Política
Maiores lideranças tocantinenses decidem apoiar Amastha 400 para o senado

Próximo senador intensifica agenda nesta reta final de campanha
Ascom Amastha
De Norte a Sul do Estado, grandes lideranças têm declarado apoio a Carlos Amastha. Em Gurupi, Rodrigo Maciel (UB), que é presidente da Câmara de Vereadores e candidato a deputado federal; representando Porto Nacional e região a também candidata a deputada federal Verônica Fontoura (Podemos); e em Augustinópolis, uma das principais lideranças da região do Bico do Papagaio e candidato a deputado estadual, Manoel Queiroz (PL).
“Augustinópolis é 400, somos Amastha senador, porque é melhor para o Tocantins e temos certeza que fará um bom trabalho por esse Estado, assim como fez por Palmas quando foi prefeito”, declarou Manoel Queiroz.
Rodrigo Maciel, que até então era o principal aliado da candidata professora Dorinha, declarou, no início desta semana, apoio a Carlos Amastha e Oswaldo Stival para o senado. “Nosso objetivo é a valorização da região sul e de todo estado do Tocantins. Oswaldo Stival é uma das grandes referências da nossa região e, como disse Stival, o projeto dos dois (Amastha e Stival) é alternar o mandato de senador e assim fortalecendo ainda mais a região sul em grandes pautas e demandas que encontram-se suprimidas como a consolidação da TO-500”, afirmou Rodrigo Maciel.
Em Porto Nacional e região, a próxima deputada federal Verônica Fontoura, era um dos grandes nomes de Kátia Abreu, mas aderiu ao time Amastha 400 por entender que é o melhor para o Tocantins. “Estamos firmes com Amastha por um Tocantins com respeito e seriedade, juntamente com o nosso governador Ronaldo Dimas para trazermos os benefícios que nossa população tocantinense precisa”, declarou.
Mais apoios
Dentre outras lideranças, também declararam apoio à Amastha, o ex-vice governador João Oliveira que é uma das principais lideranças de Guaraí; o ex-prefeito de Colinas Adriano Rabelo; os ex-prefeitos de Itacajá, Clayton Barros, e de Riachinho, Eurípedes de Melo, mais conhecido como Lipe; os vereadores de Itaguatins, Fernanda Carmo Sousa Marques (presidente da Câmara), Wilson Soares Marinho, Roberto Queiroz de Souza e Domingos Marinho Viana; de Pedro Afonso, os vereadores Marquim Catabriga, Lili e Mirleyson Soares; de Ananás, Val Sousa, Revani Rodrigues, Remilson Castro e Rafael Garcia, o Rafaelzinho das 4 Bocas; de Cristalândia, Luizinho da Criza; de Aliança, os vereadores Lelis dos Salgados, Vilmar Macedo e Maria do Custódio; de Araguaína, além do próximo governador Ronaldo Dimas e do deputado federal Tiago Dimas, Amastha tem apoio do prefeito Wagner Rodrigues e demais líderes como o candidato a deputado Gipão, Israel da Terezona (atual secretário de governo da Prefeitura de Araguaína), vereadores Wilson Carvalho e Jarbinha Abbud, e o ex-vereador Luzimar Coelho; e de Gurupi, os candidatos a deputado federal Kita Maciel e a deputado estadual, Eduardo Fortes.
Grandes reuniões
Na reta final da campanha para o senado, o candidato do PSB Carlos Amastha intensifica, a partir deste sábado, 24, até a próxima quinta, dia 28, sua agenda realizando grandes reuniões em municípios considerados polos em suas regiões. A caravana Amastha 400 passará por Araguaína, Augustinópolis, Dianópolis, Gurupi, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins, finalizando em Palmas, conversando com lideranças e os moradores locais.
“Vamos percorrer essas cidades, conversar com os eleitores, olho no olho, ouvindo suas demandas e, claro, apresentando nossas propostas para um Tocantins de prosperidade e de emprego e renda para sua população”, destaca Amastha.
O próximo senador destaca ainda que está atento aos anseios do povo tocantinense. “Cada eleitor que a gente conversa, a gente vê o quanto estão cansados de tudo isso que está acontecendo, dessa instabilidade toda. As pessoas querem trabalhar, querem escolas para os seus filhos, saúde de qualidade, asfalto. Querem tudo que está faltando por falta de gestão e aí nós apresentamos nossas propostas e conscientizamos esses eleitores da importância de analisar bem o candidato, o que já fez quando ocupou mandato, quais são suas propostas, para então decidir seu voto”, ressalta.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
ALETO
Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) publicou, nesta segunda-feira, 1º de setembro, decreto administrativo com a nomeação de 18 novos servidores aprovados no concurso público para exercício em cargos efetivos de analista e técnico legislativo em diversas áreas de atuação. O documento pode ser consultado na edição nº 4.097 do Diário Oficial Eletrônico da Aleto, neste link: https://www.al.to.leg.br/diario .
Foram nomeados dez servidores da carreira de analista legislativo, distribuídos nas áreas de administração, análise de sistema, ciências econômicas, direto, jornalismo, publicidade, revisão e web designer. Já na carreira de técnico legislativo, foram nomeados oito servidores, distribuídos nas áreas de assistência administrativa, audioeditoração, fotografia, design gráfico, enfermagem e segurança do trabalho.
Os servidores nomeados têm o prazo de até 30 dias para tomar posse e mais 15 dias para entrar em exercício. Caso tenha necessidade, o servidor poderá protocolar documento solicitando a prorrogação do prazo de posse por mais 30 dias.
Documentação
A relação completa de documentos, certidões, declarações e exames exigidos para posse dos candidatos aprovados no concurso público está disponível no Decreto Administrativo nº 629/2025, publicado no DOE da Aleto em 21 de março de 2025.
Os documentos devem ser apresentados em via original e cópias autenticadas em cartório ou pelo servidor responsável pelo seu recebimento na Coordenadoria de Registro de Cadastro Funcional da Diretoria de Pessoal da Aleto. A norma exige que os documentos sejam apresentados de forma legível, sem emendas, rasgos e rasuras, sendo permitida a regularização mediante apresentação de novos documentos pelo empossando.
Os manuais, formulários e declarações exigidos para a posse poderão ser obtidos no site da Assembleia Legislativa, neste link: https://www.al.to.leg.br/documentos
ALETO
Em Brasília, Amélio Cayres celebra 20 anos do Republicanos e frisa protagonismo do Partido em todo o país

Uma exposição fotográfica na Galeria da Taquigrafia e uma sessão especial na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, realizada nesta segunda-feira, 25, marcou a comemoração de 20 anos de criação do Partido Republicanos. Presente nos eventos celebrativos, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e deputado filiado ao Republicanos, Amélio Cayres, frisou o orgulho de pertencer ao Partido e o protagonismo da agremiação que conta com mais de 500 mil filiados no país.
Cayres acompanhou a programação juntamente com o presidente do Diretório Regional do Republicanos, governador Wanderlei Barbosa; acompanhados também dos deputados do Tocantins Cleiton Cardoso, Jorge Frederico, Léo Barbosa, Olyntho Neto e Valdemar Júnior; os deputados federais Antônio Andrade e Ricardo Ayres, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da agremiação no Estado.
“Hoje é um dia histórico, quando o Republicanos comemora 20 anos da criação do partido, que tem crescido muito no Brasil e no Tocantins. Somos protagonistas na política, com o governador do Estado, a maior bancada na Assembleia Legislativa, o maior número de prefeitos, o maior número de vereadores. É uma honra muito grande fazer parte desse partido e, hoje, é só comemorar esses 20 anos do Republicanos”, ressaltou o chefe do Poder Legislativo.
Como presidente do Republicanos no Tocantins, Wanderlei ressaltou o crescimento do partido nas últimas eleições. “Somos um partido que trabalha com transparência, com respeito aos seus filiados. O presidente Marcos Pereira respeita as lideranças nos estados, da mesma forma que nós respeitamos todos os municípios. Foi esse sentimento que trouxe um crescimento de 19 vereadores, quando recebemos o partido, para 302 vereadores. Não tínhamos prefeitos e elegemos 56, não tinha deputado estadual e temos sete, e não tínhamos deputado federal e elegemos três. Foi o partido que mais cresceu no Estado e que tem a simpatia do povo tocantinense e do povo brasileiro”, frisou.
O presidente Nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), disse que em pouco tempo o partido alcançou postos de representações importantes no país. “Temos um grande desafio pela frente. Temos hoje o governador de São Paulo, que é a locomotiva do Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, temos o governador do Tocantins. Isso, com apenas 20 anos de história, é um marco para nossa luta e para o nosso progresso político, sobretudo nas eleições do próximo ano”.
Quanto à exposição em homenagem aos 20 anos do partido, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta, ressaltou que a mesma procura, com muito esforço e num curto espaço, demonstrar a importância que o Republicanos tem hoje para o Brasil. “O partido assume um lugar de protagonismo no país. Temos uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados, dois governadores e quatro senadores. Sob a liderança do presidente Marcos Pereira, o Republicanos tem crescido muito. Não tenho a menor dúvida que o resultado da última eleição municipal projeta para 2026 mais uma eleição, quando o Republicanos será protagonista”, prevê Hugo Motta.
A comemoração foi encerrada com um grande encontro de Republicanos de todos os estados no Centro de Eventos Ulisses Guimarães, ainda na noite desta segunda-feira.
Republicanos no Brasil
Criado em 2005 como Partido Municipalista Renovador (PMR), que depois se tornou Partido Republicano Brasileiro (PRB) e, a partir de 2019, Republicanos, o partido tem como presidente o deputado federal pelo estado de São Paulo e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcos Pereira. Tem dois governadores, Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Wanderlei Barbosa, do Tocantins, 433 prefeituras, 436 vice-prefeitos, sendo a sexta legenda com mais prefeituras no Brasil. Com 568.451 filiados até novembro de 2024, é o 11º maior do país. Possui quarenta e um deputados federais, e quatro senadores da República no Congresso Nacional.
-
Social3 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Entretenimento2 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Sebrae2 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Social1 dia atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Tocantins5 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas