Governo do Tocantins
Na entrega do helicóptero à PMTO, governador Wanderlei Barbosa anuncia show da virada em Palmas com o cantor João Gomes

Durante a solenidade, o chefe do Executivo entregou ainda doze motocicletas à Polícia Militar do Tocantins (PMTO)
O governador Wanderlei Barbosa realizou, na tarde desta quinta-feira, 12, a entrega oficial do helicóptero Esquilo B2, batizado de Graer 03, e 12 motocicletas à Polícia Militar do Tocantins (PMTO), em solenidade no Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas. Durante o evento, também foi comemorado o aniversário de três anos do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), um marco para a segurança pública do estado. O Chefe do Executivo aproveitou a ocasião para anunciar a festa da virada de ano de Palmas, realizada em Taquaralto com a presença do cantor João Gomes.
“Estamos aparelhando e fortalecendo a PMTO. Este helicóptero é uma das entregas mais importantes para nossas forças de segurança e será um grande apoio ao Graer. Essa aquisição é resultado de uma parceria com a bancada federal e do esforço dedicado do Coronel Barbosa em Brasília. A aeronave, assim como as motocicletas, permitirá à polícia respostas rápidas e eficientes em situações críticas, ampliando nossa capacidade de proteger a população e atuar em emergências. É uma conquista significativa para a Polícia Militar e para toda a população do Tocantins. Aproveito a oportunidade para parabenizar o Graer pelos três anos”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
A nova aeronave foi adquirida por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça. Com tecnologia avançada, o helicóptero será utilizado em operações estratégicas, como apoio aéreo em ações policiais, combate a incêndios, missões de busca e salvamento, além de operações de resgate.
O comandante-geral da PMTO, Coronel Márcio Barbosa, ressaltou a importância do reforço no equipamento. “Hoje estamos comemorando três anos de existência do Graer e recebemos um grande presente, que é a chegada do helicóptero Graer 03, uma aeronave bastante apropriada para o policiamento aéreo ostensivo, que vai se juntar a outras ferramentas que já possuímos. Agradecemos ao governador Wanderlei por mais esse equipamento obtido para auxiliar no policiamento e combate à criminalidade. A Polícia Militar está, a cada dia, ampliando sua logística, sua capacidade operativa e oferecendo segurança para toda a população tocantinense”, declarou o comandante-geral da PMTO.
Graer
Durante a solenidade, também foi comemorado o aniversário de três anos de existência do Graer. O grupamento conta com uma frota de aeronaves modernas e uma equipe altamente treinada, desempenhando missões essenciais que vão desde patrulhamento aéreo e terrestre até resgates, apoio tático, operações aeromédicas, combate ao crime organizado e assistência a autoridades políticas e civis. “Com muita alegria, recebemos a nossa primeira aeronave de asa rotativa, o helicóptero, que passa a integrar a frota do Graer. Atualmente, contamos com três aviões e oito drones com tecnologia termal. Agora, com o helicóptero, poderemos realizar monitoramento aéreo urbano e atuar como plataforma de observação para apoiar ações em solo”, destacou o comandante do Graer, tenente-coronel Eduardo dos Santos.
O comandante também explicou que, durante os três anos de atuação, a unidade já percorreu mais de 200 mil quilômetros atendendo demandas da sociedade e da corporação, como transporte de tropas, autoridades, urnas fúnebres, armamentos, equipamentos e vacinas, incluindo durante a pandemia.
Entrega de motocicletas
Além do helicóptero, 12 motocicletas BMW de 850 cilindradas foram entregues ao Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) da PMTO, com o objetivo de incrementar as ações ostensivas e preventivas, garantindo maior mobilidade em áreas urbanas e rurais para o combate à criminalidade.
O subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), major Vilson Rodrigues Júnior, destacou que as motocicletas possibilitam deslocamento rápido em locais de difícil acesso. “As motocicletas permitem o acesso a locais onde viaturas de quatro rodas não alcançam. Por serem de alta cilindrada, facilitam o deslocamento rápido, ajudando na interceptação de fugas e reforçando a segurança da população”, finalizou.
Réveillon na região sul
O governador Wanderlei Barbosa aproveitou a ocasião para anunciar o show do cantor João Gomes na virada de ano, no dia 31, em Taquaralto, convidando toda a população a participar do evento.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
Governo do Tocantins
Em Palmas, governador Laurez Moreira participa de cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar nesta terça-feira, 16
Governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da PM – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O ato será realizado no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, com a presença de autoridades.
A cerimônia oficializa a nomeação realizada pelo governador Laurez Moreira no último dia 9, quando designou o coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza para assumir o comando-geral da Polícia Militar, em substituição ao coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. No mesmo Diário Oficial do Estado (DOE), também foi nomeado o coronel Flávio Santos Brito como chefe do Estado-Maior da corporação.
“É com grande confiança que oficializo a passagem do comando da Polícia Militar para o coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, cuja extensa carreira e competência garantirão à corporação um trabalho dedicado e seguro para a população”, afirma o governador Laurez Moreira.
A passagem de comando é um dos ritos mais importantes do cerimonial militar e representa a transição do mais alto posto da instituição.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social23 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas