Matrículas rede municipal de Palmas 2026

rede municipal

Matrículas rede municipal de Palmas 2026

A rede municipal de ensino de Palmas iniciou nesta segunda, 5, o período de transferências automáticas e solicitação de transferências para o ano letivo de 2026. A partir do dia 12, começam as matrículas de novatos pelo SIMPalmas.

A Prefeitura de Palmas iniciou nesta segunda-feira, 5, o período de transferência automática e solicitação de transferências para estudantes da rede municipal de ensino. O processo marca a primeira etapa do calendário escolar de 2026 e antecede a fase de matrículas destinadas aos estudantes novatos, que terá início no dia 12 de janeiro. Todo o trâmite será realizado exclusivamente pelo Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas).

Com 82 unidades educacionais entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas de ensino fundamental, a rede municipal organiza o processo de matrículas seguindo critérios definidos pela Portaria do SIMPalmas, que regulamenta a classificação dos estudantes, garantindo transparência e prioridade a critérios previamente estabelecidos.

Como funciona o processo pelo SIMPalmas

Pais ou responsáveis devem acessar o SIMPalmas, clicar na aba “Solicitar Matrícula” e realizar o cadastro do estudante. A plataforma permite acompanhar, em tempo real, a disponibilidade de vagas por unidade educacional, além da classificação na lista de espera. O superintendente de Avaliação e Desempenho da Semed, Joneidson Marinho, reforça que o acesso ao sistema deve ser feito a partir das 12h do dia 5. Durante esse período, as secretarias das unidades educacionais estarão abertas com equipes preparadas para tirar dúvidas e orientar as famílias.

Cronograma completo das matrículas 2026

O período de transferência automática e solicitação de transferências ocorre entre os dias 5 e 9 de janeiro. Já de 12 a 16 de janeiro, serão realizadas a efetivação das matrículas das solicitações de transferência da primeira etapa e a abertura para solicitação de matrícula destinada aos estudantes novatos. A efetivação das matrículas dos novos alunos será realizada entre os dias 19 e 23 de janeiro. A partir do dia 19, também será aberta a segunda etapa de solicitações de matrícula, voltada para vagas excedentes e estudantes em lista de espera.

Documentação necessária para matrícula

Para efetivar a matrícula, pais ou responsáveis devem comparecer à unidade educacional com os documentos pessoais do estudante, foto 3×4 recente, declaração de transferência ou histórico escolar (exceto Educação Infantil e Pré-escola) e cópias da certidão de nascimento, comprovante de endereço atualizado, CPF e cartão SUS. Para estudantes maiores de 18 anos, também é exigida a apresentação do título de eleitor e, no caso dos homens, a carteira de reservista ou CDI.

Situação Vacinal Escolar: documento obrigatório

A Declaração de Situação Vacinal Escolar é um dos documentos obrigatórios e atesta se a criança ou adolescente está com o esquema vacinal atualizado. A emissão é feita diretamente nas Unidades de Saúde da Família, mediante apresentação da carteira de vacinação. O documento é entregue no mesmo momento e registra tanto as doses em dia quanto eventuais pendências, impedimentos médicos ou recusas dos responsáveis, conforme previsto nas normas de imunização.

Mesmo quando há atraso em alguma dose, a matrícula não é negada. Os responsáveis têm 30 dias para regularizar a situação vacinal, em cumprimento à Lei Estadual nº 3.521/2019, que reforça a importância do monitoramento contínuo da cobertura vacinal no Tocantins.

Importância do planejamento das matrículas

O início do período de matrículas da rede municipal de Palmas reforça a importância do planejamento por parte das famílias, especialmente considerando a alta demanda por vagas em unidades de tempo integral e Cmeis. O processo digital facilita o acompanhamento, reduz deslocamentos e permite que pais e responsáveis monitorem o status das solicitações de forma rápida e transparente.



 

Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui