Economia
Na LIDE Brazil Conference, em Londres, a ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu destacou a relevância do Brasil na produção de alimentos em discurso.

Durante seu discurso no segundo dia do LIDE Brazil Conference, evento realizado em Londres até esta sexta-feira (21), a ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, que comandou a Pasta de 2015 a 2016, no governo Dilma Rousseff, e ex-senadora tocantinense, afirmou que o Brasil possui uma significativa importância no futuro da produção de alimentos. Ela mencionou dados da FAO (Food and Agriculture Organization, em inglês), órgão de alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU). A recomendação da entidade, segundo ela, é de um crescimento mundial de 60% na produção para atender à demanda de alimentos até 2050. Nesse contexto, é esperado um aumento na produção de grãos em 7% na Rússia, 9% na Austrália e no Canadá, 12% na Europa, 15% na China e 41% no Brasil, entre outros países.
“Isso demonstra a importância do Brasil e da América Latina. Ninguém é maior que a América Latina, e o Brasil tem grande potencial”, ressaltou Abreu.
A ex-ministra destacou que, de acordo com as projeções da FAO, será necessário aumentar em 500 milhões de toneladas a produção de grãos até 2050 e em 200 milhões de toneladas a produção de carne, além de expandir a área utilizada, que atualmente é de 1,5 bilhão de hectares, sendo 30% na América Latina. “Precisamos aumentar em mais 200 milhões de hectares a produção. Desmatando? Absolutamente. Podemos até ter desmatamento legal, mas temos grandes chances de aumentar essa produção melhorando a produtividade da terra. São áreas antropizadas, mas com baixa produtividade”, afirmou.
No Brasil, segundo a ex-ministra, nos últimos 30 anos, a produção de grãos aumentou em 312 milhões de toneladas, representando um aumento de 216% em produtividade e 340% em produção, com a ocupação de 77 milhões de hectares. Sem a tecnologia e o estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos produtores rurais, seriam necessários desmatar outros 100 milhões de hectares, ressaltou Abreu.
“Hoje somos líderes na produção de carne bovina, frango, etanol, açúcar, café e em várias outras áreas. Do governo Lula para cá, foi criado o ABC, programa de agricultura de baixo carbono. Já tivemos 50 milhões de hectares dos 77 em grãos revitalizados, não degradados, que tinham baixa produtividade e tiveram sua produtividade aumentada”, concluiu.
Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
Evento em São Paulo conecta empreendedores locais às maiores tendências e oportunidades do setor de beleza

Agronegócio
32ª ExpoAlvorada reúne produtores e movimenta economia local com apoio do Sicred

Com o propósito de aproximar produtores rurais, empresários e a comunidade em torno de negócios, cultura e valorização do agronegócio regional, Alvorada recebe a 32ª Exposição Agropecuária (ExpoAlvorada). A Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia marca presença no evento, que acontece até sábado, 06, com um estande voltado ao relacionamento com o público e à abertura de novas contas.
Parceiro estratégico da feira, a cooperativa reforça sua atuação como instituição financeira cooperativa comprometida com o desenvolvimento local e o fortalecimento do setor produtivo. Durante a ExpoAlvorada, realizada no Parque de Exposições da cidade, a instituição disponibilizou soluções financeiras voltadas a custeio, investimento e expansão da produção, além de consultoria com associados e produtores interessados em ampliar seus negócios.
Para a gerente da agência na cidade, Suleima Aguiar da Silva, a feira é uma oportunidade de estreitar laços com a comunidade e reafirmar o compromisso com o setor produtivo. “A Expoalvorada é um espaço que traduz a força do agronegócio e a importância da cooperação. Estar aqui significa apoiar os produtores em suas jornadas de crescimento e, ao mesmo tempo, fomentar a economia de toda a região. O cooperativismo financeiro é um motor para que o desenvolvimento seja coletivo e sustentável”, destacou.
Segundo Suleima, o evento contribuiu não apenas para movimentar negócios ligados ao campo, mas também para impulsionar setores como comércio, serviços, gastronomia e turismo, reforçando a vocação empreendedora de Alvorada. “O evento é reconhecido como uma vitrine para pequenos, médios e grandes produtores, criando um ambiente de troca de conhecimento e oportunidades comerciais. Estamos sempre presentes.
ExpoAlvorada
Realizada pelo Sindicato Rural de Alvorada, a feira movimenta durante sete dias o comércio, hotéis e serviços da cidade. Além das oportunidades de negócios no setor agropecuário, o evento também é marcado por shows musicais e provas de rodeio, que atraem grande público ao Parque de Exposições Agropecuárias.
Neste ano, a programação inclui apresentações de artistas como Paulo & Nathan, Robson Magalhães, Ícaro & Gilmar, Trio Parada Dura e Forró do Pegador, calvagada, churrasco e rodeio.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Energisa
Taquaruçu recebe reforço na rede elétrica para realização de Festival Gastronômico
Concessionária de energia terá equipes exclusivas presentes nos quatro dias do evento, que acontece entre 4 e 7 de setembro

-
Social3 dias atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social3 dias atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Social4 dias atrás
Lançamento do TOFW na Both Buffet reúne nomes da moda em Palmas.
-
Turismo5 dias atrás
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
-
Sebrae5 dias atrás
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025