Turismo
Marcelo Siciliano é eleito presidente da Abav-RJ

Plano de Ação Chapa Agente pelo Rio
Missão: Dar continuidade às iniciativas da gestão anterior e fortalecer ainda mais a Abav-RJ promovendo a capacitação, inovação e modernização das agências associadas para impulsionar o setor de turismo no Estado.
1. Capacitação dos Agentes de Viagens:
a. Implementar um programa de treinamento e capacitação contínua para os agentes de viagens associados, abrangendo temas como atendimento ao cliente, destinos turísticos, tendências de mercado e tecnologia.
b. Fomentar parcerias com instituições de ensino e universidades locais para oferecer cursos de turismo e hospitalidade com descontos aos associados.
c. Organizar workshops e seminários regulares com especialistas da indústria para manter os agentes de viagens atualizados sobre as últimas tendências e melhores práticas.
2. Inovação e Tecnologia:
a. Reformulação do site da Abav-RJ para uma experiência de usuário mais satisfatória e para que funcione como uma vitrine para as empresas associadas.
b. Criação de filtros no site para que o cliente final possa encontrar a agência de acordo com os serviços oferecidos.
c. Melhorar a presença online da Abav-RJ, incluindo o site atualizado e a presença ativa nas redes sociais para divulgar eventos, notícias e iniciativas relevantes.
3. Modernização da Associação:
a. Reestruturação do segundo andar da sede de forma a transformar as antigas salas de treinamento em espaços para coworking ou aluguel de reuniões.
4. Eventos
a. Definição de um calendário de eventos anual com os principais encontros promovidos pela entidade.
b. Realização de reuniões informais no Pub da entidade, de forma a aproximar a Abav-RJ das agências de viagens não associadas.
5. Fortalecimento da Representatividade:
a. Fomentar parcerias estratégicas com órgãos governamentais, empresas do setor e outras associações para fortalecer a representatividade da Abav-RJ.
b. Fortalecer a representatividade da Abav-RJ junto a órgãos governamentais e legisladores, defendendo os interesses do setor de agências de viagens.
c. Participar ativamente de fóruns, conselhos e comitês relacionados ao turismo, contribuindo com ideias e influenciando políticas.
d. Realizar pesquisas regulares para entender as necessidades e tendências do mercado, orientando a atuação do associado.
Confira a diretoria do biênio 2023/2025:
DIRETORIA EXECUTIVA
1) Presidente: Marcelo de Faria Siciliano (Point Travel)
2) Vice-presidente: Luiz Antônio Strauss de Campos (Promotional Travel)
3) Diretor Administrativo: Maristela Sum Doherty (Transpacific Turismo)
4) Diretor Financeiro: João Carlos Vilaça (Formula Turismo)
5) Diretora Ass. Parlamentares: Teresa Cristina C.G. Fritsch (Carnaval Turismo)
6) Diretora Extraordinária: Viviane Fernandes (Nice Via Apia)
CONSELHO DELIBERATIVO
1) Aldo Arthur Siviero (Premier Travel)
2) Salvador Constantino Saladino (Brazilian Summer)
3) Monica Giselle Destri (Travel Expert Viagens e Turismo)
4) Alexandre Gurgel de Araujo Lima (New It Club)
5) Miguel Rodrigues de Andrade (Transmundi Operadora de Turismo)
6) Ronaldo Aguiar Malta (Vamar Turismo)
7) Fernando Zavallo (Via Capi Viagens e Turismo)
8) Cristiana Andréa Krautz Chao (Mar-tha Rio)
9) Fátima Bertran (Aloha Turismo)
CONSELHO DE ÉTICA, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM
Rosele Brum Fernandes (RBF Turismo)
Luis Fernando Oliveira do Vabo (Solid Viagens e Turismo)
Marcos Zani (Tower Viagens e Turismo)
Suplente:
Vera Joppert da Silva (Agência de Viagens e Turismo Clássico)
CONSELHO FISCAL
Aldo Arthur Siviero
Salvador Constantino Saladino
Ronaldo Aguiar Malta
Suplentes:
Alexandre Gurgel de Araujo Lima
Fernando Zavallo
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
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