conecte-se conosco

Cultura

MASP apresenta a primeira exposição de Paul Gauguin no Brasil: “Paul Gauguin: o outro e eu”

Publicadas

sobre

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) inaugurou recentemente a exposição “Paul Gauguin: o outro e eu”, a primeira dedicada ao artista no Brasil. A mostra apresenta autorretratos e trabalhos produzidos durante a permanência do artista no Taiti, que se tornaram alguns dos mais conhecidos de sua trajetória.

Gauguin nasceu em Paris e dedicou-se à pintura desde cedo. Após viver parte de sua infância no Peru, aos 35 anos passou a se dedicar exclusivamente ao trabalho artístico. Durante sua carreira, o artista viveu em regiões da França, como Bretanha e Arles, e conviveu com o artista holandês Vincent van Gogh durante os intensos meses em que dividiram um ateliê.

Apesar de ter passado por dificuldades financeiras, Gauguin decidiu buscar novas experiências no Taiti, na Polinésia Francesa, em 1891. Após um intervalo de dois anos em Paris, o artista retornou ao Pacífico para lá permanecer até a sua morte, em 1903, nas Ilhas Marquesas.

A exposição “Paul Gauguin: o outro e eu” integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias indígenas e é resultado da curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do museu, Fernando Oliva, curador do MASP, e Laura Cosendey, curadora assistente do MASP.

Com a exposição, o MASP proporciona aos visitantes uma oportunidade única de apreciar a obra de um dos maiores artistas da história da arte, cujas influências e estilo marcaram profundamente a produção artística no século XX. A exposição estará em cartaz no museu até julho deste ano.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda