Sebrae
Molde܂me aumenta em 160% a produção de confecções e modelistas
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/12/download.jpeg&description=Molde܂me aumenta em 160% a produção de confecções e modelistas', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Startup catarinense desponta no mercado têxtil em todo o Brasil ao democratizar ferramenta digital de modelagem
A ideia de democratizar ferramentas digitais de modelagem para confecções e pequenos negócios da moda norteia a trajetória de Tyara Nascimento e Luiz Nascimento desde 2018. A sociedade dos dois, que até então se restringia ao casamento, progrediu com a integração entre as áreas de design têxtil e engenharia de software rumo a um negócio que, em seis anos, despontaria no mercado em todo o Brasil. Sediada em Jaraguá do Sul (SC), a fashiontec Molde܂me investe no atendimento e em melhorias constantes para uma nova geração de criadores. Hoje atende 500 clientes em mais de 12 países.
O negócio nasceu para facilitar a vida de modelistas, criadores de moda e confecções de diferentes portes a produzirem com mais qualidade, precisão e rapidez. “Observamos problemas nas áreas de modelagem e corte e decidimos criar uma solução inovadora para tornar acessível a modelagem digital”, relembra Tyara Nascimento. Por meio da automatização, a Model܂me transforma, em poucos segundos, imagens em moldes com gradações e encaixes perfeitos, otimizando o tempo destinado ao trabalho, a produção e o processo criativo – além de reduzir o desperdício.
No lugar de fazer um grande aporte – muitas vezes inviável – para a compra de software similar do mercado, esse pequeno ou médio empreendedor paga uma mensalidade para usar o sistema Model܂me com suporte técnico e armazenamento ilimitado em nuvem. “O dono do negócio não precisa ter muito recurso em caixa para sistematizar sua produção. Acreditamos que a moda é um mercado lucrativo para pessoas criativas, elas só precisam de ajuda para criar mais e melhor!”, revela Tyara, que tem 33 anos.
As mensalidades cabem em todos os bolsos, começam em R$ 99 e variam conforme os módulos contratados. Outro diferencial é a economia. No encaixe manual, o desperdício de tecido, que soma até 60% do custo de uma peça, pode chegar a 20%. A Molde܂me pode gerar um aumento de 160% na produção de um modelista e de 10% na receita. “O empreendedor vai crescendo e precisando de mais soluções, assim todos crescemos juntos. Trata-se de uma estratégia de negócio e também da nossa missão.”
Tração de startup
O sistema que a Molde܂me lançou em 2018 era consideravelmente mais simples do que a versão atual, de acordo com os sócios, que apostaram na inovação contínua, derivando na inclusão recorrente de módulos e funcionalidades. As atualizações do sistema chegam a acontecer em ritmo semanal. Como parte desse processo de aprendizado e melhorias, as sugestões dos clientes da Model܂me são anotadas e estudadas, orientando a ordem de prioridade das entregas.
“Na área da moda, existe um estigma sobre ajustes na modelagem e estampa. Mas, numa startup, a mentalidade é oposta. Quanto mais negativo for o feedback, maior é a pista do que temos que fazer”, conta Tyara. Segundo ela, esse valor agregado já é percebido tanto pelo cliente quanto pelos investidores do mercado: “Você compra um negócio hoje e, daqui a seis meses, vai ser muito melhor e sem pagar a mais por isso”.
O Sebrae, segundo Tyara Nascimento, é um dos maiores propulsores do negócio, que se consolidou durante o Programa de Capacitação Startup SC, em 2017. Depois de serem selecionados pelo olhar inovador e alto potencial de crescimento, por sete meses, os sócios participaram de workshops e receberam mentoria para estruturar a Model܂me. “Foi extremamente proveitoso para a Molde܂me, que ainda era um projeto à época. Os aprendizados nos levaram a criar uma cultura de métricas e validação de produtos. É difícil fazer isso quando somos engolidos pelo dia a dia de um negócio.”
Transição da modelagem do papel
A Model܂me tem impulsionado um movimento de transição da modelagem do papel para o sistema tecnológico em milhares de profissionais da moda. Para acompanhar esses profissionais, a fashiontech promove treinamentos, consultorias, divulga conteúdo em redes sociais e vídeos para colaborar com o sucesso do usuário. O suporte on-line inclui tutorial orientando desde a criação de uma modelagem do zero, ao ajuste de uma manga bufante e uso das ferramentas mais avançadas.
“Os clientes, quando chegam, normalmente ainda trabalham com papel, então encaramos essa transição como um time e, para isso, trazemos conteúdos voltados para modelagem dentro da ferramenta.” Tyara destaca ser muito vantajoso ter clientes com o espírito de quem quer construir junto. “O mais gratificante é ver o impacto da Molde܂me na vida das pessoas. Uma das histórias mais emocionantes é de uma mulher que conseguiu fazer uma grana extra para bancar o filho, que tem necessidades especiais. Ela estava fora do mercado desde que havia virado mãe para se dedicar aos cuidados com ele”, registra.
Internacionalização
O portfólio de clientes da Model܂me avançou junto com os investimentos e melhorias do sistema, levando a startup a atender confecções de grande porte no Brasil e no mundo. A solução já é utilizada em 12 países, entre eles Nova Zelândia, Inglaterra, Itália, Portugal, França, Paraguai, Estados Unidos, Alemanha e Angola. “Queremos nos aproximar ainda mais do mercado internacional. Para profissionalizar essa internacionalização estamos adquirindo know how com empreendedores na mesma situação”, finaliza Tyara.

Você pode gostar
Sebrae
Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio
Empreendedoras do Sul do Tocantins participam do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio em São Paulo, debatendo inovação e liderança feminina no campo.
Publicadas
11 minutos atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
São Paulo — Trinta empreendedoras do Sul do Tocantins embarcam nesta semana para participar da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), reconhecido como o maior evento global sobre a atuação feminina no setor agropecuário. O encontro será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamérica Expo Center, e reunirá lideranças do campo, empresárias e pesquisadoras de todo o país.
O CNMA consolida-se como um dos principais espaços de debate sobre inovação, sustentabilidade, gestão e tecnologia no agronegócio brasileiro, ampliando o papel das mulheres na transformação do campo.
Além dos painéis com especialistas nacionais e internacionais, o evento promove momentos de networking e oportunidades de negócios, fortalecendo a formação de novas lideranças femininas e estimulando soluções para os desafios do setor.
Segundo Paula Alencar, gerente do Sebrae Tocantins, a missão empresarial oferece uma oportunidade única para que as empreendedoras conheçam as tendências do agronegócio e criem conexões com outras mulheres que estão transformando o setor. “A troca de experiências em ambientes de grande representatividade contribui diretamente para a inovação e competitividade das empresas lideradas por mulheres”, destacou.
Ela acrescenta que o incentivo à presença feminina em espaços estratégicos é fundamental para o desenvolvimento do setor. “O CNMA é um evento que inspira, conecta e capacita mulheres que já fazem a diferença no campo. Ao apoiar essa participação, o Sebrae reafirma seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino e o crescimento sustentável das regiões tocantinenses”, afirmou Paula.
Para a gerente, o protagonismo das mulheres no agro tem impulsionado transformações significativas na economia rural. “Elas estão assumindo posições de liderança, adotando tecnologias e práticas sustentáveis que elevam a produtividade e rentabilidade do campo. Esse movimento precisa ser cada vez mais estimulado”, completou.
Últimas matérias da editoria Economia
Sebrae
Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico
A campanha ‘Doe um livro, espalhe conhecimento’ promovida pelo Sebrae Tocantins arrecada livros até 30 de outubro para estimular leitura e pensamento crítico.
Publicadas
19 minutos atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
O Sebrae Tocantins, por meio do programa Educação Empreendedora e em parceria com a escola municipal Beatriz Rodrigues da Silva, está promovendo a campanha “Doe um livro, espalhe conhecimento”. A ação tem o objetivo de arrecadar livros paradidáticos voltados para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, incentivando a leitura, o pensamento crítico e a reflexão entre os jovens.
A campanha segue até o dia 30 de outubro e tem a meta de arrecadar pelo menos 200 livros destinados à comunidade escolar.
Na capital, há cinco pontos de arrecadação disponíveis: Sebrae – 401 Sul (em frente à Havan), Cacau Show – Palmas Shopping, Cacau Show – Shopping Capim Dourado, Cacau Show – Assaí Atacadista (em frente ao Parque do Bosque) e Escola Vagalume – Orla 14, localizada na Graciosa.
A analista técnica do Sebrae Tocantins, Antonia Gelma, explica que a campanha impacta diretamente os pequenos negócios, ao fortalecer a comunidade local, gerar visibilidade positiva e estimular o senso de responsabilidade social. “O Sebrae atua como parceiro estratégico por meio do Programa ALI Educação, oferecendo suporte na organização, divulgação e estruturação da campanha. A instituição contribui para fortalecer a conexão entre a escola e a comunidade, além de incentivar a cultura empreendedora nas crianças, inspirando ações de impacto e aprendizado”, destacou.
Antonia também reforça que a ação promove cidadania, solidariedade e engajamento comunitário. “Por meio da campanha, mostramos às crianças e à comunidade o poder da educação e da colaboração social”, conclui.
Últimas matérias da editoria Economia
Sebrae
Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
O projeto tem duração de dois anos e deve impactar 125 pequenos negócios do Estado
Publicadas
5 dias atrássobre
15/10/2025Por
Jaciara Barros

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas

Governador Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO em Palmas

Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18

Inep adia aplicação do Saeb 2025 no Tocantins

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas

Governador Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO em Palmas

Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18

Inep adia aplicação do Saeb 2025 no Tocantins

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas

Governador Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO em Palmas

Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18

Inep adia aplicação do Saeb 2025 no Tocantins
DESTAQUES
- ALETO4 dias atrás
Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ
- Moda e Estilo4 dias atrás
Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas
- Social2 horas atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Faet e Senar3 dias atrás
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
- Palmas3 dias atrás
Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18