Economia
Mercado de maquiagem movimenta mais de R$ 27 bilhões no Brasil e aposta em novas experiências de consumo
Reinauguração em Palmas celebra novo conceito de loja e aproxima ainda mais consumidores da marca

O mercado de beleza no Brasil mantém um ritmo de crescimento sólido, alcançando um faturamento de mais de R$ 27 bilhões em 2024 e posicionando o país entre os cinco maiores consumidores mundiais de produtos de beleza. No segmento de maquiagem, os números refletem hábitos de consumo cada vez mais integrados a práticas de autocuidado e bem-estar, com 52% dos brasileiros utilizando maquiagem regularmente. Entre os principais motivos para o uso, destacam-se o fortalecimento da autoestima (51%) e o desejo de realçar a beleza natural (45%), segundo pesquisa nacional recente.
Com consumidores mais atentos à qualidade, ao valor agregado e à experiência no ponto de venda, o setor de beleza investe em novas abordagens para conectar marcas e públicos. Uma das estratégias mais consolidadas é a oferta de serviços integrados ao momento da compra, como exemplifica o O Boticário, marca líder no segmento no Brasil. A rede disponibiliza aos clientes um benefício que une experimentação e recompra: a cada R$ 140 gastos em produtos de maquiagem, o consumidor tem direito a uma sessão gratuita de maquiagem em loja, realizada com os próprios produtos da marca. A proposta busca atender uma demanda crescente por experiências mais personalizadas, que valorizam o contato direto com os produtos e o atendimento especializado, ao mesmo tempo em que fortalecem o vínculo emocional com a marca.
Os consumidores da região de Palmas, Tocantins, passaram a contar com um novo espaço para vivenciar essa experiência: a loja O Boticário de Taquaralto, que foi reinaugurada nesta semana com um conceito arquitetônico renovado. Inspirada no formato original das boticas tradicionais, a unidade apresenta um ambiente mais amplo, moderno e funcional, projetado para favorecer a circulação, o acolhimento e a experimentação de produtos. “A nova configuração da loja foi pensada para unir tradição e modernidade, valorizando a história do Boticário e, ao mesmo tempo, atendendo às novas expectativas do consumidor por um atendimento mais próximo, acolhedor e consultivo”, afirma a gerente da unidade, Mayna Medeiros.
De acordo com o Grupo Nícia, franqueado responsável pelas operações da marca na região, a reinauguração vai além da modernização do espaço físico. “Mais do que uma nova loja, o que estamos entregando é uma experiência alinhada às tendências contemporâneas de consumo, que valorizam o bem-estar, a individualidade e o atendimento personalizado. Queremos que o cliente sinta que o Boticário faz parte da sua rotina de cuidado e autoestima”, destaca o diretor comercial do Grupo Nícia, franqueado Boticário em Palmas, Rafael Pedreira.
Loja O Boticário – Taquaralto
A loja O Boticário de Taquaralto, reinaugurada nesta semana, adota um novo conceito arquitetônico inspirado nas boticas, homenageando os 48 anos de história da marca, fundada em Curitiba. O espaço, mais moderno, amplo e acolhedor, oferece uma jornada de compra mais intuitiva e confortável, permitindo maior interação com os produtos e com o atendimento especializado.
Sobre o Grupo Nícia
Com 40 anos de história, o Grupo Nícia é referência em gestão de marcas no Tocantins, atuando com excelência nos setores de beleza, saúde, cultura e serviços premium. Fundado em 1985, em Porto Nacional (TO), o grupo atua com marcas consolidadas como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, OUI e Clínica DVI Radiologia, além de comandar negócios próprios com forte identidade, como a Prado Lavanderia e a AMAN Galeria de Arte. Com uma atuação pautada pela inovação, responsabilidade e compromisso com as pessoas, o Grupo Nícia tem como missão transformar vidas e gerar impacto positivo duradouro na sociedade.