Esportes
Médicos em Movimento: campanha da Afya faz um alerta sobre os índices de saúde física e mental entre estes profissionais

- Pesquisa do Research Center da Afya aponta: com sobrecarga no trabalho, maioria dos médicos não pratica exercícios regularmente;
- Campanha “Médicos em Movimento”, no mês dedicado ao Dia Mundial da Saúde, quer incentivar a prática de atividades físicas e a inclusão de hábitos mais saudáveis na rotina
Tocantins, abril de 2025 – Estudo “Qualidade de Vida dos Médicos”, conduzido pelo Research Center da Afya, traz um número alarmante: 59% dos médicos do país não mantêm uma rotina de exercícios físicos. Com jornada intensa de trabalho, que soma em média 60 horas semanais, muitos desses profissionais acabam negligenciando o próprio bem-estar, embora sejam os principais defensores da importância da atividade física. Como grande parceiro dos médicos em todos os momentos de sua jornada, a Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica do país, lança a campanha “Médicos em Movimento”. O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas e a inclusão de hábitos mais saudáveis na rotina.
A iniciativa ganha vida no Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para destacar questões essenciais sobre qualidade de vida. No entanto, a proposta da Afya vai além: o convite é para uma mudança de hábitos duradoura, com promoção de mais equilíbrio na carreira médica e permitindo que esses profissionais vivam plenamente o melhor da medicina.
“A qualidade de vida e a rotina médica exigem alta performance física e mental. Nesse contexto, a atividade física se torna mais do que um cuidado pessoal – é uma necessidade para quem precisa estar sempre alerta, forte e preparado para cuidar dos outros. Quando os médicos negligenciam a sua própria saúde, o impacto é sentido por todos – por eles, pelos pacientes e colegas e pelo sistema de saúde”, diz Gustavo Meirelles, vice-presidente Médico da Afya.
#CodigoMagenta: um símbolo de compromisso
A campanha “Médicos em Movimento” tem início com um vídeo-manifesto nas redes sociais da Afya, destacando a importância do exercício físico na rotina dos médicos. O conteúdo convida os profissionais a refletirem sobre seu bem-estar e direciona para o site oficial do projeto, onde será possível acompanhar todas as etapas da iniciativa: institucional.afya.com.br/dia-mundial-saude.
Como forma de engajar a comunidade para a prática de atividade física, a Afya desenvolveu um desafio na plataforma de corrida Strava, incentivando médicos e médicas a se conectarem, compartilharem seus avanços e se motivarem mutuamente a manter uma rotina ativa, apesar da intensa agenda de trabalho e estudo.
A mobilização também acontecerá nas redes sociais por meio da hashtag #CodigoMagenta. A ideia é que os médicos usem meias na cor magenta durante suas práticas esportivas, um símbolo de engajamento e autocuidado, que vai, pouco a pouco, promovendo um senso de comunidade entre os participantes. A cor foi escolhida por representar energia e transformação, motivo pelo qual faz parte da identidade da Afya, marca que faz parte da jornada de 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país.
Em 2025, a Afya seguirá patrocinando eventos esportivos e incentivando a participação de médicos em atividades físicas. A primeira ação será a Corrida Olga Kos, no Rio de Janeiro, no dia 6 de abril, véspera do Dia Mundial da Saúde.
Mais do que uma iniciativa voltada à comunidade médica, a campanha convida toda a sociedade a se engajar na causa, incentivando e inspirando médicos ao redor a adotarem um estilo de vida mais ativo e equilibrado.
“Nosso objetivo com este movimento é promover impacto real e duradouro na qualidade de vida dos profissionais da saúde, pois acreditamos que o cuidado com o outro começa pelo autocuidado. Queremos transformar a conscientização em ação, incentivando mudanças concretas na rotina dos médicos e médicas do país. Essa iniciativa reafirma o compromisso da Afya em valorizar e apoiar aqueles que dedicam um pedaço relevante das suas vidas ao bem-estar da sociedade”, explica Stella Brant, vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade da Afya.
Esportes
Última semana para inscrições no 2º Encontro das Beach Stars – SESI

Atletas beachtenistas têm até a próxima sexta-feira, 26/09, para garantir vaga no 2º Encontro das Beach Stars- SESI Esporte. O evento, que tem como objetivo empoderar mulheres do universo do Beach Tennis, será realizado no dia 11/10, a partir das 15h, nas quadras do SESI Esporte, em Palmas.
As inscrições são individuais e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma LetzPlay (www.letzplay.com.br), com o investimento de R$ 100,00 por atleta. O evento é aberto a todas as mulheres, que poderão se inscrever nas seguintes categorias: B, C, D e Iniciante (Feminino).
Outubro Rosa e Premiação
Alinhado à campanha Outubro Rosa, o 2º Encontro das Beach Stars terá toda sua identidade visual desenvolvida com as cores da causa, valorizando uma mensagem de prevenção e combate ao câncer de mama, em um ambiente leve, feminino e marcante.
As duplas campeãs e vice-campeãs de cada categoria serão premiadas com valores em dinheiro. A dupla campeão receberá R$ 500, e a dupla finalista levará a premiação de R$ 300.
Serviço: 2º Encontro das Beach Stars – SESI Esporte
Inscrições: Até 26 /09 (sexta-feira) pela plataforma LetzPlay
Data: 11 /10(sábado)
Local: SESI Esporte – Quadra 902 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado, nº 23, Plano Diretor Sul, Palmas/TO
Carros
No topo do ranking de novo: SUVs lideram como carro mais vendido no país
Modelo de veículo somou cerca de 131 mil novos emplacamentos só no mês de julho

O mercado de automóveis está em alta. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 1.060.362 emplacamentos nos primeiros sete meses de 2025, alta de 3,27% em relação ao mesmo período do ano passado. Só em julho, foram 229.948 vendas de automóveis e comerciais leves. Entre os modelos mais procurados, os SUVs lideram, respondendo por 56,9% (130.942 unidades) do total comercializado.
Em Palmas, a procura por SUVs também chama atenção, como destaca a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Côrrea. “O interesse por esse tipo de veículo se mantém constante na concessionária, já que Palmas é uma capital de um estado ainda muito interiorano, cercada por cidades menores e áreas rurais, o que faz com que as pessoas valorizem carros versáteis para esses trajetos. Isso sem falar nos clientes com perfil mais aventureiro, que buscam segurança e desempenho para diferentes terrenos”, afirmou.
As qualidades dos SUVs convenceram o jornalista Pedro Thiago Macêdo a trocar de carro. Ele conta que a decisão foi tomada no final de abril, após analisar diversas opções. “O Fastback nos surpreendeu pela tecnologia, conforto e sofisticação. Fizemos test-drive em vários modelos de outras marcas, mas esse conseguiu oferecer uma experiência ímpar. É um carro grande, alto, que transmite personalidade e oferece ótimo espaço interno, confortável até para pessoas bem altas como eu. Tem carregador por indução, saídas de ar para os passageiros traseiros e um design que chama atenção. Sem dúvida, recomendo para quem busca um veículo potente, moderno e marcante”, relatou feliz pela aquisição.
A tendência de alta nas vendas de SUVs reflete uma mudança no perfil do consumidor brasileiro, que busca veículos mais completos e adaptáveis a diferentes rotinas. No caso do Pulse e do Fastback, da Fiat, a combinação de altura do solo, eficiência no consumo e tecnologias embarcadas são um exemplo que atende tanto motoristas que circulam em áreas urbanas quanto quem precisa de desempenho em estradas de terra ou viagens mais longas.
A expectativa é que a participação dos SUVs no mercado continue elevada nos próximos meses, impulsionando o restante do segmento. A Fenabrave manteve, em julho, a projeção anual de crescimento de 5% para o setor em 2025, ritmo moderado, mas suficiente para reforçar a liderança e a importância desse tipo de indústria e comércio.
Esportes
Circuito Tocantinense Trail Run chega a Natividade em 24 de agosto
Natividade recebe a etapa do Circuito Tocantinense Trail Run em 24 de agosto. Percursos de 12 km e 23 km, estrutura com hidratação e controle. Inscrições em corre77.com.br.

Natividade recebe a etapa do Circuito Tocantinense Trail Run no dia 24 de agosto. A proposta é oferecer uma experiência de corrida em meio à natureza com percursos que cruzam matas e lagos e que alcançam o ponto mais alto da cidade, no topo da Serra das Torres.
Circuito Tocantinense Trail Run: Uma Experiência Única
- 12 km percurso desafiador em meio à natureza com passagens por matas e lagos
- 23 km rota para atletas experientes que segue até o topo da Serra das Torres
Estrutura e benefícios ao atleta
- Pontos de hidratação e controle ao longo do trajeto
- Kit atleta com itens do evento
- Troféus e premiações especiais para os melhores colocados
Inscrições
As inscrições estão disponíveis no site corre77.com.br. As vagas são limitadas e a organização informou data de corte em 18 de julho. Verifique a disponibilidade no momento do acesso.
- Data 24 de agosto
- Local Natividade TO
- Inscrições corre77.com.br
Leia também
- Social3 dias atrás
Jorge Bischoff e Ótica Visare promovem encontro especial de cuidado e bem-estar
- Entretenimento4 dias atrás
Caminhando em Esperança: lançamento do livro de Ruberval França
- CASACOR2 dias atrás
CASACOR Tocantins traz Maurício Arruda para talk exclusivo
- Social3 dias atrás
Maria Clara encerra ciclo de 10 anos da Closet e inicia nova fase
- Social5 dias atrás
Parabéns, Dra. Mayra Santos Azevedo!