Economia
Kuat celebra a diversidade cultural brasileira com a campanha “A gente encontra no meu país…”
Com um sabor que conta histórias, a marca brinda a autenticidade presente nas festas, comidas e tradições de Goiás e Tocantins

Para celebrar as diferentes expressões culturais espalhadas pelo país, Kuat liderando o portfólio de guaranás regionais da Coca-Cola Brasil — Guaraná Jesus, Tuchaua, Charrua e Guarapan — lançam a campanha “A gente encontra no meu país…”, um convite para reconhecer a riqueza cultural presente nas diferentes regiões brasileiras.
Com o olhar voltado para o que há de mais genuíno em cada canto do Brasil, a campanha destaca que as tradições, sabores e festas formam um verdadeiro mosaico de identidades. Em linha com a ideia de que cada localidade é tão rica e diversa que poderia ser considerada um país em si, as marcas convidam seus consumidores a se envolverem na campanha com o objetivo de não apenas ressaltar a importância de valorizar as tradições, mas também promover a celebração do encontro entre sabores tradicionais e emergentes.
Neste sentido, cada guaraná carrega consigo um pedaço da história regional onde está presente, traduzindo os costumes e sabores que fazem parte da memória afetiva de seus consumidores. Mais do que celebrar as tradições, a proposta é olhar para o futuro e promover o encontro entre gerações, incentivando que, por meio dos consumidores mais antigos, os jovens se conectem com as raízes culturais de suas regiões.
Este ano, a ideia é unir a potência da gastronomia regional, rica em ingredientes e modos de preparo, com as festividades típicas do Brasil, que reúnem as comunidades, reforçando o papel dos guaranás como parte dessas ocasiões. A campanha explora o consumo do produto em momentos de celebração popular, criando uma conexão afetiva entre sabor e memória cultural.
Como parte desse movimento, Kuat e os guaranás regionais apresentam novas decorações de latinhas temáticas, desenvolvidas pela artista e designer Bel Andrade, que trazem ilustrações vibrantes inspiradas nos ingredientes, pratos e símbolos típicos de cada região. O resultado é uma verdadeira explosão visual que convida os consumidores a celebrarem suas origens com orgulho, sabor e alegria.
“As pessoas são fiéis guardiãs da cultura local. A mistura de gerações é a melhor forma de preservar nossa herança e transformar as tradições de hoje, olhando sempre para o futuro. Neste ano, estamos apostando no remix entre sabores e celebrações — unindo o consumo dos guaranás à gastronomia regional e às festas populares. Cada passo na festa, cada gole de guaraná, é uma forma de homenagear quem veio antes de nós e de celebrar o que ainda está por vir”, destaca Ted Ketterer, head de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Sobre Kuat
A Coca-Cola Brasil tem um portfólio de guaranás espalhado pelo Brasil que celebra a pluralidade das culturas regionais. São os únicos com 100% do fruto proveniente da Amazônia e impulsionam o desenvolvimento sustentável da região com o programa “Olhos da Floresta”, que promove a sustentabilidade na cadeia produtiva do guaraná, gerando inclusão social e renda para pequenos produtores. “E o impacto das nossas marcas não para por aí, criamos projetos destinados a apoiar empreendedoras locais de comidas regionais, o ‘Meu Negócio é meu País’, fortalecendo ainda mais o vínculo das marcas com as diversas e ricas culturas que nosso país oferece. Convidamos nossos consumidores a saberem mais sobre cada um deles”, comenta Ted.
Kuat, que está presente em todo território nacional, celebrando as diversas festividades locais, é uma palavra tupi-guarani que significa “irmão gêmeo da lua”, um nome bem apropriado para um refrigerante que contém guaraná produzido na região amazônica. Eleito o melhor sabor de guaraná champagne em diversas regiões do país e que, desde 2021, voltou para celebrar a diversidade das culturas regionais, com embalagens diferenciadas em cada canto do país, enaltecendo as tradições e trazendo experiências novas nas tradicionais festas locais, como o São João, ou para alguns a Festa Junina.
Representando o Maranhão, o Guaraná Jesus é famoso em mais de 270 cidades da região e também já está disponível em Goiás e Tocantins, um patrimônio histórico e cultural do Maranhão, conhecido nacionalmente por sua cor rosa e sabor inconfundível, com toque de cravo e canela.
Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves, atuando nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.
Com um centro produtor em Trindade, Goiás, a empresa possui nove centros de distribuição em Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu e Morrinhos, além de três unidades de crossdocking em São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atendemos diretamente 228 cidades e mais de 30 mil pontos de venda.
Produzimos, distribuímos e vendemos, de forma exclusiva em nossa área de atuação, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut e Chás Leão Ice Tea. Também distribuímos, as cervejas da Heineken Brasil, as cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera (marca Estrella Galícia), sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil, e as águas minerais Crystal e Acqua Lia. Realizamos de forma exclusiva a distribuição das marcas da Monster Company, incluindo o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Em 2023, iniciamos parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que inclui aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o whisky Old Eight e a vodka Skyy. Também firmamos parceria com a Perfetti Van Melle, líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella e com a FINI COMPANY empresa líder em inovação do ramo de guloseimas gelatinosas, marshmallow e tubes.
A sustentabilidade é um compromisso central para nós. Investimos fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, que capacita jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, e o Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, que apoia cooperativas de reciclagem e incentiva a reciclagem de embalagens PET.
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