Energisa
Luz para Todos: mais de 5 mil famílias tocantinenses serão beneficiadas na nova fase do programa em 2025
Publicadas
11 meses atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Assinatura-do-Termo-LPT-TO-Governo-e-Energisa-2-1000x600.jpeg&description=Luz para Todos: mais de 5 mil famílias tocantinenses serão beneficiadas na nova fase do programa em 2025', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Cerca de 1,5mil famílias já receberam sistemas de geração de energia por meio do programa Luz para Todos no Tocantins entre 2023 e 2024.
Seja por meio da rede de distribuição ou por sistemas de geração, a energia elétrica precisa chegar em cada casa tocantinense. E para que isso se torne realidade, a concessionária de energia executou, no segundo semestre deste ano, 450 novas ligações em áreas de difícil acesso por meio do programa Luz para Todos. Nos últimos dois anos, foram cerca de 1,5 mil famílias de áreas remotas do estado beneficiadas com o modelo de geração solar. Agora, o próximo passo é colocar em prática a modalidade de rede convencional, com expansão de rede elétrica, que vai levar conforto, desenvolvimento e inclusão social a mais de cinco mil famílias na zona rural do Tocantins. As obras já iniciaram.
O Luz para Todos (LPT) é um programa do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia. Este mês, o Governo do Tocantins e a Energisa formalizaram o termo de Compromisso para a execução do programa no estado. Ainda em outubro, a concessionária já havia assinado um Acordo de Cooperação Técnica com o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins para alcançar as famílias da zona rural que fazem parte de programas de políticas públicas estaduais.
“Nosso objetivo é levar qualidade de vida através da energia elétrica para todos os tocantinenses. Cada uma dessas modalidades do programa tem um foco diferente. Enquanto o atendimento com energia solar leva energia a famílias que moram em regiões remotas, onde a rede de distribuição não consegue chegar, a modalidade que contempla a rede convencional foca nos moradores da zona rural de localidades com potencial para receber a extensão da rede elétrica”, explica o gerente de obras e manutenção da Energisa, Bruno Queiroz.
As tratativas para a execução do LPT já começaram e as primeiras obras de construção da rede começam em 2025. “Junto com a energia, chega à possibilidade de permanência no campo e de desenvolvimento das comunidades, que poderão investir mais ainda na produção rural”, comenta o diretor de relações institucionais da Energisa, Alankardek Moreira.
Energia Solar
Em novembro, a Energisa finalizou os 450 atendimentos previstos para o segundo semestre deste ano. O número faz parte de um montante de 1,5mil famílias beneficiadas nos últimos dois anos. A maior parte destes atendimentos contemplou o público indígena, na Ilha do Bananal. Ao todo, esse ano, moradores de 24 municípios diferentes foram beneficiados com o Sistema de Geração Fotovoltaico – SIGFI, com foco para Paranã e Lizarda.
E é em Lizarda que mora a tocantinense Laudirene Ferreira Abreu, uma das favorecidas pelo programa. “Foi uma honra muito grande receber esse equipamento, que mudou 100% a nossa vida. Antes, a gente vivia à luz de velas e, agora, temos eletricidade”, comenta a moradora. E, para o futuro, Laudirene e sua família já têm planos: “A gente quer comprar uma geladeira. Já estamos nos organizando para isso. Vai mudar a nossa vida”, finaliza.
Você pode gostar
Energisa
Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro
Publicadas
1 semana atrássobre
24/10/2025Por
Jaciara BarrosMais de 200 mil descargas foram registradas no Tocantins em outubro. Energisa reforça plano de manutenção e divulga dicas de segurança.
Pouco mais de um mês após o início do período chuvoso, o Tocantins já registrou mais de 350 mil descargas atmosféricas. Somente nos primeiros 20 dias de outubro foram contabilizadas 213.784 mil ocorrências, segundo dados divulgados pela Energisa Tocantins.
As condições climáticas severas típicas desta época do ano representam risco para a rede elétrica, que pode ser atingida diretamente pelos raios ou por objetos arremessados pelo vento, causando interrupções no fornecimento de energia. Para minimizar os impactos, a distribuidora mantém um plano rigoroso de manutenção preventiva, com manejo de vegetação, podas técnicas e treinamento especializado das equipes.
“Diante desse cenário, e para garantir que o fornecimento seja contínuo e seguro, a Energisa possui ações de manutenção realizadas ao longo de todo o ano. Nossas equipes passam por capacitação e reciclagem constantes para atuar com eficiência mesmo sob condições climáticas adversas”, destacou o gerente de operações da Energisa Tocantins, Maurício Zanina.
Plano de contingência e investimentos
Além das manutenções preventivas, a empresa adota um plano de contingência dividido em três etapas: ações preventivas antes do período chuvoso, medidas reativas durante as ocorrências e avaliações posteriores para aprimorar os atendimentos. Segundo Zanina, o plano envolve todas as áreas da empresa, com reforço operacional, suporte logístico, infraestrutura de TI e disponibilidade de geradores para situações emergenciais.
Até agosto de 2025, a Energisa já investiu mais de R$ 400 milhões na modernização da rede elétrica tocantinense, com previsão de alcançar R$ 605 milhões até o fim do próximo ano. Os recursos são aplicados na expansão de subestações, automação de sistemas e tecnologias que permitem religar trechos de forma remota, garantindo mais agilidade no restabelecimento do fornecimento.
“Com o apoio do Grupo Storm, monitoramos o clima em tempo real. O Centro de Operações Integrado da Energisa Tocantins funciona 24 horas, permitindo uma visão completa do sistema elétrico e atuação preventiva em todo o Estado”, complementou o gerente.
Dicas de segurança
Para evitar choques e acidentes durante as chuvas, a Energisa reforça as orientações de segurança à população:
- Retire aparelhos eletroeletrônicos das tomadas durante temporais.
- Evite usar aparelhos conectados à tomada durante as chuvas.
- Mantenha a rede elétrica residencial aterrada sempre que possível.
- Guarde objetos soltos no quintal ou na varanda para evitar arremessos pelo vento.
- Ao ouvir trovões, procure abrigo em locais fechados e evite áreas abertas.
- Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres metálicas.
- Dentro do carro, mantenha janelas fechadas até a tempestade passar.
- Não toque em fios caídos nem em objetos que possam estar energizados.
Ocorrências envolvendo a rede elétrica podem ser comunicadas pelos canais de atendimento da Energisa: telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, Agência Digital no site energisa.com.br ou pelo WhatsApp da Gisa em www.gisa.energisa.com.br.
Mais notícias da editoria Tocantins
Energisa
Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses
Ação já percorreu 40 municípios neste ano, promovendo eficiência energética e sustentabilidade
Publicadas
1 semana atrássobre
22/10/2025Por
Jaciara BarrosPalmas – O Projeto Ligados, iniciativa do Programa Nossa Energia da Energisa Tocantins, continua transformando vidas e promovendo o consumo consciente de energia no Estado. Após beneficiar famílias de 22 municípios no primeiro semestre de 2025, a ação retorna ao extremo Norte do Tocantins para contemplar os moradores de São Miguel do Tocantins, Itaguatins e Tocantinópolis com a entrega de 21 novas geladeiras e 90 ventiladores nesta quinta-feira, 23.
Eficiência energética e economia para as famílias
Os equipamentos substituídos são antigos e de alto consumo, e dão lugar a modelos mais modernos e econômicos, todos com o selo Procel de Eficiência Energética. Somente em 2025, o projeto já percorreu 40 municípios tocantinenses, promovendo também a troca gratuita de lâmpadas convencionais por LED, beneficiando milhares de consumidores de baixa renda.
“Essa troca é um passo importante para um melhor consumo de energia, proporcionando mais economia para as famílias e, consequentemente, promovendo um cuidado maior com o meio ambiente”, explica o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio.
Projeto itinerante e alcance estadual
O Projeto Ligados já visitou todos os 139 municípios do Tocantins, levando ações de substituição de equipamentos e educação energética. Os clientes de baixa renda podem participar apresentando documentos como identidade, CPF e a última conta de energia paga. Geladeiras com mais de cinco anos de uso e em mau estado de conservação podem ser trocadas por modelos novos, com eficiência comprovada.
Educação e conscientização nas escolas
Além da substituição de equipamentos, o projeto promove palestras educativas sobre o uso consciente da energia elétrica para alunos das redes públicas municipais e estaduais. Também realiza sessões de cinema gratuitas em praças e espaços comunitários, levando informação e entretenimento para toda a família.
Parceria com a Aneel e compromisso sustentável
O Nossa Energia – Edição Ligados é executado de acordo com as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem como foco as famílias de baixa renda. Seu objetivo é contribuir com o combate ao desperdício de energia elétrica e incentivar hábitos de consumo eficiente.
Com essa iniciativa, a Energisa Tocantins reforça seu papel social e ambiental, oferecendo benefícios diretos à população e ampliando o impacto positivo de programas sustentáveis. “A eficiência energética é um investimento que gera retorno não apenas econômico, mas também ambiental e social”, complementa Basílio.
Serviço
Evento: Entrega de geladeiras e ventiladores – Projeto Nossa Energia – Edição Ligados
Data: 23 de outubro de 2025
Locais: São Miguel do Tocantins, Itaguatins e Tocantinópolis
Público-alvo: famílias de baixa renda cadastradas no programa
Requisitos: Identidade, CPF e última conta de energia paga
Ficha técnica
- Projeto: Nossa Energia – Edição Ligados
- Realização: Energisa Tocantins
- Parceria: Aneel
- Analista responsável: Lutiary Basílio
- Editoria: Tocantins
- Palavra-chave foco: Projeto Ligados Energisa Tocantins
- Crédito da imagem: Energisa Tocantins
O Projeto Ligados Energisa Tocantins mostra que pequenas ações podem gerar grandes transformações. A troca de equipamentos antigos por modelos eficientes representa economia, segurança e sustentabilidade para milhares de famílias tocantinenses.
Mais notícias
Energisa
Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios
Ação do Projeto Nossa Energia – Edição Ligados promove consumo consciente em Pedro Afonso com trocas de lâmpadas, sorteios e palestras educativas.
Publicadas
2 semanas atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara BarrosDe 21 a 23 de outubro, a cidade de Pedro Afonso recebe o Projeto Nossa Energia – Edição Ligados, uma ação da Energisa Tocantins voltada à promoção do consumo consciente de energia elétrica. O evento será realizado na Praça Coronel Lysias Rodrigues, das 9h às 16h, com encerramento na quinta-feira, 23, a partir das 19h.
Durante os três dias de programação, os moradores poderão participar de atividades educativas e aproveitar diversos serviços gratuitos, como troca de lâmpadas convencionais por LED, sorteios de geladeiras e ventiladores eficientes, além de cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica.
Educação e cidadania sobre eficiência energética
O Projeto Ligados combina eficiência energética, cidadania e cultura por meio de um caminhão interativo que percorre diversas cidades tocantinenses. O espaço oferece palestras educativas, sessões de cinema e oficinas temáticas, aproximando a população de temas como sustentabilidade e economia de energia.
Segundo o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio, a iniciativa tem como objetivo levar informação e economia para as famílias. “Nesta etapa, além da troca de lâmpadas, teremos sessões de cinema e palestras abertas à comunidade, reforçando nosso compromisso com a conscientização e a inclusão social”, explica.
Sorteios e requisitos de participação
Para participar dos sorteios de geladeiras e ventiladores, os interessados devem apresentar uma conta de energia atualizada, documento de identidade (RG e CPF) e estar cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica. A geladeira a ser trocada deve ter no mínimo cinco anos de uso.
As famílias de baixa renda que ainda não estão inscritas podem realizar o cadastro na Tarifa Social durante o evento. O benefício é destinado a quem possui renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa e consumo de até 80 kWh mensais. Famílias indígenas e quilombolas também têm direito ao desconto.
Trocas de lâmpadas e sustentabilidade
Um dos pontos altos da programação é a troca gratuita de lâmpadas antigas por modelos LED, que consomem menos energia e têm maior durabilidade. A substituição contribui diretamente para a redução das contas de luz e para a preservação ambiental.
Encerramento com cinema e prêmios
O evento será encerrado no dia 23 de outubro com o sorteio de prêmios a partir das 19h, seguido de uma sessão de cinema ao ar livre com pipoca gratuita para as crianças e suas famílias, em um momento de integração e lazer comunitário.
Serviço
- Ação: Projeto Nossa Energia – Edição Ligados
- Local: Praça Coronel Lysias Rodrigues, Pedro Afonso (TO)
- Data: 21 a 23 de outubro de 2025
- Horário: 9h às 16h (encerramento com sorteios às 19h)
- Realização: Energisa Tocantins
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
DESTAQUES
Tocantins1 dia atrásTurismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Turismo2 dias atrásABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Social4 dias atrásAna Oliver assume CS Club Palmas e anuncia reinauguração
Cultura1 dia atrásConfira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Agronegócio1 dia atrásChuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026