AGROTINS
Na Agrotins 25 anos, SES/TO leva orientações e ações de saúde para o público visitante
No estande da pasta, ocorrem exposições de quatro áreas estratégicas, fundamentais para o Sistema Único de Saúde (SUS)

“Nossas equipes técnicas estão na feira, com o propósito de levar esclarecimentos e orientações sobre assuntos relevantes para a nossa população. A Agrotins 25 anos tem um papel significativo para o estado e é uma oportunidade de estreitarmos a comunicação com as pessoas que utilizam o SUS”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Nesta terça-feira, 13, primeiro dia do evento, os visitantes têm acesso ao laboratório de entomologia da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). “No laboratório móvel, os participantes podem conhecer as espécies vetores das arboviroses, leishmanioses e doença de Chagas, bem como os escorpiões encontrados no Tocantins. O objetivo é levar conhecimento das espécies que ocorrem no nosso estado, bem como orientá-los sobre ações de controle dessas espécies e prevenção das doenças vetoriais e acidentes com animais peçonhentos”, ressaltou a bióloga em saúde do Laboratório de Entomologia Médica da SES/TO, Christiane Milhomem.
Além do laboratório, a Gerência de Vigilância das Doenças Transmissíveis disponibiliza informações a respeito das doenças, principalmente sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de insumos.
“O objetivo fundamental é levar informação quanto à importância das ações de prevenção para a redução da transmissão de doenças como AIDS, Sífilis, Hepatites Virais, dentre outras. Além disso, são doenças que impactam de forma muito relevante as causas de mortalidade e morbidade em nossa população, mesmo sendo 100% evitáveis. Em eventos como a Agrotins, é fundamental que consigamos oferecer este tipo de informação à população”, salientou o gerente de Vigilância das Doenças Transmissíveis da SES/TO, Francisco Teixeira Neto.
Programação
Nos próximos dias, a programação no estande da SES/TO inclui orientações sobre doação de órgãos, serviços especializados oferecidos às pessoas com deficiências e doação de sangue.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.