Energisa
Mais Luz para a Amazônia: 1036 famílias já foram atendidas e previsão para 2024 é de que 450 sejam comtempladas

O Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA) tem sido fundamental para proporcionar acesso à energia elétrica em regiões da Amazônia Legal, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de diversas comunidades. No Tocantins 1.036 famílias já foram atendidas e a previsão para 2024 é de que mais 450 sejam comtempladas.
Além de instalar infraestrutura para a geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos, o programa também se empenha na manutenção desses sistemas, essenciais para garantir seu funcionamento eficiente e duradouro.
Recentemente, equipes técnicas da Energisa Tocantins realizaram inspeções e trabalhos de manutenção nos equipamentos já instalados e em uso por famílias na região de Goiatins, ao norte do Estado, visitando as Aldeias Rio Vermelho, Aldeia Bacuri e Aldeia Capitão do Campos.
Outro local visitado foi a comunidade Quilombo Margens do Rio Novo, que fica na Praia dos Milagres, na região da cidade de Mateiro. Na ocasião, a Quilombola Dona Deusa expressou sua gratidão pela iniciativa e destacou a importância da energia elétrica para a qualidade de vida local.
“Eu fui uma das contempladas com as placas. Venho aqui agradecer a Energisa mais uma vez por ter nos socorrido aqui. Nós estávamos sem expectativa nenhuma de energia e hoje nós temos. Muito obrigado pelo serviço prestado a nós, pelo pessoal que vem nos dar manutenção, que perguntam como nós estamos e que é muito atencioso com a gente. Só temos a agradecer”, disse.
O Gerente de Construção e Manutenção na Energisa ressaltou a relevância da manutenção para garantir a instalação inicial e também para assegurar a manutenção adequada dos painéis solares e sistemas fotovoltaicos ao longo do tempo. “A manutenção do painel solar e de todo o sistema fotovoltaico é indispensável para garantir o bom funcionamento e longa durabilidade dos equipamentos e também para minimizar as perdas de geração elétrica. Temos feito de forma planejada essas visitas, duas vezes por ano em cada localidade, para garantir o melhor fornecimento de energia para as comunidades atendidas”, explicou.
Dados
Até o momento, a Concessionária já instalou 586 sistemas solares na primeira fase do Programa e 450 na segunda, beneficiando centenas de famílias em todo o Estado e proporcionando acesso à eletricidade em regiões anteriormente carentes desse recurso essencial.
Ainda este ano serão instaladas mais 450 sistemas, com obras já em andamento. De acordo com o planejamento da Energisa, para cada uma das instalações realizadas, são programadas duas visitas anuais para manutenção das placas, visando à melhoria contínua da geração de energia e garantindo um fornecimento confiável para as comunidades atendidas.
Continue lendo
Energisa
Orientações de segurança sobre riscos da rede elétrica são temas de palestras gratuitas em Porto Nacional
Ação do Projeto Ligados também realizará troca de lâmpadas e sorteio de geladeiras e ventiladores em caminhão da Energisa

Orientações de segurança sobre riscos da rede elétrica são temas de palestras gratuitas em Porto Nacional
Ação do Projeto Ligados também realizará troca de lâmpadas e sorteio de geladeiras e ventiladores em caminhão da Energisa
A semana promete ser de muito conhecimento para os alunos das escolas públicas e privadas de Porto Nacional, que terão a oportunidade de participar de palestras educativas gratuitas sobre os riscos da rede elétrica e o consumo consciente de energia, no caminhão do Projeto Ligados. O veículo ficará estacionado na Praça Vitória Carvalho dos Santos, no Setor Padre Luzo, entre os dias 16 e 18 de setembro.
Uma das propostas é promover uma viagem interativa sobre os caminhos percorridos pela rede elétrica, desde sua geração, nas usinas eólica, hidrelétrica, termoelétrica e solar, até a distribuição e chegada nas residências. Em um painel interativo, as crianças terão acesso a dicas de segurança para evitar acidentes elétricos em atividades realizadas dentro e fora de casa, como ao tomar banho, no contato com as tomadas, e ao presenciar situações de incêndio e cabos de rede elétrica rompidos.
“O Projeto Ligados é uma iniciativa fundamental para levar conhecimento e conscientização sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. A população ganha acesso gratuito a informações valiosas que ajudam a evitar acidentes, reduzir o consumo e economizar na conta de luz. Os benefícios vão além da economia: é uma oportunidade de transformar hábitos, proteger vidas e construir uma cultura de responsabilidade energética desde cedo”, destaca o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio.
Ainda no caminhão, em uma segunda tela, os visitantes têm acesso à maquete virtual de uma Casa Eficiente, que exibe dicas de consumo consciente de energia dentro de cada cômodo, entre elas o desligamento de aparelhos eletrônicos da tomada, quando não estão em uso, e a regulação de temperatura do ar-condicionado para consumir menos energia.
O contexto histórico da eletricidade também faz parte da visita mediada, que apresenta a evolução das lâmpadas ao longo dos anos, desde a incandescente, criada por Thomas Edison, passando pela fluorescente, com Nikola Tesla, até o modelo mais atual e eficiente, com a tecnologia LED.
Programação
Em Porto Nacional, o caminhão do Projeto Ligados ficará estacionado na Praça Vitória Carvalho dos Santos, no Setor Padre Luzo, entre os dias 16 e 18 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Além de palestras educativas, a ação promoverá o sorteio de geladeiras e ventiladores, troca gratuita de lâmpadas comuns por de LED e o cadastro de famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica.
O encerramento, na noite desta quinta-feira, dia 18, será com uma sessão de cinema a céu aberto, com direito a pipoca. A animação ficará por conta do Palhaço Cocada.
Para participar dos sorteios, o titular da conta de energia deve estar cadastrado no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, apresentar documentos pessoais como RG ou CPF e estar com as contas em dia com a Energisa. A geladeira a ser trocada deve ter no mínimo cinco anos de uso.
Energisa
Taquaruçu recebe reforço na rede elétrica para realização de Festival Gastronômico
Concessionária de energia terá equipes exclusivas presentes nos quatro dias do evento, que acontece entre 4 e 7 de setembro

Concessionária de energia terá equipes exclusivas presentes nos quatro dias do evento, que acontece entre 4 e 7 de setembro
O início do mês de setembro é aguardado com expectativa por todos os palmenses, que sobem a serra para prestigiar o Festival Gastronômico de Taquaruçu, evento tradicional no calendário cultural da cidade há quase 20 anos e que une pratos típicos do Cerrado a atrações musicais regionais e nacionais.
Da decoração do portal de entrada do evento, passando pelas cozinhas dos estandes até o palco, a energia elétrica está presente em todos os momentos, e com isso, a necessidade de garantir um fornecimento de qualidade para que o evento seja um sucesso do início ao fim.
Com esse objetivo, a concessionária de energia elétrica realizou um reforço na rede do Distrito. “Houve a substituição de um transformador por outro com o triplo da potência, que continuará a beneficiar Taquaruçu mesmo após o Festival acontecer. Nossa atuação no local começou em reuniões prévias com a Prefeitura de Palmas para auxiliar no planejamento das ações e inspeção de toda a rede do Distrito em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que realizamos em todas as edições do Festival”, pontua o gerente de operações da Energisa Tocantins, Mauro Inácio dos Santos.
A execução de manutenções preventivas também fez parte das ações em preparação para o evento, serviço já presente na rotina operacional da empresa. “Inspecionamos a rede elétrica a partir da tecnologia de termovisão, que capta pontos de calor e verifica se há cabos superaquecidos, e fizemos a poda de árvores próximas à rede, para prevenir acidentes”.
Outra ação, contínua durante os quatro dias do evento, é a presença de equipes exclusivas da Energisa no local, além do monitoramento remoto por 24 horas do Centro de Operação Integrado, em que a equipe técnica fica à disposição para agir e restabelecer o fornecimento de energia em caso de ocorrências com a rede. O trabalho, que já acontece initerruptamente, é o que garante que os clientes da concessionária de energia elétrica tenham o abastecimento restabelecido no menor tempo possível.
“Mesmo com todas as medidas preventivas que tomamos, situações inesperadas, como acidentes de trânsito, podem afetar a distribuição de energia. Por isso, contamos com equipes especializadas e preparadas para agir rapidamente e minimizar os impactos desses eventos”, complementa o gerente.
Abalroamentos
Apesar de todos esses cuidados, o aumento no fluxo de veículos e o consumo de bebidas alcoólicas durante o Festival elevam o risco de colisões contra postes. Os abalroamentos podem interromper rapidamente o fornecimento energia e exigem ação imediata.
Ao todo, apenas no primeiro semestre de 2025, foram registrados mais de 160 postes abalroados no Tocantins, sendo Palmas a cidade com maior volume dessas ocorrências.
Os prejuízos com as estruturas danificadas têm o custo médio de R$ 3 mil, mas podem chegar a R$ 30 mil ou mais, caso transformadores e outros equipamentos sejam atingidos durante a ocorrência. A substituição pode levar de três a quatro horas e o responsável por arcar com os custos é o motorista responsável pelo acidente.
Energisa
Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe
Projeto Amigos do Rio reuniu mais de 200 voluntários e contou com apoio de colaboradores da Energisa

Em Peixe, no sul do Estado, cerca de 20 toneladas de resíduos foram recolhidas do Rio Tocantins durante a 19ª edição do Projeto Amigos do Rio, realizada neste último domingo, dia 31. A ação, promovida pelo município em parceria com a Energisa Tocantins, reuniu cerca de 280 voluntários para a limpeza das margens do Rio Tocantins, evitando que os resíduos causem poluição ao serem levados para dentro do leito durante o período chuvoso.
No local, os voluntários recolheram uma série de resíduos como cadeiras de ferro, garrafas PET, churrasqueiras, grelhas e grades, ferragens de construção, sacolas plásticas, pneus, e até um botijão de gás de 5 kg.
Entre os voluntários, a supervisora de equipes de campo da Energisa em Peixe, Jéssica Nogueira, participou da ação pelo segundo ano consecutivo.
“Estar ali, diretamente envolvida na limpeza, é mais do que uma ação ambiental, é um reforço real do nosso compromisso com a sustentabilidade e com o futuro do planeta. O sentimento é de dever cumprido e ver o engajamento da comunidade, sentir o impacto positivo dessa iniciativa renova a esperança de que estamos no caminho certo”, afirma.
O técnico de redes e linhas da Energisa em Gurupi, Tiago Bezerra de Souza, participou da ação pela primeira vez neste domingo, mas já conhecia a região antes.
“Já tive a oportunidade de fazer ações de reflorestamento na Beira Rio em Peixe, mas até então nunca tinha participado da limpeza em si. A quantidade de lixo recolhido foi impressionante. Além da coleta, também levamos mensagens de sustentabilidade e conscientizamos as pessoas sobre a destinação correta do seu próprio lixo. Foi bem gratificante”.
Esta é a quarta edição em que o projeto Amigos do Rio conta com o apoio da Energisa Tocantins, parceria que contribui para a proteção do ecossistema do Estado. “As parcerias com empresas privadas, como a Energisa, são fundamentais, pois, embora a ação seja organizada pela Prefeitura Municipal, trata-se de um projeto voluntário que busca envolver toda a população, incluindo a iniciativa privada e os órgãos públicos”, destaca a Secretária de Meio Ambiente, Saneamento Básicos e Recursos Hídricos de Peixe, Angélica Alves de Sousa.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social21 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas