Turismo
Marcelo Siciliano é eleito presidente da Abav-RJ

Plano de Ação Chapa Agente pelo Rio
Missão: Dar continuidade às iniciativas da gestão anterior e fortalecer ainda mais a Abav-RJ promovendo a capacitação, inovação e modernização das agências associadas para impulsionar o setor de turismo no Estado.
1. Capacitação dos Agentes de Viagens:
a. Implementar um programa de treinamento e capacitação contínua para os agentes de viagens associados, abrangendo temas como atendimento ao cliente, destinos turísticos, tendências de mercado e tecnologia.
b. Fomentar parcerias com instituições de ensino e universidades locais para oferecer cursos de turismo e hospitalidade com descontos aos associados.
c. Organizar workshops e seminários regulares com especialistas da indústria para manter os agentes de viagens atualizados sobre as últimas tendências e melhores práticas.
2. Inovação e Tecnologia:
a. Reformulação do site da Abav-RJ para uma experiência de usuário mais satisfatória e para que funcione como uma vitrine para as empresas associadas.
b. Criação de filtros no site para que o cliente final possa encontrar a agência de acordo com os serviços oferecidos.
c. Melhorar a presença online da Abav-RJ, incluindo o site atualizado e a presença ativa nas redes sociais para divulgar eventos, notícias e iniciativas relevantes.
3. Modernização da Associação:
a. Reestruturação do segundo andar da sede de forma a transformar as antigas salas de treinamento em espaços para coworking ou aluguel de reuniões.
4. Eventos
a. Definição de um calendário de eventos anual com os principais encontros promovidos pela entidade.
b. Realização de reuniões informais no Pub da entidade, de forma a aproximar a Abav-RJ das agências de viagens não associadas.
5. Fortalecimento da Representatividade:
a. Fomentar parcerias estratégicas com órgãos governamentais, empresas do setor e outras associações para fortalecer a representatividade da Abav-RJ.
b. Fortalecer a representatividade da Abav-RJ junto a órgãos governamentais e legisladores, defendendo os interesses do setor de agências de viagens.
c. Participar ativamente de fóruns, conselhos e comitês relacionados ao turismo, contribuindo com ideias e influenciando políticas.
d. Realizar pesquisas regulares para entender as necessidades e tendências do mercado, orientando a atuação do associado.
Confira a diretoria do biênio 2023/2025:
DIRETORIA EXECUTIVA
1) Presidente: Marcelo de Faria Siciliano (Point Travel)
2) Vice-presidente: Luiz Antônio Strauss de Campos (Promotional Travel)
3) Diretor Administrativo: Maristela Sum Doherty (Transpacific Turismo)
4) Diretor Financeiro: João Carlos Vilaça (Formula Turismo)
5) Diretora Ass. Parlamentares: Teresa Cristina C.G. Fritsch (Carnaval Turismo)
6) Diretora Extraordinária: Viviane Fernandes (Nice Via Apia)
CONSELHO DELIBERATIVO
1) Aldo Arthur Siviero (Premier Travel)
2) Salvador Constantino Saladino (Brazilian Summer)
3) Monica Giselle Destri (Travel Expert Viagens e Turismo)
4) Alexandre Gurgel de Araujo Lima (New It Club)
5) Miguel Rodrigues de Andrade (Transmundi Operadora de Turismo)
6) Ronaldo Aguiar Malta (Vamar Turismo)
7) Fernando Zavallo (Via Capi Viagens e Turismo)
8) Cristiana Andréa Krautz Chao (Mar-tha Rio)
9) Fátima Bertran (Aloha Turismo)
CONSELHO DE ÉTICA, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM
Rosele Brum Fernandes (RBF Turismo)
Luis Fernando Oliveira do Vabo (Solid Viagens e Turismo)
Marcos Zani (Tower Viagens e Turismo)
Suplente:
Vera Joppert da Silva (Agência de Viagens e Turismo Clássico)
CONSELHO FISCAL
Aldo Arthur Siviero
Salvador Constantino Saladino
Ronaldo Aguiar Malta
Suplentes:
Alexandre Gurgel de Araujo Lima
Fernando Zavallo
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Governo do Tocantins4 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO