Entretenimento
Natura Musical apresenta o novo single de Jup do Bairro
Faixa também traz a participação do Pagode da 27 e marca o retorno da artista após CORPO SEM JUÍZO e Sinfonia do Corpo
No auge do verão, a multiartista paulistana Jup do Bairro lança “Amor de Carnaval”, canção que une a música eletrônica ao samba e conta com as participações de Maria Alcina, ícone da música brasileira, nos vocais e do Pagode da 27, grupo de samba da zona sul de São Paulo, no instrumental e, FUSO! na produção musical.
O single revela o novo momento da carreira da Jup do Bairro e é o primeiro passo rumo ao seu disco de estreia, que será lançado por completo ainda este ano, com patrocínio da Natura Musical.
“Amor de Carnaval” revela o grito-lamento das decepções cotidianas e românticas, mas sem deixar de abrir alas para o glitter e a autoestima, não apenas no Carnaval, porém para a vida toda. Com humor e muita sinceridade, Jup do Bairro e Maria Alcina cantam sobre as ironias de amores levianos, tudo isso sem deixar de se curtir no final da festa. O surdo, o cavaquinho e o pandeiro do samba de raiz mesclam as marcações com os beats eletrônicos e encaminham a música para uma virada deliciosa caindo num pagode, remetendo à lembrança os saudosos grupos do gênero dos anos 90. “Um encontro improvável e muito lindo que resultou em uma obra magnífica, que vai conquistar o povo, no pé, na cabeça e no coração”, contou Jefferson Santiago, músico do Pagode da 27.
Se jogando no samba e sem deixar de lado a música eletrônica – marcante em seus projetos -, Jup revela mais detalhes sobre o processo de composição de “Amor de Carnaval”, que nasceu do desejo de cantar sobre amor nesse carnaval, trazendo referências dos sambas amorosos que eram escutados por seus próprios pais. ”Esse samba melancólico de Beth Carvalho, Leci Brandão, Cartola, inclusive sampleando ‘Abre Alas’, interpretado por Jorge Goulart, de 1954, com a irreverência de Maria Alcina, que sempre admirei, essa voz grave, o duplo sentido em suas músicas… Sou totalmente Maria Alcina também”, ela continua. “E aí a gente vem com o Pagode da 27, grupo com mais de 18 anos que vem escrevendo sua história no Grajaú, zona sul de São Paulo. O Pagode reforça essa canção numa linguagem que pra mim é inédita, sob a produção musical de FUSO!, um gênio da música eletrônica”, celebra Jup.
E Maria Alcina também faz festa. Para ela, “Amor de Carnaval” foi um presente e tanto: “Eu adorei o convite porque sou fã do trabalho da Jup. Gosto da postura, da audácia e da autenticidade que ela coloca nas suas músicas. Além do mais, eu vibro com esses encontros de gerações. Fazer parte disso me deixa muito feliz”, comenta Maria Alcina sobre sua participação no single.
“Amor de Carnaval” tem direção artística de Gabe, que pode criar livremente a partir de dois universos estéticos riquíssimos, como são Jup e Maria Alcina juntas. “Foi incrível mergulhar na essência histórica do Carnaval e ter o desafio de mesclar o universo da Jup com a explosão artística e irreverente de Maria Alcina. Quanto mais eu mergulhava nesses universos, mais eu entendia a semelhança entre as artistas e identificava o potencial que tínhamos em mãos para criar algo atemporal, que referencia a trajetória da Maria Alcina e evidencia a mente brilhante e visionária da Jup do Bairro. Criamos algo para contar a história do nosso país, uma história real e viva”, ele confirma.
Jup do Bairro foi selecionada por Natura Musical, no Edital 2022, ao lado de nomes como III Mostra Pankararu de Música, Amazônia Negra, Billy Saga, Elisa Maia, Favela Talks, Festival de Música Kariwa Bacana, Kaê Guajajara e Labverde. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.