Entretenimento
Lançamentos: Maiara & Maraisa, César Menotti & Fabiano, Tiee, Costa Gold, Gustavo Bertoni e Luthuly

Confira as novidades musicais da Som Livre entre os dias 14 e 16 de dezembro, recheadas de sonoridades diversas como sertanejo, rap, pagode e mpb Oi
Quarta-feira — 14 de dezembro
– COSTA GOLD
Álbum “R&F: UltraSom”
Plataformas digitais: disponível
Music Visualizers: disponível
Por definição, “ultra som” é o nome dado a todas as ondas sonoras cujas frequências ultrapassam 20 mil Hertz, limite superior à capacidade da audição humana. Já “ultrassom”, o exame de imagens, é sobretudo feito em mulheres grávidas. E foi pensando nas altas batidas do Rap e do Funk, influências do Costa Gold, e no nascimento de um novo gênero musical, que Nog e Predella lançam “R&F: UltraSom“, o novo álbum do grupo que chega em todas as plataformas digitais pela Som Livre, com visualizers no canal oficial do grupo no YouTube. Com mais de dez anos de carreira no rap, o Costa Gold traz influências do funk, faz questão de estar em sintonia com o movimento e assume um papel de pioneirismo na união dos gêneros.
Agora, com “R&F: UltraSom”, o Costa Gold ajuda a consolidar o surgimento de um novo gênero, a música urbana, aquela que confunde os limites entre os dois ritmos e que vem ganhando cada vez mais espaço. Não à toa todas as participações são de grandes cantores do segmento: MC Don Juan, MC Davi, MC Hariel, MC Ryan SP, MC Kevin, MC IG, MC Pedrinho, MC Neguinho do Kaxeta, MC Joãozinho VT, MC Kadu, MC Guime, Salvador da Rima e MC Drika. Em dez faixas, Predella e Nog passeiam por diversos temas, mas procuram manter uma unidade entre elas ao fazer o que sabem de melhor: contar histórias com as quais as pessoas se relacionam.
Sexta-feira – 16 de dezembro
– MAIARA & MARAISA
EP 1 “Identidade”
Plataformas digitais: a partir das 00h
Clipe: a partir das 9h no YouTube
Uma das duplas mais queridas e aclamadas do Brasil, Maiara & Maraisa lançam nesta sexta-feira (16) pela Som Livre o primeiro EP de seu novo projeto audiovisual “Identidade”. Gravado em São Paulo no mês de Novembro, o EP 1 “Identidade” é o novo grande projeto da carreira das irmãs e chega às plataformas de áudio com cinco faixas: “Nunca”, “Certo Pelo Duvidoso”, “Correntes e Cadeados”, “Só Lamento” e “A Culpa é Nossa”, esta última a faixa-foco, que chega ainda com um clipe no canal da dupla no YouTube às 9h da manhã na mesma data.
– CÉSAR MENOTTI & FABIANO
Single “Eu Sem Você Não Dá” (feat. Ana Castela)
Plataformas digitais: a partir das 00h
Clipes: a partir das 11h no YouTube
Os pioneiros César Menotti & Fabiano são os responsáveis por repercutir o sertanejo universitário e fazer com que o gênero dominasse o Brasil. A dupla se consolidou com o romantismo e a inovação no DNA de suas músicas. Para o mais novo trabalho que lançam nesta sexta-feira, 16 de dezembro, Os Menotti convidaram Ana Castela, uma das revelações do ano, para uma parceria inédita. “Eu Sem Você Não Dá” traz pela primeira vez a voz da jovem cantora em uma versão lenta e romântica. A música, que sai pela Som Livre, chega com videoclipe gravado de maneira intimista e espontânea. “Eu Sem Você Não Dá” tem produção musical de Marcos Roberto e de videoclipe de Alex Passos. A letra romântica é composta por Renno Poeta, Diego Barão e Março Esteves.
– TIEE
Álbum “Samba Pro Meu Povo: Bloco Rua Mariana”
Plataformas digitais: a partir das 00h
Clipe: a partir das 11h no YouTube
O cantor e compositor Tiee lança nesta sexta-feira, 16 de dezembro, mais 15 faixas do projeto audiovisual “Samba Pro Meu Povo”. Nesta segunda parte do projeto, os fãs terão acesso ao bloco “Rua Mariana”, cujo nome é uma homenagem ao endereço em São Gonçalo/RJ onde o artista, quando jovem, escreveu a maioria de suas composições. O álbum “Samba Pro Meu Povo: Bloco Rua Mariana”, que também sai pela Som Livre, conta com as participações especiais de Xande de Pilares, Vitinho, Carica, grupo Bom Gosto e do cantor Gaab, este último na música de trabalho “Você me traz paz”.
As demais faixas que fazem parte deste lançamento são as regravações de “Sem Culpa”, “Tesão Alienígena” (feat Vitinho) e “Oya” (feat Carica), além das inéditas “Balança”, “Lei da Vida”, “1%”, “Tromba de Elefante” , “Caveira”, “Cabelo de Leão”, “Moça”, “Amor de Todo Seu” e “Testemunho”. Por fim, completam o disco os primeiros singles lançados do projeto: “O Pai Tá On”, que acumula mais de 1,6 milhões de reproduções, e a composição “Juntos”, somando mais de 4,3 milhões de streamings. O audiovisual foi gravado em maio de 2022, no Via Music Hall (RJ), e dirigido por Anselmo Troncoso, famoso diretor responsável por produções de nomes como Marília Mendonça, Gustavo Lima e Jorge & Mateus.
– LUTHULY
Single “Sede”
Plataformas digitais: a partir das 00h
Clipe: a partir das 11h no YouTube
A partir desta sexta-feira (16), os apaixonados acabam de ganhar mais um hit para se declarar para o crush! E como o que é bom pode ficar ainda melhor, a track em questão chega embalada pela voz aveludada de Luthuly. O artista carioca lança hoje seu novo single, “Sede”, apostando em afrobeats pop e numa atmosfera envolvente. A canção de temática romântica – que sai pelo selo slap, da Som Livre – chega ainda com um clipe, disponibilizado no canal oficial do artista no YouTube.
Com direção assinada por Bruno Rocha, o clipe de “Sede” retrata um casal no que parece ser um primeiro encontro, no qual Luthuly recebe em casa o seu interesse romântico – interpretado pela atriz Brenda Rodrigues – e até cozinha para ela. O toque de humor característico das produções audiovisuais do artista, aliás, também está presente, desta vez em pequenas situações desconcertantes dos casais que estão se conhecendo, entre outros incidentes. Contudo, nada disso é capaz de atrapalhar o clima entre os dois.
– GUSTAVO BERTONI
Single “Hyaline”
Plataformas digitais: a partir das 00h
Clipe: a partir das 11h no YouTube
O músico, cantor e compositor Gustavo Bertoni divulga nesta sexta-feira (16) a faixa “Hyaline” nas principais plataformas digitais pelo slap, selo da Som Livre. Com produção de Lucas Mayer e gravado no estúdio de Mário Caldato Jr., em Los Angeles, esta é a primeira canção do novo disco do artista, que será lançado por completo no primeiro semestre de 2023. Para quem acompanha a carreira de Gustavo, desde seu primeiro lançamento solo, o álbum The Pilgrim (2015), vai perceber uma mudança pungente em “Hyaline”: o protagonismo do piano no arranjo, algo que será característico por completo no novo álbum igualmente.
Impossibilitado de sair de casa durante a pandemia, Gustavo dedicou suas horas livres para saborear um piano antigo, modelo Kawai e que segundo ele emite um “som raro e esquisito”. Com uma temática que orbita novos olhares e pontos de vista, “Hyaline” desponta como o primeiro vislumbre de uma nova fase estética e conceitual de Gustavo Bertoni.
Sobre a Som Livre
A Som Livre é uma empresa de música que faz parte da Sony Music Entertainment. Com sua capacidade única de entender e antecipar tendências, lançou e desenvolveu inúmeros dos maiores artistas e músicas de sucesso do Brasil nas últimas décadas. Também atua em diversos eventos, como Festeja e Samba Demais.
Acompanhe a Som Livre nas redes:
Entretenimento
Coletivo cultural de Palmas encerra residência artística com evento gratuito neste sábado (30)
Evento reúne performances e bate-papo sobre ocupação do espaço urbano neste sábado (30)

O Coletivo Flácido promove neste sábado, 30 de agosto, às 19h, na Casa Flácida (404 Norte), o evento Tardinha Flácida, que marca o encerramento da residência artística Escala 1:1/2 – edição 2025. Durante os últimos 15 dias, artistas convidados estiveram em Palmas desenvolvendo trabalhos com foco no tema da ocupação do espaço urbano, que será discutido em um bate-papo aberto ao público.
As apresentações incluem performances de Céu Vasconcelos (Fortaleza/CE), Tiago Wender, Lipidius, Almeida e tal, Omanna Arte e Giovelli Flowers.
A programação é gratuita, com a proposta open cooler, em que cada pessoa pode levar sua própria bebida. O evento contará também com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
Segundo Filipe Porto, integrante do Coletivo Flácido, o momento é de celebração e troca com a comunidade. “A residência Escala 1:1/2 foi um processo intenso, de imersão e experimentação artística. Agora é a hora de compartilhar esses resultados com o público e abrir espaço para o diálogo sobre como ocupamos e vivemos a cidade.”
Uma das performances desenvolvidas na última semana, em Palmas, foi o trabalho da artista Almeida e tal, intitulado especulação arbórea, que denuncia a especulação imobiliária e o uso dos espaços públicos na capital.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc 2 operacionalizados pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas.
Serviço:
Data: 30/08 (sábado)
Horário: 19h
Local: Casa Flácida – 404 Norte (busque por Coletivo Flácido no app de mapas ou carona)
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Entrada gratuita | Open cooler
Entretenimento
TromboTuba in Concert leva apresentação didática à ETI Margarida Lemos no Aureny III

O projeto “TromboTuba in Concert – do clássico ao popular” se prepara para sua última apresentação, que acontecerá na Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no setor Jardim Aureny III. O concerto, exclusivo para os alunos da unidade, será realizado na próxima sexta-feira, dia 29.
A iniciativa, que já percorreu outras escolas da capital, tem como missão proporcionar uma experiência musical rica e diversificada dentro do ambiente escolar. O quinteto é formado pelos trombonistas Emmanoel da Cruz, Jonatas Machado e Kayo Bruno, pelo tubista Tiago Flausino e pelo percussionista Maurício Silva. Juntos, apresentam um repertório que transita com maestria entre o erudito e o popular.
Durante o concerto, os estudantes terão a oportunidade de ouvir obras de compositores consagrados como Bach e Mozart, além de clássicos da música brasileira de mestres como Maestro Duda e Ary Barroso. Cada peça é apresentada de forma contextualizada, com explicações sobre sua importância histórica e cultural, além de demonstrar a versatilidade dos instrumentos de Low Brass (metais graves).
O formato didático permite uma interação direta entre os músicos e os estudantes, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens pela música instrumental. Mais do que apresentar novas sonoridades, o projeto busca formar novas plateias e reforçar a importância da arte como ferramenta de educação e transformação social.
O “TromboTuba in Concert” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital nº 22/2024, geridos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Tocantins, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura em diferentes comunidades.
Entretenimento
Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
-
Social7 horas atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Social4 dias atrás
Feliz aniversário Rayley Luzza
-
Energisa3 dias atrás
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
-
Moda e Estilo3 dias atrás
O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição