Governo do Tocantins
Maio Amarelo: Agência de Metrologia reforça que o capacete é um dispositivo de segurança no trânsito e que tem que ter o Selo Inmetro
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Jaciara Barros
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Técnicos da área de Qualidade fiscalizam os estabelecimentos comerciais para conferir se os produtos estão em conformidade com a legislação vigente
Cejane Borges / Governo do Tocantins
O mês de maio inicia com as campanhas de conscientização para a segurança no trânsito e a redução de acidentes. Este ano, o “Maio Amarelo” tem o objetivo de orientar a população sobre adotar medidas educativas e seguras no trânsito, através dos conceitos de direção defensiva. Além disso, a proposta da vez visa focar na segurança dos mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas.
Neste sentido, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), colabora com as ações alusivas ao Maio Amarelo, visitando os estabelecimentos comerciais para verificar se as revendas de capacete atendem requisitos técnicos e às obrigações estabelecidas na regulamentação do selo ou etiqueta interna do Inmetro.
O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, reforça que “a pasta atua na fiscalização de produtos com certificação obrigatória colaborando com a sociedade e fortalecendo a importância das relações de consumo”, pontua o gestor.
Capacete é um dispositivo de segurança e deve ter o Selo Inmetro
Além de obrigatório por lei, o capacete é um item fundamental para segurança de quem usa motocicleta, ou assemelhados, como meio de locomoção, pois ele reduz o risco de morte e de ferimentos cerebrais. Mas, é importante ressaltar que não vale qualquer capacete: a lei também exige que o item seja certificado por organismo acreditado pelo Inmetro.
Como produto regulamentado pelo Inmetro, o fornecedor deve manter de forma obrigatória no capacete as seguintes informações: nome do fabricante/importador, com referência de endereço ou telefone; mês e ano da fabricação; tamanho do capacete em cm; número e ano da norma técnica; os dizeres: “Este capacete foi fabricado para absorver parte da energia de um impacto pela destruição parcial ou total de seus componentes. Este capacete deve ser substituído após qualquer choque grave, mesmo que não haja danos visíveis”; os dizeres: “Este produto é um bem durável”; Selo de identificação da Conformidade costurado no sistema de retenção do capacete, de forma clara e duradoura, de acordo com as dimensões mínimas estabelecidas. Além de marcação clara e duradoura em etiqueta interna, não é permitida a inserção de nenhuma informação após a sua confecção. O fornecedor deve descrever na etiqueta informativa (externa) do produto a forma correta da utilização dos acessórios no capacete.
Além disso, o Selo de Identificação da Conformidade externo (redondo) deve ser afixado na parte traseira do capacete e deve ser indelével, resistente ao arrancamento e às intempéries.
Informações importantes do Inmetro sobre capacetes
Capacetes são considerados produtos não perecíveis, não têm prazo de validade determinado. Apesar de não existir uma legislação específica que estipule um prazo de validade fixo para capacetes, recomendamos que usuários considerem vários fatores que influenciam a durabilidade deste equipamento de proteção individual, como o tempo de uso, a exposição a condições adversas como sol, chuva e produtos químicos.
Um usuário de motocicleta, por exemplo, um motoboy que trabalha 8 h por dia, nos cinco dias da semana, tem a validade do capacete menor na comparação com um usuário casual.
Lembre-se: ao comprar um capacete, observe se o produto contém o selo do Inmetro, é obrigatório.
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Governo do Tocantins
Tocantins valoriza servidores e moderniza gestão pública
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9 horas atrássobre
28/10/2025Por
Jaciara Barros
Servidores públicos são protagonistas na transformação e inovação do serviço público tocantinense
Governo do Tocantins desenvolve ações de valorização e incentivo que modernizam a gestão estadual
No Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira, 28 de outubro, o Governo do Tocantins valoriza o papel dos profissionais que transformam a administração estadual. A atual gestão investe em iniciativas que promovem inovação, aprimoram os serviços e fortalecem a relação entre governo e sociedade. O Estado reconhece que, com dedicação e criatividade, esses servidores impulsionam o desenvolvimento e a eficiência da gestão pública.
Segundo o governador Laurez Moreira, o potencial criativo e transformador dos servidores é a base para construir um novo futuro. “A inovação nasce dentro do próprio serviço público, quando damos espaço para que os servidores contribuam com ideias e soluções. Nosso papel é garantir que essas iniciativas tenham apoio, visibilidade e resultados concretos, fortalecendo a gestão e melhorando a vida das pessoas.”
Com uma agenda voltada à modernização da administração pública, o Governo do Tocantins tem investido em tecnologia, formação e valorização profissional, promovendo um ambiente que estimula o protagonismo dos servidores. Projetos desenvolvidos dentro das próprias secretarias têm se destacado, demonstrando que a inovação é resultado direto da confiança e da autonomia dadas a quem conhece o serviço público na íntegra.
Secom cria Núcleo de Inovação Tecnológica
Entre as ações que refletem esse compromisso está a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica na Secretaria de Estado da Comunicação. Idealizado pelo analista de comunicação social Bruno Vieira de Melo e pela laboratorista Adriana Nascimento, o espaço é voltado à transformação digital e à geração de valor público.
Um dos idealizadores pelo analista de comunicação social da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Bruno Vieira de Melo, o NIT funcionará como um catalisador de mudança cultural e de desempenho dentro da Secretaria de Comunicação – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Com foco em soluções que aproximem o cidadão do Estado, o NIT propõe um modelo de gestão e comunicação pública baseado em inovação contínua. O núcleo atuará no desenvolvimento de projetos com Inteligência Artificial, automação e análise de dados para otimizar processos e ampliar a transparência, além de adotar metodologias ágeis e práticas colaborativas para fortalecer a cultura de cocriação.
“O núcleo vai criar um ambiente seguro para testar ideias e opções inovadoras. A proposta é valorizar o bem-estar e o engajamento da equipe, estimulando a colaboração e o uso de novas tecnologias”, explica Bruno. Para a secretária estadual de Comunicação, Luiza Rocha, “o NIT integra tecnologia e metodologias modernas para tornar os processos mais eficientes e transparentes e valoriza o protagonismo dos servidores”.
ATI moderniza atendimento com a assistente virtual TIA
A Agência de Tecnologia da Informação desenvolveu a assistente virtual TIA, ferramenta baseada em Inteligência Artificial que transforma o atendimento no Estado. Disponível 24 horas por dia, o sistema já registrou 546,6 mil interações e 456,8 mil sessões de usuários, com índice de assertividade de 98%, oferecendo respostas rápidas e precisas.
Especialista em inovações tecnológicas e servidor efetivo da ATI, Wagner Cassol, explica que a TIA está implementada em sete órgãos do governo – Acervo pessoal
A TIA permite a abertura e o acompanhamento de chamados por texto ou por voz e foi projetada para filtrar demandas e esclarecer dúvidas sobre serviços estaduais de forma ágil. “O projeto surgiu em 2021 diante da necessidade de um agente de IA para a Central de Serviços”, explica Wagner Cassol, especialista em inovações tecnológicas da ATI. Para o presidente da agência, Afrânio Vilar, a TIA simboliza o avanço para um modelo de atendimento mais integrado, acessível e digital.
A solução já está presente em órgãos como Adapec, Ruraltins, Seduc, CGE, ATI, Secretaria da Mulher e programa Transforma, com expansão para Naturatins, Sepea e Escola de Governo. A assistente foi integrada ao Fala BR, permitindo registrar manifestações diretamente para as ouvidorias competentes.
Polícia Militar lança Manual de Storytelling
Lançado em setembro de 2025, o livro Manual de Storytelling para o Setor Público, de autoria do tenente-coronel Cleiber Levy Gonçalves Brasilino, fortalece o diálogo entre governo e sociedade. A obra apresenta o storytelling como técnica estratégica para tornar a comunicação pública mais próxima e acessível e reúne modelos, técnicas e estudos de caso para uso ético e eficaz das narrativas.
Tenente-coronel Cleiber Levy Brasilino, autor do Manual de Storytelling para o Setor Público, obra que integra as ações do Governo do Tocantins em comunicação pública –
Para o comandante-geral da PM, Cláudio Thomas, a qualidade da comunicação entre governo e sociedade é determinante para construir confiança e aproximar o cidadão das políticas públicas. O manual contribui para traduzir o trabalho técnico em mensagens que geram entendimento, pertencimento e transparência.
Seduc impulsiona inovação com o APP Escola que Transforma 2.0
A nova versão do aplicativo Escola que Transforma consolida a tecnologia como aliada estratégica da educação pública. Idealizado pelos técnicos Carlos Guilherme Ferreira e Renato Almeida da Seduc, o sistema, desenvolvido com Google AppSheet, integra gestão e avaliação de projetos pedagógicos em ambiente web e mobile.
Carlos Guilherme Ferreira, desenvolvedor full stack da Gerência de Sistemas da Seduc, destaca a importância do aplicativo Escola Que Transforma – Seduc/Governo do Tocantins
Entre as funcionalidades estão pontuação automática, rankeamento por regionais e painéis de acompanhamento em tempo real. O aplicativo opera com perfis de acesso controlado e centraliza dados para decisões mais rápidas. “A ferramenta modernizou a gestão dos projetos pedagógicos e se tornou estratégica para valorizar boas práticas”, afirma Carlos Guilherme. Para o secretário Hércules Jackson, a iniciativa mostra como a inovação gera resultados concretos para a aprendizagem e para o trabalho das equipes escolares.
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Governo do Tocantins
Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país
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3 dias atrássobre
25/10/2025Por
Jaciara Barros
No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.
No Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca que a saúde bucal é indispensável para uma vida saudável e conscientiza a população sobre cuidados preventivos e locais de atendimento. O Tocantins comemora a terceira maior cobertura do Brasil, alcançada até agosto de 2025.
De acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS), o Estado atingiu 82,63% de cobertura, e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) registrou 405.366 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e agosto de 2025.
O resultado é fruto do trabalho dos 5.172 profissionais que atuam na rede estadual, distribuídos em 509 equipes de saúde bucal, cinco unidades odontológicas móveis (UOM), sete centros de especialidades odontológicas (CEO) e 115 laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD).
“Alcançar a terceira maior cobertura do país reflete o comprometimento dos nossos profissionais e a força do SUS no Tocantins. Agradecemos o trabalho de todos e todas que se dedicam no cuidado com a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
Ações e programas
O Governo do Estado tem implementado políticas públicas que promovem qualidade de vida e fortalecem o SUS. Entre elas estão o Programa Saúde na Escola (PSE), o Projeto Sorriso nas Aldeias, o PLANIFICASUS, o Brasil Sorridente e ações de apoio técnico e capacitação contínua para os municípios.
O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, explica: “Nosso trabalho é fortalecer a atenção primária em saúde bucal. Damos suporte técnico aos 139 municípios, apoiamos o credenciamento de novos serviços e levamos atendimento às comunidades indígenas. Com o programa Sorrisos nas Aldeias, já alcançamos 60 aldeias em dois anos”.
Atendimento especializado e histórias reais
O especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular, José Arlindo Ferreira Jr, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP), explica que o atendimento especializado é focado no controle da dor crônica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Entre os exemplos de sucesso está a paciente oncológica Maria de Fátima de Souza, 63 anos, moradora da região de Peixe. “O tratamento que recebo no HGP só tenho a agradecer. No início sentia muita dor, mas hoje já não sinto mais nada. Fui acolhida com carinho e paciência”, relatou.
A assistência odontológica começa pela atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A moradora Valquíria Santos Carvalho, da região sul de Palmas, conta que busca o serviço anualmente: “Realizamos limpeza e, quando necessário, obturação. Sempre fomos bem atendidos e orientados sobre os melhores cuidados”.
Origem da data
O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado em 25 de outubro desde 1884, quando o Decreto-Lei nº 9.311 criou os primeiros cursos de Odontologia do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.
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Governo do Tocantins
Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros
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4 dias atrássobre
24/10/2025Por
Jaciara Barros
Governador Laurez Moreira prorroga por dois anos o concurso do Corpo de Bombeiros do Tocantins, garantindo validade até 2027 e reforçando a segurança pública.
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, assinou nesta quinta-feira, 23 de outubro, o Decreto nº 7.028, que prorroga por mais dois anos o prazo de validade do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizado em 2023. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta-feira, 23, e garante que o certame tenha validade até 2027.
O concurso ofertou 110 vagas para cadetes e alunos-praças e agora terá seu prazo estendido, permitindo o chamamento de novos aprovados. A medida, segundo o governador, reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da segurança pública e com a valorização das instituições militares.
“Nós temos um imenso respeito pelo trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros. Sempre defendi a importância do concurso público e por isso estou prorrogando a validade do último certame, realizado em 2023, por mais dois anos. Essa medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização do sistema de segurança pública e o fortalecimento das nossas instituições”, destacou Laurez Moreira.
O subcomandante-geral do CBMTO, coronel Maxuell dos Santos de Souza, também comemorou a decisão, destacando o impacto positivo da prorrogação. “Esse é um ato muito importante e uma oportunidade valiosa, pois o concurso estava prestes a vencer. Sabemos o alto custo de realizar um novo certame e o Corpo de Bombeiros já conta com pessoas aptas. Essa prorrogação representa a possibilidade real de ampliar o nosso quadro de servidores”, afirmou.
Sobre o concurso
O concurso público do CBMTO foi executado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Com a prorrogação, o prazo de validade, que se encerraria em 27 de outubro deste ano, passa a vigorar até 2027.
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