Turismo
Jalapão volta a ser destaque na divulgação do Estado

Por Seleucia Fontes
Visitantes poderão conferir este e outros atrativos em estande de 90m2
O Estado do Tocantins se prepara para levar a maior delegação a uma edição da Abav Expo. Serão mais de 100 pessoas, entre agentes de viagens, operadores de turismo e outras categorias do setor, e ainda técnicos do Governo do Estado, de prefeituras, de entidades como o Sebrae Tocantins, que dividirão um espaço de 90m2.
A 49ª edição do evento realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), com patrocínio do Sebrae Nacional e da Confederação Nacional do Comércio (CNC) acontecerá entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda, Grande Recife.
Entre os diversos destinos a serem apresentados ao grande público e levados às rodadas de negócios, um dos destaques do Estado será o Jalapão, que nos últimos anos se tornou uma espécie de destino dos sonhos dos amantes do ecoturismo, da natureza e da aventura, reunindo a beleza singular das dunas, dos fervedouros e das cachoeiras, além de agregar um valor cultural inestimável: as tradições mantidas por suas comunidades.
São motivos mais que suficientes para atrair artistas, políticos e comuns mortais em busca de um cenário exótico que mistura deserto, cerrado, floresta, nascentes e comunidades remanescentes de quilombolas.
Vale lembrar: o Jalapão é dourado! Não apenas pelos raios solares que cobrem as dunas e a pedra furada ao entardecer, mas também marcado pelo singular artesanato em capim dourado, produzido pelas artesãs da região.
Durante da Abav Expo, também serão divulgados os atrativos das Serras Gerais, de Palmas e entorno, além da pesca esportiva e do turismo de observação de aves nas regiões do Cantão e da Ilha do Bananal.
Encantos do Jalapão
Principais atrativos:
Ponte Alta – 187 km de Palmas
Pedra Furada, Caniôn Sussuapara, Morro do Sereno
Mateiros – 341 km de Palmas
Cachoeira da Velha/ Prainha do Rio Novo, Dunas, Serra do Espírito Santo,
Cachoeira do Formiga, Fervedouro do Ceiça, Fervedouro Buritizinho, Encantos do Peixinho
Comunidade Quilombola – Povoado Mumbuca
São Félix – 262,6 km de Palmas
Fervedouro Bela Vista, Fervedouro Veredas, Fervedouro Por Enquanto, Cachoeira das Araras, Serra da Catedral
Comunidade Quilombola – Povoado do Prata

Cachoeira da Velha, em Mateiros, um dos atrativos mais visitados do Jalapão. Foto Angélica Lima

Pedra Furada, em Ponte Alta, também atrai os turistas. Foto Emerson Silva.

Entre os fervedouros do Jalapão, o Bela Vista, em São Félix, é considerado o maior. Foto Flávio Cavalera
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
-
Turismo1 dia atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo1 dia atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Palmas1 dia atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Governo do Tocantins9 horas atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas4 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo