Energisa
Na palma da sua mão: Canais Digitais facilitam resolução de pendências durante as férias

Uso dos canais digitais da Energisa cresceu 22% em 2023
Imagine o cenário: você está descansando, aproveitando momentos com a família ou passeando e lembra que esqueceu de pagar aquela conta importante. Se no dia a dia o uso dos canais digitais para resolver a gestão da rotina já traz praticidade, nas férias essa facilidade pode ajudar a manter as contas em dia. Em 2023, o uso dos canais digitais para atendimento na concessionária de energia no Tocantins aumentou 22% em comparação com o ano anterior. O que mostra uma tendência de crescimento dos atendimentos virtuais.
Para se ter ideia, somente no ano passado mais de 7,6 milhões de serviços foram realizados pelos canais digitais da concessionária. O jornalista Brener Nunes é um usuário frequente do aplicativo Energisa On para efetuar pagamentos de suas contas, por exemplo. De acordo com ele, o sistema se destaca pela sua facilidade, segurança e acessibilidade. “Faço uso do aplicativo Energisa On no meu celular para gerar os boletos de pagamento. Mesmo quando estou viajando ou em férias na casa dos meus pais, por exemplo, uso o app para realizar os serviços necessários. Além de receber a fatura por e-mail, também utilizo o aplicativo para realizar pagamentos via Pix. Já utilizei a plataforma para solicitar outros serviços também”, conta.
E quando o assunto é segurança, sempre vale o alerta de usar os canais oficiais da empresa. “É essencial que o cliente use os canais oficiais de atendimento da Energisa para solicitar qualquer serviço e também que confira os dados do destinatário antes de efetuar o pagamento e confirmar que a transação foi efetuada”, reforça Fernando Macêdo Ribeiro de Souza, Supervisor de Atendimento da Energisa. O pagamento da conta de energia pelo sistema PIX deve ser feito pelo QR Code disponível nas faturas impressas ou selecionar essa opção de pagamento diretamente no aplicativo Energisa ON ou em qualquer outro canal de atendimento oficial da concessionária.
Praticidade
Em 2023, os cinco serviços mais acessados entre os clientes foram: consultas de faturas, andamento de solicitações, emissão de faturas/segundas vias, negociação de débitos e atualização de cadastros. Todos esses serviços e muitos outros podem ser facilmente acessados e realizados por meio dos canais digitais da concessionária, sem necessidade de enfrentar filas ou sair de casa.
“Não importa a idade, onde você esteja ou seu perfil socioeconômico, todos podem usufruir dos canais digitais da Energisa para um atendimento rápido e seguro, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana”, finalizou o supervisor.
Para sanar dúvidas e realizar procedimentos relacionados ao fornecimento de energia, opte por um dos canais de atendimento oficiais da Energisa:
Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
Assistente virtual Gisa (WhatsApp) – 63 9222-6664
www.energisa.com.br
Facebook.com/energisa
Twitter.com/energisa
Agências de atendimento presencial
Call center – 0800 721 3330
Energisa
Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Cenário alarmante para julho. No primeiro fim de semana desse mês, três acidentes com postes já foram registrados no Tocantins

Energisa
Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses
Mais de 90 tocantinenses foram contratados pela Energisa em 2024. Há novas vagas abertas em Palmas, Sandolândia e Peixe

O setor elétrico continua em expansão no Tocantins. De janeiro a junho de 2024, a Energisa Tocantins contratou 92 profissionais, reforçando a tendência de crescimento das vagas no setor elétrico no Tocantins. No total, foram 133 admissões externas realizadas pela concessionária no primeiro semestre, com expectativa de atingir cerca de 184 contratações até o fim de 2025.
Projeções de crescimento nas vagas do setor elétrico
Segundo o analista de recrutamento Washington Moita, embora não haja uma meta oficial consolidada, o ritmo de crescimento indica a possibilidade de até 180 admissões externas até dezembro de 2025. “O volume de contratações no primeiro semestre aponta para um aumento significativo na geração de empregos”, afirmou.
Como se candidatar às vagas no setor elétrico no Tocantins
A Energisa possui uma plataforma de carreiras onde os candidatos podem se inscrever para as vagas abertas e também se cadastrar no Banco de Talentos, aumentando suas chances de futuras oportunidades.
O grupo Energisa já conta com cerca de 1,7 mil colaboradores no Tocantins e mais de 17 mil em todo o país, com atuação em 11 estados brasileiros.
Vagas abertas em julho
Confira as vagas no setor elétrico no Tocantins que estão com inscrições abertas neste início de julho:
- Assistente Administrativo – Palmas/TO
Inscrições até: 03/07
Ver vaga - Assistente de Logística – Palmas/TO
Inscrições até: 07/07
Ver vaga - Eletricista de Distribuição – Sandolândia/TO
Inscrições até: 07/07
Ver vaga - Eletricista de Linha Viva – Palmas/TO
Inscrições até: 19/07
Ver vaga - Técnico de Manutenção – Palmas/TO
Inscrições até: 31/07
Ver vaga - Aprendiz – Peixe/TO
Ver vaga
Plataforma de talentos da Energisa
Além das vagas pontuais, a Energisa destaca o Banco de Talentos como um diferencial para quem deseja atuar no setor elétrico. “O profissional pode se cadastrar de forma proativa para futuras vagas compatíveis com seu perfil e formação”, reforça Moita.
Links úteis
Continue acompanhando o Portal Jaciara Barros para mais vagas no setor elétrico no Tocantins e notícias que conectam talento ao mercado de trabalho.
Energisa
Conta de energia: entenda sua fatura e economize
Saiba como interpretar sua conta de energia e usar essas informações para reduzir o consumo, segundo especialistas da Energisa Tocantins.

Com as altas temperaturas registradas no Tocantins, a conta de energia tende a subir — mesmo sem mudanças no consumo. Entender os componentes da fatura é essencial para adotar medidas conscientes e evitar surpresas no fim do mês.
O que sua conta de energia revela
Mais do que o valor a pagar, a conta de energia é uma nota fiscal completa, com dados sobre o consumo, tarifas, impostos e até comparação com meses anteriores.
Segundo o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio, esse documento pode ser uma ferramenta poderosa para o controle do uso da eletricidade.
“A fatura mostra a média de consumo e permite ao cliente entender seus próprios hábitos e ajustar o que for necessário”, explica.
Principais itens da fatura de energia
- Energia consumida (kWh): volume de energia usado entre as leituras.
- Tarifa de energia: valor cobrado por kWh, definido pela ANEEL com base nas bandeiras tarifárias.
- Tributos e encargos: incluem ICMS, PIS, Cofins e taxas regulatórias.
- Contribuição de iluminação pública: valor repassado ao município.
- Histórico de consumo: gráfico comparativo com meses anteriores.
A coordenadora de leitura da Energisa Tocantins, Andrea Albernaz, alerta para um ponto-chave:
“Compare sempre com o mesmo período do ano anterior. Isso ajuda a entender variações sazonais, principalmente com o calor”, destaca.
Estratégias para reduzir o consumo
- Ajuste o ar-condicionado para 23 °C e mantenha portas/janelas fechadas
- Evite o chuveiro elétrico na posição “Inverno”
- Tire aparelhos da tomada quando não estiverem em uso
- Escolha equipamentos com Selo Procel de eficiência
- Faça manutenções com profissionais qualificados
Em caso de dúvidas, busque os canais oficiais
- 📱 App Energisa On
- 💬 WhatsApp/Gisa: www.gisa.energisa.com.br
- 🌐 Site: www.energisa.com.br
- ☎️ Call Center: 0800 721 3330
Entenda sua conta e economize mais energia! Acompanhe dicas e orientações no Portal Jaciara Barros
-
Turismo4 dias atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Faet e Senar23 horas atrás
Eleição FAET 2026 terá chapa única liderada por Paulo Carneiro
-
Turismo4 dias atrás
Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos
-
Moda e Estilo4 dias atrás
Letslo apresenta conceito “Íntimo” e reposiciona o vestir como ato de autocuidado
-
Turismo4 dias atrás
Muito além da estadia