Turismo
Marcelo Siciliano é eleito presidente da Abav-RJ

Plano de Ação Chapa Agente pelo Rio
Missão: Dar continuidade às iniciativas da gestão anterior e fortalecer ainda mais a Abav-RJ promovendo a capacitação, inovação e modernização das agências associadas para impulsionar o setor de turismo no Estado.
1. Capacitação dos Agentes de Viagens:
a. Implementar um programa de treinamento e capacitação contínua para os agentes de viagens associados, abrangendo temas como atendimento ao cliente, destinos turísticos, tendências de mercado e tecnologia.
b. Fomentar parcerias com instituições de ensino e universidades locais para oferecer cursos de turismo e hospitalidade com descontos aos associados.
c. Organizar workshops e seminários regulares com especialistas da indústria para manter os agentes de viagens atualizados sobre as últimas tendências e melhores práticas.
2. Inovação e Tecnologia:
a. Reformulação do site da Abav-RJ para uma experiência de usuário mais satisfatória e para que funcione como uma vitrine para as empresas associadas.
b. Criação de filtros no site para que o cliente final possa encontrar a agência de acordo com os serviços oferecidos.
c. Melhorar a presença online da Abav-RJ, incluindo o site atualizado e a presença ativa nas redes sociais para divulgar eventos, notícias e iniciativas relevantes.
3. Modernização da Associação:
a. Reestruturação do segundo andar da sede de forma a transformar as antigas salas de treinamento em espaços para coworking ou aluguel de reuniões.
4. Eventos
a. Definição de um calendário de eventos anual com os principais encontros promovidos pela entidade.
b. Realização de reuniões informais no Pub da entidade, de forma a aproximar a Abav-RJ das agências de viagens não associadas.
5. Fortalecimento da Representatividade:
a. Fomentar parcerias estratégicas com órgãos governamentais, empresas do setor e outras associações para fortalecer a representatividade da Abav-RJ.
b. Fortalecer a representatividade da Abav-RJ junto a órgãos governamentais e legisladores, defendendo os interesses do setor de agências de viagens.
c. Participar ativamente de fóruns, conselhos e comitês relacionados ao turismo, contribuindo com ideias e influenciando políticas.
d. Realizar pesquisas regulares para entender as necessidades e tendências do mercado, orientando a atuação do associado.
Confira a diretoria do biênio 2023/2025:
DIRETORIA EXECUTIVA
1) Presidente: Marcelo de Faria Siciliano (Point Travel)
2) Vice-presidente: Luiz Antônio Strauss de Campos (Promotional Travel)
3) Diretor Administrativo: Maristela Sum Doherty (Transpacific Turismo)
4) Diretor Financeiro: João Carlos Vilaça (Formula Turismo)
5) Diretora Ass. Parlamentares: Teresa Cristina C.G. Fritsch (Carnaval Turismo)
6) Diretora Extraordinária: Viviane Fernandes (Nice Via Apia)
CONSELHO DELIBERATIVO
1) Aldo Arthur Siviero (Premier Travel)
2) Salvador Constantino Saladino (Brazilian Summer)
3) Monica Giselle Destri (Travel Expert Viagens e Turismo)
4) Alexandre Gurgel de Araujo Lima (New It Club)
5) Miguel Rodrigues de Andrade (Transmundi Operadora de Turismo)
6) Ronaldo Aguiar Malta (Vamar Turismo)
7) Fernando Zavallo (Via Capi Viagens e Turismo)
8) Cristiana Andréa Krautz Chao (Mar-tha Rio)
9) Fátima Bertran (Aloha Turismo)
CONSELHO DE ÉTICA, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM
Rosele Brum Fernandes (RBF Turismo)
Luis Fernando Oliveira do Vabo (Solid Viagens e Turismo)
Marcos Zani (Tower Viagens e Turismo)
Suplente:
Vera Joppert da Silva (Agência de Viagens e Turismo Clássico)
CONSELHO FISCAL
Aldo Arthur Siviero
Salvador Constantino Saladino
Ronaldo Aguiar Malta
Suplentes:
Alexandre Gurgel de Araujo Lima
Fernando Zavallo
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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