Governo do Brasil
Login Gov.br simplifica emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica para MEIs
Microeempreendedores individuais terão mais agilidade para emitir NFSe de padrão nacional
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/08/nf.jpg&description=Login Gov.br simplifica emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica para MEIs', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Os microempreendedores individuais (MEIs) terão um processo mais ágil e simplificado para emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica de padrão nacional (NFS-e). Recentemente, foram introduzidas mudanças significativas no sistema de emissão, tanto na versão para navegadores quanto na versão para dispositivos móveis.
A principal inovação é a opção de login via integração com a plataforma Gov.br. Essa funcionalidade, disponível nas duas versões do emissor da NFS-e, permite que os responsáveis legais de CNPJ MEIs com selos Prata ou Ouro no Gov.br façam suas emissões sem a necessidade de criar uma senha através do preenchimento de um formulário.
Além disso, na versão do emissor web, foi implementada a opção de emissão simplificada da NFS-e para MEIs. Esse novo recurso permite que o processo seja realizado através de um formulário com apenas três informações, semelhante ao formulário presente na versão mobile.
Outro avanço é a expansão do sistema no emissor web, possibilitando que prestadores de serviço de diferentes portes, que não se enquadram como MEIs, também realizem suas emissões. Isso é possível desde que o município de estabelecimento possua um convênio ativo na plataforma.
Já na versão mobile, foi introduzida uma nova funcionalidade que permite a geração do Documento Auxiliar da NFS-e (DANFSE) em formato PDF, com a opção de compartilhar o documento.
Essas atualizações são parte dos esforços da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil para simplificar e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias acessórias, em consonância com o princípio da eficiência da Administração Pública e em consideração ao contribuinte.
Integração
O acesso à Plataforma de Administração Tributária Digital da NFS-e via Gov.br foi lançado pela Receita Federal do Brasil (RFB) no dia 18 de agosto. Para Ariadne Lopes Fonseca, superintendente de Relacionamento com Clientes do Serpro, essa evolução na organização tributária e fiscal dos MEIs contribui para a melhoria do ambiente de negócios, reduzindo o custo Brasil e padronizando a emissão de nota fiscal de serviço em todo o território nacional.
De acordo com a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional nº 169/22, a partir de 1º de setembro de 2023, todos os MEIs prestadores de serviços estarão obrigados a emitir as notas fiscais de serviço no padrão nacional nas prestações de serviços a pessoas jurídicas. As entregas tecnológicas destacam-se como parte das ações para cumprir essa obrigação, simplificando processos e adequando-se às demandas da legislação.
A Plataforma de Administração Tributária Digital, desenvolvida pelo Serpro em parceria com a RFB, visa padronizar nacionalmente a emissão da NFS-e. Ela oferece uma gama de produtos tecnológicos que agilizam e tornam mais seguros os processos tributários municipais, beneficiando tanto os contribuintes quanto as administrações municipais, independentemente de seu porte.
Para implementar a plataforma, foi assinado um convênio entre a RFB, Serpro, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP), buscando fortalecer a administração tributária e melhorar o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) em todo o país.
O ambiente conta com diversos recursos, como emissores públicos web e mobile, ambiente de validação de declarações, prestação de serviços, ambiente de dados nacional para armazenamento de documentos fiscais, guia única de recolhimento, webservices para comunicação entre ambientes, e um portal para consulta de documentos gerados.
“Essa nova versão da Plataforma Nacional NFS-e com autenticação via login Gov.br está vinculada à política de governo digital de melhorar a experiência e a segurança do cidadão no acesso a serviços públicos digitais”, destaca o superintendente de Relações com o Governo do Serpro, Alexandre Ávila. “A inclusão de mais um sistema estruturante no login Gov.br consolida a estratégia de aumentar o alcance da plataforma que hoje possui mais de 4,7 mil serviços digitalizados, mais de 460 órgãos públicos integrados e conta com uma disponibilidade com segurança de 99,9%”, completa o gestor.
Você pode gostar
Governo do Brasil
Lula e Trump avançam em negociações na Malásia
Publicadas
4 dias atrássobre
26/10/2025Por
Jaciara Barros
Encontro em Kuala Lumpur abre nova fase no diálogo comercial entre Brasil e Estados Unidos
Segundo Lula, o diálogo foi produtivo e reforçou o compromisso mútuo de aprofundar o relacionamento econômico entre os dois países. “Tive uma ótima reunião com o presidente Trump. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”, declarou o presidente brasileiro em suas redes sociais.
Tarifas e balanço comercial
O governo brasileiro considera que a imposição das tarifas carece de base técnica, uma vez que os Estados Unidos mantêm superávit na balança comercial com o Brasil. Em 2024, o superávit norte-americano foi de aproximadamente US$ 7,4 bilhões, segundo dados do Itamaraty. Durante a reunião, Lula propôs um período de negociação que permita a revisão das medidas protecionistas impostas por Washington.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que a conversa ocorreu em “clima de respeito e cordialidade”. “A conclusão final é de que a reunião foi muito positiva, e nós esperamos, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, afirmou o chanceler.
Diálogo diplomático e admiração mútua
De acordo com Vieira, os dois presidentes demonstraram disposição em restabelecer pontes diplomáticas. Trump destacou sua “admiração pelo perfil político e trajetória do presidente Lula”, citando sua história de superação e o retorno à presidência após perseguições judiciais. Lula, por sua vez, reafirmou o interesse em fortalecer os laços comerciais e tecnológicos com os Estados Unidos.
Durante a conversa, Trump reconheceu a importância estratégica do Brasil na América do Sul e defendeu um processo de revisão tarifária que beneficie setores como agropecuária, siderurgia, e biotecnologia. A negociação deverá prosseguir em Kuala Lumpur, com reuniões entre ministros brasileiros e representantes americanos.
Lei Magnitsky e temas sensíveis
Outro ponto abordado por Lula foi a Lei Magnitsky, usada pelos Estados Unidos para impor sanções a autoridades estrangeiras. O presidente brasileiro defendeu que a aplicação da lei a ministros do Supremo Tribunal Federal “não se sustenta juridicamente”, afirmando que “não houve perseguição política, mas o devido processo legal”.
Além de Trump e Lula, participaram do encontro o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio; o secretário do Tesouro, Scott Bessent; e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer. Do lado brasileiro, estiveram presentes Mauro Vieira e o secretário-executivo do MDIC, Márcio Rosa, que destacou o caráter franco das discussões e o papel estratégico do Brasil nas Américas.
Impactos esperados e próximos passos
Especialistas avaliam que a reaproximação entre Lula e Trump pode representar um ponto de virada nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, que enfrentaram tensões desde 2020. O objetivo é construir um acordo que reduza tarifas de exportação de produtos agrícolas, como soja, carne e etanol, e impulsione investimentos bilaterais em tecnologia verde e energia renovável.
As equipes técnicas dos dois países devem continuar as tratativas nos próximos dias, com previsão de um novo encontro em Washington no início de novembro.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Mais notícias
Governo do Brasil
Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral
Publicadas
4 dias atrássobre
26/10/2025Por
Jaciara Barros
Encontro durante a 47ª Cúpula da ASEAN fortalece laços Brasil–Vietnã
Cooperação ambiental e diplomacia global
O presidente Lula ressaltou a importância da participação do Vietnã na COP30, para que os países possam atuar juntos em favor da ampliação do financiamento climático e da criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre. O primeiro-ministro Chinh afirmou que o Vietnã apoiará as iniciativas propostas pelo Brasil e continuará respaldando o engajamento brasileiro na reforma das instituições multilaterais, incluindo o Conselho de Segurança da ONU.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Mais notícias do Brasil
- Lula discute novas parcerias comerciais com o Catar
- COP30 avança no planejamento de sustentabilidade global
- MERCOSUL e União Europeia retomam negociações
- Lula participa de reunião do BRICS no Rio de Janeiro
Governo do Brasil
Papa recebe o presidente Lula no Vaticano
O encontro entre o presidente do Brasil e Leão XIV ocorreu nesta segunda-feira, 13 de outubro, no Palácio Apostólico do Vaticano. Em suas redes sociais, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que durante a audiência foram abordados temas como fé, justiça social e o combate à fome.
Publicadas
2 semanas atrássobre
13/10/2025Por
Jaciara Barros
O Papa Leão XIV recebeu em visita privada, na manhã desta segunda-feira, 13 de outubro, no Vaticano, o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Diálogo sobre fé, justiça social e desafios globais
Em mensagem publicada na rede social X, o presidente brasileiro descreveu o encontro como “excelente” e destacou o diálogo com o Santo Padre sobre religião, fé, a realidade social do Brasil e os desafios contemporâneos do mundo.
Lula manifestou ao Pontífice seu reconhecimento pela Exortação Apostólica Dilexi Te, ressaltando a mensagem central do documento sobre a inseparabilidade entre fé e compromisso com os mais pobres. “Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu.

Compromisso no combate à fome
A visita do presidente à Itália integra sua agenda no Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que celebra este ano seu 80º aniversário. O evento está diretamente ligado à iniciativa Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada com apoio do Brasil.
Lula informou ter partilhado com o Papa as ações de seu governo na superação da insegurança alimentar: “Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.”
Convite à COP30 e expectativa de visita ao Brasil
Durante a audiência, o presidente convidou o Papa Leão XIV a participar da COP30, que será realizada em Belém, no Pará. O Pontífice explicou que, por conta das celebrações do Jubileu, não poderá comparecer pessoalmente, mas assegurou a presença de uma representação do Vaticano no evento.
O presidente brasileiro destacou, ainda, a alegria em saber da intenção do Santo Padre de visitar o Brasil em momento oportuno. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, afirmou. Lula recordou também as expressões de fé vividas recentemente no país, como o Círio de Nazaré e as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
 
  
  
 

Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”

Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins

Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo

Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas

ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027

3º Simpósio de Fisioterapia reúne especialistas em Palmas

Carlos Amastha assume Comissão e relata contas de Cinthia

Palmas ganha o Ateliê Raízes Criativas com arte e música

Universitária da UFT é finalista nacional no Prêmio Sebrae de Jornalismo

GIIR Agro lança livro que propõe um novo olhar sobre a falência

Governo do Tocantins recebe ministro Wellington Dias

Sesc Tocantins recebe o 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil

Porto Nacional se despede de Monsenhor Jones Pedreira

Eduardo Siqueira anuncia pacote de valorização aos servidores

Ana Oliver assume CS Club Palmas e anuncia reinauguração

Tocantins valoriza servidores e moderniza gestão pública

Heldmar Menezes lança o livro Os Centauros

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”

Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins

Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo

Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas

ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027

3º Simpósio de Fisioterapia reúne especialistas em Palmas

Carlos Amastha assume Comissão e relata contas de Cinthia

Palmas ganha o Ateliê Raízes Criativas com arte e música

Universitária da UFT é finalista nacional no Prêmio Sebrae de Jornalismo

GIIR Agro lança livro que propõe um novo olhar sobre a falência

Governo do Tocantins recebe ministro Wellington Dias

Sesc Tocantins recebe o 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil

Porto Nacional se despede de Monsenhor Jones Pedreira

Eduardo Siqueira anuncia pacote de valorização aos servidores

Ana Oliver assume CS Club Palmas e anuncia reinauguração

Tocantins valoriza servidores e moderniza gestão pública

Heldmar Menezes lança o livro Os Centauros

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”

Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins

Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo

Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas

ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027

3º Simpósio de Fisioterapia reúne especialistas em Palmas

Carlos Amastha assume Comissão e relata contas de Cinthia

Palmas ganha o Ateliê Raízes Criativas com arte e música

Universitária da UFT é finalista nacional no Prêmio Sebrae de Jornalismo

GIIR Agro lança livro que propõe um novo olhar sobre a falência

Governo do Tocantins recebe ministro Wellington Dias

Sesc Tocantins recebe o 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil

Porto Nacional se despede de Monsenhor Jones Pedreira

Eduardo Siqueira anuncia pacote de valorização aos servidores

Ana Oliver assume CS Club Palmas e anuncia reinauguração

Tocantins valoriza servidores e moderniza gestão pública

Heldmar Menezes lança o livro Os Centauros

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral
DESTAQUES
   Social2 dias atrás Social2 dias atrás- Ana Oliver assume CS Club Palmas e anuncia reinauguração 
   Entretenimento5 horas atrás Entretenimento5 horas atrás- ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027 
   Polícia Militar do TO4 dias atrás Polícia Militar do TO4 dias atrás- Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis 
   Governo do Brasil4 dias atrás Governo do Brasil4 dias atrás- Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral 
   Cultura2 dias atrás Cultura2 dias atrás- Heldmar Menezes lança o livro Os Centauros 

 
  
  
  
 