Gastronomia
Lucas Corazza está confirmado para a 9º temporada do programa Que Seja Doce no GNT

Servir bem, para servir sempre. Este ditado clichê que vem escrito em papel da padaria como ele mesmo diz, resume a convicção e a paixão do chef. Receber bem e acolher as pessoas.
Lucas Corazza é chef confeiteiro, viajante, pesquisador da confeitaria brasileira e do mundo. Lucas é LGBTQIA+, professor, influencer e apresentador. Une todas essas pontas com a sua maneira própria de investigar e olhar para fora, receber influências, aos mesmo tempo que se aprofunda no Brasil para traduzir a sua ideia da gastronomia brasileira baseada em bons ingredientes, salgados ou doces.
Nos últimos 4 anos, Lucas viajou por todo o Brasil, literalmente, do extremo norte ao extremo sul, do Oiapoque ao Chuí, de norte a sul, de leste a oeste. Viajou para dar aulas, em alguns casos, palestras, em outros, para conhecer, tanto do lado hedonista quanto pelo lado técnico, observou o movimento da restauração da cozinha, como também da hospitalidade. Passou e passeou pelo Brasil conhecendo os frutos, os sabores dos ingredientes, os agricultores, as técnicas, e a comercialização. Deu aulas para mulheres que trabalham em casa, assim como para universitários de faculdade. Ensinou técnicos de padaria e conversou com chefs e cozinheiros de restaurantes. Essa experiência transformou Lucas Corazza que também é jurado há nove anos no programa Que Seja Doce no GNT.
Formado em Hotelaria pelo Senac, seu percurso teve início trabalhando em restaurantes. Trabalhou com os chefs Alex Atala, Bel Coelho, Mara Mello, Henri Schaëfer, Javier Torres, grandes nomes e professores que lhe ensinaram a base da cozinha. Quando teve a oportunidade de estudar fora, optou pela ENSP – École Nationale Supérieure de la Pâtisserie em Yssingeaux onde passou 3 meses. Voltou para o Brasil e foi trabalhar com a chef pâtissière Mara Mello. Em seguida surgiu sua primeira oportunidade na televisão, o canal Bem Simples, no programa A Confeitaria, ao lado de Rogério Shimura, Renata Sereguetti, Joyce Galvão, Diego Lozano, Andrea Schwarz, Ana Zita Fernandes.
Entre os nomes importantes na sua vida, Lucas cita Ernesto Neugebauer, o dono da Harald. “Definitivamente um dos maiores exemplos de uma pessoa promovendo o bem dentro da gastronomia brasileira através da indústria, ele foi o primeiro nome do Brasil a trazer o cacau nacional como protagonista da receita, o chocolate Harald com a linha Lindt. Eu me associei com a marca desde o começo, a nossa relação já tem 11 anos e dura até hoje.”
O chef com quase 400 mil seguidores e postagens que batem as 30 mil visualizações em alguns minutos, não planejou ser uma pessoa do digital. Foi com a pandemia que ele entendeu que através de seus canais ele poderia continuar prestando algum serviço para as pessoas através dessa conexão online. “Agora eu quero voltar a produzir receitas em ambientes físicos, quero continuar tendo esses momentos de encomendas e de grandes eventos, eu gosto de eventos”, declara. Recentemente assinou os 1.750 bombons do evento Courchevel no Hotel Rosewood em São Paulo, recepção de alto luxo que anunciou a abertura da temporada de ski nos alpes franceses para os brasileiros e foi cumprimentado por todos os grandes chefs presentes. Nestas ocasiões, Corazza mantem sua simplicidade que é a chave do seu carisma. Para ele, a cozinha e em particular a confeitaria é sobre encontros e emoções.
“Sou definitivamente sensível, não me afasto da verdadeira realidade, que é o que faço na cozinha com a minha equipe: os doces que criamos, a alegria com que as pessoas experimentam e a nossa responsabilidade de manter viva essa energia mágica.”
Confirmado na 9ª temporada do programa Que Seja Doce do canal GNT que acontece em 2023, Lucas celebra os caminhos traçados até aqui, o exercício criativo que acontece em cada edição, sem desconfigurar a sua personalidade, ao contrário, desenvolvê-la. As formas diferentes de se relacionar com as pessoas, de enxergar as tendências do mercado, de ver o que está acontecendo na confeiteira brasileira e estabelecer essa troca com as pessoas. Não é só fazer a mesma fórmula, é poder melhorar em cada etapa. Nesta 9ª temporada, o tema é “Parque de Diversões”, a edição inteira será sobre este universo. “No ano passado foram viagens, uma viagem ao mundo em 80 doces e antes já teve Contos de Fadas, Clássicos da Literatura, Memórias Afetivas, os temas são sempre muito divertidos e sempre conectados com esse lado lúdico, emotivo do doce, que faz tudo ser tornar mais especial”.
Particularidades
“Eu sou uma pessoa muito cinestésica, eu sou uma pessoa conectada a cinestesia e é impressionante como memórias para mim tem sabor, eu consigo sentir sabores na minha boca sem estar com nada nela, algumas emoções para mim tem cores, eu sou uma pessoa que literalmente me levo a fechar os olhos porque eu enxergo cores com algumas músicas, algumas coisas de teatro, algumas frases… até em livros textos mudam de cor. Então desde do início eu tento me descobrir através desse sentimento dentro do meu processo criativo. Eu consigo imaginar e construir sensações pra as pessoas através dos doces.”
Entre outros projetos do chef, um livro de uma nova confeitaria brasileira com técnicas, receitas e sabores para todos os gostos e escolhas, uma forma de ver a confeitaria como viajante, um jeito de convencer e oferecer algo novo e de preservar as memórias, previsto para ser lançado em breve.
“Esse é um livro pra os momentos doce da vida, pra todos, todas e todes que desejam aprender a fazer doces e reunir as pessoas que amam e também para quem busca um conforto doce para os dias difíceis. Os meus anos como jurado onde eu aprendi que a vida é para quem sabe viver. Ganhar e perder fazem parte, todos nós temos em comum momentos e uma memória doce, tudo começa pelo começo, os aniversários. Um doce para alegrar os dias, comemorar, acalmar nosso peito e acolher.”
Entremet por Lucas Corazza
Gastronomia
Restaurantes do Five Senses Resort oferecem gastronomia contemporânea com toque regional

O Five Senses Resort segue com seus dois espaços gastronômicos, o restaurante Cadenza e o gastrobar Barlavento, em funcionamento e abertos ao público até a inauguração oficial do empreendimento.
Com uma atmosfera acolhedora e uma proposta gastronômica singular, o restaurante Cadenza, que tem um nome associado ao sentido da audição, foi inspirado pelo termo musical italiano que significa “cadência”, simbolizando fluidez e ritmo.
O menu, elaborado pelo chef Expedito Melo, formado pela renomada Le Cordon Bleu no Peru, combina ingredientes típicos do Tocantins com técnicas contemporâneas, proporcionando uma experiência sensorial completa, com pratos que encantam tanto pelo sabor quanto pela apresentação.
Segundo o chef, a proposta do restaurante é reinventar pratos tradicionais, como risotos, massas, peixes e carnes, ao incorporar ingredientes característicos da culinária tocantinense, como carne de sol e pirarucu, combinando autenticidade regional com toques de sofisticação.
Outro destaque do restaurante é a vista do lago, da serra e do skyline de Palmas. Além da gastronomia, o Cadenza é um ambiente ideal para quem quer apreciar a beleza natural e o ritmo da vida ao redor do lago.
Para o empresário Jimmy Reile, responsável pelo Five Senses Resort, a visita ao restaurante combina um momento único de contemplação e relaxamento. “As pessoas estão atravessando o lago para conhecer o restaurante. A travessia, além de prática é única. Atravessar a ponte é também um momento de desconexão com a correria da vida diária e a conexão com a natureza.No Cadenza, queremos que o público sinta que a visita é especial desde o momento em que decide nos conhecer.”
O restaurante funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábados e domingos, oferece almoço das 11h às 15h e jantar das 18h às 23h. Devido à alta procura, é recomendado fazer reserva com antecedência, já que o restaurante frequentemente opera com lotação máxima.
Já o gastrobar Barlavento, que invoca no nome o sentido da visão, é um bar ao ar livre, localizado próximo à piscina de borda infinita do resort. O espaço oferece drinks e petiscos em um cenário que combina a vista deslumbrante e uma atmosfera praiana.
O Barlavento está funcionando sem horário fixo, sendo necessário verificar a disponibilidade de atendimento diretamente com o resort.
Ainda em fase final de conclusão, o Five Senses Resort mantém o conceito de experiências sensoriais como parte central de sua proposta. A ideia é que cada espaço do empreendimento estimule um dos cinco sentidos.
O empresário Jimmy Reile, responsável pelo Five Senses Resort, destaca a importância desses espaços como uma prévia do que o empreendimento completo oferecerá aos futuros hóspedes e visitantes.
“A expectativa é que esses espaços continuem atraindo o público da região, que já começou a frequentá-los, e que se consolidem como pontos de referência gastronômica até a inauguração completa do resort. Estamos criando um ambiente onde natureza, gastronomia regional e bem-estar se harmonizam. Nossa intenção é que esses locais também possam receber eventos corporativos e sociais, oferecendo uma estrutura de qualidade, uma vista deslumbrante e um cardápio de alto nível”, pontua.
Para reservas no restaurante Cadenza e informações sobre o Barlavento, o contato é pelo telefone (63) 98150-8000. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do Five Senses Resort.
Gastronomia
DOM VERGÍLIO FAZ 20 ANOS

Restaurante e pizzaria é referência na capital tocantinense
Inaugurado em no dia 26 de outubro de 2004, o Dom Vergílio Grill Pizza e Chopp completa, neste sábado, 20 anos de casa em Palmas. Na época, o restaurante já trouxe um conceito inovador, oferecendo conforto, praticidade, segurança e, claro, variedade e qualidade no almoço e pizzas servidas aos clientes.
Para celebrar estes 20 anos, tem circulado uma campanha que reforça a essência, o compromisso do Dom Vergílio com a comunidade local ao entregar uma experiência de qualidade. À frente do negócio, o casal Vladimir e Juliane Bottin comentam que, para manter o padrão alcançado e os clientes satisfeitos, o desafio é diário. “Da escolha dos produtos e alimentos que utilizamos na elaboração dos pratos, ao cuidado minucioso com a higienização do salão, cozinha, o rigoroso padrão com o tempero e sabor da comida, tudo é revisto todos os dias”, observa Juliane, cuja rotina e disciplina é atribuída à experiência herdada com os pais à frente de uma churrascaria no interior do Paraná.
Nestes 20 anos, o Dom Vergílio também firmou compromisso com o social. A empresa é parceira de alguns projetos e iniciativas sociais que lidam com causas diversas e um público misto entre crianças e idosos. Ainda neste mês, acolheu 20 estudantes da rede pública estadual para um almoço de comemoração ao dia das crianças. A ação foi uma parceria com a Abrasel TO. Na enchente do Rio Grande do Sul deste ano, participou de algumas campanhas com a doação de alimentos.
Atualmente, o Dom Vergílio abre as portas de segunda a sábado, das 11h às 14h30 para almoço e pizzaria a partir das 18h, mais o serviço de pedido online pelo app domdelivery.
Uma equipe de 48 funcionários se reveza entre o trabalho na cozinha e atendimento no salão.
O local é bastante procurado para ocasiões especiais, como aniversários e formaturas. Essa história de empreendedorismo de sucesso no setor de gastronomia em Palmas, as superações ao longo dos anos, a presença nos momentos mais especiais de inúmeras famílias, bem como a participação determinante no social da nossa capital, tudo isso pode ser traduzido como O Dom do Tempo, slogan que assina a campanha comemorativa destes 20 anos.
Fotos: Raquel Carneiro
Gastronomia
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