Museu Casa Suçuapara recebe exposição arqueológica até 30 de janeiro

exposição arqueológica

Museu Casa Suçuapara recebe exposição arqueológica com descobertas da Serra do Lajeado

A exposição arqueológica apresenta cinco novos sítios arqueológicos descobertos na APA Serra do Lajeado, incluindo pinturas rupestres e vestígios cerâmicos.

O Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, localizado no Parque Cesamar, em Palmas, recebe até o dia 30 de janeiro a exposição arqueológica Palmas “Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado”. A mostra é resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), destacando algumas das mais recentes descobertas sobre o patrimônio arqueológico local. A visitação é gratuita, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Novos sítios arqueológicos revelados na Serra do Lajeado

A exposição apresenta achados obtidos pelo projeto “Mapeamento e levantamento do estado de conservação de sítios arqueológicos rupestres cadastrados na APA Serra do Lajeado”, financiado pela Fapto com recursos do Naturatins. As pesquisas revelaram cinco novos sítios arqueológicos: quatro de pinturas rupestres e um de fragmentos cerâmicos, ampliando o mapeamento histórico da região.

Com curadoria do Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) da Unitins, a mostra reúne imagens, registros técnicos e análises produzidas durante o trabalho de campo e gabinete. O conteúdo reforça a importância da Serra do Lajeado, que abrange áreas de Palmas, Aparecida do Rio Negro e Lajeado, como território de grande valor histórico, cultural e ambiental.

Educação patrimonial e preservação

Além da exposição, o projeto resultou no lançamento do livreto didático-pedagógico “Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado”, que amplia a dimensão educativa da pesquisa ao apresentar conceitos, registros e reflexões voltadas à preservação do patrimônio arqueológico.

A partir de um Termo de Cooperação entre a FCP e a Unitins, 183 exemplares do livreto serão distribuídos em escolas e bibliotecas municipais de Palmas, fortalecendo ações de educação patrimonial e estimulando a formação de uma cultura de preservação.

Visitação e informações

O Museu Casa Suçuapara segue aberto para visitação gratuita até 30 de janeiro, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer, pela primeira vez, parte das descobertas arqueológicas mais recentes feitas na região da Serra do Lajeado. A exposição destaca não apenas a beleza das pinturas rupestres, mas também a fragilidade dos sítios, reforçando a necessidade de políticas e ações permanentes de preservação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3212-7314, canal oficial da Fundação Cultural de Palmas.


Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui