Educação
Lançamento do livro O MAIOR DESAFIO do Dr. Wolfgang Teske
Publicadas
3 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2022/11/image-800x600.jpg&description=Lançamento do livro O MAIOR DESAFIO do Dr. Wolfgang Teske', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
O professor e doutor Wolfgang Teske lançará a sua mais recente obra literária O MAIOR DESAFIO. A implantação do Maior Complexo Educacional de Palmas – Tocantins.
![]()
![]()
Sobre a obra literária:
Lançamento em Palmas: Dia 08/11/2022, às 19h
Local: Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Integra a 14ª Roda Literária da Fundação Cultural de Palmas.
O evento ainda contará com a apresentação do músico Diomar Naves e será mediado pelo professor e administrador Edson Cabral de Oliveira. Na ocasião, serão projetadas imagens da construção do complexo educacional, da época do início entre 1992 a 1997. Ao longo da roda, os escritores Josafá Miranda e Osmar Casagrande, respectivamente presidente e vice-presidente da Academia Palmense de Letras, farão declamação de dois poemas de autoria do prof. Fidêncio Bogo.
Detalhes da obra:
O livro contém 68 crônicas do tipo histórico, narrativo e descritivo e 353 páginas, ilustradas com fotografias da época.
Nesta obra descrevo a implantação e construção do complexo Ulbra em Palmas-TO, entre os anos d 1992 a 1997, quando fui Diretor Geral do Câmpus. Entretanto, conto os detalhes e os bastidores, os conflitos, as alegrias, os projetos implantados, tanto as conquistas e também as dificuldades encontradas em uma cidade em construção.
A data escolhida para o lançamento se dá pelo fato de fazer 30 anos do início da construção da Ulbra.
Outro fato marcante narrado neste livro trata sobre a construção do câmpus da Ulbra na Avenida Teotônio Segurado, que ainda não tinha sido aberta em 1995. Mesmo assim, o desafio era iniciar tanto a obra como o uso das instalações ainda naquele ano, visto que não havia mais espaço físico para os novos alunos e cursos que estavam iniciando. Tudo narrado em detalhes.
A história da implantação da Ulbra se confunde com a construção de Palmas, e, por este motivo, as crônicas também relatam aspectos da infraestrutura, da política e cultura da capital tocantinense, pois tudo está entrelaçado.
O livro traz surpresas e revelações.
Sobre o autor:
Wolfgang Teske é jornalista, educador e teólogo. Doutor em Ciências do Ambiente/Natureza, Cultura e Sociedade; Mestre em Ciências do Ambiente/Cultura e Meio Ambiente; Especialista em Docência do Ensino Superior; Especialista em Ciência Política; Graduado em Comunicação Social/Jornalismo e Teologia. Atualmente é professor dos cursos de Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão do Agronegócio, da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, câmpus de Paraíso-TO. É pesquisador com vasta experiência nos estudos da teoria de Folkcomunicação e com comunidades quilombolas. É membro efetivo da Academia Palmense de Letras-APL, e possui os títulos honoríficos de Cidadão Palmense e Tocantinense.
Outras obras já publicadas:
A Roda de São Gonçalo na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias-TO, 4ª edição;
Cultura Quilombola na Lagoa da Pedra, Arraias-TO, 2ª edição;
Fotolivro Projeto Fotográfico A Roda de São Gonçalo;
Comunicação, Cultura e Identidade: Folkcomunicação no Tocantins;
Diretor de Produção do filme curta metragem A Promessa
Você pode gostar
Ciência e Tecnologia
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Publicadas
6 horas atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosPesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes em políticas públicas, segundo levantamento da Agência Bori e Overton.
Ane Alencar, Paulo Moutinho e Paulo Artaxo somam mais de mil citações em relatórios e artigos que orientam decisões políticas no Brasil e no mundo
Cientistas do IPAM entre os mais citados
Os pesquisadores Ane Alencar, Paulo Moutinho e Paulo Artaxo estão entre os 50 mais citados — com um total de 1.034 menções em documentos e artigos usados por governos, organizações multilaterais e entidades da sociedade civil.
Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM, ocupa a 21ª posição geral e é a terceira mulher mais citada no levantamento. Paulo Artaxo, presidente do Conselho Deliberativo do IPAM e professor da USP, ficou em 41º lugar, e o pesquisador sênior Paulo Moutinho, em 50º lugar.
Reconhecimento à ciência amazônica
“Fiquei muito honrada em saber que estou na lista. Foi especialmente gratificante estar entre as poucas mulheres, e principalmente entre as da Amazônia. O mais importante é quando a ciência consegue atravessar muros e influenciar decisões políticas que afetam o meio ambiente e a sociedade”, declarou Ane Alencar.
A pesquisadora está entre as cinco mulheres mais citadas na área de “Ecossistemas e uso da terra”, o campo mais representativo do levantamento. Entre os documentos que mencionam suas pesquisas está o relatório “O Estado das Florestas do Mundo 2020”, publicado pela UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
A ciência como base para decisões políticas
Para o pesquisador e físico da USP Paulo Artaxo, o estudo reforça o papel da ciência como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável.
“É uma satisfação muito grande ser mencionado na lista. Fazemos ciência para construir um mundo melhor, e nada como ver esse trabalho estruturando políticas públicas que tornam a sociedade mais justa e sustentável”, destacou.
Já Paulo Moutinho ressaltou que o IPAM contribui há décadas para a formulação de políticas ambientais. “Participamos da construção da primeira Política Nacional de Mudanças Climáticas, em 2009, e influenciamos a inclusão das florestas tropicais nas negociações do clima. O IPAM trouxe, junto com parceiros, o papel da Amazônia para o equilíbrio climático global”, afirmou.
IPAM é referência internacional
O IPAM foi a única organização não governamental brasileira com pesquisadores citados no relatório, reforçando sua relevância na produção científica aplicada à formulação de políticas públicas.
A publicação também menciona Mercedes Bustamante, ex-conselheira do IPAM e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), que teve 416 citações em documentos estratégicos.
Segundo os autores do levantamento, os pesquisadores do IPAM contribuíram significativamente para o ODS 13 – Ação contra a Mudança do Clima, figurando entre os 50 cientistas mais influentes nas decisões relacionadas ao enfrentamento da crise climática global.
Seis pesquisadores do IPAM entre os mais influentes em clima
Além dos três nomes já citados, também integram a lista Marcia Macedo, Paulo Brando e Daniel Nepstad, totalizando seis representantes do IPAM.
Esses pesquisadores aparecem em 902 artigos e relatórios científicos utilizados como base para políticas públicas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O levantamento reforça o protagonismo da ciência amazônica e o papel do Brasil como formulador de conhecimento de impacto global.
Mais notícias
Educação
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Publicadas
8 horas atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosUMA Atípica inicia atividades com projeto que aproxima idosos e crianças com deficiência em Palmas
Iniciativa da Universidade da Maturidade (UFT) promove diálogo intergeracional, oficinas e formações em Libras
UMA Atípica: convivência e aprendizado entre gerações
Sob coordenação da professora doutora Neila Barbosa Osório, a UMA Atípica será desenvolvida em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Palmas: Amâncio José de Morais, João e Maria e Sementes do Amanhã.
A proposta prevê encontros mensais com atividades pedagógicas e lúdicas, mediadas por educadoras da UMA, com foco em promover o afeto, a convivência e o respeito às diferenças.
Durante as interações, idosos e crianças participarão de oficinas do brincar, contação de histórias, confecção de brinquedos recicláveis e jogos sensoriais. Cada semana será dedicada a um CMEI, e o mês se encerrará com atividades na própria sede da UMA, onde serão realizadas formações em Libras e oficinas sobre as diferentes deficiências.
Educação inclusiva e empatia como eixos centrais
A coordenadora da UMA, professora Neila Osório, destaca que o projeto UMA Atípica reforça o papel da universidade como espaço de inclusão, empatia e transformação social.
“Esta iniciativa nasce do desejo de aproximar gerações e mostrar que aprender é um ato coletivo. Velhos e crianças ensinam e aprendem juntos, reconhecendo que as diferenças são o que nos tornam humanos e capazes de transformar o mundo”, afirmou a professora.
Programação da Aula Inaugural
A Aula Inaugural contará com uma programação sensorial e apresentações artísticas, além do momento simbólico chamado “Trama Viva”.
Durante a atividade, os idosos compartilharão lembranças por meio de objetos afetivos, compondo o Mural das Memórias — o primeiro registro coletivo da trajetória da UMA Atípica.
O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e aos parceiros da rede municipal de ensino, que poderão conhecer de perto o impacto social e emocional da iniciativa.
Mais notícias
Educação
Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é inaugurada
Publicadas
5 dias atrássobre
02/11/2025Por
Jaciara BarrosCom estrutura moderna e metodologia STEAM, a Escola SESI José Wilson Siqueira Campos em Palmas vai atender até 1.500 estudantes por dia.
Investimento em educação e inovação
Durante a cerimônia, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, destacou que a nova escola reforça o papel da indústria como agente de transformação. “Queremos ser referência e inspirar uma cultura de inovação no ensino brasileiro”, afirmou.
O presidente da FIETO, Roberto Pires, enfatizou que o modelo SESI substitui o ensino tradicional por metodologias que estimulam autonomia e pensamento crítico. “A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos prepara cidadãos conscientes, críticos e prontos para o mercado do futuro”, destacou.
Metodologia STEAM e ensino do futuro
Com foco na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a escola promove aprendizagem prática e interdisciplinar, conectando teoria e realidade por meio de projetos que desenvolvem criatividade e solução de problemas.
Segundo Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI, o modelo fortalece o aprendizado ativo e o uso consciente da tecnologia. “A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é um espaço de formação integral, que prepara jovens para transformar o mundo”, disse.
Homenagem a José Wilson Siqueira Campos
Com 6,7 mil m² de área construída, a escola presta homenagem ao fundador do Tocantins e defensor da educação, José Wilson Siqueira Campos, falecido em 2023. O prefeito Eduardo Siqueira Campos afirmou: “O legado de meu pai se renova nesta escola, que simboliza o desenvolvimento e o amor pela educação”.
Infraestrutura moderna e inclusiva
Projetada para ser um ambiente de estímulo à criatividade, a unidade conta com mais de vinte espaços pedagógicos, entre laboratórios de robótica, Espaço Maker, auditório, estúdio multimídia e quadra poliesportiva. A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos também oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) e recursos de acessibilidade para garantir inclusão e equidade.
Expansão e matrículas abertas
O Tocantins já possui uma unidade SESI de Referência em Araguaína, inaugurada em 2023, e uma terceira está em construção em Gurupi, com previsão de entrega para 2026. As matrículas para o ano letivo de 2026 já estão abertas.
O governador Laurez Moreira destacou: “A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é um investimento no futuro dos jovens tocantinenses e um passo importante para fortalecer a economia e a inovação no Estado”.
Educação e futuro
Com capacidade para atender até 1.500 estudantes por dia, a escola representa um marco na educação tocantinense. Seu propósito é desenvolver competências para o século XXI, com foco em criatividade, pensamento crítico e colaboração.
A chegada da Escola SESI José Wilson Siqueira Campos em Palmas simboliza mais que um investimento em infraestrutura: é um marco no fortalecimento da educação industrial no Tocantins. Com sua metodologia inovadora e estrutura inspiradora, a instituição se consolida como referência na formação de estudantes preparados para os desafios tecnológicos, sociais e humanos do século XXI. A união entre o setor produtivo e a educação pública demonstra o potencial do Estado em alinhar desenvolvimento econômico e conhecimento. A Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é, sem dúvida, um legado duradouro de transformação e esperança para as novas gerações tocantinenses.
O Portal Jaciara Barros acompanhará os próximos capítulos dessa transformação educacional em Palmas e no Tocantins.
Mais notícias
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
DESTAQUES



Cultura3 dias atrásAngel Lima representa o Brasil no Noviembre Fotográfico em Cuba



Entretenimento2 dias atrásCapim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado



Cultura3 dias atrásFestival SESI Vozes da Indústria Tocantinense tem ingressos gratuitos



Governo do Tocantins2 dias atrásLaurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico



ALETO2 dias atrásLDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis