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Economia

MEI 2023: entenda as mudanças e renegociação de dívidas

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Wagner Pagliato, coordenador dos cursos de Ciências Contábeis da Unicid, explica o que muda neste ano para os microempreendedores e aponta os principais cuidados

2023 é um ano de mudanças em diversos setores, principalmente para o Microempreendedor Individual (MEI). Essas pessoas devem se atentar em alguns pontos com as novas regras estabelecidas para a declaração do Imposto de Renda.

Diante disso, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, Prof. Me. Wagner Pagliato, listou as principais mudanças do MEI para 2023, com intuito de auxiliar os contribuintes para os próximos passos. Confira:

  1. Receita. O teto de faturamento anual do MEI poderá passar dos atuais R$ 81 mil para até R$ 130 mil em 2023. Isso porque os pequenos empresários que faturam menos que os valores máximos permitidos poderão passar a se enquadrar como MEI. Mensalmente, portanto, cada microempreendedor individual poderá ganhar até R$ 10,8 mil mensais;
  2. Trabalhadores. Poderá ser contratado até dois funcionários a partir de 2023, e obrigações previdenciárias relacionadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) também foram adicionadas às mudanças: o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) terá de ser recolhido até o 7º dia de cada mês e quando existir rescisão de contrato, as obrigações deverão ser cumpridas até o dia 10;
  3. Tributação mensal. O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), boleto pago todos os meses pelo MEI, será reajustado. O valor está relacionado ao ramo de atividade do microempreendedor e é feito com base no salário mínimo mais acréscimo de ICMS e ISS. Os empreendedores que desenvolvem atividades ligadas a Comércio e Serviços, que têm a taxa mais alta, atualmente pagam R$ 61.

Confira os novos valores de contribuição do MEI 2023:

MEI / ATIVIDADES INSS + ICMS / ISS VALOR DAS 
Comércio e Indústria + ICMS 60,60 + 1,00 R$ 61,60
Serviços + ISS 60,60 + 5,00 R$ 65,60
Comercio e Serviço + ICMS + ISS 60,60 + 6,00 R$ 66,60
  1. Renegociação de dívidas federais. As empresas optantes pelo Simples Nacional e os microempreendedores individuais têm até 25 de março para renegociar débitos inscritos em dívida da União com até 70% de desconto e prazo de até 145 meses para pagar. Lembramos que nos casos de ser indústria e comércio, a parte do ICMS contido nas contribuições deverá atender a legislação estadual, assim como no caso de prestação de serviço, o ISS deverá atender a legislação municipal, portanto, essa renegociação valerá somente para parte recolhida a união, ou seja, sobre R$ 60,60.

O professor destaca ainda que o Programa de Retomada Fiscal da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, prorrogado até o dia 31 de março de 2023, prevê descontos, entrada facilitada e prazo ampliado para esse pagamento. Os descontos podem chegar a até 100% dos juros, multas e encargos legais, limitado a 70% do valor total do débito.

Veja abaixo as modalidades disponíveis do Programa de Retomada Fiscal disponíveis para as empresas optantes pelo Simples Nacional e os microempreendedores individuais.

Transação Extraordinária 

– Pagamento em até 142 meses.

– Entrada de 1% (ou 2% se o débito tiver parcelamento anterior) em até 3 vezes.

Transação Excepcional

– Até 70% de descontos. Pagamento em até 142 meses.

– Entrada de 4% em até 12 meses.

– Desconto considerando o impacto financeiro da pandemia.

Perse – Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos

– Até 70% de desconto. Pagamento em até 145 meses.

– No primeiro ano, a parcela é de 0,3% do valor negociado.

– Desconto considerando o impacto financeiro da pandemia.

Transação de Pequeno Valor

– Para débitos de até 60 salários mínimos, inscritos em dívida ativa há mais de 1 ano.

– Entrada de 5% (em até 5 vezes) e o restante com até 50% de desconto, inclusive sobre o principal, em até 55 meses.

Cuidados e dicas para 2023

Pagliato, coordenador de Ciências Contábeis da UNICID, alerta para alguns cuidados que os MEIs devem ter neste ano, assim como dicas para a pessoa jurídica ter êxito com seu CNPJ. Confira:

  1. As novas regras são válidas para todos enquadrados no MEI, exceto se for Transação Extraordinária e Transação Excepcional;
  2. Pontos de atenção: Limite de faturamento, Registro dos funcionários, Venda para pessoa jurídica deverá emitir nota fiscal, Licença de funcionamento provisório vale por 180 dias;
  3. O dono da empresa deverá declarar imposto de renda por pessoa física, pois o lucro da empresa vai para o sócio;
  4. O que for vendido em cartão de crédito utilizando o CNPJ da empresa faz parte do faturamento, e a Receita Federal recebe as informações;
  5. Compre com nota fiscal, pois é possível vender somente se houver compra;
  6. Abra uma conta para a pessoa jurídica e receba dos clientes por ela, para depois transferir para conta física;
  7. Monte um controle com toda movimentação da MEI.

Se você ainda ficou com dúvidas ou precisa de suporte com o andamento do seu MEI, procure o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNICID. Os interessados no suporte deverão marcar a consultoria pelo e-mail naf.unicid@unicid.edu.br, para ter auxílio e orientação em todos os processos.

Ainda, aos interessados em tirar dúvidas on-line, a Instituição disponibilizará, a partir de 20 de março, os e-mails imposto.renda@unicid.edu.br e naf.unicid@unicid.edu.br para que sejam encaminhadas perguntas. Os retornos também serão dados pelos estudantes, orientados por seus docentes.

E o MEI precisará apenas comparecer na hora marcada com leite em pó ou fraldas geriátricas, para contribuir com uma ação social da instituição de ensino, de 3 de abril a 26 de maio de 2023. O contribuinte deverá comparecer presencialmente na Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (próximo à Estação Carrão do Metrô), a partir de 17h. Os atendimentos serão por ordem de chegada e as vagas são limitadas; e haverá atendimento aos sábados: 15 de abril, 6, 13 e 20 de maio de 2023, das 8h às 12h.

Sobre a Unicid – Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento, com alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.unicid.edu.br  e conheça o Nosso Jeito de Ensinar. 
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Economia

Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo

Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

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Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.

Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.

A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.

Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.

Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.

Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.

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Energisa

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes

Cenário alarmante para julho. No primeiro fim de semana desse mês, três acidentes com postes já foram registrados no Tocantins

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Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Mês de férias, o tráfego aumenta e, consequentemente, a possibilidade de acidente também. Apenas na primeira semana de julho, foram registrados três abalroamentos no Tocantins, acendendo o alerta para os riscos de ocorrências de trânsito. Ao longo do primeiro semestre, já foram contabilizadas 150 colisões com postes, que impactaram o fornecimento de energia para 114 mil tocantinenses.
Apesar do ainda ser número alarmante, este ano foi registrada uma queda de 11% no número de ocorrências com postes em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a concessionária contabilizou 169 abalroamentos.
Ao todo, 50 cidades tiveram o fornecimento de energia prejudicado por abalroamento de postes entre janeiro e julho, até o momento. Entre elas, estão Palmas, com 11 ocorrências, Araguaína, Gurupi, Formoso do Araguaia e Guaraí, empatadas no segundo lugar com quatro ocorrências de interrupção de energia, cada.
Em todo o ano de 2024, foram 343 casos registrados no estado. Cada abalroamento pode causar a interrupção do fornecimento de energia para centenas de clientes, afetando residências, comércios e até serviços essenciais como hospitais, escolas e sistemas de abastecimento de água.  Com o período de praias e férias, o mês de julho pode apresentar um índice maior de ocorrências, devido ao aumento no tráfego de veículos.
“Além do risco à vida do condutor, uma colisão com poste pode provocar um efeito em cadeia, deixando bairros inteiros sem energia e exigindo uma operação complexa de recomposição da rede. O acidente pode provocar, ainda, rompimento de cabos energizados que oferecem risco de choque para pedestres que estejam nas proximidades.”, explica Luciana Teixeira, coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Tocantins.
A empresa reforça que, ao atingir um poste, a estrutura da rede elétrica pode ser danificada, exigindo substituição de equipamentos, realocação de equipes técnicas e, em alguns casos, interdições de vias públicas. O tempo de restabelecimento da energia depende da gravidade do dano e da localização do acidente.
“Vale reforçar que os custos referentes a substituição da estrutura danificada são do condutor ou responsável pelo acidente e podem chegar a R$ 35 mil reais, a depender do tipo de equipamentos a serem substituídos”, esclarece a coordenadora.
Prevenção é o melhor caminho 
A Energisa orienta motoristas a redobrarem a atenção no trânsito, especialmente no período de férias e alta temporada de praia. Em caso de acidente com a rede elétrica:
·                 Não toque em cabos caídos ou estruturas metálicas próximas.
·                 Permaneça no veículo, se possível, e acione o Corpo de Bombeiros ou a Energisa.
·                 Afaste-se do local e mantenha outras pessoas em segurança.
“Poste não desvia. Por isso, é fundamental dirigir com responsabilidade e atenção. A segurança no trânsito também é uma forma de garantir energia para todos”, reforça Luciana.
Canais de atendimento da Energisa:
Aplicativo Energisa On (iOS e Android)
Central de Atendimento: 0800 721 3330
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Sebrae

Diretores da Região Norte assumem protagonismo na nova gestão da Abase

Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia

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Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia
Foto Divulgação
 Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia, refletindo a importância regional na formulação de políticas públicas que impactam diretamente no desenvolvimento econômico e sustentável.
A nova diretoria da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), empossada nesta terça-feira, 08, em Vitória (ES), reforça o protagonismo da Região Norte no cenário nacional. Entre os eleitos para o mandato 2025/2027, está o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Tocantins, Jarbas Meurer, que assume a Diretoria Financeira da entidade. Essa escolha é um reflexo do reconhecimento das competências e da relevância dos líderes nortistas em um momento crucial para o desenvolvimento da Amazônia e do Brasil como um todo.
A composição contempla ainda Rubens Magno, do Sebrae Pará, na Diretoria Institucional, ampliando a presença amazônida na liderança da Abase em um período estratégico para o País, especialmente diante da realização da COP 30, que ocorrerá em Belém (PA) ainda neste ano. Este evento internacional é crucial para discutir as questões climáticas e a conservação da biodiversidade, áreas em que a Amazônia desempenha um papel vital.
A cerimônia marcou o início oficial da nova gestão, reeleita por aclamação no último dia 5 de julho, em reunião virtual com a participação de 58 dirigentes estaduais do Sistema Sebrae. Também compõem a diretoria Anacleto Ortigara (presidente), Luiz Alberto Amorim (vice-presidente) e Rose Rainha (diretora técnica). O processo eleitoral foi conduzido por uma comissão coordenada por Fabiana Ribeiro, do Sebrae Minas Gerais. O fortalecimento da Abase se dá não apenas pelo diálogo interno, mas pela construção de estratégias que atendam às necessidades específicas de cada região.
Para Jarbas Meurer, a presença de lideranças nortistas na nova diretoria da Abase simboliza o fortalecimento da região nos debates nacionais sobre desenvolvimento sustentável. “Assumir a Diretoria Financeira da Abase é uma honra e, sobretudo, um compromisso com uma gestão equilibrada, que dialogue com os desafios do nosso tempo. Com a COP 30 se aproximando, a integração entre os Sebrae da Amazônia Legal se torna ainda mais crucial para impulsionar soluções que unam sustentabilidade, inovação e fortalecimento dos pequenos negócios”, destacou. Essa abordagem reforça a importância da colaboração entre estados para um desenvolvimento regional coeso.
Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae Pará e agora também diretor institucional da Abase, terá papel essencial no alinhamento da entidade à agenda climática e de desenvolvimento sustentável da COP 30. “A Amazônia está no centro das discussões globais, e nossa atuação institucional precisa estar à altura desse desafio. A Abase tem a oportunidade de se posicionar como protagonista no apoio às soluções sustentáveis que envolvam os pequenos negócios da região”, destacou. O Sebrae Pará, sob sua liderança, se propõe a desenvolver programas que incentivem práticas empresariais sustentáveis.
O presidente reeleito da Abase, Anacleto Ortigara, também reforçou a importância da integração regional. “Estamos consolidando uma Abase que contempla todas as realidades do País e que reconhece o papel estratégico da Região Norte na economia verde e nas agendas de futuro”, afirmou. Essa visão é imprescindível para que as políticas implementadas sejam eficazes e atendam às demandas locais, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.
A Abase representa os Sebrae Estaduais em todo o Brasil. A entidade promove articulação institucional, integração de estratégias e fortalecimento da governança do Sistema Sebrae. A nova gestão chega em um momento decisivo, com a Região Norte no centro do debate global sobre clima, biodiversidade e novos modelos de desenvolvimento. Com a participação ativa de suas lideranças, a Abase se compromete a ser um agente de mudança, buscando não só o fortalecimento do empreendedorismo na região, mas também a sua responsabilidade social e ambiental.
Além disso, a Abase planeja implementar uma série de workshops e seminários que visam capacitar pequenos empreendedores na Região Norte, abordando temas como inovação, sustentabilidade e comércio justo. Essas atividades serão fundamentais para fomentar uma cultura empreendedora que respeite a biodiversidade local, promovendo práticas que alinhem lucro e preservação ambiental, beneficiando tanto a economia local quanto o ecossistema.
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Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente. A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos. A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo: Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores. Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado. Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro. Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso. "A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro", explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. "É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos." A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio. SERVIÇO: O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025 Quando: 14 de julho (Segunda-feira) Horário: A partir das 19h30 Onde: Patio de Chile – 1203 Sul Quanto: Entrada Franca Link para inscrição: https://forms.gle/zkQLQ7Lzbor6C2f37 Sobre os oficineiros: Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.
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