Energisa
Mais de 85 mil famílias tocantinenses podem ter desconto na conta de energia

Somente no Tocantins, mais de 85 mil famílias podem ter acesso a descontos de até 65% nas faturas de energia elétrica, mas ainda não desfrutam desse direito. Para identificar esse público, a Energisa Tocantins faz um cruzamento de dados, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social, e realiza o cadastro automático dessas famílias.
Ao todo, mais de 160 mil famílias já recebem o benefício no estado, que é destinado aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. “Desde o início do ano, a Energisa realiza o cadastro automático, agilizando a inclusão dos consumidores no programa. Por isso, é importante que o cliente observe a fatura de energia para identificar se já tem o benefício cadastrado. Nesse caso, no campo Classe/Subclasse da fatura estará escrito: Residencial/Baixa Renda”, explica a coordenadora de leitura da Energisa, Andréa Albernaz.
Para alcançar os clientes em potencial, a Energisa está reforçando a divulgação do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica nos municípios. “Preparamos um material informativo sobre o benefício já com um QRCode que dá acesso ao formulário de solicitação de cadastro. Assim, essas informações já vêm para o nosso banco de dados e, após a análise e cumprimento dos critérios, a gente consegue incluir o cliente no programa”, explica a analista comercial, Samaira Pereira.
Em Guaraí, essa iniciativa já está acontecendo. “Nós já estávamos em contato com o CRAS do município, intensificando o contato com a comunidade, e percebemos que a adesão ao material foi bem positiva”, comenta o supervisor de atendimento Rafael Guida. Os materiais serão distribuídos, também, durante as ações do Projeto Nossa Energia.
Descontos
Para ter acesso aos descontos, as famílias precisam atender a alguns requisitos, como: ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; idosos (acima de 65 anos) ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC; ou portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de equipamentos que demandem do consumo de energia elétrica.
A classificação dos beneficiados é determinada pela Resolução Normativa nº 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. “Os clientes que preencham os requisitos estabelecidos devem fazer e manter o cadastro no CadÚnico atualizado. Para isso, o interessado deve procurar o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do seu município”, enfatiza Andrea.
Os abatimentos são proporcionais ao consumo de energia elétrica. Quanto menor o consumo, maior o desconto:
-
Consumo de 0 a 30 kWh mensais: desconto de 65%;
-
Consumo de 31 a 100 kWh mensais: desconto de 40%;
-
Consumo de 101 a 220 kWh mensais: desconto de 10%;
-
A partir de 221 kWh, o cliente não recebe o desconto.
Para os clientes quilombolas e indígenas, o cálculo é diferente:
-
Consumo de 0 a 50 kWh mensais: desconto de 100%;
-
Consumo de 51 a 100 kWh mensais: desconto de 40%;
-
Consumo de 101 a 220 kWh mensais: desconto de 10%;
-
A partir de 221 kWh, o cliente não recebe o desconto.

Energisa
Projeto Nossa Energia prevê sorteio de geladeiras, ventiladores e trocar mais de 20 mil lâmpadas em cidades do Tocantins
Primeiras cidades que receberão o projeto são Novo Acordo, Tocantínia, Ponte Alta, Tocantinópolis, Palmas, São Miguel e Peixe

-
Comprove o funcionamento da geladeira usada, contendo gelo no congelador e/ou frost free gelada;
-
A geladeira deve ter ao mínimo cinco anos de uso;
-
Após a comprovação da usabilidade, os sorteados deverão assinar o termo de doação da geladeira antiga para receber e usufruir do equipamento novo.
Energisa
Falha na transmissão de energia afeta Palmas e Porto
Falha na transmissão de energia afetou bairros de Palmas e Porto Nacional. Energisa atuou para restabelecer o fornecimento em menos de duas horas.

Uma falha na transmissão de energia provocou a interrupção temporária do fornecimento elétrico em bairros de Palmas e Porto Nacional durante a madrugada. O problema ocorreu em uma linha de transmissão que não é operada pela distribuidora Energisa.
Distribuidora atuou com manobras de carga
De acordo com a Energisa, a falha teve início por volta das 4h24. Assim que o problema foi detectado, a empresa acionou a TAESA — transmissora responsável pela linha — e deu início a manobras de carga para restabelecer o fornecimento de energia de forma rápida e segura.
A prioridade foi garantir o abastecimento para serviços essenciais. Hospitais e unidades de saúde, por exemplo, não foram afetados. A normalização do serviço ocorreu de forma gradativa, com a distribuição totalmente restabelecida às 6h07, menos de duas horas após o início da ocorrência.
ONS investiga causas da falha na transmissão de energia
O Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda apura as causas da falha que afetou a linha de transmissão. Até o momento, não há informações sobre fatores técnicos ou externos que tenham provocado o desligamento parcial.
Mesmo não sendo responsável pela linha afetada, a Energisa reforça que manteve equipes do Centro de Operação da Distribuidora mobilizadas durante todo o período da ocorrência para minimizar impactos aos consumidores.
Energisa
Inscrições para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 iniciam nesta sexta-feira, 1º
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 deve receber meio milhão de alunos do 8º e 9º ano e terá participação das distribuidoras de energia elétrica de todo o Brasil

-
Inscrições: 1º de agosto a 30 de setembro
-
Formação de professores: agosto e setembro
-
Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro
-
Resultado: outubro
-
Evento de premiação: 6 de novembro
-
Turismo4 dias atrás
Mirante Janela do Sol é inaugurado em Palmas
-
Palmas4 dias atrás
Publicada lista de pratos selecionados para o Festival Gastronômico de Taquaruçu
-
Social4 dias atrás
Kátia Chaves celebra aniversário
-
Moda e Estilo5 dias atrás
Looks da Loja Peara para show Henrique & Juliano
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Por Todas as Marias 2025: Tocantins reforça combate à violência contra a mulher