Turismo
Nascente Azul promove ações sociais em apoio à comunidade de Bonito

Muito além de oferecer diversão e passeios inesquecíveis a seus visitantes, a Nascente Azul também assumiu o compromisso de colaborar com a construção de uma sociedade menos desigual através de inúmeras ações sociais realizadas ao longo dos últimos anos. Por meio desses projetos, a Nascente Azul ajuda a promover o bem-estar e o engajamento da comunidade local de Bonito.
Em 2021, o atrativo foi premiado pela Câmara Municipal da cidade por realizar diversas ações sociais visando o bem da população. Mais recentemente, a Nascente Azul foi certificada pelo Instituto Chico Mendes com o Selo Verde de Responsabilidade Socioambiental, concedido a instituições que buscam a sustentabilidade em todas suas ações, englobando os meios ambiental, social e econômico.
Com o projeto “Nascente Educa”, o atrativo recebe crianças e jovens de escolas públicas de Bonito e região de forma gratuita para um dia de atividades voltadas à educação ambiental. Os estudantes participam de palestras sobre as ações socioambientais da Nascente Azul, como o projeto de recuperação florestal, e aprendem mais sobre o impacto positivo que podemos gerar no meio ambiente através do bom uso dos recursos naturais.
O processo de separação de resíduos e de compostagem realizado na Nascente Azul também é apresentado, e, ao término do dia, o grupo planta uma muda de árvore nativa no bosque “Vida”. Acompanhados por um dos experientes guias da Nascente Azul, os estudantes ainda conhecem o Rio Nascente Azul, contemplam de perto a rica biodiversidade presente no atrativo e participam de várias atividades no balneário.
Outro programa social é o “Troco Solidário”, no qual a Nascente Azul levanta fundos através de doações de generosos visitantes e de recursos próprios para serem doados mensalmente para várias instituições que cuidam de crianças e adolescentes e para ONGs que atuam na defesa do meio ambiente.
Com o intuito de prestigiar a comunidade local, a Nascente Azul oferece descontos de até 70% no valor da entrada para os cidadãos bonitenses nos períodos de baixa temporada no projeto “Nascente + Bonito”. Assim, a população tem mais oportunidades de conhecer Bonito em sua essência, dando assim ainda mais valor à natureza que a cerca. Já na “Semana Azul”, que ocorre sempre na primeira semana de dezembro – que marca o aniversário do atrativo –, a Nascente Azul oferece entrada gratuita à comunidade local.
Sobre a Nascente Azul
Complexo de lazer e ecoturismo em Bonito, a Nascente Azul oferece flutuação em águas cristalinas, mergulho com cilindro no Museu Subaquático de Bonito, trilhas para contemplação da mata, balneário com praia, quiosques e circuito de aventura sobre o lago, pêndulo humano, tirolesa, bar e restaurante. Parte da Nascente Azul, o Museu Subaquático de Bonito é uma atração inédita no Brasil e o único do mundo em um ambiente de água doce, cuja atual exposição propõe uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS
Para aquisição dos passeios, entre em contato com as agências locais: mkt.nascenteazul.com.br

DCIM102MEDIADJI_0026.JPG
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
ALETO2 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Palmas4 dias atrás
Eduardo Siqueira Campos esclarece atuação em emendas destinadas à compra de cestas básicas na pandemia