Tocantins
Mãe de criança autista fala sobre a importância dos serviços oferecidos pelo Servir

Rede de atendimento do Servir foi ampliada para atender pessoas com espectro autista e outras necessidades especiais
Pensando nas pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), que o Servir percebeu a necessidade de um maior suporte no atendimento direcionado e desde agosto deste ano, vem ampliando a oferta destes serviços especializados.
“Cada conquista no desenvolvimento do meu filho é uma vitória minha como mãe” afirma Miria Karvalho, beneficiária do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Tocantins (Servir) e mãe do Pedro Filipe de 10 anos de idade, que é uma criança autista.
“O Pedro Filipe não nasceu de mim, mas tenho certeza que ele nasceu para mim. E descobrir que eu sou mãe de uma criança autista foi um desafio, no sentido de que era tudo desconhecido e por várias vezes me vi de mãos atadas e em prantos, mas sempre soube que deveria erguer minha cabeça e procurar meios para lutar por mim e pelo Pedro”, relata.
A rotina de tratamento do Pedro Filipe é preenchida pelas terapias e acompanhamentos que vão desde fonoaudiologia até a terapia intensiva (ABA), por isso Miria reconhece a importância desta ampliação na cobertura. “Desde o momento em que descobri que o Pedro Filipe tinha autismo, eu comecei a buscar todas as formas possíveis e alcançáveis para ajudar meu filho, mesmo ele tendo um autismo leve, os tratamentos disponíveis no Servir me ajudam muito na construção dele. E a resposta interpessoal do meu filho tem mostrado uma melhora muito significativa e eu sei que tudo isso advém da fonoterapia, musicoterapia, terapia ABA” afirma.
Ao longo de sua jornada, a mãe destaca ainda que, por diversas vezes, se deparou com obstáculos para com a condição do seu filho autista quer fosse por preconceito, quer fosse por ignorância e falta de informação. “Ser mãe de um filho autista, por muito tempo me deixou com muitas interrogações, muitas vezes respostas não vieram, tive que mudar o rumo dos meus planos, para poder me adaptar a história que ele estava construindo, porque nesse momento ele precisava de mim. Porque eu conseguiria buscar a ajuda e o tratamento adequado pra ele, mas para isso precisaria entender o que estava acontecendo”, destaca.
O secretário da Administração, Paulo Cesar Benfica, afirma que ampliar a rede é uma prioridade. “O Servir tem olhado para essas questões e tem se esforçado para que sua rede de credenciamento, consiga abranger toda a estrutura necessária para atender pessoas autistas”, salienta.
“A minha vida e a vida do Pedro mudou muito depois que o Servir nos proporcionou esse tratamento adequado e completo. Todo o processo de burocratização ficou mais tranquilo para que a gente pudesse agilizar os procedimentos e obtermos os resultados de acordo com o tempo. Tem sido muito importante e simbólico acompanhar a vida do meu filho após conseguirmos esse tratamento junto ao Servir e a gratidão é o sentimento que fica e toma conta de todos nós da família”, finaliza a beneficiária.
A parceria do Servir com beneficiários do plano que possuem pessoas dentro do espectro conta com um tratamento multidisciplinar, nas especialidades de: fonoaudiologia, psicologia, neuropsicopedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia, educador, tratamento multidisciplinar – TEA, neuropsicopedagogia, musicoterapia, neurologia infantil psicomotricidade, psicoterapia, neuropsicologia, terapia intensiva – Applied Behavior Analysis (ABA) e outras.
Foto: Sylvia Gondim/Governo do Tocantins
Tocantins
Primeira-dama Karynne Sotero repudia associação de sua imagem a fatos relacionados ao ex-marido, de quem se divorciou em 2017
Karynne Sotero enfatiza que não possui qualquer ligação com o processo referente à compra de cestas básicas entre 2020 e 2021, quatro anos após seu divórcio de Paulo César Lustosa. Ela reafirma confiança no esclarecimento dos fatos que motivaram seu afastamento e o do governador Wanderlei Barbosa.

“Minha história não se confunde com a de ninguém. Cada um deve responder por seus atos. Não é justo que minha imagem seja associada e eu seja responsabilizada por escolhas que não são minhas.” Foi assim que a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, repudiou nesta quarta-feira, 17, as tentativas de imputar a sua reputação fatos investigados envolvendo seu ex-marido, Paulo César Lustosa. Karynne tem mantido postura serena e confiante desde seu afastamento e do governador Wanderlei Barbosa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela lembrou que está divorciada desde 2017 e que, desde então, construiu sua vida de maneira totalmente independente.
Desde que assumiu a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, em janeiro de 2024, Karynne Sotero tem se dedicado a coordenar projetos voltados a famílias vulneráveis, mulheres, crianças e idosos em diversas regiões do Tocantins. Orgulhosa dos resultados já alcançados, ela ressaltou que, através do seu trabalho, pôde dar visibilidade a grupos como as quebradeiras de coco babaçu do Bico do Papagaio, “que há mais de 15 anos não recebiam nem a visita de alguém do governo”. O trabalho vem sendo reconhecido e fortalecido pelo apoio de prefeitos, primeiras-damas municipais, lideranças sociais e pela própria população, que acompanha de perto os impactos das ações.
A tentativa de vincular sua imagem a fatos que não lhe dizem respeito também expõe um traço recorrente: o de responsabilizar mulheres por escolhas e atos alheios. “Como mulher, sei o quanto os julgamentos podem ser duros e injustos. Mas sigo com serenidade e fé, sustentada pelo apoio de tantas pessoas que acreditam no nosso trabalho e no futuro do Tocantins”, afirmou.
Karynne destacou ainda que, assim como o governador Wanderlei Barbosa, tem enfrentado momentos de perseguição política e ataques infundados. No entanto, disse confiar que tudo será devidamente esclarecido. “Confio nos planos de Deus e sei que a verdade sempre prevalece. É Ele quem me sustenta e me dá forças para seguir firme, de cabeça erguida, no caminho do bem e do trabalho pelo povo tocantinense”, concluiu.
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
Tocantins
Hospital de Amor Tocantins sorteará moto nesta quinta-feira, 18 de setembro

Com o objetivo de arrecadar recursos para a continuidade da construção de sua unidade em Palmas (TO), o Hospital de Amor Tocantins realizará, nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 17h, o 2º sorteio de uma moto 0 km, dentro da campanha Super Sorteio de Amor. A transmissão será ao vivo pelo Instagram @palmasparavida e pelo YouTube @cdl.palmas.
A instituição convida toda a comunidade a participar e contribuir com sua missão de salvar vidas. Para concorrer, basta entrar em contato pelo WhatsApp (63) 99123-1489 e realizar uma doação. A cada R$ 10, o doador recebe um cupom eletrônico para participar da campanha, que ainda prevê o sorteio de mais uma moto e de um carro elétrico.
O QR Code do cupom deve ser validado no aplicativo CDL Palmas, garantindo a participação automática do doador, sem necessidade de comparecer presencialmente para depositar o cupom na urna.
Sobre o Hospital de Amor Tocantins
Desde 2021, o Hospital de Amor em Palmas oferece gratuitamente exames de rastreamento de câncer de mama e de colo do útero. Os agendamentos para mamografia e Papanicolaou podem ser feitos presencialmente ou pelo WhatsApp (63) 3212-9403.
Com o avanço das obras da unidade, a instituição prevê a ampliação dos serviços, passando a oferecer outros exames e tratamentos completos para diferentes tipos de câncer. O Hospital de Amor é reconhecido como o maior centro oncológico da América Latina, com atendimento 100% gratuito.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Governo do Tocantins9 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO