Projeto tocantinense do Instituto Terra Dourada é finalista em edital da Fundação Banco do Brasil e UnB
Reconhecimento e impacto social
Nesta primeira etapa, cada tecnologia social receberá um prêmio semente de R$ 50 mil para o desenvolvimento e adaptação de suas propostas. As iniciativas farão parte do projeto de Incubação e Reaplicação de Tecnologias Sociais, que visa promover soluções inovadoras voltadas para geração de renda, sustentabilidade, segurança alimentar, educação, saúde e combate à violência nas periferias.
Valorização do protagonismo feminino
A idealizadora e coordenadora do projeto, Núbia Dourado, celebrou a conquista.
“É uma alegria enorme representar o Tocantins entre tantas iniciativas inspiradoras. Este reconhecimento reforça a importância do nosso trabalho junto às mulheres indígenas e quilombolas. No início do ano, recebemos também o prêmio do NIC.br, que possibilitou o desenvolvimento da nossa plataforma digital, que será lançada no dia 9 de dezembro, junto com uma Feira Cultural. É um momento de gratidão e renovação do nosso compromisso com o empreendedorismo feminino e a bioeconomia da Amazônia Tocantinense”, afirmou Núbia.
Plataforma e ações de fortalecimento
O Mulheres Empreendedoras da Amazônia é uma iniciativa que valoriza o protagonismo feminino, fortalecendo o empreendedorismo de mulheres indígenas, quilombolas e artesãs do Tocantins por meio da plataforma digital EmpreendedorasdaAmazonia.com.br, da Feira Cultural Mulheres Empreendedoras da Amazônia e de uma websérie documental.
Próximas etapas e apoio institucional
Na próxima fase do edital, as tecnologias selecionadas concorrem a um novo aporte de até R$ 150 mil para a reaplicação de suas metodologias em novos territórios. Além do investimento financeiro, os projetos receberão formação certificada pela UnB, acompanhamento técnico especializado e visibilidade nacional.
Sobre o Instituto Terra Dourada
O Instituto Terra Dourada, sediado em Rio Sono e Palmas (TO), atua há mais de uma década com projetos voltados à cultura, sustentabilidade e empreendedorismo feminino, promovendo ações de impacto social na região amazônica tocantinense.
Mais notícias


