Governo do Tocantins
Livro “Fatos e Fotos” eterniza a história de Palmas pelas lentes do pioneiro Edson Lopes

Obra resgata imagens da fundação da capital tocantinense e promove a preservação da memória coletiva com apoio da Lei Paulo Gustavo
O projeto “Fatos e Fotos” resgata, por meio de um livro fotográfico, a história da construção de Palmas, registrada pelo olhar sensível e pioneiro de Edson Lopes (em memória). A publicação reúne imagens que retratam os momentos iniciais da capital do Tocantins, desde o lançamento da pedra fundamental em 1989 até os primeiros anos de desenvolvimento urbano e social, além de oferecer um mergulho na origem da cidade e na vida de seus habitantes. A proposta foi contemplada no edital Artes Tocantins, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e recebeu o aporte de R$ 40.000,00.
Realizado pela Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu, “Canto das Artes”, o livro foi lançado no último dia 29 e é resultado de um processo meticuloso de digitalização iniciado em 2011, que envolveu a preservação de negativos e a curadoria de Tharson David Lopes, filho do fotógrafo. “Este trabalho é mais do que um livro, é um tributo àqueles que acreditaram no sonho de construir uma cidade no coração do Brasil. Edson Lopes capturou não só a urbanização, mas a emoção, o sacrifício e a esperança dos pioneiros”, declarou Tharson.
A obra reúne fotos marcantes, como as panorâmicas da construção do Palácio Araguaia e da posse do governador em 1991, registradas de maneira única por Lopes. “Meu pai talvez tenha sido o único fotógrafo à época a fazer esse tipo de registro de fotos panorâmicas”, afirmou Tharson. Além do valor histórico das imagens, a digitalização do acervo enfrentou desafios técnicos e de preservação, como detalhou o curador: “O processo de digitalização foi bastante delicado, por se tratar de negativos que estavam se deteriorando, necessitando cuidados especiais de manuseio, limpeza, digitalização, tratamento e acondicionamento”.
Ainda segundo Tharson, o trabalho reflete a importância de preservar a memória coletiva da cidade e promove uma conexão das novas gerações com a história de Palmas. “Esperamos que a obra possa contribuir com pesquisadores, estudantes, universitários e entusiastas sobre a criação da capital Palmas. Essa é uma oportunidade de compartilhar a história de Palmas com as novas gerações, ampliando o conhecimento sobre a construção de uma capital moderna e cheia de significados”, pontuou.
O fotógrafo também enfatizou o papel da Lei Paulo Gustavo na realização do projeto. “Muito importante, pois fomenta iniciativas culturais no Tocantins, promovendo a descentralização do acesso à arte e à cultura e a preservação do nosso patrimônio material e imaterial”, concluiu. Após o lançamento em Palmas, a obra será apresentada em Taquaruçu no dia 14 de dezembro, com a estreia de uma edição especial em audiobook, disponível no canal da associação no YouTube, com descrição narrada e legendada.
Conheça o proponente
O Canto das Artes é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que promove o diálogo, parcerias e a coletividade. Com o apoio da comunidade local, a organização valoriza a diversidade, a pesquisa e o trabalho voluntário, em busca de alternativas sustentáveis e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, atua no fortalecimento de iniciativas culturais e sociais, unindo esforços para fomentar a união e o desenvolvimento da região.
Ficha técnica
Autoria (Fotografia): Edson Lopes (em memória)
Curadoria, digitalização e montagem: Tharson David Lopes
Comunicação, assessoria e projeto gráfico: Adriano Alves da Silva
Impressão: Gráfica Kelps
Texto argumento: João Luis Neiva Brito
Prefácio e revisão: Alexandre Acâmpora
Narrativa: Edson Lopes (em memória)
Realização/Entidade proponente: Canto das Artes – Taquaruçu Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente
Mídias sociais: Watilla Bruna Oliveira Martins, Thainá David Luz
Fontes de pesquisa: Vozes da Consolidação – A Comunicação social no Tocantins – Luiz de Carvalho; Memórias vivas da
Câmara Municipal de Palmas – Warner Pires; Palmas: sua história, trajetória e conquistas – Junio Batista do Nascimento; Acervo Secom.
Fotos: As fotografias tiradas do autor publicadas neste livro são de autoria dos seguintes fotógrafos à época: Elson Caldas, Ricardo Almeida, Luciano Ribeiro, Márcio Di Pietro, Zezinha Carvalho e Glaydson Nunes.
Contato com o autor dos direitos autorais: tharsonlopes@gmail.com
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins22 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social4 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza