Economia
Menos Resíduos, mais momentos mágicos: A nova campanha de Coca-Cola Retornável
Publicadas
1 ano atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/08/IMG-20240806-WA0016-1000x600.jpg&description=Menos Resíduos, mais momentos mágicos: A nova campanha de Coca-Cola Retornável', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Pronta para gerar um impacto ainda maior e criar boas memórias para as gerações mais jovens, a Coca-Cola anuncia campanha de retornáveis na América Latina para este ano
A Coca-Cola anuncia este mês a renovada *Campanha Coca-Cola Retornável* para 2024, com o foco na importância e no papel da garrafa retornável na América Latina. A campanha será ativada em alguns países da região, incluindo o Brasil, e explica como as garrafas retornáveis têm muitas vidas, destacando os esforços coletivos para reduzir os resíduos do mundo, e mostrando que, com os consumidores, é possível fazer muito mais.
Dentre os dados mais impactantes apresentados para o lançamento da campanha, destaca-se o fato de a garrafa poder ser retornada, limpa e reabastecida até, aproximadamente, *25* vezes para o *PET retornável e até *50* vezes para o *vidro* – que depois serão descartadas corretamente –, fomentando a economia circular e evitando novas embalagens em circulação.
Ao levar para casa a garrafa retornável de Coca-Cola, o consumidor, além de contribuir para um mundo sem resíduo e aprender sobre a importância da retornabilidade, economiza desde o início, já que a dinâmica é: após adquirir a primeira embalagem, nas próximas compras, paga-se apenas pelo conteúdo.
A campanha conta com atividades especiais e promoções. A estratégia traz ações em social media, OOH, em PDVs, spots de rádio e conteúdo educacional. “Este ano, a campanha está mais abrangente e ainda mais conectada com as demandas dos nossos consumidores, com atividades e ativações em toda região da América Latina. No Brasil, e em todo mundo, há uma busca por embalagens sustentáveis, principalmente pela Geração Z, e a garrafa retornável é uma das formas mais eficazes de garantir a circularidade das embalagens. Nós estamos comprometidos a impactar cada vez mais pessoas que estejam dispostas a criarem hábito de cuidado com o meio ambiente”, afirma Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Além dos benefícios ambientais, as garrafas retornáveis desempenham um papel econômico e social significativo. Elas são comercializadas por mais de 300 mil micro e pequenos empreendimentos no país, que utilizam as retornáveis como uma ferramenta para gerar vínculo e fidelidade com seus clientes, promovendo um ciclo virtuoso de consumo responsável e sustentável.
História da garrafa retornável
A garrafa retornável tem sido parte do legado da Coca-Cola desde o princípio. A primeira Coca-Cola em uma garrafa era vendida em uma garrafa retornável e, por isso, tem sido parte das vidas e das memórias de inúmeras pessoas há 130 anos. Ela não é apenas um vasilhame de boas memórias, é também uma ferramenta crucial para um futuro melhor.
Em 2018, a Coca-Cola estabeleceu o programa Mundo Sem Resíduos. Um dos pilares desta plataforma de sustentabilidade é a criação de embalagens mais sustentáveis, o que inclui o objetivo de ter pelo menos 25% das bebidas da marca vendidas em garrafas retornáveis, globalmente até 2030. E uma das melhores, mais sustentáveis e mais acessíveis soluções encontradas é a Garrafa Retornável.
Para promover e acelerar a circularidade dessas embalagens, a Coca-Cola no Brasil e Chile lançou a “garrafa universal” retornável, uma embalagem padronizada usada por diversas marcas e bebidas. Esta inovação já foi adotada em 32 países, demonstrando seu impacto global.
América Latina se tornou uma região líder no uso da Garrafa Retornável para a Coca-Cola. Mais de 30% das embalagens vendidas na região é numa embalagem retornável. Agora, em 2024, a Coca-Cola continua a liderar, expandindo a campanha para Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e México, convidando mais pessoas a preferirem a garrafa retornável, para que possam ainda incentivar outras pessoas ao hábito em suas comunidades – e mostrar como é fácil ser parte da solução.
“A garrafa retornável realmente é a melhor garrafa que temos para atingir o objetivo de sustentabilidade,” declarou Claudia Navarro, Presidenta de Marketing da Coca-Cola América Latina. “Ela não apenas reduz o uso de plástico e vidro, que seriam utilizados para produzir novas garrafas, mas antes do fim de seu ciclo, nós garantimos que ela possa ser reciclada.”
Onde encontrá-las?
Há décadas, a Garrafa Retornável da Coca-Cola está disponível em lojas e minimercados, em restaurantes e bares e, mais recentemente, em alguns supermercados. O objetivo da marca é aumentar a disponibilidade da garrafa retornável em mais lojas do Brasil e torná-la ainda mais acessível a todos.
A garrafa retornável representa um compromisso de longo prazo na jornada da Coca-Cola à sustentabilidade. Ela pode ser mantida por tempo indeterminado antes de ser trocada por uma nova Coca-Cola (ou Fanta, Sprite, Del Valle), lembrando que é importante mantê-la segura, limpa e preservada. Para encontrar essas embalagens, o consumidor pode pesquisar o ponto de venda mais próximo no site da Coca-Cola. Para mais informações, acesse: https://www.coca-cola.com.br/onde-comprar
Você pode gostar
Energisa
Mudança de hábitos e troca de aparelhos reduzem consumo de energia
Publicadas
3 dias atrássobre
04/11/2025Por
Jaciara BarrosEnergisa Tocantins explica como pequenas ações diárias e equipamentos modernos podem reduzir gastos em até 35%
Segundo Lutiary Basílio, especialista em eficiência energética da Energisa Tocantins, a economia vem de diferentes frentes. “Alterações de hábitos no dia a dia reduzem o gasto doméstico entre 10% e 20%. Já a substituição de aparelhos por versões mais econômicas pode representar uma queda de 15% a 40%. Os 35% são uma média, considerando, por exemplo, quem compra um ar-condicionado mais eficiente, mas também usa um chuveiro elétrico mais potente — o que compensa parte da economia”, explicou.
Aparelhos que mais consomem energia
Entre os principais vilões do desperdício estão os aparelhos conectados à tomada mesmo quando não estão em uso. Um modem de internet, por exemplo, consome sozinho cerca de 11 kWh por mês. Em uma casa com três desses equipamentos ligados, o desperdício pode chegar a 33 kWh. Desconectá-los é uma medida simples e eficaz para reduzir o consumo.
Outro destaque é o chuveiro elétrico, responsável por parte significativa do consumo de energia. Reduzir o tempo de banho em três minutos e ajustar a temperatura da água podem diminuir o gasto do aparelho em até 23%. “São pequenas mudanças que se refletem em uma conta mais leve e incentivam o uso consciente da energia”, reforça Basílio.
Dicas práticas para economizar energia
- Chuveiro elétrico: uma família de quatro pessoas, com banhos de oito minutos por dia, gasta cerca de 88 kWh/mês. Reduzindo o tempo e ajustando a temperatura, o consumo pode cair para 20 kWh.
- Ar-condicionado: um modelo de 10.000 BTUs sem selo Procel consome 288 kWh/mês. A versão “A” gasta 27% menos. Manter o termostato em 23 °C e limpar o filtro semanalmente faz diferença.
- Geladeira: aparelhos antigos podem gastar até 160 kWh mensais, enquanto os novos, com selo de eficiência, consomem 60 kWh — economia de até 63%.
- Aparelhos em stand by: modems e TVs continuam consumindo energia. Desligá-los da tomada evita desperdício de até 11 kWh por unidade.
Outros hábitos que fazem diferença
Carregadores de celular, ferros de passar e máquinas de lavar também influenciam o consumo de energia. Não deixe o carregador na tomada após o uso, acumule roupas para passar de uma vez e utilize a máquina de lavar apenas com carga máxima. Prefira lâmpadas de LED, coadores manuais e aspiradores com selo de eficiência energética.
Outra dica é aproveitar a luz natural. Ambientes bem iluminados durante o dia dispensam o uso de lâmpadas, e cortinas abertas favorecem a ventilação natural, reduzindo a necessidade de ar-condicionado. Pequenas adaptações, como pintar as paredes com cores claras e usar refletores externos solares, também ajudam a economizar.
Sustentabilidade e consumo consciente
Além da economia financeira, as mudanças de hábitos contribuem para o uso sustentável dos recursos naturais. “A eficiência energética é uma aliada do meio ambiente. Cada ação de economia representa menos emissões e mais responsabilidade com o futuro”, afirma o especialista da Energisa Tocantins. Ele destaca que o uso racional da energia elétrica ajuda a reduzir a demanda do sistema elétrico nacional, evitando sobrecarga e apagões em períodos de alto consumo.
De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os consumidores residenciais respondem por cerca de 25% da energia consumida no Brasil. “Quando cada casa faz a sua parte, o impacto coletivo é enorme. A soma das pequenas atitudes é o que transforma o futuro energético do país”, acrescenta Lutiary.
Inovação e programas de eficiência
A Energisa Tocantins realiza anualmente programas de eficiência energética que incentivam o uso consciente da energia. Entre as ações, estão o Programa de Eficiência Energética (PEE), que promove a substituição gratuita de lâmpadas, refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado por modelos de baixo consumo. A iniciativa já beneficiou milhares de famílias tocantinenses com redução direta na conta de luz.
Além disso, a empresa investe em campanhas educativas e em projetos sociais que envolvem escolas e comunidades, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o combate ao desperdício de energia elétrica.
Quer economizar ainda mais?
Para quem deseja aprofundar o conhecimento sobre eficiência energética e reduzir o consumo de energia em casa ou no trabalho, a Energisa Tocantins mantém um portal com dicas práticas, simuladores de consumo e informações sobre programas de economia. Acesse e descubra como transformar pequenos hábitos em grandes resultados para o seu orçamento e para o meio ambiente.
Mais notícias
Agronegócio
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Publicadas
7 dias atrássobre
31/10/2025Por
Jaciara BarrosVice-presidente da Aprosoja Tocantins alerta para impacto das chuvas irregulares e orienta produtores sobre mercado e safrinha de 2026
Segundo o vice-presidente da Aprosoja Tocantins, o engenheiro agrônomo Thiago Facco, a falta de umidade no solo tem impedido a continuidade do plantio. “Começamos o mês com algumas chuvas pontuais, o que permitiu o início do plantio em áreas isoladas. Mas logo depois o clima secou. As últimas precipitações significativas foram por volta do dia 14, e desde então as temperaturas estão muito elevadas. Hoje, praticamente todo o estado está parado”, explicou Facco em entrevista ao portal Notícias Agrícolas.
Ele destacou que há regiões onde o plantio ainda nem começou, enquanto outras deverão realizar o replantio das áreas semeadas no início de outubro. “Estamos apreensivos, porque as previsões indicam o retorno das chuvas apenas a partir do dia 1º de novembro. Isso representa atraso e pode comprometer a janela ideal para a safrinha de milho de 2026”, alertou.
Safrinha em risco
Com menos de 20% da área total semeada, o Tocantins registra um dos começos de safra mais lentos dos últimos anos. O atraso preocupa, já que reduz o período ideal para o plantio do milho safrinha — cultura que depende da colheita antecipada da soja.
“A melhor janela para a safrinha seria agora, em outubro. Como o plantio da soja não avançou, é provável que tenhamos redução de área e de produtividade na segunda safra”, avaliou o dirigente.
Atenção ao mercado
Mesmo diante das dificuldades climáticas, Facco recomenda que os produtores acompanhem as movimentações de mercado. “Nos últimos dias, o mercado internacional reagiu, especialmente com o avanço das negociações entre Estados Unidos e China. É um momento para avaliar custos e, quem puder, realizar algum travamento ou venda parcial”, orientou.
Para ele, é natural que o ânimo dos agricultores caia diante das adversidades, mas é preciso manter a atenção ao cenário de preços. “O produtor tocantinense é muito competente na lavoura, mas quando o clima não ajuda, o desânimo aparece. Ainda assim, é hora de olhar para Chicago, acompanhar o câmbio e buscar oportunidades. Mesmo com incertezas, este pode ser um bom momento para garantir parte da rentabilidade.”
Expectativa para novembro
Enquanto o clima não se regulariza, a expectativa do setor é de que as chuvas retornem no início de novembro, permitindo retomar o plantio e minimizar os prejuízos. “A gente segue com fé e esperança de que as condições melhorem. O produtor tocantinense é resiliente e vai seguir firme, como sempre fez”, concluiu Facco.
Mais notícias
→ Agricultura tocantinense mantém resiliência diante do clima
→ Produtores discutem estratégias sustentáveis para a próxima safra
→ Aprosoja lança novo programa de capacitação rural
→ Governo anuncia incentivos à agricultura familiar no Tocantins
Economia
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Publicadas
7 dias atrássobre
31/10/2025Por
Jaciara BarrosO Instituto Coca-Cola Brasil lançou a campanha “Abra o Futuro”, reforçando seu compromisso em promover oportunidades para as juventudes brasileiras e estimular um país mais inclusivo e inovador.
💡 Colaboração e impacto social
A campanha é assinada pela Jor Publicidade e traz profissionais que representam as mais de 400 empresas parceiras do Instituto Coca-Cola, responsáveis por tornar possível a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade.
A presença desses empregadores em “Abra o Futuro” reconhece a força de um ecossistema de impacto que só existe porque é construído de forma colaborativa.
🎥 Assista à campanha
🚀 Construa o seu futuro
Com mais de 14 anos de atuação, o Coletivo Coca-Cola Jovem já impactou mais de 600 mil jovens em todo o Brasil, oferecendo uma trilha de aprendizado 100% online com conteúdos práticos sobre elaboração de currículo, entrevistas, planejamento de vida e habilidades socioemocionais.
O programa é voltado a jovens entre 16 e 29 anos que já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio e desejam se preparar para o mercado de trabalho com mais confiança e apoio.
Ao concluir as 12 videoaulas, os participantes recebem um certificado de conclusão e passam a ter acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego em centenas de empresas parceiras.
🔗 Inscreva-se no programa: www.coletivojovem.com.br
🥤 Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do Grupo José Alves, atuando nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.
Com um centro produtor em Trindade (GO), a empresa possui nove centros de distribuição — incluindo Palmas, Gurupi e Dianópolis — e três unidades de crossdocking em São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atualmente, atende mais de 30 mil pontos de venda em 228 cidades.
Produz e distribui com exclusividade os produtos da Coca-Cola Brasil e outras marcas como Del Valle Frut, Leão Ice Tea, Monster, Reign, Crystal, Acqua Lia e bebidas do Grupo Campari e Perfetti Van Melle. Também é parceira da FINI Company, líder em guloseimas e inovação no segmento de doces e balas.
🌱 Sustentabilidade e compromisso social
A sustentabilidade é um compromisso central da companhia. A Coca-Cola BANDEIRANTES investe em projetos socioambientais como o Projeto Coletivo Online, que capacita jovens das classes C, D e E, e o Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, que apoia cooperativas de reciclagem e incentiva o reaproveitamento de embalagens PET.
Mais notícias
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
UMA Atípica promove inclusão entre idosos e crianças em Palmas
Emergência financeira na Saúde do Tocantins é decretada por Laurez Moreira
Laurez Moreira apresenta projeto do Centro de Etnocultura da Ilha do Bananal
Governo do Tocantins lança campanha Cartinhas da Terra
Laurez e Renan firmam termo para federalização da TO-080
Paratleta de Araguaína conquista vice mundial na Tailândia
O Cerrado encontra a Amazônia
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
DESTAQUES



Social5 dias atrásEliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação



Governo do Tocantins5 dias atrásMônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria



Cultura3 dias atrásAngel Lima representa o Brasil no Noviembre Fotográfico em Cuba



Cultura3 dias atrásFestival SESI Vozes da Indústria Tocantinense tem ingressos gratuitos



Entretenimento2 dias atrásCapim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado