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Monumento ‘Para Sempre Luz’ será inaugurado nesta sexta-feira, 2

À iluminação da decoração do Natal Cidade Encantada 2022 serão somadas as luzes do monumento ‘Para Sempre Luz’. Resultado do concurso lançado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) durante o aniversário de Palmas, o monumento será inaugurado nesta sexta-feira, 2, no Parque das Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, durante a abertura da programação de Natal. Para que a saudade daqueles que se foram durante a pandemia da Covid 19 seja também homenagem ao tempo que estiveram entre nós, o monumento ‘Para Sempre Luz’ foi idealizado pela FCP para que se tornasse um registro de um dos momentos mais difíceis na breve história de Palmas e um dos mais marcantes dos tempos contemporâneos.
“O monumento ‘Para Sempre Luz’ foi idealizado como uma forma de, através da arte, registrarmos no espaço e no tempo este momento que marcou a história da humanidade. Para que apesar da dor, nossos entes queridos sejam lembrados com leveza e luz”, afirma Giovanni Assis, Presidente da FCP
À frente da criação do monumento está Gerson Gonzaga, da Play Design, vencedor do concurso público realizado em maio desse ano. O artista visual priorizou a leveza dos elementos, como o acrílico, luzes e cores suaves na concepção do ‘Para Sempre Luz’.
Gerson Gonzaga
Nascido em 1988, é natural de Mato Grosso (MT) e reside em Palmas desde 2001 onde se casou e formou família. Atualmente é Diretor de Arte da PLAY Design.
Atua em diversas frentes da direção de arte, dedicando-se à produção, criação, planejamento e gestão. Fortalece e consolida projetos, apoiando a arte e trabalhando com artistas locais, desde concepção de produtos a produções artísticas, campanhas publicitárias, criação de identidade visual e cenografias. Realiza projetos como o I Festival da Tradição Paraense no Tocantins, além de outros importantes eventos municipais da Capital, como Arraiá da Capital, Capital da Fé, Festival de Cinema Estudantil e Festival Gastronômico de Taquaruçu.
Apaixonado por arte desde a infância, cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no ano de 2006, quando aprimorou suas aptidões como designer gráfico, área na qual se aprofundou. Focou e aperfeiçoou-se no design e audiovisual, sempre buscando inovar e aplicar as diferentes ferramentas disponíveis das artes visuais aplicadas em seus projetos.
Como voluntario, foi líder da multimídia na IANA Brasil atuando como designer gráfico, técnico de sonoplastia, fotógrafo, videomaker e instrutor, treinando equipes no audiovisual da instituição. Em um dos projetos desenvolvidos pela IANA Brasil, o Missões no Sertão Baiano, foi finalista e vencedor na categoria Melhor Filme de Evento de um dos maiores Festivais de Cinema Cristão (FICC).
Em 2020 teve um de seus projetos contemplado pelo Edital Palmas Curte Arte em Casa 2020, promovido pela Fundação Cultural de Palmas. A proposta expositiva foi de levar o espectador a um passeio virtual (360º) por pontos de contemplação na natureza. Uma relação de experiência, que supera a fruição e até mesmo a participação dos usuários.
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Batuque do Barro fortalece tradição popular no Tocantins
Projeto Batuque do Barro fortalece tradição popular no Tocantins com cerâmica artesanal, musicalidade afro-brasileira e ações culturais acessíveis

A cultura popular do Tocantins continua viva e pulsante com as novas temporadas de apresentação do projeto Batuque do Barro, contemplado pelo edital de subsídio da Lei Aldir Blanc, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura e pelo Ministério da Cultura. No dia 6 de junho, o grupo participou da programação da Aldeia Jiquitaia, realizada no Centro de Atividades do Sesc Sul, no Aureny III, levando ao público uma apresentação repleta de ancestralidade, musicalidade e arte popular.
Batuque do Barro fortalece tradição popular no Tocantins ao unir a tradição da cerâmica artesanal com manifestações rítmicas afro-brasileiras. Idealizado pelo ceramista e artista popular Wanderley Batista de Carvalho, o projeto promove oficinas culturais, aulas de musicalização, fabricação de instrumentos cerâmicos, aulas de Libras e performance de palco. O objetivo é democratizar o acesso à cultura e valorizar as raízes afro-brasileiras presentes na identidade tocantinense.
Para Wanderley Batista, cada apresentação é um reencontro com a ancestralidade e uma oportunidade de reconexão com o público. “Cada vez que o tambor toca e o barro ganha forma, a gente resgata uma parte da nossa história. É emocionante ver crianças e jovens se reconhecendo nessa cultura e levando ela adiante”, afirma o artesão. Essa sensibilidade é o fio condutor do projeto, que enxerga na arte popular um caminho para o pertencimento e valorização cultural.
A produtora do projeto, Daniella Aires, destaca que a continuidade das temporadas é resultado direto do impacto positivo gerado nas comunidades. “O Batuque do Barro fortalece tradição popular no Tocantins e vai além de oficinas. É um movimento de afirmação cultural, de acessibilidade e de inclusão. As apresentações têm sido recebidas com muito carinho, e isso mostra a importância de democratizar o acesso à cultura”, reforça.
Além das apresentações artísticas, o projeto realiza ações formativas que contemplam escolas públicas e espaços comunitários, criando ambientes de aprendizado e troca entre gerações. Crianças aprendem a modelar o barro, a tocar instrumentos cerâmicos e a compreender a importância da cultura afro-brasileira para a história do Tocantins.
A continuidade do projeto é garantida por meio do apoio da Lei Aldir Blanc, que tem promovido diversas ações culturais em todos os estados brasileiros. No Tocantins, a Secretaria Estadual de Cultura tem incentivado propostas como o Batuque do Barro por reconhecer o poder transformador da arte na vida das pessoas.
Com cada oficina, cada batida de tambor e cada peça moldada, o Batuque do Barro fortalece tradição popular no Tocantins e firma seu papel como símbolo de resistência, ancestralidade e transformação social por meio da cultura popular.
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Espetáculo O Mágico de Oz encerra ciclo do Profoart
Com casa cheia, espetáculo O Mágico de Oz marca encerramento do Profoart em Araguaína e celebra novos talentos das artes cênicas do Tocantins.

Na última semana, o público tocantinense foi transportado para um universo encantado com o espetáculo cênico-musical “O Mágico de Oz”, que marcou o encerramento do Programa de Formação Artística (Profoart) em Araguaína. A iniciativa é promovida pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura.
Com direção de Wagner Bárbara e coordenação geral de George Henrique, a montagem lotou o espaço com ingressos esgotados e consagrou o talento de jovens artistas formados pelo núcleo cênico do programa. A apresentação recontou a clássica jornada de Dorothy na Terra de Oz, com uma linguagem contemporânea, trilha sonora vibrante e forte apelo visual.
Formação e magia em cena
A escolha de “O Mágico de Oz” foi simbólica, segundo o diretor Wagner Bárbara. “É uma história sobre autodescoberta, coragem e amizade — exatamente o que esses artistas viveram ao longo do Profoart. Foi um desafio traduzir essa grandiosidade em cena com um grupo em formação, mas o talento e a entrega de todos fizeram essa mágica acontecer”, afirmou.
O espetáculo é uma adaptação do texto do dramaturgo mineiro José Luiz Filho, inspirado na obra original de L. Frank Baum. A montagem utilizou músicas de roda e brincadeiras populares como base estética e dramatúrgica.
Profoart transforma vidas
Para o coordenador do programa, George Henrique, a apresentação final é um reflexo do processo de escuta, aprendizagem e empoderamento vivido pelos alunos. “Mais do que uma mostra final, este espetáculo é resultado de um intenso processo de aprendizado, escuta e colaboração. Ver esses artistas em cena, muitos deles em seu primeiro contato com o palco, é perceber que a formação artística transforma vidas”, destacou.
O presidente da Fetac, Kaká Nogueira, comemorou o encerramento da etapa formativa. “O Profoart é uma semente de transformação social e artística. Encerrar essa jornada com um espetáculo tão potente é a maior prova de que investir em formação é essencial para fortalecer a cultura no Tocantins”, disse.
Formação gratuita e inclusiva
Ao longo dos últimos meses, o Profoart ofereceu oficinas gratuitas de teatro, voz, expressão corporal e produção cênica, alcançando dezenas de jovens e adultos em busca de profissionalização artística. “A culminância com o espetáculo reafirma o compromisso da Fetac com a democratização do acesso à arte e com a valorização dos artistas tocantinenses”, reforçou Kaká.
Ficha Técnica – Espetáculo O Mágico de Oz
- Texto: José Luiz Filho (livre adaptação de L. Frank Baum)
- Encenação: José Luiz Filho e Wagner Bárbara
- Direção: Wagner Bárbara
- Figurinos e adereços: Wagner Bárbara
- Maquiagem: Eduardo Sales, Amélie Figueiredo e Wagner Bárbara
- Coordenação Geral: George Henrique
- Elenco: Álvaro Fernandes, Lilian Rocha, Osmanito Torres, Amélie Figueiredo, Monalisa Alves, Eduardo Sales, Dhowanna Lima, Gleyce Mara Andrade, Maria Vitória Nogueira, Ítalo Amaral, Livia Pires, Sara Martins, Eliane de Jesus, Ana Vitória Chaves, Lara Lourenção e Mateus Cambiaghi
- Coordenação do Profoart: Bell Gama
- Coordenação Cênica: Lucas Justino
- Presidente da Fetac: Kaká Nogueira
- Ascom: Cinthia Abreu
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Filmes com celular transformam o cinema brasileiro
Produções com celular ganham força no cinema brasileiro e valorizam histórias locais, como no documentário sobre Taquaruçu feito por moradores.

Esse avanço democratiza o audiovisual e ganha expressão no documentário que resgata a memória de Taquaruçu pelas vozes dos próprios moradores
“A possibilidade de filmar com o celular democratizou o audiovisual. Hoje, quem vive a história também pode contá-la com sua própria visão. Isso fortalece a identidade local e abre espaço para novos talentos que antes não teriam acesso a equipamentos ou grandes produções”, afirma Júnior Brandão.
O documentário também destaca a memória oral, os anciãos e os eventos históricos que moldaram Taquaruçu. Brandão, que já assinou o minidocumentário “Taquaruçu: capital por um dia”, utiliza o celular não apenas como ferramenta técnica, mas como veículo de inclusão e escuta ativa.
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