Turismo
Lago de Palmas se consolida como polo de turismo náutico com crescimento de eventos e empreendimentos à beira lago
Com estrutura natural privilegiada, capital do Tocantins vê expansão de negócios náuticos e aposta em eventos como o Open Lake e em novos empreendimentos como o Five Senses Resort para impulsionar o turismo de lazer e gerar desenvolvimento econômico

A capital do Tocantins está descobrindo a força econômica e turística do seu maior tesouro natural, o Lago de Palmas. Com cerca de 170 km de extensão, ele vem atraindo empreendedores e turistas em busca de experiências náuticas, eventos à beira lago e contato com a natureza.
“O potencial é enorme e ainda pouco explorado”, afirma Marcelo Perim, presidente do Conselho Empresarial de Turismo (CETUR) da Fecomércio Tocantins. Desde 2022, o Conselho atua diretamente na estruturação do turismo náutico, com destaque para o projeto de desenvolvimento sustentável do Lago da UHE Lajeado. “A iniciativa abrange seis municípios e busca promover o uso sustentável dos recursos hídricos, fortalecer a infraestrutura local e atrair turistas e investidores”, explica.
Entre as ações práticas, está a finalização da planta batimétrica do lago — um mapa detalhado do relevo submerso. “Ela é essencial para garantir a segurança da navegação, orientar a construção de marinas e portos, facilitar atividades recreativas como pesca e esportes aquáticos, além de contribuir para o monitoramento ambiental”, completa Perim.
Esse movimento de valorização já começa a refletir em eventos e empreendimentos voltados para o lazer náutico. Um exemplo é o Open Lake, evento que chega à terceira edição no próximo sábado (2), no píer do Five Senses Resort, localizado às margens do lago.
“O Open Lake nasceu da vontade de confraternizar com amigos, famílias, outras embarcações. No começo, tínhamos medo se ia dar certo, mas o evento foi um sucesso. E a cada edição ele cresce”, relata Lucas Hagestedt, organizador. “Neste ano, estamos propondo uma nova experiência: mostrar que o usuário do lago pode viver muito além do roteiro tradicional. Ter o Five Senses como parceiro é fundamental para isso.”
Com estrutura de bar, restaurante, piscina e vista para o pôr do sol, o Five Senses Resort aposta na força do turismo náutico como pilar de negócios. “O lago é o nosso principal ativo e precisa ser mais valorizado enquanto destino de lazer”, afirma Jimmy Reile, CEO do Five Senses. “A estrutura do resort foi pensada para receber esse visitante que busca experiências ligadas à natureza, à navegação e ao bem-estar. Com o Open Lake, por exemplo, mostramos que o lago pode ser também palco de eventos sofisticados e acessíveis.”
Segundo Reile, o turismo náutico movimenta diversos setores econômicos e pode impulsionar o desenvolvimento regional. “Além do entretenimento, ele ativa a cadeia de serviços, desde manutenção de embarcações até gastronomia. Palmas precisa assumir esse protagonismo que o lago oferece. O Five Senses quer ser parte disso”, reforça.
Essa visão é compartilhada pelo CETUR. “O turismo impacta diretamente mais de 56 atividades econômicas. No Tocantins, também há potencial para aquicultura e mineração sustentáveis no entorno do lago, com geração de emprego e renda”, afirma Perim.
Mesmo com avanços, os especialistas destacam que o segmento ainda enfrenta desafios. “O fomento ainda é tímido diante do potencial que temos. Precisamos evoluir nas questões legais, na conservação do lago e na estrutura pública e privada”, avalia Perim. “Mas o caminho está sendo construído com diálogo entre setor produtivo e poder público.”
Com clima favorável o ano inteiro, localização estratégica no centro do país e uma crescente oferta de infraestrutura, Palmas avança para se consolidar como destino náutico do Brasil Central. E o lago, antes subutilizado, começa a ocupar o lugar de protagonista na economia do turismo tocantinense. “O Lago de Palmas é um patrimônio natural com potencial para transformar o turismo da capital e do estado. O que estamos construindo aqui vai muito além de um empreendimento: é uma nova forma de viver e valorizar o que temos. O Five Senses quer ser a porta de entrada para quem deseja explorar esse lago de maneira consciente, confortável e inesquecível”, finaliza Jimmy.
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Governo do Tocantins11 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO