Entretenimento
Longa “O Barulho da Noite”, de Eva Pereira, é exibido no Marché Du Film, em Cannes

O cinema brasileiro ganhou destaque no Marché du Film, um dos principais eventos do Festival de Cannes, com a exibição do drama-thriller O Barulho da Noite, longa-metragem da diretora Eva Pereira. A sessão aconteceu na quarta-feira, 14, e marcou não apenas mais uma projeção internacional do filme diante de profissionais da indústria audiovisual, mas também a oficialização de uma importante parceria com a renomada distribuidora italiana Minerva Pictures International, que será responsável pelas vendas internacionais da obra.
A diretora Eva Pereira celebrou a exibição em Cannes e a parceria com a Minerva Pictures Internacional como um marco na trajetória do projeto. “Trazer ‘O Barulho da Noite’ para o Marché du Film é, para mim, mais do que uma conquista profissional – é um reconhecimento do poder das histórias brasileiras contadas com coragem e sensibilidade. Nosso filme fala de dor, mas também de resistência. Espero que ele reverbere além das fronteiras, como um sussurro que se transforma em grito”, aspira.
Este é o terceiro ano que Eva Pereira participa do Festival de Cannes. Na edição de 2025, a diretora cumpre a agenda de 35 reuniões de coprodução com agentes de venda de todo o mundo, com apresentação de carteira com seis projetos. Além disso, no próximo domingo, 18, a cineasta participa de painel sobre coprodução como representante da Cone – Conexão Norte e Nordeste do Audiovisual.
Sobre a parceria com a Minerva Pictures Internacional, Eva considera que garante ainda mais fôlego para alcançar públicos diversos ao redor do mundo. “O Marché du Film é o maior mercado audiovisual do mundo e acontece paralelamente ao Festival de Cannes, reunindo produtores, distribuidores, programadores e compradores de todos os continentes. A presença de O Barulho da Noite reafirma a força e a diversidade do cinema brasileiro contemporâneo em espaços de projeção global”.
Filme
Rodada em Palmas, no Tocantins, a história do longa se apresenta a partir da relação delicada das irmãs Maria Luiza e Ritinha, interpretadas por Alícia Santana e Anna Alice Dias, com Agenor (Marcos Palmeira), seu dedicado e afetuoso pai. Castigada pelas lembranças e traumas da infância e sobrecarregada com as tarefas que lhe cabem, a mãe, Sônia (Emanuelle Araujo), vive à flor da pele. A fragilidade daquela estrutura familiar é profundamente abalada com a chegada de Athayde (Patrick Sampaio), suposto sobrinho de Agenor que vem para ajudar na lavoura. À primeira vista, ele parece ser um rapaz prestativo, mas que aos poucos se revela monstruoso.
O elenco conta também com Tonico Pereira no papel do caixeiro-viajante Chico Mascate e atores consagrados na cena tocantinense, como Mercês Campelo, Cicero Belém e Wertemberg Nunes. Com uma estética sensorial e uma narrativa de forte impacto emocional, o filme reafirma o vigor do cinema de autor produzido no Brasil.
Prêmios
Fruto de 20 anos de pesquisas e roteiro da diretora junto a histórias reais de mulheres e crianças vítimas de violência, “O Barulho da Noite” já conquistou prêmios em festivais internacionais, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Alícia Santana) e Melhor Direção (Eva Pereira) no Miami Brazilian Film Festival; e Melhor Roteiro, Melhor Filme e Melhor Atriz (Emanuelle Araújo) no Los Angeles Brazilian Film Festival. Também foi premiado no Fenavid (Bolívia) como Melhor Filme Ficção e Melhor Filme 2024 e no Festival Internazionale di Cinema Brasiliano (Itália) como Melhor Filme do Público. Na segunda-feira, 02, o filme O Barulho da Noite será exibido na abertura do Festin – Festival de Cinema de Lisboa, em Portugal.
A produção é da MZN Filmes e Cunhã Porã Filmes, em coprodução com a Bananeira Filmes, Canal Brasil e Telecine. A distribuição no Brasil será da Lira Filmes, e as vendas internacionais estão a cargo da Minerva Pictures Internacional.
Entretenimento
Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras
Encontro de Mestres Cantores e Cantoras conecta o tempo presente com o passado e com o futuro, trabalha a memória e estimula as novas gerações.

O Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras, que acontecerá de 03 a 06 de julho de 2025, é um evento de profunda importância cultural, conectando o passado, presente e futuro do povo Krahô.
Localizado na Aldeia Areia Branca, na Terra Indígena Kraolândia (Goiatins e Itacajá-TO), o festival reunirá 50 mestres de canto, recitadores e instrumentistas de 12 das 42 aldeias Krahô existentes. O objetivo principal é registrar e preservar o vasto acervo musical oral tradicional dos povos Timbira-Krahô/Apinajé, compartilhando repertórios, narrativas, mitologias e epistemologias.
As performances serão gravadas em áudio e vídeo por técnicos Krahô qualificados, com o acompanhamento de pesquisadores (indígenas e não indígenas) e da comunidade. O material coletado será armazenado digitalmente, transliterado e traduzido, servindo como base para pesquisas do Núcleo Takinahaky da UFG e para atividades educativas das associações Krahô.
Além das apresentações, o festival promoverá uma oficina multicultural de comunicação digital para jovens indígenas. Ministrada por voluntários da Associação Ninho Cultural, a oficina ensinará sobre a produção de conteúdo para redes sociais, utilizando celulares e computadores para divulgar o festival e a cultura Krahô.
A comunidade inteira será mobilizada com pinturas corporais, corridas tradicionais (flexas e toras), troca de presentes e participação nas apresentações e oficinas. Haverá também rodas de conversa para aprofundar os temas do projeto.
O Festival Todas as Músicas Krahô é, portanto, uma iniciativa essencial para a preservação da memória cultural, o estímulo às novas gerações e a difusão do rico patrimônio imaterial do povo Krahô, conectando tradição e inovação.
O Evento é uma realização do Governo Federal, através do Ministério dos Povos Indígenas, com apoio da Associação Ninho Cultural, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG), Revista PIHHY, Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Governo do Tocantins través das secretarias da Cultura (Secult) e dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot).
Entretenimento
Festival de Circo de Taquaruçu começa nesta quinta, 03
Com o tema “O Circo Floresce o Norte”, 12º Festival Internacional de Circo de Taquaruçu acontece a partir da próxima quinta-feira, 03, até domingo, 06

O distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), será mais uma vez palco de encantamento, arte e cultura popular com a chegada da 12ª edição do Festival Internacional de Circo de Taquaruçu (FICTO). De 03 a 06 de julho, o tradicional festival traz o tema “O Circo Floresce o Norte”, reafirmando o compromisso com a valorização do circo como linguagem artística acessível, potente e transformadora.
Com uma programação intensa e diversificada, o evento reúne artistas circenses de diversas partes do Brasil e do mundo, com espetáculos, oficinas, cortejos, vivências culturais, atividades de permacultura e agroecologia, além de rodas de capoeira, shows e intervenções artísticas espalhadas entre o Centro Cultural Circo Os Kaco e a Praça Maracaípe.
Segundo o diretor-geral do festival, Kadu Oliviê, o Ficto consolida sua missão de democratizar o acesso à arte e ao circo de qualidade: “O Festival nasceu para fortalecer a cultura circense no Norte do país. Hoje ele floresce com raízes profundas, revelando talentos, promovendo trocas culturais e transformando o território. Ver Taquaruçu se encher de palhaços, acrobatas, malabaristas e público é a prova de que o circo é uma linguagem viva e necessária”, destaca Oliviê.
Programação
A cada dia do evento, o público poderá vivenciar uma programação completa, com atrações como “A Mulher Bala” (Trupe do Fuxico), “Inventando Moda” (Cia Boca do Lixo), o espetáculo “Desatador de Nós” com a Quadrilha Matutos da Noite (TO), e a Noite da Palhaçada, com artistas nacionais e internacionais. Outro destaque é o tradicional cortejo “Salve o Cerrado”, com a participação do Bloco Socapino, promovendo a alegria pelas ruas e a defesa das riquezas naturais do bioma.
TaquaruCirco
Um dos momentos mais emocionantes desta edição será a Mostra TaquaruCirco, que acontecerá no sábado, dia 05 de julho, na Praça Maracaípe. A Mostra reunirá cerca de 30 crianças e jovens do distrito de Taquaruçu, alunos do curso de Circo Social oferecido pelo projeto “Arte e Cidadania no Circo”, realizado ao longo do ano. A apresentação é uma verdadeira celebração do talento local, fruto de um processo formativo que alia arte, inclusão e desenvolvimento humano. O público poderá acompanhar números de acrobacia, palhaçaria, malabares e muito mais, protagonizados por jovens artistas da própria comunidade.
Por meio do projeto Circo Social, Os Kaco atendem uma média de 30 crianças e adolescentes com aulas de Circo, iniciante e avançado, malabares, corpo cênico, percussão, capoeira e agroecologia, o que tem contribuído não só para o desenvolvimento das crianças atendidas, bem como para atração de turistas para o Distrito.
Atividades
Na tarde de sexta-feira (04/07), o festival oferecerá ao público uma rica programação de Vivências, que convidam crianças, jovens e adultos a experimentarem práticas como bambolê, percussão corporal e swing poi. As atividades são gratuitas e promovem o encontro entre o corpo, o ritmo e a expressão artística, fortalecendo a relação entre a comunidade e a arte circense.
Já no sábado (05/07), uma das atrações mais dinâmicas é o Adventure Circus – um circuito de aventuras circenses voltado para todas as idades, com atividades práticas que desafiam o equilíbrio, a coragem e a diversão dos participantes. Realizado no Centro Cultural Circo Os Kaco, o circuito é um espaço lúdico que combina brincadeira, técnica e muita criatividade.
A produtora executiva Marcela Pultrini reforça o convite à comunidade: “É um festival para todas as idades, gratuito, cheio de cor, diversidade e afeto. Queremos que as pessoas tragam suas famílias, seus amigos, e se deixem tocar pela poesia e irreverência do circo. O FICTO é um presente coletivo para Taquaruçu, Palmas e o Brasil”, afirma Pultrini.
Apoio
O festival conta com parcerias da comunidade local de Taquaruçu que se mobilizou junto à produção para garantir realização, conta com uma parceria com o Senac Idiomas, com a empresa Desenvolve Marketing e a Cia Boca do Lixo, e como todos os anos não poderia faltar o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo, reconhecendo o papel do circo na promoção do turismo, da economia criativa e do desenvolvimento sociocultural da capital.
______
Destaques da Programação
Centro Cultural Circo Os Kaco
- Quinta (03/07): Abertura com “A Mulher Bala” (SP), “Eu preciso de Você” (GO), e show com Paraíba dos 8 Baixos.
- Sexta (04/07): Cortejo “Salve o Cerrado”, Noite do Fogo, apresentações de Piruá (RN) e habilidades circenses.
- Sábado (05/07): Oficinas, roda de capoeira e espetáculos como “Desatador de Nós” e “Pé de Cerrado”.
- Domingo (06/07): Espetáculo “Futebol de Sabão dos Palhaços”, “Circo e Carimbó” (PA) e Noite da Palhaçada.
______
SERVIÇO
Festival Internacional de Circo de Taquaruçu – 12ª Edição
De 03 a 06 de julho de 2025
Distrito de Taquaruçu – Palmas/TO
Tema: O Circo Floresce o Norte
️ Entrada gratuita para todas as atividades.
Mais informações: Instagram @festivaldecirco.taquarucu
Entretenimento
Nacha Moretto apresenta emocionante “Tributo a Mercedes Sosa” no Teatro Sesc Palmas

Ex-integrante do Raíces de América, a cantora sobe ao palco nos dias 17 e 18 de julho para celebrar o legado da icônica artista argentina em um espetáculo que promete repetir o sucesso de sua primeira temporada.
A força e a emoção da música latino-americana têm um encontro marcado com o público tocantinense. Nos dias 17 e 18 de Julho, o Teatro Sesc Palmas será o palco do espetáculo “Tributo a Mercedes Sosa”, estrelado pela cantora Nacha Moretto. O projeto, que retorna após uma primeira temporada de grande sucesso em 2016, promete uma imersão profunda no universo de uma das maiores vozes do continente.
Nacha Moretto, conhecida por sua passagem marcante pelo renomado grupo Raíces de América, carrega em sua voz a responsabilidade e a maestria de interpretar o repertório de Mercedes Sosa. Sua interpretação visceral e respeitosa conecta o público à essência de canções que se tornaram hinos de liberdade, amor e resistência por toda a América Latina.
“Voltar com este tributo é uma emoção indescritível. A obra de Mercedes Sosa é imortal e atemporal. Ela cantou a nossa gente, nossas dores e nossas esperanças. Levar essa mensagem ao palco é mais que uma homenagem, é um ato de celebração da nossa identidade cultural”, comenta Nacha Moretto.
O espetáculo é uma viagem musical que percorre os grandes clássicos imortalizados por “La Negra”, como “Gracias a la Vida”, “La Cigarra” e “Solo le Pido a Dios”. O repertório foi cuidadosamente selecionado para proporcionar uma experiência que vai da nostalgia à exaltação, emocionando tanto os fãs de longa data quanto as novas gerações que descobrem a potência de sua obra.
O projeto “Tributo a Mercedes Sosa com Nacha Moretto” é realizado com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e conta com o apoio fundamental da Fundação Cultural de Palmas e do Governo do Estado do Tocantins, reforçando o compromisso com a valorização da cultura na região.
Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos exclusivamente pela plataforma Sympla.
SERVIÇO:
-
O quê: Show “Tributo a Mercedes Sosa com Nacha Moretto”
-
Quando: 17 e 18 de julho
-
Onde: Teatro Sesc Palmas – Quadra 502 Sul, Av. Teotônio Segurado
-
Horário: 20h
-
Ingressos: Venda online pela Sympla
-
Link para compra: https://encurtador.com.br/
iyg2U
Sobre Nacha Moretto:
Cantora de voz potente, Nacha Moretto tem uma carreira consolidada na música latino-americana. Como ex-integrante do icônico grupo Raíces de América, viajou o Brasil e o mundo difundindo a riqueza musical da América Latina. Sua profunda admiração e conexão com a obra de Mercedes Sosa a transformaram em uma de suas mais fiéis e talentosas intérpretes, recebendo elogios por onde passa com seu tributo.
-
Turismo19 horas atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Turismo18 horas atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Palmas3 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo
-
Sebrae4 dias atrás
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
-
Palmas4 dias atrás
Secretário Sérgio Vieira manifesta apoio incondicional a Eduardo Siqueira Campos e reafirma confiança na Justiça