Economia
Kuat consolida primeiros resultados de Meu Negócio é Meu País
Empreendedoras de Salvador revelam o impacto em seus comércios após participação na primeira etapa do projeto de assessoria e aceleração da marca
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Kuat apresenta a análise do impacto que o Meu Negócio É Meu País teve no comércio das pequenas empreendedoras de Salvador e região metropolitana que participaram da etapa de abertura, realizada no segundo semestre de 2022, envolvendo 500 mulheres do segmento de alimentação. Atualmente, o programa de capacitação que tem como objetivo potencializar o empreendedorismo feminino, inicia nova edição em Caruaru (Pernambuco) e, com os resultados alcançados, Kuat planeja dar continuidade na iniciativa em 2024 e amplificá-la para outras regiões brasileiras.
Meu Negócio É Meu País é um projeto gratuito, com fases de inscrição (em Salvador foram 650), capacitação online (500 empreendedoras participaram), aceleração com assessoria individual para as 30 que mais se destacaram, além de prêmio em dinheiro para impulsionar o negócio delas.
Com o conhecimento conquistado durante o projeto, muitas empreendedoras conseguiram organizar as finanças, e, acima de tudo, adquiriram a confiança em administrar e tomar decisões, o que impulsionou os resultados em seus negócios. Conheça a história de duas empreendedoras impactadas pelo Meu Negócio É Meu País, que foram impulsionadas no final do programa e receberam assessoria e prêmio em dinheiro.
Verônica Dourado, empreendedora do Foodtruck ôh, Farofeiro! teve crescimento de 500% após curso
A enfermeira Verônica Dourado comprou um carrinho de churrasco em 2019 para ajudar o cunhado desempregado, que recusou o presente. Com essa oportunidade, começou a empreender de maneira despretensiosa e a fazer eventos paralelamente à sua profissão e, mesmo assim, apresentou um bom crescimento. Desaceleradas na pandemia, as vendas se reestabeleceram em 2022 e Verônica optou por deixar o emprego de carteira assinada como enfermeira e assumir seu empreendedorismo em tempo integral. Foi quando buscou por cursos gratuitos e encontrou o Meu Negócio É Meu País na rede social de Kuat.
Segundo ela, o programa foi fundamental para desenvolver sua autoconfiança. “Eu sempre acreditei no meu produto, mas jamais acreditei em mim, pois sou da área de saúde e nunca pensei em empreender”, afirma Verônica, que apresentou crescimento de 500% em seu negócio após o curso e destaca o controle financeiro como o principal aprendizado. “Hoje eu sei para onde foi o dinheiro, sei o quanto sobra e isso é transformador. Eu tinha pouco conhecimento sobre finanças e agora eu já consegui implementar o meu pró-labore. Na fase de aceleração, comecei a anotar todos os meus gastos, fazer meu plano de caixa e hoje eu me transformei 100% em relação a isso. Essa confiança que ganhamos diante desses resultados é muito gratificante”, comemora.
Dicas básicas podem trazer grandes resultados, conforme destaca Verônica: “Meu negócio se tornou muito mais próspero após aplicar os conhecimentos apreendidos, tais como o planejamento das ações simples como, por exemplo, a introdução de videochamadas com clientes. Obtive um retorno financeiro muito maior a partir de algumas pequenas mudanças que implementei. Comparado aos meus meses anteriores, a diferença é gigantesca e considero tudo isso como um resultado das alternativas que adotei. A minha organização impactou demais na minha qualidade de vida, pois hoje eu tenho tempo, hoje eu faço o meu tempo”.
Conheça a história da Verônica aqui.
Empreendedora Sandra Nascimento, especialista em acarajé e proprietária do Vixi Mainha
Sandra brinca que trabalha com acarajé desde o ventre da mãe. “Grávida de mim, minha mãe já trabalhava com tabuleiro. Nasci e aprendi que essa comida tão tradicional era um sustento para nossas casas”, conta a empreendedora, que era ambulante. Atualmente, conta com seu ponto de venda e consolidou o serviço de entregas durante a pandemia. “O delivery que deu meu sustento naquela fase. Meu acarajé não tem concorrentes, é amado tanto por turistas quanto pelos baianos, mas a dificuldade agora é com os preços da matéria-prima, que aumentou demais. Não só dos ingredientes, o transporte está caro, os funcionários também”.
Para se reorganizar financeiramente, Sandra ficou sabendo do Meu Negócio É Meu País pela Associação das Baianas. “Aprendi muito, amei as mentorias e o curso me levantou. Agora sei ser empreendedora, tenho postura e me valorizo cada vez mais. Venci o desânimo, aceitei que minha filha – que é formada em comunicação – gerenciasse as redes sociais”, enumerou. “Me chama a atenção o carinho que Kuat tem pela pequena empresa, eles não desistem da gente”, afirmou a empreendedora que recebeu prêmio em dinheiro por se destacar no Programa. “Para mim foi grande, pude comprar camarões e investir em adesivagem que eu queria há muito tempo. Tenho o sonho de fazer congelados, e pude realizar. O cliente gosta de ver coisas novas”.
Conheça a história da Sandra aqui.
O Projeto Meu Negócio É Meu País
Meu Negócio É Meu País é realizado em parceria com o fabricante local, Solar Coca-Cola, e a organização sem fins lucrativos Aliança Empreendedora, que trabalha com projetos de apoio a microempreendedores. O objetivo do projeto de Kuat é potencializar o empreendedorismo feminino, fortalecendo a sustentabilidade e a prosperidade de mulheres com faturamento mensal de até R$ 5 mil das classes C, D e E, proprietárias de pequenos bares e restaurantes, vendedoras ambulantes, entre outras comerciantes do ramo de alimentação.
O Projeto Meu Negócio É Meu País é gratuito, com treinamento online de capacitação, educação financeira, auxílio na divulgação e logística de delivery. As participantes com os melhores resultados nessa fase inicial são selecionadas para apresentar um pitch do seu negócio (apresentação do negócio) e, na Bahia, 30 foram convidadas para a fase de aceleração, na qual contam com assessorias individuais para diagnóstico e melhorias do empreendimento, além de encontros para network. As finalistas receberam prêmios em dinheiro na conclusão do projeto para aprimorar seu negócio e a maioria investiu em equipamentos, produtos ou infraestrutura.
“O objetivo é capacitar constantemente as mulheres aceleradas, impulsionando o projeto para além de um simples curso. Kuat desempenha um papel essencial ao fornecer suporte contínuo na capacitação dessas talentosas empreendedoras, auxiliando-as em seus negócios e contribuindo efetivamente para o crescimento pessoal de cada uma delas”, afirma Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.
Para manter o projeto sempre vivo, Kuat realiza ações após a conclusão do curso nas comunidades por qual passou. Em Salvador, a marca prepara um evento amanhã, dia 12 de setembro, para reunir as 30 empreendedoras aceleradas para que elas possam se conectar, trocar experiências e expandir seus conhecimentos. “Queremos acompanhar de perto como elas estão evoluindo. Esses encontros são para inspirá-las e incentivar network entre elas, para que possam trocar experiências e realmente potencializar seus negócios a longo prazo. Dessa forma, ganham conhecimento e se tornam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna e quebrar o ciclo crônico da exclusão social”, explica Katielle Haffner.
Para Fernanda Raizama, diretora regional da Solar Coca-Cola, o Meu Negócio É Meu País também contribui para que esses negócios se tornem cada vez mais sustentáveis. “Essa união de parceiros que fazem o projeto acontecer existe porque acreditamos na força das mulheres empreendedoras, e sabemos que, com o incentivo desta rede de apoio, elas se empoderam e se tornam cada vez mais aptas a liderar negócios sustentáveis. Como líder, defendo que as pessoas precisam assumir o protagonismo da mudança que elas querem no mundo, e as empreendedoras baianas ligadas a esse projeto têm feito isso, ocupando espaços, movimentando a economia, e promovendo uma transformação positiva da sociedade”, conclui.
Cases de sucesso
Na pesquisa quanti realizada pela Aliança Empreendedora após o projeto Meu Negócio É Meu País em Salvador, um dos principais resultados detectados foi que o curso ajudou a desenvolver em 89% das participantes a habilidade de ter segurança para tomar decisões em seu próprio negócio. “Isso é realmente importante, porque dá às empreendedoras a coragem de sair em busca de soluções por elas mesmas e experimentar diferentes possibilidades para o avanço de seus negócios. É ainda mais significativo quando olhamos para a pesquisa qualitativa, que mostra de maneira unânime que as mulheres frequentemente têm sua confiança na capacidade de empreender abalada.”, explicou Marina Paula Egg Batista, da Aliança Empreendedora.
Outro resultado significativo foi o aprendizado em precificação: 90% das participantes afirmaram que o programa contribuiu significativamente para que elas aprendessem a analisar os custos e estabelecer o preço de seus trabalhos e produtos. Além disso, 93% foram motivadas a organizar as finanças do negócio, e 85% acreditam que Meu Negócio É Meu País teve uma contribuição significativa para o desenvolvimento de suas habilidades de gestão financeira.
Sobre a Coca-Cola Bandeirantes
A Coca-Cola Bandeirantes é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 2.700 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 32 mil pontos de vendas.
Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e Bebidas a base de Soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign e Grupo Campari, que tem em seu portfólio aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o Whisky Old Eight, a Vodka Skyy e outras bebidas destiladas.
Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2030 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.
Sebrae
Sebrae anuncia últimas vagas para o Empretec Araguatins
Sebrae Tocantins abre últimas vagas para o Empretec em Araguatins, programa intensivo voltado ao fortalecimento de empreendedores.
Araguatins (TO) recebe, entre os dias 14 e 21 deste mês, a nova edição do Empretec, um dos programas de formação empreendedora mais reconhecidos do mundo, criado pela ONU e organizado no Brasil pelo Sebrae. A atividade chega à reta final de inscrições e já movimenta empreendedores de toda a região norte do Tocantins, que buscam aprimorar habilidades e fortalecer seus negócios.
O Empretec é conhecido pela metodologia intensiva e prática, que provoca o participante a desenvolver comportamentos essenciais para o crescimento profissional e empresarial. A abordagem é vivencial, desafiadora, imersiva e voltada para quem deseja romper barreiras, ampliar resultados e construir uma mentalidade empreendedora sólida. Por isso, o seminário se consolida como um dos mais procurados por micro e pequenos empresários no Tocantins.
Realizado no município de Araguatins, o programa representa uma oportunidade estratégica para empreendedores do extremo norte do estado que buscam inovação, foco e competitividade em um mercado cada vez mais exigente. Segundo o Sebrae Tocantins, a edição deste mês tem sido muito procurada e já está nas últimas vagas, reforçando a relevância do Empretec como ferramenta de transformação.
Imersão de 60 horas focada no comportamento empreendedor
A proposta central do Empretec é estimular, ao longo de 60 horas intensivas, habilidades empreendedoras reconhecidas mundialmente como determinantes para o sucesso de um negócio. Entre os principais pontos trabalhados estão: gestão estratégica, visão de mercado, planejamento, organização, produtividade, persistência, identificação de oportunidades, coragem para assumir riscos calculados, autonomia e liderança.
O formato da capacitação inclui desafios, simulações, dinâmicas de grupo, feedbacks estruturados e atividades práticas que aproximam o empreendedor de situações reais enfrentadas diariamente no mundo dos negócios. Com isso, os participantes conseguem compreender seus pontos fortes e aprimorar comportamentos que impactam diretamente a performance empresarial.
Segundo o gerente do Sebrae Tocantins, Edvaldo Pereira, o seminário vai além de uma simples capacitação. “O Empretec representa um marco no processo de amadurecimento do empreendedor porque conecta teoria, prática e autoconhecimento. Ele provoca reflexões profundas sobre postura, estratégia e decisão. Quem participa sai com uma nova visão sobre seu negócio e sobre suas próprias capacidades”, afirma.
Transformação de mindset e fortalecimento empresarial
O grande diferencial do Empretec é o foco no comportamento, e não apenas no conteúdo técnico. Ao enfrentar desafios e situações simuladas, o participante é guiado a desenvolver competências de persistência, iniciativa, comprometimento, busca constante por informações e foco em resultados. Essas características, segundo o Sebrae, são diretamente ligadas ao desempenho de empresas bem-sucedidas.
Além disso, o seminário fortalece habilidades de liderança e inteligência emocional, essenciais para quem deseja crescer de forma sustentável e lidar com momentos de incerteza. O networking promovido entre empreendedores, consultores e instrutores cria um ambiente de troca e colaboração, ampliando conexões e oportunidades de negócios.
“O Empretec estimula o participante a agir com propósito. Ele passa a entender que resultados consistentes dependem de estratégia, disciplina e visão empreendedora. É uma virada de chave pessoal e empresarial”, reforça Edvaldo.
Como participar do Empretec em Araguatins
As últimas vagas estão disponíveis e podem ser garantidas pela Loja Sebrae. O processo de seleção inclui uma entrevista prévia para identificar o perfil e a motivação dos candidatos. Por ser um programa de alta intensidade, o Sebrae reforça que a participação exige comprometimento integral durante toda a semana de atividades.
Os interessados podem se inscrever pelo link: to.loja.sebrae.com.br/empretec-253736177. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.
O Empretec já impactou mais de 25 mil pessoas no Brasil e se tornou uma das experiências mais transformadoras da jornada empreendedora. Ao chegar a Araguatins, o seminário reforça o compromisso do Sebrae Tocantins com o desenvolvimento regional e com a formação de líderes preparados para inovar, crescer e enfrentar novos desafios.
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Energisa
Araguaína celebra 67 anos com investimentos de R$ 54 milhões
Araguaína celebra 67 anos com mais de R$ 54 milhões em investimentos na rede elétrica
Ao longo da última década, Araguaína consolidou-se como um dos grandes polos de crescimento do Tocantins, atraindo indústrias, ampliando sua zona urbana e fortalecendo o comércio e os serviços. Para acompanhar este avanço, os investimentos na infraestrutura elétrica se tornaram essenciais para garantir eficiência, segurança e capacidade de sustentação para novos empreendimentos. O novo ciclo de melhorias representa não apenas modernização, mas também o fortalecimento da qualidade de vida dos mais de 180 mil habitantes.
Investimentos estratégicos impulsionam a modernização de Araguaína
Entre os principais projetos em execução em Araguaína, destaca-se a obra de interligação entre a Subestação Colinas Rede Básica e a Subestação Araguaína III. Este é um dos empreendimentos estruturantes mais importantes para a região e deve ser concluído em 2028. A iniciativa permitirá ampliar a capacidade de carga, reduzir quedas e oscilações e garantir maior estabilidade ao sistema.
Além disso, a Energisa realizou melhorias nas Subestações Araguaína II e III, com automação, instalação de novos equipamentos e substituição de componentes antigos. Essas ações aumentam a confiabilidade da rede, reduzem riscos operacionais e ampliam a capacidade para atender a chegada de empresas, condomínios e empreendimentos que surgem com o crescimento da cidade.
A instalação de reguladores de tensão também tem papel fundamental. Os equipamentos ajudam a manter a entrega de energia estável em bairros em expansão, garantindo conforto aos moradores e segurança para o funcionamento de indústrias, comércios e serviços de saúde.
Cidade receberá a nova Subestação Araguaína V
Para acompanhar a evolução de Araguaína, a Energisa projeta a construção da Subestação Araguaína V, uma nova unidade que ampliará a capacidade energética do município e atenderá regiões que estão em forte processo de urbanização. A previsão é que o empreendimento seja concluído em 2029.
Com a expansão do setor imobiliário, a abertura de novas avenidas e a chegada de grandes empreendimentos comerciais, a cidade demanda um sistema elétrico mais robusto. A nova subestação permitirá que esses avanços ocorram de forma segura e sustentável, sem risco de sobrecargas e mantendo a qualidade do fornecimento.
Energisa ultrapassa R$ 4,3 bilhões em investimentos no Tocantins
Desde que assumiu a concessão estadual em 2014, a Energisa já investiu mais de R$ 4,3 bilhões em todo o Tocantins. A empresa reforça que os aportes incluem modernização da rede elétrica, abertura de novas frentes de atendimento, instalação de tecnologias inteligentes e ações para garantir mais segurança e eficiência operacional.
Somente até dezembro de 2025, a distribuidora prevê aplicar cerca de R$ 600 milhões em obras, expansões e melhorias. Esses investimentos vão contemplar novos consumidores, expansão da infraestrutura e atualização de sistemas essenciais, contribuindo diretamente para o fortalecimento energético do estado.
Araguaína avança rumo a um futuro mais conectado e seguro
Além dos números expressivos, os investimentos reforçam o papel de Araguaína como referência regional, destacando-se pela força do comércio, pelo parque industrial em ascensão e pelo crescimento populacional contínuo. A cidade, que já é reconhecida como um dos motores econômicos do Tocantins, dá um passo importante em direção ao futuro ao garantir uma rede elétrica mais forte, moderna e preparada para acompanhar seus próximos ciclos de desenvolvimento.
Os moradores, empresários e investidores percebem o impacto direto das melhorias no dia a dia, com menos interrupções, maior qualidade da energia e mais segurança para a operação de máquinas, clínicas, empresas e residências. Assim, Araguaína reafirma sua posição como centro estratégico do Norte do estado e como uma das cidades mais promissoras da região.
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Economia
Revendedores de Combustíveis se reúnem em Palmas
Palmas sedia XX Encontro dos Revendedores de Combustíveis do Norte com foco no combate ao crime organizado
O objetivo central desta edição é fortalecer a união da categoria, debater desafios regulatórios e apresentar estratégias de enfrentamento às fraudes e ao crime organizado que afetam diretamente o segmento. A revenda de combustíveis é responsável por uma das maiores cadeias econômicas do país e tem grande impacto na arrecadação tributária dos estados.
União dos Revendedores de Combustíveis como força estratégica
A abertura oficial contou com a presença do governador Laurez Moreira, de deputados estaduais, dirigentes da Fecombustíveis, Fecomércio Tocantins e lideranças de sindicatos de vários estados brasileiros. Durante a solenidade, o presidente do Sindiposto-TO, Wilber Silvano de Souza Filho, destacou o papel essencial da união entre os Revendedores de Combustíveis.
“A união é o que separa um setor saudável de um setor fragilizado. Quando a classe está junta, informada e articulada, ninguém manipula, ninguém engana, ninguém divide”, afirmou. Para Wilber, o encontro funciona como um chamado à responsabilidade coletiva, à ética e ao fortalecimento institucional, especialmente diante de um cenário nacional que exige vigilância e articulação conjunta.
Combate ao crime organizado e ao “carbono oculto”
Um dos principais temas do encontro foi o enfrentamento às práticas criminosas que impactam a cadeia de combustíveis. O diretor do Instituto Combustível Legal, Carlo Faccio, apresentou um panorama sobre o aumento de operações contra sonegação e fraudes, fenômeno que chamou de “carbono oculto”.
Segundo ele, o setor vive um momento decisivo. “Estamos em um novo momento, de mudanças estruturantes. É preciso motivar leis, regulamentações e operações integradas. Ou o Brasil acaba com o crime ou o crime acaba com o Brasil”, destacou. Faccio enfatizou o papel de ações coordenadas entre Receita Federal, estados e órgãos de controle para reduzir desvios e garantir ambiente competitivo mais justo para os Revendedores de Combustíveis.
Fecombustíveis reforça seriedade das empresas do setor
O presidente da Fecombustíveis, James Thorp, lembrou que, apesar dos casos de criminalidade que geram repercussão nacional, a grande maioria dos empresários age com responsabilidade. “Temos cerca de 44 mil postos de combustíveis no Brasil e mais de 800 empresas de TRR e lubrificantes. Uma minoria envolvida em ilícitos jamais pode apagar o trabalho sério de mais de 43 mil revendedores”, reforçou.
Ele também destacou o impacto econômico do setor, responsável por cerca de 30% da arrecadação tributária dos estados. Para Thorp, o reconhecimento público dessa contribuição é fundamental para fortalecer políticas que garantam segurança jurídica aos Revendedores de Combustíveis.
Governador Laurez Moreira reafirma compromisso com a fiscalização
Durante sua fala, o governador Laurez Moreira salientou a importância estratégica da revenda de combustíveis para o Tocantins, devido à localização central do estado e ao fluxo intenso de cargas. Ele destacou que o governo tem atuado de forma firme contra grupos criminosos que utilizam o setor para lavagem de dinheiro.
“Não é fácil conviver com quem entra na atividade para lavar dinheiro. O poder público tem o dever de enfrentar isso. Vocês podem contar com o governo do Estado: estaremos vigilantes e prontos para agir sempre que houver qualquer sinal de irregularidade”, afirmou.
Programação técnica e debates setoriais continuam nesta sexta-feira
A programação do Ercom segue nesta sexta-feira, 14, com uma agenda repleta de conteúdo técnico e motivacional. Pela manhã, o jornalista Adalberto Piotto abordará temas de economia e política nacional. Em seguida, o especialista Marcelo Borja apresentará a palestra “Como montar e manter uma equipe com foco em atendimento”, direcionada aos gestores das revendas.
À tarde, representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis participam de um painel sobre fiscalização e combate a irregularidades no setor. O evento se encerra com a palestra motivacional “Até Conseguir”, com o ex-jogador e campeão brasileiro Roberto Minuzzi, seguida de coquetel de confraternização.
Um encontro marcado por diálogo, união e fortalecimento da categoria
Para o presidente do Sindiposto-TO, Wilber Silvano, o segundo dia do evento reforça o propósito de união, articulação e construção conjunta. “Este encontro não é apenas uma tradição. É um espaço para renovar nossa força, nossa fé e nosso compromisso com o futuro da revenda de combustíveis. Unidade e representatividade estão no centro desta edição”, concluiu.
Serviço
XX Encontro dos Revendedores de Combustíveis do Norte do Brasil – XX Ercom
Local: Prince Eventos – Palmas (TO)
Data: 13 e 14 de novembro
Programação 14/11 – Sexta-feira
9h – Economia, Política e Realidade Brasileira – Adalberto Piotto
10h30 – Equipe Campeã – Marcelo Borja
12h – Almoço Livre
14h – Fiscalização no setor de combustíveis – ANP
17h – Até Conseguir – Roberto Minuzzi
18h30 – Coquetel de Encerramento
Realização: Sindiposto-TO
Apoio institucional: Fecombustíveis
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