Governo do Tocantins
Na COP 28, governador Wanderlei Barbosa assina compromisso para zerar emissões no Tocantins até 2050

O Governo do Tocantins deu mais uma importante demonstração perante o mundo de seu compromisso com o enfrentamento da crise climática. Neste domingo, 3, o governador Wanderlei Barbosa assinou o Memorando de Entendimento (MoU) com a Coalizão Under2 se comprometendo a zerar as emissões de gases efeito estufa (GEE) no Tocantins até o ano de 2050. A assinatura aconteceu durante a Assembleia Geral dos Membros Under2, paralelamente à programação da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023, COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes.
A adesão do Tocantins significa que o Estado se compromete a realizar iniciativas para que a quantidade de emissões de todos os setores (indústria, agropecuária, transporte e outros) seja zerada por meio do plantio de árvores, do reflorestamento e da manutenção de áreas conservadas, ações já realizadas pelo Governo do Estado, além da adoção de novas tecnologias, políticas, mecanismos de financiamento e incentivos econômicos que auxiliem na redução das emissões.
“Nós assinamos mais este importante tratado, rubricado por mais de 200 Estados, empenhados em evitar que as temperaturas do planeta aumentem ainda mais, combatendo as queimadas e a degradação, por exemplo, o que já fazemos no Tocantins”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.
“Nós já temos visto os efeitos danosos da mudança do clima em várias regiões do Brasil. No Tocantins, nos últimos dias, tivemos tempestades que não são comuns, que deixaram estragos nas cidades. São situações que chamam a atenção do mundo para que todos se preocupem com a questão climática”, destacou o governador, citando a recente assinatura do Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero, firmado entre o Governo do Tocantins e o setor produtivo.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, que integra a comitiva do Tocantins em Dubai, comentou o que representa a assinatura. “Esse compromisso soma a todos os esforços que o Tocantins tem empenhado, como o Programa Jurisdicional de REDD+, para se consolidar como protagonista das políticas de mudanças climáticas”, afirmou.
A Coalizão Under2 congrega 277 Estados subnacionais em todo o mundo e o Tocantins é membro desde 2015. A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marli Santos, explicou que a Coalizão busca, por meio do compromisso de emissões líquidas zero de seus membros, evitar que a temperatura do planeta ultrapasse mais do que 2º C em média.”Se tivermos uma temperatura acima de 2º C nós entraremos numa panela de pressão. Isso significa que teremos eventos extremos como tempestades tropicais, furacões, secas prolongadas e enchentes, o que traria um prejuízo enorme para a vida humana, para a biodiversidade e para a infraestrutura do planeta”, pontuou.
Aquecimento global
O aquecimento global é o aumento da temperatura média da camada de ar próxima à superfície da Terra e dos oceanos. Esta elevação na temperatura pode ser causada por atividades humanas e causas naturais, sendo provocada pelo aumento da concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis para a geração de energia, a atividade industrial, o desmatamento e as queimadas ilegais são algumas das atividades provocadas pelo homem que contribuem para o aumento das emissões.
COP-28
Realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro, a COP-28 reúne as principais lideranças globais, além de pesquisadores, financiadores e influenciadores de todo o mundo para discutir formas de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover a transição climática, a preservação de florestas e da biodiversidade, além do desenvolvimento da agricultura sustentável e da descarbonização da atividade econômica.
As discussões em nível global envolvem a responsabilidade compartilhada por todos, especialmente as nações mais desenvolvidas, para que realizem financiamentos nas regiões detentoras de territórios com florestas preservadas, garantindo a manutenção das mesmas e a integridade de populações que vivem nessas áreas, e que prestam importantes serviços ambientais para a humanidade e são diretamente impactadas pelos resultados da crise climática.
Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira participa da cerimônia de passagem de comando do Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira, 13
Solenidade que oficializa o coronel Thiago Franco Santana como comandante-geral da instituição será realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral do CBMTO, em Palmas

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participará nesta segunda-feira, 13, às 17 horas, em Palmas, da cerimônia de passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).
A solenidade que oficializa o coronel Thiago Franco Santana como comandante-geral da instituição, em substituição ao coronel Peterson Queiroz de Ornelas, será realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral do CBMTO, com a presença de autoridades militares e civis.
“Com grande honra, oficializo o coronel Thiago Franco Santana como novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar. Tenho plena confiança na sua capacidade de liderança, dedicação e espírito público para conduzir esta valorosa corporação com excelência. Quero também expressar meu reconhecimento ao coronel Peterson Queiroz de Ornelas pelo trabalho exemplar e pela lealdade institucional. Esta transição reafirma a continuidade de uma missão nobre, marcada pela coragem, pelo profissionalismo e pelo compromisso de servir ao povo tocantinense”, destaca o governador Laurez Moreira.
A passagem de comando simboliza a continuidade da missão institucional e o compromisso com os valores da corporação.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins na ABAV Expo 2025 destaca o turismo estadual
Governo do Tocantins promove a marca Descubra Tocantins na ABAV Expo 2025 e reforça o turismo sustentável e os negócios regionais no Rio de Janeiro.

O Governo do Tocantins na ABAV Expo 2025 se destacou com um estande vibrante e uma estratégia integrada de promoção do turismo estadual. Realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, a 52ª edição da feira reuniu mais de 2.000 marcas e 42 mil participantes, consolidando-se como o maior evento de turismo da América Latina.
Tocantins projeta destinos e fortalece parcerias na ABAV Expo
A secretária do Turismo, Ana Carina Souto, destacou que a participação do Estado na feira representa uma oportunidade estratégica de consolidar o Tocantins como referência em turismo sustentável e de experiência.
“O Tocantins chega à 52ª ABAV Expo com a missão de projetar nossos destinos ao Brasil e ao mundo, promovendo a marca Descubra Tocantins. Queremos que agentes e operadores conheçam nossos produtos e insiram nos seus portfólios”, afirmou a secretária.
A ação integra o plano de expansão turística do Governo do Estado, que busca unir promoção, capacitação e atração de investimentos para o setor.
Estande do Tocantins atrai atenção e gera novos negócios
O estande do Tocantins tem se destacado como um dos mais movimentados e elogiados da feira. A ambientação, que combina cenografia inspirada nas paisagens naturais, artesanato, degustações e apresentações culturais, tem encantado visitantes, operadores e jornalistas.
A superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos da Setur, Kleiryanne Aguiar, ressaltou o impacto positivo da participação empresarial:
“Nosso objetivo é que cada visitante saia daqui com vontade de conhecer pessoalmente nossos destinos. Essa integração entre governo e setor privado fortalece a cadeia produtiva do turismo e cria novas oportunidades de negócios.”
Empresários comemoram visibilidade e apoio do Governo do Estado
O empresário Joelson Guida elogiou o protagonismo do Tocantins na ABAV:
“A feira é uma vitrine fundamental para apresentarmos nossos produtos e mostrarmos a força do turismo tocantinense. Estar aqui é uma oportunidade de negócios e de projeção nacional. E nada disso seria possível sem o apoio do Governo do Estado.”
Já a empresária Gleidi Alencar destacou o entusiasmo do público com o estande:
“É gratificante ver o interesse das pessoas pelo Tocantins. O estande é um espaço que representa nossa cultura, amplia conexões e reforça a visibilidade dos destinos tocantinenses.”
O jornalista Luiz Pires, presidente da Abrajet Nacional, também reconheceu o destaque do Estado:
“É inspirador ver o Tocantins se projetar com tanta assertividade. O estande é vibrante e mostra que o Estado está construindo alianças sólidas com o setor de turismo.”
Agenda intensa e expectativas de novos visitantes
Durante os três dias de evento, a delegação do Tocantins realizou reuniões com operadoras nacionais e internacionais, minipalestras, degustações e apresentações culturais.
A participação na ABAV Expo 2025 reforça a presença do Tocantins no circuito turístico nacional e deve resultar em aumento do fluxo de visitantes e fortalecimento da economia criativa do Estado.
“Acreditamos que o turismo é uma ponte para o desenvolvimento regional. Participar da ABAV é abrir o Tocantins para o mundo”, concluiu a secretária Ana Carina Souto.
Governo do Tocantins
Tocantins assina carta pela inclusão do COP Cerrados na agenda climática internacional
Governo do Tocantins participa da COP Cerrados, em Brasília, e assina carta pela inclusão do bioma Cerrado na agenda climática global.

Em Brasília/DF, representando o governador Laurez Moreira, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, participou nesta quinta-feira, 9, da COP Cerrados – Riqueza que brota no centro do Brasil, evento realizado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (CBrC), que reúne os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, bem como o Distrito Federal.
O evento ocorreu no Auditório do Memorial JK e contou com a presença da vice-governadora do DF, Celina Leão, representando o governador anfitrião Ibanez Rocha; da CEO da COP30, Ana Toni, além de secretários estaduais de Meio Ambiente, embaixadores e técnicos especializados da área ambiental.
Na oportunidade, os representantes dos governos que são membros do consórcio assinaram a Carta do Cerrado, um manifesto que representa e defende o bioma nos cenários nacional e internacional. O documento foi entregue oficialmente à representante da Presidência da COP30, Ana Toni, como contribuição do colegiado aos debates que ocorrerão em novembro na cidade de Belém, no estado do Pará.
Contribuições do Tocantins
Ao falar da contribuição do Tocantins na questão ambiental, o secretário Divaldo Rezende destacou os esforços e as orientações do governador Laurez Moreira na preservação do meio ambiente e na valorização do bioma Cerrado como recurso estratégico para o desenvolvimento do estado. Segundo ele, a COP Cerrados representou uma oportunidade ímpar para o Tocantins mostrar ao Brasil e ao mundo suas oportunidades de negócios e apresentar o trabalho realizado no âmbito do REDD+, incluindo estudos que servirão de referência para medidas que reduzem os gases de efeito estufa por meio da preservação, da sustentação e do manejo adequados dos recursos naturais.
“Aqui, apresentamos algumas iniciativas de inovação que o estado implementou no setor ambiental nos últimos anos e que têm continuidade neste governo. Portanto, a contribuição foi positiva. A presença de representantes de diversas embaixadas e organismos internacionais neste evento mostra o olhar internacional sobre a questão do Cerrado”, informou o secretário Divaldo Rezende.
Divaldo Rezende afirmou ainda que o Tocantins possui um diagnóstico detalhado sobre os esforços para a proteção dos recursos do Cerrado. O estado possui 277 mil km², compostos em 91% pelo bioma Cerrado e 9% pelo bioma Amazônico, sendo que 60% dessas áreas estão conservadas. Ao todo, são 10,2 milhões de hectares de áreas de floresta apenas no Cerrado, com redução de 21,8% da área desmatada entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
No REDD+, ocorreram 59 eventos, sendo 40 com povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e agricultores familiares (ainda está prevista uma atividade com o povo Apinajé); cinco reuniões com o setor agroprodutivo; e 14 reuniões com o setor público na área de fortalecimento institucional.
O Cerrado na Agenda da COP30
Na carta dirigida à presidência da COP30, os governadores dos seis estados e do Distrito Federal destacam que “o Cerrado ocupa mais de 200 milhões de hectares (23,3% do Brasil) e é a savana mais biodiversa do mundo, abrigando mais de 330 mil espécies (5% do total global). Responsável por 14% da água superficial do país e por armazenar 16% do carbono nacional, o bioma é vital para a segurança hídrica, energética e climática, além de ser o lar de povos originários e comunidades tradicionais e sustentar outros ecossistemas, como a Amazônia, o Pantanal e a Caatinga”, registrou o documento.
Com base nesses dados, eles solicitam a inclusão do bioma Cerrado na agenda climática internacional. “É indispensável que o bioma Cerrado, também conhecido como berço das águas e patrimônio natural essencial para o equilíbrio climático, seja reconhecido na COP30 e tenha acesso a recursos específicos para conservação, restauração e prevenção de queimadas”.
O grupo também requer “apoio a serviços ecossistêmicos, energia renovável, proteção da biodiversidade, valorização de comunidades tradicionais e fortalecimento científico e tecnológico”; e destaca o compromisso do Consórcio Brasil Central em “buscar caminhos que integrem conservação ambiental, crescimento econômico e inclusão social, a partir de soluções que melhorem a gestão dos recursos naturais, elevem a competitividade do setor agropecuário e ampliem a qualidade de vida, consolidando o Cerrado como referência global em desenvolvimento sustentável”.
O secretário-executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, José Eduardo Pereira, que também assinou a Carta do Cerrado, afirmou: “O movimento dos estados do Centro-Oeste, em defesa do bioma Cerrado, representa uma iniciativa relevante dentro e fora do país”, afirmou.
Programação
Além da parte institucional, com apresentações e discursos das autoridades governamentais, a COP Cerrado contou com palestras e painéis de debate técnico, reunindo especialistas em governança, políticas públicas, ciência, inovação e práticas sustentáveis, com participação de universidades, centros de pesquisa e representantes do setor produtivo.
.
- Social4 dias atrás
Jorge Bischoff e Ótica Visare promovem encontro especial de cuidado e bem-estar
- CASACOR3 dias atrás
CASACOR Tocantins traz Maurício Arruda para talk exclusivo
- Social4 dias atrás
Maria Clara encerra ciclo de 10 anos da Closet e inicia nova fase
- Câmara Municipal de Palmas5 dias atrás
Câmara de Palmas instala 1ª Frente Parlamentar do Agro
- Palmas4 dias atrás
Operação Limpa Tudo Palmas reforça limpeza urbana na Capital