Tocantins
Nival Correia leva palestra do Ciclo de Oficinas sobre Elaboração de Projetos Culturais e as Bases da Comédia e do Humor em Araguaína
O artista Nival Correia levará neste final de semana, dias 9 e 10 de novembro, a primeira etapa do ciclo de oficinas do produtor e diretor Nival Correia para a cidade de Araguaína, Tocantins.
Segundo Nival, a iniciativa inclui uma série de atividades de capacitação voltadas para profissionais do setor audiovisual, com o objetivo de desenvolver projetos artísticos, curtas e longas-metragens, dentre outros.
A oficina, que é fruto dos 30 anos de carreira de Nival Correia, visa difundir técnicas de comédia tanto para atores quanto para não atores, com foco especial nas comunidades das quadrilhas juninas que preservam a “cultura popular tocantinense”. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de comédia aplicáveis à vida pessoal e profissional, explorando estilos como Farsa, Comédia Dell’Arte, Burlesco, Humor físico, Humor falado, Sátira, Paródia, Besteirol e Comédia Musical.
A capacitação conta com uma carga horária de 8 horas para cada escritório, no período diurno. O evento é organizado pelo Instituto Amazon e Produza,com apoio do EDITAL Nº 19/2023 – ARTES TOCANTINS 2023, via Secretaria Estadual da Cultura, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.
Programação das Oficinas:
● 9 de novembro (Diurno, 8h de duração): “Oficina de Elaboração de Projetos Culturais para Grupos Artísticos”
Serão abordadas as principais leis de incentivo, tanto federais quanto estaduais e municipais, além dos principais editais e fundos de captação de recursos para o cinema e televisão. O escritório também tratará de modelos de planejamento de negócios com abordagem em inovação, empreendedorismo e técnicas de pitching, capacitando os participantes a desenvolver projetos adequados a cada edição.
● 10 de novembro (Diurno, 8h de duração): Oficina Bases da comédia e do humor oficina, esta fruto dos 30 anos de carreira do ator e diretor Nival Correia, visa difundir técnicas de comédia tanto para atores quanto para não atores, com foco especial nas comunidades das quadrilhas juninas que são responsáveis pela “Cultura popular tocantinense”. A oficina abordará técnicas de comédia aplicáveis à vida profissional e pessoal. Nival Correia, com sua vasta experiência em peças de humor, como Trupizupe, O Raio da Silibrina, O Brasil é todo Índio, entre outras, guiará os participantes através de uma jornada pelo humor universal, explorando estilos como A Farsa, Comédia Dell’Arte, Burlesco, Humor físico, Humor falado, Sátira, Paródia, Besteirol, Comédia Musical e Jornalismo de Humor. A oficina permitirá aos participantes não apenas entender, mas também praticar as técnicas mais utilizadas no humor, como A réplica, Quiprocó, Inversão da lógica, Inversão de valores, Nonsense, Trocadilho, Repetição e Preparação.
Continue lendo