Economia
Menos Resíduos, mais momentos mágicos: A nova campanha de Coca-Cola Retornável

Pronta para gerar um impacto ainda maior e criar boas memórias para as gerações mais jovens, a Coca-Cola anuncia campanha de retornáveis na América Latina para este ano
A Coca-Cola anuncia este mês a renovada *Campanha Coca-Cola Retornável* para 2024, com o foco na importância e no papel da garrafa retornável na América Latina. A campanha será ativada em alguns países da região, incluindo o Brasil, e explica como as garrafas retornáveis têm muitas vidas, destacando os esforços coletivos para reduzir os resíduos do mundo, e mostrando que, com os consumidores, é possível fazer muito mais.
Dentre os dados mais impactantes apresentados para o lançamento da campanha, destaca-se o fato de a garrafa poder ser retornada, limpa e reabastecida até, aproximadamente, *25* vezes para o *PET retornável e até *50* vezes para o *vidro* – que depois serão descartadas corretamente –, fomentando a economia circular e evitando novas embalagens em circulação.
Ao levar para casa a garrafa retornável de Coca-Cola, o consumidor, além de contribuir para um mundo sem resíduo e aprender sobre a importância da retornabilidade, economiza desde o início, já que a dinâmica é: após adquirir a primeira embalagem, nas próximas compras, paga-se apenas pelo conteúdo.
A campanha conta com atividades especiais e promoções. A estratégia traz ações em social media, OOH, em PDVs, spots de rádio e conteúdo educacional. “Este ano, a campanha está mais abrangente e ainda mais conectada com as demandas dos nossos consumidores, com atividades e ativações em toda região da América Latina. No Brasil, e em todo mundo, há uma busca por embalagens sustentáveis, principalmente pela Geração Z, e a garrafa retornável é uma das formas mais eficazes de garantir a circularidade das embalagens. Nós estamos comprometidos a impactar cada vez mais pessoas que estejam dispostas a criarem hábito de cuidado com o meio ambiente”, afirma Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Além dos benefícios ambientais, as garrafas retornáveis desempenham um papel econômico e social significativo. Elas são comercializadas por mais de 300 mil micro e pequenos empreendimentos no país, que utilizam as retornáveis como uma ferramenta para gerar vínculo e fidelidade com seus clientes, promovendo um ciclo virtuoso de consumo responsável e sustentável.
História da garrafa retornável
A garrafa retornável tem sido parte do legado da Coca-Cola desde o princípio. A primeira Coca-Cola em uma garrafa era vendida em uma garrafa retornável e, por isso, tem sido parte das vidas e das memórias de inúmeras pessoas há 130 anos. Ela não é apenas um vasilhame de boas memórias, é também uma ferramenta crucial para um futuro melhor.
Em 2018, a Coca-Cola estabeleceu o programa Mundo Sem Resíduos. Um dos pilares desta plataforma de sustentabilidade é a criação de embalagens mais sustentáveis, o que inclui o objetivo de ter pelo menos 25% das bebidas da marca vendidas em garrafas retornáveis, globalmente até 2030. E uma das melhores, mais sustentáveis e mais acessíveis soluções encontradas é a Garrafa Retornável.
Para promover e acelerar a circularidade dessas embalagens, a Coca-Cola no Brasil e Chile lançou a “garrafa universal” retornável, uma embalagem padronizada usada por diversas marcas e bebidas. Esta inovação já foi adotada em 32 países, demonstrando seu impacto global.
América Latina se tornou uma região líder no uso da Garrafa Retornável para a Coca-Cola. Mais de 30% das embalagens vendidas na região é numa embalagem retornável. Agora, em 2024, a Coca-Cola continua a liderar, expandindo a campanha para Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e México, convidando mais pessoas a preferirem a garrafa retornável, para que possam ainda incentivar outras pessoas ao hábito em suas comunidades – e mostrar como é fácil ser parte da solução.
“A garrafa retornável realmente é a melhor garrafa que temos para atingir o objetivo de sustentabilidade,” declarou Claudia Navarro, Presidenta de Marketing da Coca-Cola América Latina. “Ela não apenas reduz o uso de plástico e vidro, que seriam utilizados para produzir novas garrafas, mas antes do fim de seu ciclo, nós garantimos que ela possa ser reciclada.”
Onde encontrá-las?
Há décadas, a Garrafa Retornável da Coca-Cola está disponível em lojas e minimercados, em restaurantes e bares e, mais recentemente, em alguns supermercados. O objetivo da marca é aumentar a disponibilidade da garrafa retornável em mais lojas do Brasil e torná-la ainda mais acessível a todos.
A garrafa retornável representa um compromisso de longo prazo na jornada da Coca-Cola à sustentabilidade. Ela pode ser mantida por tempo indeterminado antes de ser trocada por uma nova Coca-Cola (ou Fanta, Sprite, Del Valle), lembrando que é importante mantê-la segura, limpa e preservada. Para encontrar essas embalagens, o consumidor pode pesquisar o ponto de venda mais próximo no site da Coca-Cola. Para mais informações, acesse: https://www.coca-cola.com.br/onde-comprar
Sebrae
Tocantins conquista destaque nacional com quatro Salas do Empreendedor
Estado é o único da região norte a receber a mais alta distinção do Sebrae em 2024 e ocupa o 9º lugar no ranking nacional de excelência em atendimento

Sebrae
Sebrae Tocantins realiza curso de presença digital
Curso do Sebrae em Paraíso ensina empreendedores a fortalecerem sua presença digital com conteúdo, imagem e proteção jurídica.

O Sebrae Tocantins promove, nesta terça (24) e quarta-feira (25), o curso Presença – Seja marcante no digital, voltado para empreendedores que desejam se destacar nas redes sociais e no ambiente online. O evento acontece das 19h às 23h, no auditório da instituição em Paraíso do Tocantins, com 8 horas de imersão prática.
Comunicação, conteúdo e proteção jurídica
O curso reúne três nomes de peso:
- Graziela Guardiola, jornalista premiada e referência em comunicação estratégica
- Cleiton Bastos, advogado especialista em Direito Digital
- Glauber Matos, fotógrafo com prêmios internacionais e expertise em conteúdo visual com celular
Durante a capacitação, os participantes vão aprender:
- Como criar vídeos e fotos profissionais com o celular
- Estratégias de marketing pessoal
- Noções jurídicas para se proteger nas redes sociais
Identidade com propósito
Para a jornalista Graziela Guardiola, o curso mostra como transformar imagem pessoal em autoridade digital.
“O marketing pessoal deixa de ser vaidade e passa a ser estratégia. O curso Presença mostra exatamente isso: como transformar sua identidade em autoridade, com segurança e propósito.”
Profissionalização acessível
Segundo Renata Moura, gerente do Sebrae, o curso é ideal para quem quer se profissionalizar digitalmente sem grandes investimentos.
“Com recursos certos e orientação especializada, é possível alcançar mais clientes, criar conexões verdadeiras e se proteger de riscos como uso indevido de imagem ou cancelamentos.”
Inscrições abertas
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link:
Informações: WhatsApp (63) 99981-9714
Sebrae
Letícia Coelho lança estampa com ícones do Tocantins
Letícia Coelho lança estampa de roupas com símbolos culturais do Tocantins, inspirada no livro Iconografia do Sebrae.

Moda com história: elementos que representam o Tocantins
A nova estampa traz desenhos de quatro ícones tocantinenses:
- Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso
- Igreja Nossa Senhora das Mercês
- Igreja do Rosário dos Pretos
- Palácio Araguaia
Para Letícia, unir estilo à história do Tocantins foi um projeto de alma.
“A ideia surgiu do meu desejo de levar um pedaço do Tocantins para o mundo, unindo estilo e identidade cultural. As estampas foram criadas para evidenciar a beleza do nosso Estado e permitir que as pessoas carreguem consigo um pouco dessa história”, afirmou.
Sebrae apoia a valorização da cultura tocantinense
A analista do Sebrae Tocantins, Celina Soares, destacou o papel da iniciativa:
“Projetos como esse demonstram o potencial do empreendedorismo criativo ao unir identidade cultural e inovação. A moda se torna uma ferramenta poderosa para divulgar as riquezas do Tocantins e fortalecer o sentimento de pertencimento.”
Do livro para o look: a iconografia como arte vestível
A obra Iconografia do Tocantins foi criada para representar elementos culturais, turísticos, naturais e arquitetônicos do Estado. Agora, ganha uma nova leitura nas peças desenvolvidas por Letícia Coelho, provando que a moda também é um meio de narrar histórias e preservar a cultura.
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