conecte-se conosco

Entretenimento

Jardins do Tocantins

Publicadas

sobre

Júlia d´Paula abre dia 11 sua 4ª exposição

individual com trabalhos que levará a Paris

A jovem artista plástica palmense Júlia d´Paula abre às 19h do dia 11 de janeiro (quarta-feira), na Galeria Municipal da Fundação Cultural de Palmas, a exposição “Jardins do Tocantins”, sua quarta mostra individual, a mesma que será apresentada aos franceses em outubro deste ano no Salão Internacional de Arte Contemporânea Le Carrousel Du Louvre, em Paris, a convite e curadoria da empresária e artista plástica carioca Lisandra Miguel.

O vernissage contará com participações especiais dos músicos Genésio Tocantins, Dorivã, Diomar Naves e Badinho Araújo.

Vencedora do “V Salão Palmense de Novos Artistas – Categoria Infanto-Juvenil” da Fundação Cultural de Palmas em 2021 com a tela “Ipês do Tocantins”, Júlia d´Paula adquiriu o direito a uma exposição individual, que acontece agora sob curadoria do jornalista, radialista, escritor e compositor Tião Pinheiro, e aproveita para celebrar dez anos de pintura e o início de uma nova etapa em sua trajetória artística.

 

São 32 trabalhos de tamanhos variados, sendo 26 telas de tecido, 3 peças de MDF e 3 em papel canson, pintados com tinta óleo e tinta acrílica, usando pincéis e espátulas. O tema proposto é a natureza, com inspiração nas belezas naturais do Estado do Tocantins, as quais a artista pretende exibir e enaltecer durante essa que será a sua quarta Exposição Individual, que ficará aberta à visitação até o dia 3 de fevereiro, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Júlia d´Paula (Júlia De Paula Proença Pontes) nasceu em Palmas no dia 11 de junho de 2008 e, desde os dois anos, os seus dons artísticos surgiram. Aos quatro anos já fazia pintura, dança (ballet, jazz e ginástica rítmica) e música (flauta, violão e piano). O seu inquestionável talento se desenvolveu com estudos e muita dedicação e vem impressionando a todos que tomam conhecimento do seu trabalho.

É autodidata, prefere a tinta óleo e a técnica do espatulado, gosta de dar volume às suas telas, fazer efeitos 3D e usar luz e sombra. Embora tenha sofrido a influência de vários movimentos e artistas, é uma artista naif, pois pinta com a alma, de forma espontânea, emotiva e livre.

Em 2014, iniciou o primeiro curso de arte infantil na Imaginarte, onde conheceu os primeiros movimentos artísticos e participou das primeiras exposições coletivas.

Em 2016, sua mãe realizou sua primeira exposição individual – “Meus 8 anos” – sob a crítica e curadoria das artistas Edinéia Avancini e Marcella Lira, na sede da OAB-TO, em Palmas-TO.

Em 2017, encontrou os seus atuais professores de pintura e desenho, o casal Helena e Orlando Santos, da Escola Loja das Artes, e iniciou uma nova fase, com liberdade para seguir suas preferências, sentimentos e pensamentos.

Em 2018, nasceu ideia da sua Galeria de Artes e da 2ª exposição dos seus trabalhos.

Em 2019, fez o curso de artes da Fundação Cultural de Palmas (FCP), onde conheceu o professor e artista Ronan Gonçalves e participou da exposição coletiva da FCP. No mesmo ano, conheceu sua primeira curadora – Elsa Elvas – com quem se manteve conectada até outubro de 2021.

Em junho de 2021, inaugurou o seu espaço de artes e a sua segunda exposição individual – “Meu Pincel Não é Criança” – sob a crítica e curadoria da artista Elsa Elvas.

Em dezembro de 2021, sua tela “Ipês Do Tocantins” venceu o “V Salão Palmense de Novos Artistas” – Categoria Infanto-Juvenil da Fundação Cultural de Palmas-TO.

E foi neste mesmo mês que aconteceu o encontro de Júlia com o jornalista, radialista, escritor e compositor Tião Pinheiro, que, impressionado e encantado com o trabalho dela, escolheu as telas “O Banco”, “Dueto” e “Amorosamente” para ilustrar o livro de poesias “Amorosamente”, lançado em março de 2022. A partir de então, iniciaram uma amizade seguida de parceria profissional, bem explícita na terceira exposição individual de Júlia d´Paula, batizada de – “Amorosamente” – para eternizar a sua conexão com Tião Pinheiro.

 

“Amorosamente” celebra os dez anos de carreira da artista, proporciona ao público o conhecimento da sua obra completa (de 2012 a 2022), despede-se da infância com temáticas variadas: pessoas, animais, personagens, abstratos, paisagens, flores, releituras, dentre outras e que ainda se encontra aberta ao público, na Júlia d’Paula Belas-Artes e Galeria, de segunda a sexta, no horário comercial e em horários especiais, mediante agendamento.

Em julho de 2022, Júlia recebeu o honroso convite para expor suas telas no Salão Internacional de Arte Contemporânea Le Carrousel Du Louvre, em Paris (França), em outubro de 2023, sob a curadoria de Lisandra Miguel. E, desde então, passou a trabalhar arduamente na exposição de Paris, batizada de “Jardins do Tocantins”.

Em outubro de 2022, participou com as telas “Sous-Sou” (de 2021), “Ipês do Tocantins” (2019), “Flores do Sol” (2021), “Dueto” (2021) e “Do Outro Lado” (2021) de uma exposição coletiva de arte jovem realizada pela AMAN Galeria de Arte de Palmas-TO em parceria com a T21 Associação e a APAE Tocantins, batizada de “Galeria Alegria”, sob a curadoria do artista Ronan Gonçalves Rogo.

“Jardins do Tocantins”, portanto, é um delicioso convite à apreciação da bela e instigante arte de Júlia d´Paula.

SERVIÇO

O que: Abertura da exposição Individual de Júlia d´Paula – “Jardins do Tocantins”
Quando: Dia 11 de janeiro (quarta-feira), 19h
Onde: Galeria da Fundação Cultural – Abertura da Exposição “Jardins do Tocantins”, de Júlia d´Paula
Participações especiais: Genésio Tocantins, Dorivã, Diomar e Badinho Araújo
Curadoria: Tião Pinheiro
Ingresso: Entrada franca
Realização: Fundação Cultural de Palmas e Júlia d´Paula Belas-Artes e Galeria

Contatos
Gisele Proença: (63) 9 8436-3004
Tião Pinheiro: (63) 9 9978-1980
Telefone da Júlia d´Paula Belas-Artes e Galeria: (63) 98512 5022
Instagram da Galeria: juliadpaulabelasartes

Entretenimento

Cineasta tocantinense Eva Pereira é eleita para comissão que selecionará filme brasileiro ao Oscar 2026

Publicadas

sobre

Nascida e criada no interior do Tocantins, em uma família humilde, a cineasta Eva Pereira tem trilhado uma trajetória marcada por coragem, talento e conquistas que cruzaram fronteiras do País. Com produções premiadas, participações consecutivas no Festival de Cannes e uma filmografia aclamada por sua potência estética e política, Eva acaba de alcançar mais um momento decisivo em sua caminhada: foi escolhida para integrar a comissão que selecionará o filme brasileiro que representará o país no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional — um dos espaços mais emblemáticos do cinema mundial.

A fundadora da produtora Cunha Porã Filmes foi anunciada como integrante da Comissão de Seleção do filme brasileiro, na sexta-feira, 11. A comissão é formada por 15 membros, sendo 12 eleitos entre as/os sócias/os da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e três convidados especiais pela diretoria: o ator e diretor Lázaro Ramos, a produtora e realizadora Sara Silveira e a jornalista e crítica de cinema Simone Zuccolotto.

A escolha de Eva Pereira representa um marco histórico não apenas para o Tocantins, mas para o cinema produzido fora dos grandes centros do País. Nascida e criada na zona rural do interior tocantinense, de origem negra, de origem pobre e nortista, Eva é hoje uma das vozes mais promissoras e potentes do audiovisual brasileiro contemporâneo. “Sou filha do mato, mulher preta, do Norte do Brasil. Cresci entre roças e rios, onde o cinema parecia algo muito distante. Ser escolhida para compor essa comissão é algo que jamais imaginei quando comecei. É uma honra enorme e, acima de tudo, um símbolo de que outras meninas como eu podem chegar também. Estou muito feliz por mim, mas ainda mais por quem me fez chegar onde cheguei, o trabalha árduo e incansável dos meus pais” afirma Eva, emocionada.

Fundadora da Cunha Porã Filmes, produtora dedicada à valorização de narrativas periféricas e de direitos humanos, Eva já teve suas obras exibidas e premiadas em festivais nacionais e internacionais. Sua filmografia se destaca pelo olhar poético e político sobre temas como ancestralidade, território e identidade. “O Oscar ainda é um dos palcos mais observados do cinema mundial. Fazer parte da comissão que vai escolher o filme que levará o Brasil a essa vitrine global é uma responsabilidade imensa,” destaca.

A presença de Eva Pereira nesta comissão reforça um movimento crescente de diversificação e descentralização no cinema nacional — um reconhecimento às vozes que por décadas estiveram à margem, mas que agora ocupam com legitimidade os espaços de decisão e prestígio. Com o olhar atento de uma mulher que carrega as paisagens do cerrado e as histórias de resistência de sua terra natal, Eva promete contribuir para uma escolha que represente, de forma digna e plural, a potência do cinema brasileiro no cenário internacional. “O audiovisual é para mim uma ferramenta muito poderosa de transformação social e até de se fazer Justiça. Eu estou muito feliz de poder mostrar para o mundo as histórias que eu defendo e mais ainda por estar nessa comissão ao lado de tanta gente que eu admiro, como Marcelo Serrado e Cibele Amaral.

Conheça Eva Pereira
Eva Pereira – Roteirista, Produtora e Diretora Cinematográfica Tocantinense. Com mais de 20 anos de experiência no audiovisual, percorreu por todos os departamentos da produção até se estabelecer como uma das diretoras de destaque da Região Norte do Brasil. Sócia fundadora da Cunhã Porã Filmes, tem como marca registrada do seu trabalho a capacidade de dialogar com diferentes camadas sociais, a valorização e preservação da rica identidade cultural amazônica, representando um dos “brasis” ainda pouco explorados no cinematografia nacional.

Em 2024, seu longa-metragem de ficção, “O Barulho da Noite”, circulou por oito países e três continentes, conquistando 10 prêmios internacionais. Além de criar e produzir conteúdos pela Cunhã Porã Filmes, também têm ampliado horizontes ao assinar direção de trabalhos para plataformas: Em 2022 – dirigiu o episódio “Anavitória”, para a série “Minha Música, Minha Terra” – Original Disney Plus, em 2023 dirigiu o episódio “Gloria Groove”, para a série “La musica esta servida” original Disney +, a série “O Mistério de Nhemyrõ” em que assina roteiro e direção está disponível na Prime Vídeo.

Atualmente se prepara para dirigir o longa Ficção, “Luzilia – O Sertão em meus Olhos” e paralelamente assina a produção das obras “MORANGO DO NORTE” (FIC) e “Ilha do Bananal – A Morte das Águas” (DOC).

Conheça a Cunhã Porã Filmes
A Cunhã Porã Filmes é considerada uma das empresas do setor audiovisual mais atuantes da Região Norte do Brasil. Fundada em 2016 pela premiada cineasta tocantinense Eva Pereira, a empresa tem como uma das principais marcas a capacidade de se comunicar com diferentes públicos, camadas sociais, mundos e esferas, preservando a identidade cultural da sua região. Com seus projetos, representa um dos muitos “brasis” ainda invisíveis ou pouco explorados em nossa cinematografia nacional. É destaque pelo seu pioneirismo artístico, alcance internacional das suas produções e iniciativas de caráter social e educativo, comprovando qualidade criativa e comprometimento social.

Continue lendo

Entretenimento

Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

Publicadas

sobre

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), marcou presença na abertura oficial da temporada de praia de São Salvador do Tocantins, na noite desta quinta-feira, 10, na Praia da Moreninha.

Recepcionado pelo prefeito do município, André Borba, e pelo também deputado estadual Valdemar Junior, Amélio Cayres celebrou o início da temporada, reforçando seu compromisso com o fomento ao turismo nas cidades do interior.

Para a estrutura da temporada de praia em São Salvador, o parlamentar destinou R$ 100 mil por meio de emenda parlamentar, já enviado aos cofres da Prefeitura. O recurso foi aplicado na infraestrutura do evento, contribuindo para a organização, segurança e conforto dos visitantes.

“A temporada de praia é um dos eventos mais importantes para o lazer, a geração de renda e a valorização das nossas belezas naturais. Apoiar iniciativas como essa é investir diretamente na economia e na qualidade de vida do nosso povo e eu fico muito feliz em contribuir, principalmente em uma cidade que está sendo tão bem cuidada pelo prefeito e com tantos potenciais, como é o caso de São Salvador”, destacou Cayres, em seu discurso no palco de abertura.

O prefeito da cidade destacou a importância da emenda destinada. “Fui ao gabinete do Amélio e pedi uma ajuda para nossa temporada porque estávamos precisando, ele se comprometeu a mandar R$ 100 mil e o recurso que já está na conta e sendo usado para garantir a nossa estrutura. Obrigado por ter atendido ao nosso pedido, sabemos que a cada dia queremos melhorar mais e também que o senhor também quer o melhor pro povo”, frisou Borba.

Continue lendo

Entretenimento

Oficina de instrumentos andinos oferece imersão gratuita na cultura musical da américa do sul

Publicadas

sobre

Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente. A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos. A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo: Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores. Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado. Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro. Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso. "A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro", explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. "É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos." A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio. SERVIÇO: O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025 Quando: 14 de julho (Segunda-feira) Horário: A partir das 19h30 Onde: Patio de Chile – 1203 Sul Quanto: Entrada Franca Link para inscrição: https://forms.gle/zkQLQ7Lzbor6C2f37 Sobre os oficineiros: Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.

Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente.

A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos.

A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.

O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo:

  • Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores.

  • Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado.

  • Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro.

  • Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso.

“A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro”, explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. “É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos.”

A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio.

SERVIÇO:

  • O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025

  • Quando: 14 de julho (Segunda-feira)

  • Horário: A partir das 19h30

  • Onde: Patio de Chile – 1203 Sul

  • Quanto: Entrada Franca

  • Link para inscrição: https://forms.gle/zkQLQ7Lzbor6C2f37

Sobre os oficineiros:
Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.

Continue lendo
Propaganda
colheita da soja
Economia6 horas atrás

Tarifa de 50% dos EUA ameaça agro e exportações do Brasil

Secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, destaca ações do Governo do Tocantins que impulsionam o audiovisual tocantinense - Foto: Elton Abreu/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins6 horas atrás

Com investimento da Lei Paulo Gustavo, Governo do Tocantins transforma cenário do cinema e projeta o estado no cenário nacional

Entretenimento2 dias atrás

Cineasta tocantinense Eva Pereira é eleita para comissão que selecionará filme brasileiro ao Oscar 2026

Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa do Taquaruçu Fest com Bell Marques e reforça apoio à cultura e ao turismo no Tocantins

Pastor Carlos Velozo, e o deputado Estadual Dr. Danilo Alencar se reuniram nesta sexta, 11, para falar sobre demandas de saúde pública – Foto: Edu Fortes
Palmas3 dias atrás

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias eletivas em Palmas

Entretenimento3 dias atrás

Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

Cidade de Palmas3 dias atrás

Eduardo Siqueira Campos recebe alta médica e seguirá tratamento em prisão domiciliar

a group of people in a canoe on a lake
Turismo3 dias atrás

Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas

Turismo3 dias atrás

Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos

Foto: Astur Socorro (SP) - Divulgação
Turismo3 dias atrás

Muito além da estadia

Marca lança ambiente-conceito que ressignifica o vestir no cotidiano, com foco em experiências sensoriais e momentos de leveza
Moda e Estilo3 dias atrás

Letslo apresenta conceito “Íntimo” e reposiciona o vestir como ato de autocuidado

Assinatura para o início das obras será realizada pelo governador Wanderlei Barbosa em solenidade às 10 horas, em Formoso do Araguaia - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins3 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14

Público que vai curtir o Taquaruçu Fest é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa - Loise Maria/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins4 dias atrás

Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest

Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência
Economia4 dias atrás

Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo

Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente. A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos. A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo: Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores. Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado. Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro. Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso. "A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro", explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. "É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos." A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio. SERVIÇO: O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025 Quando: 14 de julho (Segunda-feira) Horário: A partir das 19h30 Onde: Patio de Chile – 1203 Sul Quanto: Entrada Franca Link para inscrição: https://forms.gle/zkQLQ7Lzbor6C2f37 Sobre os oficineiros: Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.
Entretenimento4 dias atrás

Oficina de instrumentos andinos oferece imersão gratuita na cultura musical da américa do sul

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Energisa4 dias atrás

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte
Moda e Estilo4 dias atrás

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte

Ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses
Governo do Tocantins4 dias atrás

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional
Conteúdo Religioso4 dias atrás

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional

Semus adota estratégias variadas para combater transmissores de arborivoses – Foto: Arquivo Semus
Palmas4 dias atrás

Palmas registra redução de 80% nos casos confirmados de dengue

colheita da soja
Economia6 horas atrás

Tarifa de 50% dos EUA ameaça agro e exportações do Brasil

Secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, destaca ações do Governo do Tocantins que impulsionam o audiovisual tocantinense - Foto: Elton Abreu/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins6 horas atrás

Com investimento da Lei Paulo Gustavo, Governo do Tocantins transforma cenário do cinema e projeta o estado no cenário nacional

Entretenimento2 dias atrás

Cineasta tocantinense Eva Pereira é eleita para comissão que selecionará filme brasileiro ao Oscar 2026

Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa do Taquaruçu Fest com Bell Marques e reforça apoio à cultura e ao turismo no Tocantins

Pastor Carlos Velozo, e o deputado Estadual Dr. Danilo Alencar se reuniram nesta sexta, 11, para falar sobre demandas de saúde pública – Foto: Edu Fortes
Palmas3 dias atrás

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias eletivas em Palmas

Entretenimento3 dias atrás

Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

Cidade de Palmas3 dias atrás

Eduardo Siqueira Campos recebe alta médica e seguirá tratamento em prisão domiciliar

a group of people in a canoe on a lake
Turismo3 dias atrás

Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas

Turismo3 dias atrás

Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos

Foto: Astur Socorro (SP) - Divulgação
Turismo3 dias atrás

Muito além da estadia

Marca lança ambiente-conceito que ressignifica o vestir no cotidiano, com foco em experiências sensoriais e momentos de leveza
Moda e Estilo3 dias atrás

Letslo apresenta conceito “Íntimo” e reposiciona o vestir como ato de autocuidado

Assinatura para o início das obras será realizada pelo governador Wanderlei Barbosa em solenidade às 10 horas, em Formoso do Araguaia - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins3 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14

Público que vai curtir o Taquaruçu Fest é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa - Loise Maria/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins4 dias atrás

Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest

Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência
Economia4 dias atrás

Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo

Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente. A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos. A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo: Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores. Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado. Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro. Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso. "A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro", explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. "É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos." A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio. SERVIÇO: O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025 Quando: 14 de julho (Segunda-feira) Horário: A partir das 19h30 Onde: Patio de Chile – 1203 Sul Quanto: Entrada Franca Link para inscrição: https://forms.gle/zkQLQ7Lzbor6C2f37 Sobre os oficineiros: Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.
Entretenimento4 dias atrás

Oficina de instrumentos andinos oferece imersão gratuita na cultura musical da américa do sul

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Energisa4 dias atrás

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte
Moda e Estilo4 dias atrás

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte

Ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses
Governo do Tocantins4 dias atrás

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional
Conteúdo Religioso4 dias atrás

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional

Semus adota estratégias variadas para combater transmissores de arborivoses – Foto: Arquivo Semus
Palmas4 dias atrás

Palmas registra redução de 80% nos casos confirmados de dengue

colheita da soja
Economia6 horas atrás

Tarifa de 50% dos EUA ameaça agro e exportações do Brasil

Secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, destaca ações do Governo do Tocantins que impulsionam o audiovisual tocantinense - Foto: Elton Abreu/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins6 horas atrás

Com investimento da Lei Paulo Gustavo, Governo do Tocantins transforma cenário do cinema e projeta o estado no cenário nacional

Entretenimento2 dias atrás

Cineasta tocantinense Eva Pereira é eleita para comissão que selecionará filme brasileiro ao Oscar 2026

Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa do Taquaruçu Fest com Bell Marques e reforça apoio à cultura e ao turismo no Tocantins

Pastor Carlos Velozo, e o deputado Estadual Dr. Danilo Alencar se reuniram nesta sexta, 11, para falar sobre demandas de saúde pública – Foto: Edu Fortes
Palmas3 dias atrás

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias eletivas em Palmas

Entretenimento3 dias atrás

Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

Cidade de Palmas3 dias atrás

Eduardo Siqueira Campos recebe alta médica e seguirá tratamento em prisão domiciliar

a group of people in a canoe on a lake
Turismo3 dias atrás

Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas

Turismo3 dias atrás

Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos

Foto: Astur Socorro (SP) - Divulgação
Turismo3 dias atrás

Muito além da estadia

Marca lança ambiente-conceito que ressignifica o vestir no cotidiano, com foco em experiências sensoriais e momentos de leveza
Moda e Estilo3 dias atrás

Letslo apresenta conceito “Íntimo” e reposiciona o vestir como ato de autocuidado

Assinatura para o início das obras será realizada pelo governador Wanderlei Barbosa em solenidade às 10 horas, em Formoso do Araguaia - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins3 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14

Público que vai curtir o Taquaruçu Fest é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa - Loise Maria/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins4 dias atrás

Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest

Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência
Economia4 dias atrás

Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo

Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente. A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos. A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo: Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores. Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado. Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro. Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso. "A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro", explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. "É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos." A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio. SERVIÇO: O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025 Quando: 14 de julho (Segunda-feira) Horário: A partir das 19h30 Onde: Patio de Chile – 1203 Sul Quanto: Entrada Franca Link para inscrição: https://forms.gle/zkQLQ7Lzbor6C2f37 Sobre os oficineiros: Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.
Entretenimento4 dias atrás

Oficina de instrumentos andinos oferece imersão gratuita na cultura musical da américa do sul

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Energisa4 dias atrás

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte
Moda e Estilo4 dias atrás

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte

Ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses
Governo do Tocantins4 dias atrás

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional
Conteúdo Religioso4 dias atrás

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional

Semus adota estratégias variadas para combater transmissores de arborivoses – Foto: Arquivo Semus
Palmas4 dias atrás

Palmas registra redução de 80% nos casos confirmados de dengue

DESTAQUES