Economia
Menos Resíduos, mais momentos mágicos: A nova campanha de Coca-Cola Retornável

Pronta para gerar um impacto ainda maior e criar boas memórias para as gerações mais jovens, a Coca-Cola anuncia campanha de retornáveis na América Latina para este ano
A Coca-Cola anuncia este mês a renovada *Campanha Coca-Cola Retornável* para 2024, com o foco na importância e no papel da garrafa retornável na América Latina. A campanha será ativada em alguns países da região, incluindo o Brasil, e explica como as garrafas retornáveis têm muitas vidas, destacando os esforços coletivos para reduzir os resíduos do mundo, e mostrando que, com os consumidores, é possível fazer muito mais.
Dentre os dados mais impactantes apresentados para o lançamento da campanha, destaca-se o fato de a garrafa poder ser retornada, limpa e reabastecida até, aproximadamente, *25* vezes para o *PET retornável e até *50* vezes para o *vidro* – que depois serão descartadas corretamente –, fomentando a economia circular e evitando novas embalagens em circulação.
Ao levar para casa a garrafa retornável de Coca-Cola, o consumidor, além de contribuir para um mundo sem resíduo e aprender sobre a importância da retornabilidade, economiza desde o início, já que a dinâmica é: após adquirir a primeira embalagem, nas próximas compras, paga-se apenas pelo conteúdo.
A campanha conta com atividades especiais e promoções. A estratégia traz ações em social media, OOH, em PDVs, spots de rádio e conteúdo educacional. “Este ano, a campanha está mais abrangente e ainda mais conectada com as demandas dos nossos consumidores, com atividades e ativações em toda região da América Latina. No Brasil, e em todo mundo, há uma busca por embalagens sustentáveis, principalmente pela Geração Z, e a garrafa retornável é uma das formas mais eficazes de garantir a circularidade das embalagens. Nós estamos comprometidos a impactar cada vez mais pessoas que estejam dispostas a criarem hábito de cuidado com o meio ambiente”, afirma Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Além dos benefícios ambientais, as garrafas retornáveis desempenham um papel econômico e social significativo. Elas são comercializadas por mais de 300 mil micro e pequenos empreendimentos no país, que utilizam as retornáveis como uma ferramenta para gerar vínculo e fidelidade com seus clientes, promovendo um ciclo virtuoso de consumo responsável e sustentável.
História da garrafa retornável
A garrafa retornável tem sido parte do legado da Coca-Cola desde o princípio. A primeira Coca-Cola em uma garrafa era vendida em uma garrafa retornável e, por isso, tem sido parte das vidas e das memórias de inúmeras pessoas há 130 anos. Ela não é apenas um vasilhame de boas memórias, é também uma ferramenta crucial para um futuro melhor.
Em 2018, a Coca-Cola estabeleceu o programa Mundo Sem Resíduos. Um dos pilares desta plataforma de sustentabilidade é a criação de embalagens mais sustentáveis, o que inclui o objetivo de ter pelo menos 25% das bebidas da marca vendidas em garrafas retornáveis, globalmente até 2030. E uma das melhores, mais sustentáveis e mais acessíveis soluções encontradas é a Garrafa Retornável.
Para promover e acelerar a circularidade dessas embalagens, a Coca-Cola no Brasil e Chile lançou a “garrafa universal” retornável, uma embalagem padronizada usada por diversas marcas e bebidas. Esta inovação já foi adotada em 32 países, demonstrando seu impacto global.
América Latina se tornou uma região líder no uso da Garrafa Retornável para a Coca-Cola. Mais de 30% das embalagens vendidas na região é numa embalagem retornável. Agora, em 2024, a Coca-Cola continua a liderar, expandindo a campanha para Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e México, convidando mais pessoas a preferirem a garrafa retornável, para que possam ainda incentivar outras pessoas ao hábito em suas comunidades – e mostrar como é fácil ser parte da solução.
“A garrafa retornável realmente é a melhor garrafa que temos para atingir o objetivo de sustentabilidade,” declarou Claudia Navarro, Presidenta de Marketing da Coca-Cola América Latina. “Ela não apenas reduz o uso de plástico e vidro, que seriam utilizados para produzir novas garrafas, mas antes do fim de seu ciclo, nós garantimos que ela possa ser reciclada.”
Onde encontrá-las?
Há décadas, a Garrafa Retornável da Coca-Cola está disponível em lojas e minimercados, em restaurantes e bares e, mais recentemente, em alguns supermercados. O objetivo da marca é aumentar a disponibilidade da garrafa retornável em mais lojas do Brasil e torná-la ainda mais acessível a todos.
A garrafa retornável representa um compromisso de longo prazo na jornada da Coca-Cola à sustentabilidade. Ela pode ser mantida por tempo indeterminado antes de ser trocada por uma nova Coca-Cola (ou Fanta, Sprite, Del Valle), lembrando que é importante mantê-la segura, limpa e preservada. Para encontrar essas embalagens, o consumidor pode pesquisar o ponto de venda mais próximo no site da Coca-Cola. Para mais informações, acesse: https://www.coca-cola.com.br/onde-comprar
Sebrae
Zico leva lições dos gramados ao mundo dos negócios em palestra do Jogada de Líder em Araguaín
Sebrae Tocantins une futebol, liderança e inspiração para empreendedores e gestores da região

Sebrae
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins
Com consultorias do Sebraetec em turismo e segurança alimentar, novo empreendimento de André Simonesi reforça o potencial turístico da região

Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
Leia também
-
Social3 dias atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social3 dias atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Social4 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi
-
Entretenimento3 dias atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Faet e Senar4 dias atrás
Sicredi e Sistema Faet/Senar TO, firmam convênio para ampliar crédito e assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais