em Augustinópolis, dando oportunidade às famílias carentes, pois o pobre também tem o direito de cursar Medicina. Foram muitas conquistas, dentre elas aprovamos Leis que beneficiam diretamente a Unitins, a exemplo do 1% da receita corrente líquida do Estado ser reservada para o ensino superior. São essas conquistas e lutas que fizeram com que hoje estivéssemos aqui para, juntos com o governador Wanderlei Barbosa, assinarmos a ordem de serviços da construção da sede própria da Unitins em Dianópolis. Essa obra representa oportunidade de transformação, de construção de cidadãos melhores para tomada de decisões dentro do nosso Estado”, detalhou.
Consolidação
O pró-reitor de Administração e Finanças da Unitins, Ricardo de Oliveira Carvalho, lembrou a luta da Instituição para a construção do Câmpus. “Um dia de muita felicidade. Foram dois anos de muito trabalho, desde a fase da busca pelo terreno, elaboração do projeto para finalmente realizarmos a licitação e hoje estarmos aqui para dar início à realização deste sonho que é a construção da sede própria do Câmpus Dianópolis que vai trazer muitos benefícios para toda a região”, pontuou.
A vice-reitora da Unitins, professora Darlene Teixeira Castro, fez questão de enfatizar o compromisso da Unitins com a região Sudeste. “A assinatura da ordem de serviços é a consolidação e o fortalecimento da Unitins na região Sudeste. A Unitins já é forte, desenvolve um trabalho importante aqui na região com os três cursos que ela oferta, mas queremos mais. E a obra representa isso, mais possibilidades e oportunidades para o crescimento da Unitins no Sudeste. O sentimento hoje é de muita gratidão e muita força de vontade para que, juntos, possamos continuar fazendo a Unitins cada vez melhor”, afirmou.
Emocionado, o reitor Augusto Rezende agradeceu a parceria com a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, aos parlamentares e ao Governo do Tocantins. “O governador Wanderlei Barbosa demonstra com gestos o compromisso com a educação do nosso Estado, desde o nível médio ao superior e, por isso, agradeço esse olhar progressista pela educação. Hoje, em Dianópolis, a gente planta uma grande semente do desenvolvimento do território. A construção própria de um Câmpus que já oferta formação superior em três grandes cursos, enraiza a formação de mão de obra qualificada. Com essa obra, a Unitins amplia e oferece novas oportunidades, cumprindo com determinações que vão garantir mais desenvolvimento desta região, seja na saúde, no turismo, no social. Porque esse é o compromisso da Unitins: transformar a realidade do local onde ela está inserida”, reforçou o reitor.
Para o governador Wanderlei Barbosa, a obra reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a região Sudeste. “Essa região vai crescer economicamente, melhorando o setor, melhorando a cidade, a região Sudeste. O nosso governo precisa ser de resultados e vamos buscar estes resultados nos lugares mais importantes por meio da educação. Aqui vai ser um centro acadêmico com diversos cursos e nós precisamos oportunizar novos. Se levamos Medicina para a região do Bico, porque não trazermos Medicina para o Sudeste? A descentralização da educação para os interiores foi um pedido meu ao reitor Augusto Rezende. O ensino superior público precisa ser uma marca do nosso governo e vamos fazer desta Universidade uma referência em melhorias em todas as regiões do Tocantins”, argumentou o governador.
A solenidade contou com a presença de várias lideranças políticas e religiosas da região, prefeitos, vereadores, secretários, comunidades acadêmica e externa. Também esteve presente uma comitiva da Unitins de Palmas, composta por pró-reitores, acadêmicos e técnicos-administrativos.
Estrutura
Atualmente, o Câmpus Dianópolis conta com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, totalizando cerca de 850 estudantes. Com a construção da sede própria, o número de vagas poderá ser ampliado, além de possibilitar instalação de novos cursos.
A nova sede terá 30 salas de aulas, além de laboratório de informática, biblioteca com 200 metros quadrados, dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Estadual de Educação. A estrutura terá também um auditório com capacidade para 150 pessoas, rampas de acessibilidade, cantina e pátio, com previsão para início das aulas no Câmpus no primeiro semestre de 2025.
Atendendo a comunidade dianopolina e a região desde 2014, a Unitins Câmpus Dianópolis funciona atualmente em dois prédios, sendo a sede administrativa em prédio cedido do município e as salas de aulas no Colégio João D’Abreu (locado pela Instituição).
Educação
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Educação
Volta às aulas: escolas recebem alimentos diretamente da produção indígena, da agricultura familiar e do agroextrativismo

Uma boa aprendizagem depende de algumas condições, e a alimentação escolar rica em nutrientes é um desses importantes requisitos. Nessa volta às aulas, a escola Xerente, São José, localizada em Tocantínia (TO), é um exemplo do avanço na compra direta de agricultores e extrativistas da própria comunidade. São tios, pais e avós que contribuem para uma alimentação escolar com menos produtos industrializados e mais alimentos frescos, saudáveis e adequados ao costume alimentar das crianças indígenas.
A professora e mãe, Belcilene Sibakadi Xerente, reforça o impacto da alimentação na aprendizagem das crianças. “Desde que surgiu o alimento diretamente da roça para as escolas eu fiquei muito feliz por meus alunos – meus filhos, porque comparo como filhos – estarem comendo um alimento saudável, um alimento fresco e riquíssimo em ferro e nutrientes, e não com validade, enlatado. É um desenvolvimento melhor ver as crianças de barriga cheia com comida típica Xerente, ficam mais espertos”, conta.
Além dos benefícios nutricionais, a compra direta tem logística de transporte de alimentos simplificada e fortalece a comunidade com a geração de renda sustentável e de baixo carbono. O procurador do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador da Catrapovos Tocantins, Dr. Álvaro Mazano, reforça a relevância das políticas de alimentação escolar.
“O fato de o alimento ser adquirido no próprio local onde a escola está inserida faz com que esse alimento tenha uma maior pertinência com as crianças, melhora a qualidade dos alimentos que são servidos e permite que haja geração de renda para os pais dessas crianças. E queremos que chegue a 100% do PNAE. O ideal é que toda a alimentação seja produzida no próprio local onde ele é consumido”, explica o procurador.
Alimentação escolar em números
Das 139 escolas localizadas na zona rural do Tocantins, 95 são indígenas, 43 são do campo (rurais) e duas são quilombolas, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado. Essas instituições atendem milhares de alunos em contextos culturais e territoriais diversos e requerem uma abordagem diferenciada para garantir a qualidade alimentar.
O Tocantins registra 9.770 matriculados em área de assentamento, 7.659 matrículas em escolas indígenas e 1.933 matrículas em escolas quilombolas, indicando uma demanda significativa por intervenções alimentares culturalmente adequadas.
Compra direta da comunidade
A Lei nº 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar. No entanto, embora seja observado avanço, muitos municípios ainda não cumprem a legislação, que pode ser a solução para uma alimentação mais saudável no contexto escolar.
Segundo dados do PNAE, entre os municípios com povos e comunidades tradicionais que ainda não cumprem os 30% e que poderiam se desenvolver a partir dessa política, destacam-se Arraias, Paranã, Carrasco Bonito, Itacajá, Itaguatins, Mateiros, Maurilândia, Muricilândia, São Bento, São Félix do Tocantins e Tocantínia.
Já os municípios que atingiram a exigência mínima, podem expandir sua atuação, especialmente frente à tramitação do PL 5352/2016, que pretende aumentar para 40% o percentual de alimentos provenientes da agricultura familiar. Conforme o projeto, esse percentual deve chegar a 70% até o final de 2028.
No entanto, não é necessário aguardar a legislação. Gestores podem sair na frente e aplicar recursos do PNAE, do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e recursos complementares do município, tudo em alimentos produzidos localmente, inclusive contemplando a diversidade alimentar presente nos territórios.
E para preparar as comunidades para acessar o mercado institucional, a servidora da Funai, Maria Clara Bernardes, conta que desde 2023 têm sido realizadas oficinas nos territórios indígenas. “Foi identificada uma lacuna de informações sobre a realidade da produção e o mapeamento de agricultores. Então a Funaipassou a organizar as consultas e oficinas nos territórios, com diagnóstico de roças para identificar a abundância de alimentos tradicionais nos territórios, quebrando o paradigma de que a produção não seria o suficiente”, explica.
Catrapovos
A Mesa Permanente de Diálogo Catrapovos Brasil é uma iniciativa que visa estimular a alimentação regionalizada em escolas de territórios indígenas e tradicionais. A Catrapovos foi criada em 2021 pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (MPF) para replicar em todo o país a boa prática desenvolvida pela Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa).
A mesa é composta por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil e discute os entraves e soluções, buscando juntos as formas de viabilizar as compras públicas da produção de comunidades indígenas e tradicionais, garantindo o cumprimento da lei sobre a aquisição de, no mínimo, 30% de produtos da agricultura familiar, além do direito à alimentação escolar adequada aos processos de produção e cultura local.
No Tocantins a Catrapovos é composta pelo MPF, Funai, Cecane/UFT, Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática, Conab, Seduc, Consea, Ruraltins, entre outras organizações que trabalham para otimizar a alimentação escolar tradicional, sendo a participação popular, sempre bem-vinda.
Educação
3 cursos extracurriculares que toda criança deveria fazer para desenvolver novas habilidades
Especialista destaca como o acesso a novos conhecimentos na infância impulsiona o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças.

Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, o aprendizado infantil precisa ser completo e prático. O estímulo de novos conhecimentos na infância é muito importante e ultrapassa as salas de aula convencionais. É o que explica Vinícius Diégues Fuzessy Colares, responsável pela Jumper! Profissões e Idiomas, de Gurupi no Tocantins. “Cursos como robótica, informática e inglês infantil têm se mostrado grandes aliados no reforço escolar, ampliando o raciocínio lógico, a criatividade e até a autonomia dos pequenos. Essas formações ajudam a despertar o interesse pelo conhecimento de forma leve, lúdica e interativa”, comenta. Pesquisas do Afterschool Alliance mostram que alunos em atividades pós-escolares de qualidade têm melhor frequência, comportamento e desempenho em testes e notas, com ganhos de até 38 % em taxa de promoção e notas melhores em leitura e matemática. Isso se traduz em mais engajamento nas atividades escolares e até melhora no rendimento. O especialista listou os benefícios desses cursos e os impactos positivos no desenvolvimento.
Robótica
A robótica é uma atividade que estimula diversas competências importantes, como raciocínio lógico, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. De maneira lúdica e interativa, permite que as crianças tenham contato com conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O curso é indicado para crianças entre 8 e 12 anos que demonstram interesse por matemática, programação, mecânica e elétrica, além de possuírem raciocínio lógico mais desenvolvido. Ao mesmo tempo, ajuda os pequenos a compreender, na prática, como a tecnologia pode ser aplicada para tornar a vida das pessoas melhor.
Inglês
Aprender um segundo idioma na infância não só amplia as possibilidades de comunicação no futuro, como também fortalece a memória, o foco e a capacidade de resolver problemas. Para que o aprendizado de inglês seja efetivo, é fundamental que seja divertido, contextualizado e respeite o ritmo de cada criança. A metodologia pode variar conforme a idade e os objetivos do curso, permitindo que os alunos comecem a se comunicar em inglês desde o primeiro dia. Além disso, o estudo da língua ajuda a exercitar o cérebro, ampliando conexões neurais e estimulando funções cognitivas. Aprender inglês na infância facilita a fluência e a desenvoltura no idioma, constrói habilidades de comunicação, como alternar entre idiomas, e é essencial para a comunicação global, cada vez mais presente no dia a dia das crianças.
Informática
Mais do que apenas aprender a “mexer no computador”, os alunos desenvolvem pensamento lógico, autonomia e criatividade para realizar tarefas escolares com mais eficiência. Destinado a crianças de 7 a 11 anos, o curso é ideal para quem tem interesse em tecnologia e deseja ampliar seus conhecimentos desde cedo. De forma lúdica e interativa, os pequenos aprendem conceitos essenciais de informática, como sistema operacional, componentes do computador, internet, Excel, PowerPoint, Word, Paint e e-mail. Além de despertar habilidades práticas, o curso também é um excelente aliado nos estudos, auxiliando na realização de trabalhos escolares e projetos acadêmicos.
“Aprender de forma prática, divertida e próxima da realidade da criança torna o conhecimento mais fácil e significativo. Cursos como Robótica, Inglês e Informática desenvolvem autonomia, entusiasmo e mostram que aprender pode ser leve e transformador”, finaliza.
Sobre a Jumper! Profissões e Idiomas
Criada em 2003, a Jumper! Profissões e Idiomas é uma rede de ensino que conta com mais de 40 cursos profissionalizantes e de língua estrangeira para crianças e adultos. Com mais de 600 mil alunos formados pela instituição, a empresa tem 60 unidades espalhadas pelo país. Além de transformar o futuro das pessoas através da educação, a Jumper! Planeja dobrar o número de franquias em 2025.
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