Turismo
Membros do Fórum Estadual do Turismo elegem novo vice-presidente e discutem pautas para turismo
Por unanimidade, Rodolfo Ferreira, presidente da ABAV-TO, foi eleito para exercer o cargo de vice-presidente do colegiado num período de dois anos.
Membros do Fórum Permanente de Turismo do Estado do Tocantins (Foestur) participaram, nesta quinta-feira, 24, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), em Palmas, da 86ª reunião do Fórum Estadual do Turismo Foestur. Na pauta principal, foi realizada a eleição do novo vice-presidente da entidade para um mandato de dois anos, Rodolfo Ferreira, que representa a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) no Tocantins. A abertura do evento foi comandada pelo secretário do Turismo, secretário Hercy Filho, que também exerce o cargo de presidente do Foestur. Os trabalhos do colegiado são organizados pela secretária executiva do Foestur, Graziela Cortez.
Durante o encontro, foi apresentado, por meio da Secretaria do Turismo, um balanço das ações, investimento e apoio do Governo do Tocantins para realização da programação da temporada de praia 2023. Na oportunidade, a superintendente do Turismo, Fernanda Tainã Castro, também apresentou os resultados do projeto Cama e Café, que visa qualificar a comunidade das cidades com vocação turística para oferta de hospedagens alternativas, como forma de gerar renda extra para as famílias.
O encontro serviu ainda para apresentar relatórios das participações em eventos, como Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), Festa da Rapadura, Cavalhadas de Taguatinga, Romarias, e a Festa da Colheita do Capim Dourado, que acontecerá de 15 a 17 de setembro na região do Jalapão, além dos preparativos para a celebração dos 35 anos de criação do Estado do Tocantins, que ocorre em 05 de outubro.
A estrutura da 50ª ABAV Expo, que ocorre entre os dias 27 a 29 de setembro de 2023, no estado do Rio de Janeiro, também foi apresentada aos membros do colegiado, ressaltando que o estande será a maior estrutura já levada pelo Tocantins.
Na oportunidade, o presidente do Fórum, Hercy Filho, aproveitou o momento para apresentar ao colegiado uma importante vitória para o turismo tocantinense, a lei federal n° 14.658 a que institui o Estado do Tocantins como Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológica, Rural de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultura, Religioso e Gastronomia. “Esse é um momento de grande importância para o nosso Estado. Essa iniciativa inovadora é um importante passo para o turismo tocantinense, dando a ele visibilidade para que esse setor possa gerar mais renda para a nossa economia.” afirmou.
Foestur
O Fórum é um órgão colegiado, de caráter consultivo, com a finalidade de sugerir diretrizes para o desenvolvimento turístico. Tem por objetivo atuar contribuir e acompanhar a definição de políticas públicas e iniciativas que promovam o fortalecimento sustentável da cadeia produtiva do turismo no Tocantins.
Participantes
Estiveram presentes os membros do Foestur: Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet); Agência de Turismo de Palmas (AGTUR); Caixa Econômica Federal; Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR); Fórum Regional das Serras Gerais; Fórum Regional dos Encantos do Jalapão e Fórum Regional de Lagos e Praias do Cantão, Fórum Regional das Serras e Lago
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Social4 dias atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social4 dias atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Governo do Tocantins14 horas atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
CASACOR4 dias atrás
Grandes nomes da arquitetura reunidos na CASACOR Minas