Turismo
Menos carro, mais natureza: visite o Jalapão sem pressa e explore a cultura e as belezas naturais do Tocantins
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/12/9-1000x600.jpg&description=Menos carro, mais natureza: visite o Jalapão sem pressa e explore a cultura e as belezas naturais do Tocantins', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Evite o turismo de massa e opte por um roteiro sustentável em um dos destinos mais buscados do Brasil
Você provavelmente já ouviu falar do Jalapão (TO), um dos destinos brasileiros mais desejados pelos turistas. Apesar da beleza natural inigualável que existe lá, os roteiros e a possibilidade de conhecer a região são, em sua imensa maioria, massificados, com grande parte do tempo rodando dentro de veículos 4×4 e com minutos contados nos fervedouros, que estão quase sempre lotados.
Para oferecer uma forma sustentável de conhecer o Jalapão, a Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil lança uma expedição diferente de tudo que já existe. Durante o novo roteiro, o viajante poderá explorar um belíssimo destino brasileiro, com direito a uma total imersão cultural em uma comunidade quilombola e se reconectar com a natureza, sem ficar horas dentro de caminhonetes e longe da muvuca de turistas. O lançamento da expedição acontece no Carnaval de 2024 e ainda conta com algumas vagas disponíveis.
O destino fica localizado a 315 km de Palmas, capital do Tocantins, e é um lugar que possui atividades de real imersão na natureza, além da possibilidade de observar lindas paisagens naturais, mas com conforto e sem exigir muito esforço físico, sendo democráticas e direcionadas a crianças, idosos e famílias completas.
As expedições têm como ponto de início e de fim, o Aeroporto de Palmas. Já o principal local de exploração é o parque estadual do Jalapão, uma unidade de conservação para proteção integral da natureza, que fica localizado no leste do estado do Tocantins, no limite com a Bahia, Piauí e Maranhão. É uma região com quase 160 mil hectares, lar de mais de 30 comunidades quilombolas e abundante em paisagens paradisíacas e águas cristalinas.
“Estamos falando de alguns dos destinos turísticos mais populares no Brasil, área de incrível beleza natural, porém que carecem muitas vezes de um turismo realmente sustentável. Afinal, estar em meio à natureza não assegura a sustentabilidade; é crucial considerar conservação ambiental, neutralização de carbono e fatores sociais e financeiros, como respeito às populações locais e suas culturas. Na Vivalá, oferecemos experiências imersivas e autênticas, uma alternativa ao turismo convencional, evitando massificação, pontos turísticos lotados e vivências superficiais. Além de ser responsável e consciente, o Turismo Sustentável garante momentos transformadores e especiais para os viajantes”, destaca Daniel Cabrera, cofundador e diretor-executivo da Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil.
O roteiro
Os roteiros disponíveis na Vivalá possuem duração de cinco ou seis dias dependendo da data escolhida pelo viajante. O produtor de experiências Vivalá, Guilherme Cipullo, afirma que a viagem é de profunda imersão nas belezas naturais da região, ao mesmo tempo em que se vive uma imersão em uma comunidade quilombola. “O Jalapão é um destino de uma riqueza natural ímpar. Tem águas cristalinas e águas mornas, tem os famosos fervedouros, e tem uma paisagem que é influenciada tanto pelo Cerrado, quanto pela Caatinga. Mas o mais especial do nosso roteiro é que, para além de tudo isso, a gente conseguiu fazer uma expedição sem pressa. Um roteiro em que a gente vai usar muito menos carro e fazer mais atividades ao ar livre, conhecer as trilhas usadas pelos povos de comunidades tradicionais que vivem lá e interagir com a cultura da região”, afirma.
As expedições da Vivalá têm como ponto de encontro Palmas, onde recomendamos aproveitar para conhecer a Praia do Buriti ou ver o pôr do sol na Praia da Graciosa durante o primeiro dia. No segundo dia, após o café da manhã, é hora de conhecer o Jalapão. O trajeto até lá é feito em veículos 4×4, os únicos capazes de trafegar pelas estradas de areia da região. A primeira parada é no Cânion Sussuapara, logo após, o almoço e o descanso da tarde é na comunidade do Rio Novo, para então seguir até a comunidade Mumbuca, localizada no município de Mateiros, no Parque Estadual do Jalapão.
Já em Mumbuca, o terceiro dia se inicia com um café da manhã reforçado para seguir até a Cachoeira da Formiga e se refrescar nas águas. Em seguida, é hora da trilha, guiada por um morador local, que se encerra com um almoço. O retorno é pela trilha do Encontro das águas e com direito a banho no fervedouro. O dia se encerra com vivências culturais, sendo uma roda de chá com a Doutora, matriarca da comunidade, e a oficina de Capim Dourado, artesanato tradicional e que surgiu no Jalapão.
O quarto dia também inicia após o café, seguindo de carro para São Félix do Tocantins. Lá, os instrutores locais já esperam o grupo para um rafting nível dois no Rio Soninho. O almoço será por lá mesmo, e o grupo poderá conhecer o Fervedouro Alecrim, considerado por muitos um dos mais lindos do Jalapão. O retorno acontece no fim da tarde e será hora de conhecer Santo, pioneiro do artesanato Buriti. Após o jantar, terá a visita noturna ao último fervedouro.
Para quem optar pelo roteiro de seis dias, terá ainda a oportunidade de vivenciar uma roda de viola de Buriti e Sanfona com os mestres Arnon e Domingos, além de descansar em redários, ativando o “modo quilombola”.
Faça sua viagem com propósito
A primeira saída será dia 9 de fevereiro, e ainda há vagas. Os valores iniciam em R$ 3.610, para os roteiros de cinco dias, e pode ser parcelado em até oito vezes sem juros no cartão de crédito. O valor inclui hospedagens (hotel em Palmas no primeiro dia e pousada da comunidade durante o roteiro), três refeições diárias (do café da manhã do segundo dia até o café da manhã no último dia), transportes locais, todas as atrações do roteiro, seguro-viagem e time de facilitação e condução presente ao longo do roteiro. Não estão inclusas passagens aéreas até os pontos de encontro e compras pessoais. Para mais informações sobre as expedições para o Jalapão e outros destinos, acesse o link https://vivala.com.br/
Sobre a Vivalá
A Vivalá atua no desenvolvimento do Turismo Sustentável no Brasil, promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil, sua biodiversidade e comunidades tradicionais. Atualmente, a Vivalá atua em 22 unidades de conservação do país, contemplando os biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, e trabalha em conjunto com mais de 700 pessoas de populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, sertanejas e caiçaras.
Com 14 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, a Vivalá tem a confiança da Organização Mundial do Turismo, ONU Meio Ambiente, Braztoa, Embratur, Aberta, Fundação do Grupo Boticário, Yunus & Youth, além de ter uma operação 100% carbono neutro e ser uma empresa B certificada, tendo a maior nota no turismo do Brasil e a 7ª maior em todo o setor de turismo no mundo. Até outubro de 2023, a Vivalá já realizou mais de 200 expedições e embarcou mais de 3 mil viajantes, além de ter injetado mais de R$ 3,5 milhões em economias locais através da compra de serviços de base comunitária e consumo direto dos viajantes. Mais informações, acesse www.vivala.com.br.
Você pode gostar
Gastronomia
UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo
UOL celebra a 2ª edição do Prêmio Nossa e elege os melhores bares e restaurantes de São Paulo, em evento no Blue Note.
Publicadas
4 dias atrássobre
22/10/2025Por
Jaciara Barros
Evento reconheceu os melhores bares e restaurantes da capital paulista, com votação popular e júri especializado, em noite de celebração no Blue Note São Paulo.
Na cidade que concentra quase um terço dos bares e restaurantes do país, sair para comer e beber é mais que um hábito — é uma celebração cultural.
Foi nesse clima que, na noite de 20 de outubro, aconteceu a segunda edição do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes, no Blue Note São Paulo.
O evento tem curadoria do Nossa, plataforma de lifestyle do UOL, e contou com patrocínio da 99Food.
Celebração da gastronomia paulistana
A premiação destacou os melhores endereços da capital paulista a partir de dois critérios: o voto popular, encerrado em 8 de agosto, e a avaliação de um júri especializado formado por 60 críticos, jornalistas e influenciadores gastronômicos.
A cerimônia foi conduzida pelo cozinheiro e influenciador Mohamad Hindi e pela jornalista Fabíola Cidral, apresentadora do UOL News.
Juntos, eles reuniram representantes do setor gastronômico e personalidades da cultura paulistana.
“A gastronomia é um dos modos mais genuínos de viver São Paulo. O Prêmio Nossa traduz essa experiência, combinando a voz do público e o olhar dos especialistas. O resultado é um guia que nasce da cidade para a cidade”, afirmou Paulo Samia, CEO do UOL.
Vencedores pelo voto popular
- Melhor bar para petiscar: Veloso
- Melhor boteco: Tantin Bar & Cozinha
- Melhor pizzaria: Pizza Chena
- Melhor restaurante italiano: Vicolo Nostro
- Melhor hamburgueria: Coringa do Beco
Vencedores pelo júri especializado
- Melhor boteco: Moela
- Melhor bar de drinques: The Liquor Store
- Melhor bar de vinhos: Sede261
- Melhor bar para petiscar: Bar do Luiz Fernandes
- Melhor bar com música: Matiz
Destaques gastronômicos
- Melhor pizzaria: Carlos
- Melhor restaurante italiano: Fame
- Melhor hamburgueria: Z Deli
- Melhor restaurante de carnes: Osso
- Melhor restaurante brasileiro: Tordesilhas
- Melhor restaurante japonês: Aizomê
- Melhor restaurante árabe: Make Hommus. Not War
- Melhor restaurante bom e barato: Mapu
Prêmios especiais
- Melhor bar: Tan Tan
- Melhor bartender: Caio Carvalhaes (Tan Tan)
- Melhor restaurante: Tuju
- Melhor chef: Ivan Ralston (Tuju)
Os vencedores refletem a pluralidade e o dinamismo da gastronomia de São Paulo, que se mantém como uma das mais vibrantes e criativas do mundo.
Mais notícias de Gastronomia & Cultura
Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina do Programa Vai Turismo da CNC, fortalecendo políticas públicas para o setor turístico estadual.
Publicadas
6 dias atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo (Cetur-TO), participou da Oficina do Programa Vai Turismo, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Realizada na modalidade online, a oficina reuniu representantes de diversas instituições ligadas ao trade turístico tocantinense e contou com a participação do presidente do Cetur Tocantins, Marcelo Perim, que destacou a importância da iniciativa para a construção de políticas públicas integradas e sustentáveis voltadas ao setor.
“O Vai Turismo é uma oportunidade de unir esforços entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades do Sistema Comércio. O Tocantins tem um enorme potencial turístico e é fundamental que nossas propostas sejam ouvidas na formulação de políticas que gerem desenvolvimento, emprego e renda”, ressaltou Marcelo Perim.
A atividade foi a primeira etapa da mobilização nacional promovida pela CNC para a elaboração de um documento com propostas de políticas públicas voltadas ao fomento do turismo, que será apresentado aos candidatos nas eleições de 2026.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do Cetur, tem atuado de forma permanente no fortalecimento do turismo estadual, promovendo qualificação profissional, inovação e sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento regional.
O Programa Vai Turismo tem como objetivo mobilizar os estados na construção da Agenda Nacional do Turismo, promovendo o diálogo entre diferentes setores e consolidando estratégias que fortaleçam o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social em todo o país.
A iniciativa reforça o papel do Sistema Comércio como agente transformador, estimulando o crescimento sustentável e a geração de oportunidades para profissionais e empresas do setor turístico.
📍 Saiba mais sobre as ações do Cetur Tocantins e os projetos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no fortalecimento do turismo estadual em www.sescto.com.br.
Turismo
Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025
Inscrições se encerram 15 de outubro; evento é oportunidade única para bares ganharem visibilidade e atrair novos clientes
Publicadas
2 semanas atrássobre
15/10/2025Por
Jaciara Barros
| Empreendedores do setor de alimentação fora do lar têm até o dia de hoje (15 de outubro) para se inscrever no Festival Bar em Bar 2025, promovido pela Abrasel. Esta é a reta final para garantir presença em um dos maiores eventos gastronômicos do país, que neste ano acontece de 30 de outubro a 16 de novembro, com o tema “A cidade inteira cabe no bar”. |
O festival é uma vitrine nacional para bares e botecos que desejam ampliar sua visibilidade, atrair novos públicos e impulsionar o faturamento. A participação ainda estimula a integração a uma rede que valoriza os bares como espaços de convivência e criatividade.
“O festival enaltece a cultura dos bares, que está enraizada no povo brasileiro. Ele valoriza os estabelecimentos, trazendo um convite à inovação no cardápio e no atendimento, além de dar mais visibilidade e promover a captação de clientes. É uma oportunidade de celebrar a força dos bares em todo o país e aumentar o faturamento dos negócios”, afirma Lucas Pêgo, líder de Desenvolvimento na Abrasel.
O evento, que chega à sua 19ª edição, convida os estabelecimentos a explorarem ingredientes regionais e receitas autorais que traduzam a alma de cada canto do país. Empresários que já participaram destacam o impacto positivo do festival na movimentação do salão e na fidelização de clientes.
Sócio do Pirata Bar, em Fortaleza (CE), Taiene Righetto conta que o negócio já participa do Bar em Bar há 10 edições, e que ele opera um papel importante em fortalecer o relacionamento com o público. “O festival atrai novos clientes e reacende o interesse de quem já nos conhece. Muita gente vem por curiosidade de experimentar o prato do festival e acaba virando cliente fiel”.
“O faturamento também cresce de forma consistente. É um momento em que conseguimos vender mais, movimentar a equipe e até criar novas oportunidades. Alguns pratos que foram destaque no festival acabaram entrando de vez no cardápio”, completa.
Taiene também destaca o ganho de imagem como um dos principais fatores positivos. “Participar do Bar em Bar coloca o estabelecimento em evidência, gera mídia espontânea, dá orgulho à equipe e cria um clima de celebração na casa. Também é uma excelente chance de trocar experiências com outros empresários do setor e fortalecer a nossa rede”.
Para esta edição, o empresário revela que as expectativas são as melhores possíveis. “A cada ano o festival cresce, atrai mais público e ganha mais relevância. Estamos preparando um prato especial e uma experiência ainda melhor para os clientes. Acreditamos que será mais uma edição de muito sucesso, tanto para o nosso negócio quanto para todo o setor de bares e restaurantes de Fortaleza”.
Com o encerramento das inscrições se aproximando, é importante estar atento ao prazo: hoje é o último dia para negócios de todo o Brasil firmarem sua participação. Garanta sua vaga agora mesmo clicando aqui.
Serviço
Período de inscrições: 15/set a 15/out
Período de realização: 30/out a 16/nov
Mais informações: barembar.com.br

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte
DESTAQUES
Economia4 dias atrásMaya Negócios Imobiliários inicia nova fase
Moda e Estilo4 dias atrásFloratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário
Agronegócio4 dias atrásSeminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins
Social5 dias atrásChef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche
Cultura4 dias atrásA Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial





