Conteúdo Religioso
Jubileu dos Artistas em Roma tem representantes da Arquidiocese de Palmas

O pároco da Catedral de Palmas, Pe. Eduardo Zanom e o casal Anna Carolina e Wallace Cassoli estão em Roma, na Itália, representando a Arquidiocese de Palmas no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura. A programação começou em 15 de fevereiro e segue até terça, dia 18. O Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, solicitou que o trio representasse a arquidiocese por serem os responsáveis pela Turma do Padre Dudu, projeto de evangelização infantil criado em 2020.
Dentro da programação do Jubileu 2025 —‘Ano Santo da Esperança’— há diversos Grandes Eventos, como o Vaticano chama, em que são reunidos diversos segmentos da sociedade para jubileus temáticos, por exemplo, profissionais da saúde, da segurança, da comunicação. No caso dos artistas, a organização é do Dicastério da Cultura e da Educação. Os dicastérios são departamentos (divisões) que formam a Cúria Romana e têm funções específicas.
A programação incluiu a passagem pela Porta Santa e reuniões entre representantes artísticos e culturais do mundo todo. Eles puderam refletir sobre as linguagens atuais e formas de transmitir o patrimônio religioso e artístico. Em um dos encontros, os participantes tiveram três minutos para relatar a realidade cultural de onde vieram.“Diretores de centros culturais de Milão, de Londres falaram dos cursos, diversas atividades culturais oferecidas e políticas de fomento à cultura católica. Quando recebi a palavra, falei que vinha de Palmas, no Tocantins, e expliquei que, no Brasil, temos grandes problemas sociais e o desenvolvimento cultural é o meio de diminuir distâncias. Quando falei sobre o projeto cultural de evangelização com crianças, todos ficaram impressionados. O representante da Espanha também expressou que, na realidade deles, novos projetos de arte e cultura estão sendo criados a partir da necessidade da evangelização. A Igreja é rica, tem lugar para todo mundo, basta a gente se deixar usar pelo Espírito Santo”, comenta Eduardo Zanom.
Os promotores culturais teriam uma audiência com o Papa Francisco, mas ela foi cancelada pela situação de saúde do pontífice. A Missa do Jubileu dos Artistas, celebrada na Basílica de São Pedro, no domingo (16), também não teve a presença do Santo Papa. O prefeito do Dicastério, Cardeal José Tolentino de Mendonça, presidiu a Missa e leu a homília escrita por Francisco.
Refletindo o Evangelho das Bem-Aventuranças, o Sumo Pontífice afirmou que os artistas e representantes da cultura são chamados a dar voz a quem não tem, a transformar dor em esperança e revelar a verdade, a bondade e a beleza escondidas.
“O artista é aquele ou aquela que tem a função de ajudar a humanidade a não se desnortear, a não perder o horizonte da esperança. Mas atenção: não é uma esperança fácil, superficial e desencarnada. Não! A verdadeira esperança entrelaça-se com o drama da existência humana. Queridos artistas, vejo em vós guardiães da beleza que sabe inclinar-se sobre as feridas do mundo, que sabe escutar o grito dos pobres, dos sofredores, dos feridos, dos presos, dos perseguidos, dos refugiados. Vejo em vós guardiães das Bem-Aventuranças!”, escreveu o Papa em trecho da homília.
Profetas Culturais
Durante o encontro, o prefeito do Dicastério da Cultura e da Educação, Cardeal José Tolentino de Mendonça, deixou claro o papel dos centros culturais católicos, colocando a cultura como um campo novo de evangelização, assim como já foi, em outras épocas, a escola e a catequese. “Vivemos em um mundo pluralista e precisamos desenvolver a habilidade do diálogo cultural. O grande entusiasmo do Papa Francisco ao convocar o mundo da cultura para o Jubileu é estimular a compreensão de que é preciso enraizar a esperança na cultura”, comentou o Cardeal, que foi presenteado pelo grupo tocantinense. Ele recebeu um exemplar do novo livro do Pe. Eduardo, lançado este mês, que conta os desafios da evangelização infantil a partir da experiência com a Turma do Padre Dudu.
“O Cardeal Tolentino nos exortou claramente que precisamos ser profetas culturais. Além disso, ele destacou a importância de fazermos uma tradução cultural das grandes linhas do magistério do Papa Francisco. A cultura é o meio pelo qual traduzimos e damos sentido ao Evangelho na vida da pessoa”, ressalta o sacerdote da Catedral de Palmas.
Anna Carolina Cassoli aponta o desafio de continuar a história. “Aqui na Europa tudo é muito bonito, mas a cultura não é feita apenas de conservação, mas também de continuidade. É necessário continuar a Missão e tornar a fé sempre acessível nas variadas formas. A cultura vive a lógica da metamorfose, sempre em mudança e sempre atual.” Segundo Wallace, “viver esse espírito em Roma faz com que a fé esteja mais fortalecida e dá ânimo para continuar criando novas frentes de trabalho com a evangelização infantil”.
“Um momento marcante aconteceu na passagem da Porta Santa. À noite, a Basílica de São Pedro toda escura, só com alguns pontos de luz, favoreceu ainda mais a oração e contemplação. Isso nos fez entender que a cultura também é um caminhar em direção a Cristo, é uma forma de expressar nossa fé”
Pe. Eduardo Zanom
Conteúdo Religioso
Mulheres Plenas II edição: evento exclusivo em Palmas

A Paróquia São Cristóvão, da Arquidiocese de Palmas, promove nos dias 04 e 05 de outubro a segunda edição do evento católico Mulheres Plenas. O encontro é voltado exclusivamente para mulheres e combina fé, espiritualidade, música, louvor e momentos de reflexão sobre temas relevantes do universo feminino, como violência contra a mulher e relacionamentos abusivos.
Programação exclusiva e palestrante especial
Durante o evento, as participantes terão momentos de oração, palestras e debates sobre temáticas femininas à luz da doutrina católica, missa, adoração ao Santíssimo Sacramento e a presença da missionária digital Juliana Rachid como palestrante oficial.
Juliana Rachid, com mais de 300 mil seguidores no Instagram, vem ao Tocantins pela primeira vez. Ela compartilha vídeos diários que ajudam mulheres cristãs a compreenderem seu propósito de vida e identidade, além de viajar o Brasil ministrando palestras em eventos católicos de mulheres, sendo referência nacional na área.
Segundo o padre João Paulo Veloso, idealizador do evento e pároco da Paróquia São Cristóvão, “O primeiro Mulheres Plenas em 2023 foi uma bênção. Nesta edição, queremos oferecer formação e espiritualidade, ajudando mulheres a lidarem com os desafios da vida familiar, carreira, educação dos filhos e vivência da fé na Igreja”.
Foco no combate à violência contra a mulher
Um dos destaques desta edição é a Roda de Conversa sobre violência contra a mulher e relacionamentos abusivos. Autoridades de núcleos especializados do Tocantins participarão, explicando como os órgãos de controle atuam, comentando casos recorrentes e orientando mulheres sobre como identificar e sair de situações abusivas.
Outros temas da programação
- Identidade, propósito, missão e vocação da Mulher Plena;
- As virtudes e como elas ajudam a alcançar a plenitude;
- Espírito Santo de Deus: a força da Mulher Plena;
- “Brilhe a Vossa Luz” (Mateus 5,16) – tema bíblico do encontro.
Informações práticas
O que? Mulheres Plenas II Edição
Quando? 04/10 das 13h30 às 19h30 e 05/10 das 7h30 às 12h
Onde? Paróquia São Cristóvão, Palmas, TO
Palestrante: Juliana Rachid
Como se inscrever: Exclusivamente online
Investimento: R$ 130 até 29/09
Realização: Igreja Católica, Paróquia São Cristóvão
Conteúdo Religioso
Catedral de Palmas realiza Jubileu das Crianças

Dentro do Ano Santo (Jubileu da Esperança) vivido pela Igreja Católica em 2025, há diversos eventos temáticos. Neste sábado, dia 6, é a vez de celebrar a espiritualidade infantil na Catedral com o Jubileu das Crianças.
A programação começa às 4 da tarde com a celebração da Santa Missa. Logo depois, a Praça dos Girassóis será palco para uma tarde/noite gratuita de diversão e fé. A lista de atrações é bem variada. São mais de 15 brincadeiras e brinquedos infláveis, além do show musical da Turma do Padre Dudu e participações especiais de Janjão, Pirata e da cantora Sarah Sabará, personagens do Programa Cantinho da Criança, da Canção Nova.
O pároco da Catedral e criador da Turma do Padre Dudu, Pe. Eduardo Zanom, ainda promete uma divertida dinâmica de fé, similar à peregrinação feita nas Portas Santas, nas quatro Basílicas de Roma.
“As paróquias jubilares são chamadas a organizar eventos para os fiéis visitarem a Igreja e participarem de momentos de oração, por isso vamos reunir as famílias. É um momento de rezar, de se divertir e das crianças, principalmente, terem consciência da nossa temporalidade terrena”, comenta Pe. Eduardo.
Jubileu das Crianças na Catedral de Palmas
Data: 6 de setembro
Hora: a partir das 16h
Local: Catedral e Praça dos Girassóis
Entrada Livre
Conteúdo Religioso
Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Palmas, TO – Nos dias 06 e 07 de setembro (sábado e domingo), o Mosteiro de São Bento, em Palmas, receberá para visitação e oração a Relíquia do Beato Carlo Acutis, jovem italiano conhecido como o “influencer de Deus” e referência mundial para a juventude católica.
A relíquia poderá ser visitada das 7h às 17h, em um momento especial de fé e devoção. Fiéis, grupos de oração, famílias, amigos e jovens são convidados a participar.
Durante o período de exposição, haverá celebrações da Santa Missa:
-
Sábado (06/09): às 7h
-
Domingo (07/09): às 10h30
No domingo, a Igreja Católica viverá um marco histórico, quando Carlo Acutis será canonizado em Roma pelo Papa Leão XIV, subindo à glória dos altares.
O Mosteiro de São Bento fica localizado na ARNE 13, Al. 06, Lt. 85, Palmas – TO.

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social20 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas